terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Minha Aventura: A primeira travessia oceânica de OC1 do Brasil


27/01/ - 18:40







Saída de Santos foi com corrente contrária

O projeto da travessia começou a ser montado dois meses antes da execução. Levantamento sobre correntes, ventos, riscos e etc foram o primeiro passo. Saber o que levar ou não, devido ao pouco espaço da embarcação e a necessidade de coisas importantes e indispensáveis foi o segundo desafio.

Inicialmente a travessia seria Paraty (RJ) até Santos (SP), pois desta forma iríamos a favor das correntes, mas o fato de ser uma travessia para lançar o treino da canoa havaiana OC1 e OC2 na raia da USP feito pela AKSA Assessoria Esportiva, nos fez mudar os planos e decidir em subir de Santos para Paraty, contra a corrente, só para chegarmos junto com a última etapa de uma das mais bem organizadas e importantes provas de corrida de aventura do país, o Adventure Camp, que aconteceu no fim de semana dos dias 6 e 7 de dezembro de 2008

Primeiro dia – 30 de novembro
Partimos dia 30 de novembro de 2008 da Ponta da Praia (em frente ao Aquário de Santos) às 9h30 da manhã. Um pouco tarde, mas as entrevistas e filmagens além das despedidas de amigos nos fizeram atrasar.
O Felipe teve um trabalho bem maior que o meu, pois nunca havia remado canoa havaiana. Felipe Fuentes foi levado à expedição por se tratar de um atleta de aventura forte, treinado, mas principalmente por ser um dos professores da assessoria e que precisava sentir na pele os incômodos desta modalidade e, assim, conhecer e saber melhor como treinar ou fortalecer um futuro atleta que viesse a treinar com a AKSA.

A pretensão era de 90 km no primeiro dia, ou de Santos até Camburi. Com a metade do dia remando e conhecendo na prática a força do vento e corrente contrários, algo até certo ponto subestimado por nós, vimos que não alcançaríamos Camburi, e foi o que aconteceu. Mais certo ainda ficou para nós que não cumpriríamos o desejado quando na praia de Pitangueiras (Guarujá), ficamos remando no mesmo ponto, sem avançar, aguardando a corrente de maré terminar de encher. Se parássemos com o trabalho, voltaríamos rapidamente para traz jogando fora muito do trabalho já feito, e por esse motivo nos concentramos e lutamos muito contra ela. Após o dia todo de remada só cumprimos 40 km e pousamos em Bertioga. A preocupação começou aí, pois já não sabíamos se nosso corpo agüentaria diariamente tamanha luta para subirmos contra as forças da natureza.

Neste dia, em uma parada necessária na praia de São Pedro (Guarujá), Felipe levou um caldo de uma onda e quebrou a ama da canoa, algo percebido apenas quando chegamos em Bertioga. Conseguimos concertá-la com silver tape, pois, por sorte, o estrago foi na parte da ama que fica totalmente fora d’água.

Domingo começa o Circuito Iron Adventure – SP


27/01/09 - 14:22



Etapa do Iron Adventure

Quase tudo pronto para a primeira etapa do Circuito Iron Adventure de Trekking – SP. A abertura do novo torneio, que percorrerá diferentes localidades do interior paulista em dez etapas, será neste domingo, em Itupeva, no interior do estado.

Com a experiência de comandar o campeonato em Minas Gerais, a direção do torneio apresenta a proposta de unir o máximo de profissionalismo na organização à precisão técnica nas provas. O novo Circuito visa não apenas mostrar o estilo Iron Adventure para os paulistas, mas, principalmente, apresentar o diferenciado sistema de cadastro e inscrição, sorteios de brindes entre todos os participantes e a criação de novas categorias.

Uma das intenções dos organizadores para as provas, que serão mensais, é cativar novatos e praticantes da categoria Over 50. Todas as etapas do Circuito Iron Adventure – São Paulo serão precedidas de curso teórico/prático gratuito para os iniciantes, sempre realizado no Parque Villa Lobos, zona oeste da capital paulista. Esse aquecimento consiste em palestra e caminhada/teste.

“O esporte é absolutamente democrático, promove a inclusão de seus praticantes e é, efetivamente, uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Trata-se de uma modalidade de esforço físico moderado, jogo colaborativo de estratégia, além de favorecer o contato direto com a natureza”, disse Wellinton Coelho, da equipe Iron Adventure

CHARGE DO DIA

Transparaná inicia com 77 duplas e novo sistema de controle via satélite


27/01/ - 14:15



Rally tem sistema de contole via satélite

Começou nesta segunda-feira (26) o 15º Raid Transparaná, que largou da cidade de Guairá, no oeste do Estado do Paraná. São 77 duplas inscritas nas categorias Máster, Sênior, Jeep e Júnior. O evento, que é organizado pelo Jeep Clube de Curitiba, terminará no dia 31 de janeiro, em Curitiba.

No primeiro dia foram 365 quilômetros pelas regiões de Terra Roxa, Francisco Alves, Iporã, Saltinho do Oeste, Perobal, Umuarama, Maria Helena, Santa Olga, Tapejara até chegar a Cianorte, local do pernoite. No total, foram 8 horas e 47 minutos de competição.

O Transparaná conta este ano com a novidade de não ter mais os postos de controle durante o percurso para apuração dos resultados. A organização optou por uma marcação por GPS, obrigando os concorrentes a estarem o tempo todo dentro da média de velocidade indicada na planilha.

“Isso realmente fez com que nossa concentração fosse 100% integral. Como não sabemos onde estão sendo registrados os PC’s, erros podem nos custar a perda de pontos importantes. Essa é uma prova de longa duração, e por isso, é extremamente importante manter o foco na corrida, zelando também pela conservação do veículo”, ressaltou o piloto Ricardo Barra, da Niterói Rally Team.

Ele, que corre ao lado do navegador Ronald Leis, conquistou a 4ª colocação no primeiro dia de prova. “O piso apresentou terra batida, com muita poeira, poucas pedras e trilhas. Foram utilizadas estradas vicinais, que no decorrer no trajeto mostrou uma quantidade enorme de plantação de soja”, detalhou Barra.

Tudo pronto para a 22ª edição do Rally Piocerá 2009



27/01/ - 14:12


Cordão verifica detalhes finais da pista

Direto de Teresina (PI) - A largada para o Rally Piocerá de 2009 acontece nesta terça-feira, com o prólogo que definirá o grid de largada do Velopiocerá e, durante a noite, a largada promocional, ao lado do Teresina Shopping. Para Erlich Cordão, organizador da prova, tudo está sob controle para acontecer com tranqüilidade.

“Trabalhamos desde abril, fizemos o lançamento em junho. Nossa equipe tem 195 pessoas trabalhando, e mesmo com 22 anos de prova, sempre parece que é a primeira vez, fica aquele frio na barriga de saber se está tudo certo”, declarou Cordão.

A competição conta com 268 inscritos nas motos, 113 bikes, 36 quadriciclos, 32 carros no regularidade e 36 no VeloPiocerá; o índice de desistência da competição é de aproximadamente 30%. “Estamos esperando um bom número de competidores. Todo ano tem muita gente, as bikes estão surpreendendo pela quantidade”, contou o organizador.

Mudanças - Para este ano, a prova trouxe inovações. Uma delas foi a utilização do sistema GPS, o que facilita a organização e deixa a prova mais precisa. “Não teremos mais PCs físicos, não haverá mais erro humano na prova. É tudo tecnológico”, disse.

Outra novidade será o prólogo, com a pista de 1.200 metros montada ao lado do shopping da capital do Piauí. Com curvas sinuosas, uma rampa e muitos pontos com lama e lombas, os pilotos poderão mostrar ao público um pouco do que acontecerá no percurso de Teresina ao Ceará, ponto final da prova.

“O Piocerá-Cerapió tem a característica de ser uma prova tranqüila, que todos possam completar. Nossa filosofia é de ser uma prova curtida, e não sofrida. Todos têm tempo para curtir a cidade, visitar pontos turísticos”, afirmou Cordão.

Rachaduras no casco tiram Ericsson 3 da 4ª etapa da Volvo Ocean Race



27/01/09 - 14:10


Tripulação tomou providências para conter água

O Mar da China fez mais uma vítima na Volvo Ocean Race. Após ser um dos três barcos a passar ileso pela ventania de até 50 nós e ondas de dez metros na quarta etapa da regata, o Ericsson 3, comandado por Magnus Olsson, se despediu da etapa após rachaduras na parte da frente do casco, que ocasionou a entrada de água no barco.

A tripulação logo impediu a entrada de mais água no barco tomando as providências necessárias. Foi feito um contato com o escritório da equipe em terra para pedido de apoio. Foi solicitado um barco que pudesse acompanhar o Ericsson 3 até sua chegada a Taiwan, para onde eles retornam, e que fizesse a escolta da embarcação.

“A água entrava tão rapidamente que tivemos que virar para os ventos a favor, colocar as bombas de água para funcionar e fazer alguns reparos temporários”, contou o navegador Aksel Magdahl. “Infelizmente é o fim desta etapa para nós e estamos voltando para Taiwan. A situação está sob controle e nos livramos da água. Agora que a situação está estável, a decepção começa a aumentar”, completou.

O desafio de voltar à regata - Richard Brisius, diretor geral da Ericsson Racing Team, lamentou o incidente. O Ericsson 3 se mantinha na segunda colocação, atrás do líder da etapa Telefonica Blue e deixando o líder da regata na classificação geral, Ericsson 4, algumas milhas para trás.

“É um golpe cruel à tripulação e à equipe, mas agora a segurança deles é o mais importante. Eles fizeram um trabalho incrível se mantendo na ponta da regata após toda a má condição encontrada no mar. Agora nosso foco é esse novo desafio de recolocar o Ericsson 3 de volta na regata”, disse Richard.

O diretor afirma que não pode afirmar qual a gravidade dos danos causados pelas rachaduras, uma vez que a tripulação não tem como analisar a parte de fora do casco, mas que todas as medidas de segurança foram tomadas por eles. “Como uma equipe, nós precisamos avaliar a situação completamente e não queremos especular antes disso”. Uma equipe de construtores está sendo enviada para o local e começará a trabalhar no barco assim que ele for tirado da água.

Juan Kouyoumdjian, designer do barco, e seu time de engenheiros estão de plantão desde que os danos foram reportados. "Estamos mantendo contato direto com o Ericsson 3 nas últimas horas e nosso foco é levar o barco para um lugar seguro. Aí sim saberemos mais detalhes e os reparos poderão começar", disse Juan K.

Mineiros lideram desafio com o Rio


27/01/ - 14:05



Travessia do túnel

Em casa, os mineiros levaram a melhor na primeira etapa do 1º Desafio Rio x Minas de trekking. A disputa aconteceu no último final de semana, em Itabirito, no interior do estado mineiro, na abertura do circuito Iron Adventure.

Emoção não faltou na etapa mineira, realizada no Pesque e Pague Campestre. Até o uso de lanterna foi necessário para a travessia de um túnel. As equipes foram divididas nas seguintes categorias: elite, graduados, trekkers e novatos.

A vitória na categoria Elite ficou com a GT Trekking, com 448 pontos perdidos, seguida pela EMU e Los Trairas. Na Graduados, a Vivo na Mata foi a primeira colocada, com 1430 pontos perdidos, enquanto Os Couraças, no Trekkers, e a Speed Gonzáles, na Novatos, foram os ganhadores.

A segunda prova do Desafio será no dia 22 de março, em território carioca, na segunda etapa da Trilha a Pé em local ainda a ser definido. A equipe vencedora será a que tiver a melhor classificação nas duas etapas, de acordo com o regulamento. No total, o Iron Adventure Minas terá 12 etapas.

Começa a preparação para etapa brasileira do IRC


27/01/ - 14:00


Carro vencedor em Monte Carlo

O trabalho não pára no Intercontinental Rally Challenge (IRC). Logo após a disputa da primeira etapa da temporada, no charmoso Rally de Monte Carlo, as equipes começaram a preparação para a primeira prova na história da categoria no Brasil. A inédita etapa nacional será na 29ª edição do Rally da Graciosa, nos dias 5, 6 e 7 de março, no Rally Internacional de Curitiba

“Os pilotos encontrarão no Brasil um rali muito tradicional, com características bem diferentes, disputado em piso de terra. Será uma prova muito rápida, que vai exigir bastante da habilidade e da estratégia dos pilotos para definir o próximo vencedor do IRC”, disse Marcos Marcola, organizador do Rally da Graciosa.

Para aumentar o intercâmbio com as equipes, Marcola conferiu de perto as atividades no Rally de Monte Carlo, que depois de 36 anos deixou de integrar o calendário do WRC – Mundial de Rali de Velocidade. “A organização do Rally de Monte Carlo é impecável. Estou levando inovações e mais experiência para a nossa etapa e estou seguro que teremos um rali digno de uma etapa de porte mundial, como exige o IRC”, revelou. “Tecnicamente, os carros são espetaculares e nosso publico terá no Brasil algumas das máquinas de rali mais impressionantes do mundo”, completou Marcos Marcola.

A 77ª edição do Rally de Monte Carlo foi vencida pelo estreante Sebastien Ogier, com um Peugeot 207 S2000. Ele é o atual campeão da Junior WRC e fez sua primeira corrida com modelos S2000. “A escolha dos pneus foi decisiva em Monte Carlo, porque em alguns pontos o asfalto estava seco e, em outros, havia bastante gelo. Muitos pilotos abandonaram em função de acidentes porque estavam com pneus com especificação de pista seca nos trechos onde havia gelo. Mas o Sebastien Ogier foi impecável. Não cometeu nenhum erro de pilotagem”, comentou Marcos Marcola, experiente piloto de rally, que esteve com o vencedor logo após a prova.

Do Pará, competidores das motos estão confiantes para o Piocerá


27/01/ - 13:50



Equipe paraense tem grito de guerra

Do Pará, competidores das motos estão confiantes para o Piocerá
Direto de Teresina (PI) - Com mais de oito anos de existência, a equipe Roncadores da Trilha estréia no Rally Piocerá em 2209 e não perde o ânimo mesmo com o calor de mais de 30ºC da capital do Piauí. Com grito de guerra e muita empolgação, o time conta com dois competidores experientes.

Sérgio Campo já participou do Piocerá-Cerapió, mas na categoria carros, na qual não tem boas recordações. “Como navegador, a experiência não foi boa, tudo o que acontece de ruim é culpa do navegador e isso acabou atrapalhando um pouco”, declarou o competidor. Agora na categoria motos, Sérgio fará a estréia no Piocerá.

“Levo a parte de navegação para as motos, para quem já passou por carros e teve essa experiência, já sabe se virar com mais tranqüilidade”, relatou o competidor, que terá toda a responsabilidade de cuidar do equipamento.

Incidente - Após um acidente que decepou o dedão do pé, Leonardo Costa mostra muita empolgação para participar do Piocerá, na categoria Junior. Com 27 anos, esta será a segunda edição que o piloto de moto participará.

“A prova terá tantas dificuldades quanto a do ano passado, mas agora estarei mais preparado, quero cometer menos erros”, revelou Léo, que garante que a parte mais complicada da prova será região com serras.

Ana Flavia Sgobin é segunda no Chile

27/01/ 08:45

Depois de conquistar dois segundos lugares, no final de semana passado, na cidade de Mendoza, na Argentina, nos dias 16 e 17 de janeiro, a piloto de BMX, Ana Flávia Sgobin, viajou junto a Seleção Brasileira de BMX para a cidade de Santiago, no Chile, para disputar nos dias 23 e 24 deste mês, as etapas 5 e 6 do UCI Latin American Ranking Series.

Já melhor recuperada da lesão no tornozelo esquerdo ocasionado nos treinamentos na Argentina, a atleta conseguiu desenvolver uma pilotagem mais rápida e avançar para as finais nos dois dias de competição, onde conquistou mais dois segundos lugares na categoria Elite Women.

“A última prova internacional que participei foi no final de maio do ano passado, no mundial realizado na China, quando encerramos o ciclo olímpico, agora estou retomando os treinamentos, recentemente, já pensando em janeiro de 2010, quando a corrida para a classificação olímpica London 2012 se iniciará, por isso estou satisfeita com meus resultados e essas competições serão muito importantes para ajudar a retomar o ritmo das competições internacionais” – comentou Ana Flávia. Completaram ainda o pódio Kimmy Diquez da Venezuela e Belém Tapia do Chile, primeira e segunda colocadas, respectivamente, nas duas etapas.

Ana Flávia Sgobin retorna ao Brasil nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, onde deve dedicar essas duas semanas para sua recuperação total e também para a competição Bicicross Américas que acontecerá na cidade de Paulínia-SP, nos dias 07 e 08 de fevereiro.

Credenciamento de Imprensa do DH Urbano de Santos 2009

27/01/ - 07:51

cProva, em sua sétima edição, será no Monte Serrat, em Santos.Nos

dias 14 e 15 de fevereiro será realizada a Descida das Escadarias de Santos 2009, torneio internacional de MTB, modalidade Down Hill, no Monte Serrat, em Santos. Trata-se de um dos mais importantes eventos do gênero, que promete muita emoção ao longo dos percurso de 650 metros e 417 degraus. A Rede Globo transmitirá a prova ao vivo, no dia 15, dentro do Esporte Espetacular.

Os veículos de comunicação interessados na cobertura do evento devem solicitar o credenciamento de seus profissionais dentro dos seguintes parâmetros: três (3) credenciais para equipes de tevê; duas (2) para jornais diários e revistas; uma (1) para rádios, jornais quinzenais / mensais e sites. Será necessário colocar nos pedidos o nome e a função de todos os credenciados.

O credenciamento de imprensa é destinado única e exclusivamente a profissionais com comprovada atuação editorial. Não serão atendidas eventuais solicitações de blogs, de pessoas que unicamente se destinam a vender fotos e imagens a pilotos e clientes, sem nenhuma atuação editorial, de sites pessoais, de menores de idade, de membros de áreas comerciais, de publicações com sites em lançamentos futuros, veículos experimentais e outros a critério desta Assessoria.

Os pedidos deverão ser encaminhados para a MBraga Comunicação, aos cuidados do jornalista Marcelo Eduardo Braga, assessor de imprensa, pelo e-mail mbragacom@mbragacom.com.br, até o dia 12 de fevereiro. As credenciais serão CONFIRMADAS no dia 13 e deverão ser retiradas no dia 14 de fevereiro, das 10 às 18 horas. Caso tenha problema com o envio ou dúvida, favor contatar (11) 7720-5109 .

A Descida das Escadas de Santos 2009 é uma realização da Time Eventos e LIESP – Liga de Ciclismo do Litoral de São Paulo, com supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Federação Paulista de Ciclismo. O patrocínio é de Caixa, Sabesp, Wizard e Oi, com apoio da Prefeitura Municipal de Santos, Santos e região – Convention & Visitors Bureau, Costa da Mata Atlântica, William Woo, Mendes Hotel, Funf Sports, JP Travel, Osteria Siciliana, Graminha, Polícia Militar, CET Santos, SMMS, Treino Online Webventure, KHS, Championship e Bikers Point.

Rock Mountain apresenta sua equipe de XC 2009

27/01/ - 07:50

A Rock Mountain Bicycles anunciou a sua mais nova equipe de XC-Epic Racing Team.

Sendo a pioneira em equipe de Freeride em 2001, a empresa canadense sempre apostou no mountain bike em geral, participando de todas as etapas da World Cup e Mundias. Além de eventos e filmes de FR.

A atleta principal da equipe é Alison Sydor, que é uma das únicas mulheres a estarem no “Mountain Bike Hall of Fame”, permanece na equipe de 2009. Na temporada passada, ela ganhou duas das principais provas de resistência do planeta: Cape Epic Challenge e o Trans Alp Challenge. Esse ano, ela já programou novamente essas duas provas e o Trans Germany.

Outros atletas que também farão parte são:

Andreas Hestleraka ‘Dre (Tri campeão do Trans Rockies);
Evan Guthrie (Campeão Canadense Júnior de XCO e Cyclocross);
Stefan Widmer;
Marty Lazarski;
Marie-Helene Premont

Equipe paraibana de bike estréia no Piocerá em 2009



26/01/ - 07:45

Equipe paraibana participa pela primeira vez

Direto de Teresina (PI) - A prova de bike do Piocerá 2009 é uma das mais desafiadoras do Brasil e contará com longas especiais, chegando a 118 quilômetros. Para os seis atletas da estreante equipe Planeta Ventura, os objetivos estão traçados e a ambição em vencer é a mesma para todos os membros.

Glaunei de Moura, chefe da equipe, garante que mesmo sendo a primeira vez no Piocerá, os paraibanos estão confiantes. “Temos atletas experientes na modalidade, alguns participam de provas de longas distâncias na Paraíba e nossa expectativa é boa, estamos estruturados”, disse Moura.

Sem conhecimento da prova, o chefe da equipe, durante a vistoria das bikes, revelou que já conhece um pouco do que vem pela frente. “Sabemos que o clima é de chuva e o ar muito seco. Vamos encontrar muitas bicicletas quebradas por conta do terreno, que é bastante arenoso. É uma de nossas preocupações, mas treinamos mecânica para poder desmontar e montar a bicicleta”.

O atleta mais experiente da Planeta Ventura, Josemar Paiva, tem 49 anos e apenas dois na modalidade bicicleta. “É minha primeira vez em um rali. Minha expectativa e muito grande primeiro pela pouca experiência. Vim para curtir”, contou Josemar. “Mesmo com a equipe se separando em cada categoria, é sempre bom saber que não estou sozinho, estamos organizados”, concluiu o biker.

Experiência - Ex-corredor de aventura, Almerio Marra também faz sua estréia no Piocerá com a equipe Planeta Ventura com fôlego suficiente para completar a competição. “Além da corrida de aventura, fiz ciclismo e triatlon. Agora venho para o Piocerá no mountain bike que reúne tudo o que tenho: concentração, resistência. É uma grande maratona e quero trazer um bom resultado”, revelou Marra.

Mario Roma e Adriana Nascimento lançam Brasil Soul MTB Team



27/01/ - 07:35


Mario e Adriana já fizeram 1º Trainning Camp

Mario Roma e Adriana Nascimento se uniram na equipe “Brasil Soul MTB Team”, que tem um foco mais amplo do que simplesmente competir no Brasil e em outros países provas de mountain bike. A dupla formou um novo conceito de MTB, que visa como prioridade a divulgação do esporte tanto para iniciantes do mountain bike como para ciclistas e empresas que não fazem parte do segmento esportivo.

Mario e Adriana buscam resultados dentro e fora das trilhas, com trabalhos sociais, filantrópicos e ecológicos. Além disso, eles fazem projetos de Trainning Camps ao longo do ano e já começaram 2009 com o primeiro deles, na Chapada Diamantina, que contou com 20 alunos entre os dias 18 e 25 de janeiro.

Agora eles partem para o primeiro desafio competitivo da dupla, o TransAndes Challenge, uma ultramaratona de oito dias na Argentina, Chile e Patagônia. Serão 480 quilômetros de prova e 6.800 metros de ascensão, com a máxima de 1.400 metros em um dia.

O terreno encontrado será predominantemente de terra com muita vegetação, raízes, e que terá o visual de vulcões com neve e lagos transparentes pelo caminho. A previsão é de temperaturas em torno de 25 a 29ºC.

A organização prevê a etapa mais dura no segundo dia, quando os 110 competidores darão a volta no Vulcão Villarrica, em um trecho bastante técnico.

Conheça a equipe de Mario Roma e Adriana Nascimento no site www.brasilsoulmtbteam.com.br.

Hexacampeão, Riamburgo Ximenes parte para o Piocerá 2009



27/01/ - 07:30

Riamburgo comemora novo formato da prova


A dupla Riamburgo Ximenes e Stanger Eller partem para mais uma disputa do Rally Piocerá, que larga no dia 28 de janeiro para mais de 400 quilômetros entre os Estados do Piauí e Ceará. Hexacampeão da prova, Riamburgo está ansioso para o começo do rali. "O Piocerá é uma das minhas provas favoritas, ela traz boas qualidades técnicas, competitividade, reúne amigos de longa data e este ano trará boas novidades e surpresas para quem for encarar o Cross-country".

Para 2009 a organização adotou uma nova maneira de montar o percurso, que será em linha, partindo de uma cidade e chegando em outra. Anteriormente, era montado um circuito de 30 quilômetros por dia em que eram dadas três voltas por especial.

"Tradicionalmente o Cross-counry é uma prova que acontece em linha, mas devido aos seus altos custos no Brasil, o conceito foi adaptado para circuitos por uma questão financeira, dando oportunidade a um número maior de competidores e conseqüentemente ao crescimento do esporte. Termos o Piocerá com especiais mais longas e exigentes comprova que o nível do esporte na região é crescente e já permite um pouco mais de ousadia. E o melhor, isso também é um forte atrativo para que mais pilotos de fora da região, interessados neste conceito, estejam presentes e assim, teremos um rali ainda mais competitivo", conclui Riamburgo.

O Piocerá terá uma mescla de terrenos, variando entre pistas rápidas em estradões, trechos sinuosos, piso cascalhado e muita serra. "Nossa expectativa é a melhor possível, está será uma bela competição, acreditamos que teremos perto de 30 carros brigando pela vitória. O Nordeste traz excelentes variações de piso e vegetação, esperamos encontrar de tudo um pouco", comenta o navegador, Stanger Eller.

Primeiro dia do Piocerá começa com vistorias e tranqüilidade


27/01/ 07:25


Direto de Teresina (PI) - A cidade de Teresina será o palco para os cerca de 600 competidores da 22ª edição do Piocerá. Nesta segunda-feira (26) acontece a abertura oficial da competição e grande parte do trabalho fica com a organização e equipes de apoio, que preparam os carros para a prólogo e o início das competições.

Estão sendo entregues os kits para os participantes, com informações gerais e a confirmação das inscrições. Os competidores também passam pela vistoria médica. Caso piloto ou navegador apresente algum problema de saúde, será vetado da prova.

Desde cedo, todos os participantes que chegam à capital do Piauí para a competição passam também pela inspeção de seus veículos: carros, motos, quadriciclos, caminhões e bikes. Os veículos estão sendo adesivados e alguns passam por revisão, enquanto competidores aproveitam para se preparar para os cerca de 1.000 quilômetros entre o Piauí e Ceará.

Mesmo com um calor de 33ºC, as equipes aproveitam a “folga” do primeiro dia de Piocerá para conversar um pouco, ouvir música e comer churrasco. “Agora é nossa hora de aproveitar”, declararam, em coro, os mecânicos presentes no parque de apoio.

Prólogo - Na terça-feira, a partir das 15h, os veículos partem em comboio do Rio Poty Hotel rumo ao Teresina Shopping, onde está montada a pista de 1,2 quilômetros que definirá posições no grid de largada do VeloPiocerá.

Para os competidores, acontecerá às 19h o briefing técnico para a primeira etapa do Piocerá. Às 21h, todos os competidores participam de uma largada promocional aberta ao público, no mesmo local do prólogo.

O primeiro dia de disputas parte de Teresina, para todos os competidores. As bikes largam de Campo Maior (PI) até Piripiri, totalizando 91 quilômetros. Os competidores da prova de regularidade chegam em Pedro II; enquanto os pilotos do V eloPiocerá realizam o trecho cronometrado entre Teresina e Altos (PI), e seguem em deslocamento até Piripiri.

Equipe Sundown leva 8 atletas para o Rally Piocerá



27/01/ - 07:20






Julyana e o sangue Piocerá de sua família

A equipe Sundown já confirmou seus atletas no Rally Piocerá, que acontece de 28 a 31 de janeiro entre os Estados do Piauí e Ceará, em um percurso de 400 quilômetros. Serão oito competidores de três Estados nordestinos e do Distrito Federal.

Quem mistura todas as origens é Julyana Machado, que mora em Brasília (DF), mas é descendentes de cearenses e piauienses. Ela é atual número 1 do Ranking Nacional de MTB Marathon e atual Campeã da X Volta Internacional de Santa Catarina de MTB. Formada em Administração de Empresa e estudante de Direito, ela divide seu tempo entre os estudos, os treinos e o trabalho em um escritório de advocacia. “Não é fácil, más é assim que vencemos na vida. Além de ter sangue “Piocerá” correndo nas veias, completo aniversário no dia 01 de Fevereiro e o título do Piocerá é o presente que eu mais desejo pra começar o ano com força total”, falou ela que iniciará a disputa na terra do seu avô, a cidade de Campo Maior (PI).

Abraão Azevedo é tricampeão do Piocerá, e busca seu quarto título em 2009. Ele e seu companheiro de equipe, Alberto Feitosa, que estréia na competição, acumulam muitos títulos, como o bicampeonato Brasileiro de MTB Marathon, de Abraão, e os títulos de maratona do Nordeste como o Super MTB 12 Horas Nordeste e MTB 6 Horas do Ceará, de Feitosa.

Além deles, José Roberto, campeão do Piocerá 2007 na categoria Sub-30 e vencedor geral da 3ª etapa do rally em 2008, Pedro Paulo, campeão 2006 na Sub-20, Sharlys Silva, paraibano, campeão 2007 na Sub-20, José Milton, do Distrito Federal, atual vice-campeão Brasileiro de MTB Marathon na categoria Over-50, e ainda o cearense Ricardo Silva, 3º colocado Expert no MTB 6 Horas do Ceará 2008 completam a equipe Sundow no rali.

“A conquista do pentacampeonato na Elite é a principal meta, sobretudo no ano em que o Rally Piocerá promete ser um dos mais difíceis e disputados de sua história, desbravando os estados do Piauí e Ceará em aproximadamente 400km de pura adrenalina”, declarou José Alvino, coordenador da equipe.

QuasarLontra e Oskalunga se unem para desafio na Patagônia



27/01/ - 07:15






Prova será sem apoio

Victor Teixeira colocará a equipe QuasarLontra Máster em atividade para um evento de destaque no calendário da corrida de aventura mundial, a Patagônia Expedition Race, que acontece de 10 a 19 de fevereiro, uma prova desafiadora de mais de 600 quilômetros que passará pelo extremo sul do planeta, sem apoio e que não dá premiação ao vencedor. O intuito é aflorar o espírito expedicionário dos atletas.

E quem acompanha o experiente atleta, que está no esporte há dez anos, será Vinícius Cruz, 31 anos, Tatiana Cirillo, 27 anos, e Frederico Gall, 36 anos, o Lico da Oskalunga. Ele lembra que já correu com todos os atletas separadamente, mas que o quarteto nunca fez uma prova junto. Porém, após a formação, não houve treino coletivo.

A idéia de levar Lico para a equipe surgiu em 2008 e o EMA Remake, que aconteceu em agosto de 2008, foi o “teste” do atleta brasiliense, que correu com a Lontra Máster. “Nos demos superbem na prova. E como essa prova na Patagônia exige experiência, preparação física e psicológica, que todos os atletas têm, montamos essa equipe”.

Apesar de Victor ser o único atleta com idade para correr em uma categoria “Máster”, eles optaram por levar a equipe sob o nome de QuasarLontra Máster. Havia ainda a opção de resgatar a Lontra Radical para essa prova. “A equipe nasceu da Lontra Radical, que eu criei em 1998, no primeiro EMA, e ficou com esse nome até 2002 quando nos unimos com a Quasar e a equipe passou a se chamar QuasarLontra. Nesses dez anos, passaram muitos atletas pelas duas equipes e criaram-se dois grupos de idade. Então, eu e o Rafael (Campos) resolvemos dividir em QuasarLontra e QuasarLontra Máster”, explicou o capitão Victor, de 50 anos.

Desafios no extremo sul do continente - Teixeira afirma que muitas dificuldades estão previstas. “A prova acontece na Terra do Fogo e só se chega lá pelo Chile de balsa, ela é o extremo sul da América do Sul. Por isso já dá para imaginar a dificuldade de logística da organização e dos atletas”, contou.

Como é uma prova sem apoio, as equipes terão de deixar prontas cinco caixas com alimentação e roupas para as trocas nos locais determinados pela organização. Há algumas exigências que as equipes têm que cumprir, como sempre levar consigo sleeping bag e um casaco polar a prova inteira, deixando-os auto suficientes.

“Lá será verão, mas a temperatura varia entre 0 e 12ºC e a sensação térmica é de abaixo de zero porque os ventos chegam a 60 km/h”, afirmou Victor. “Além das exigências, se tiver um trekking polar, digo ‘se tiver’ porque se acontecer uma nevasca esta etapa será cancelada, as equipes terão que levar também uma barraca, porque a perna pode durar até três dias”.

A estrutura da Lontra Máster inclui ainda comida liofilizada, calçados e roupas técnicas e especiais para tais condições. “Acho que estamos muito bem preparados”, disse.

Torben Grael se recupera e é 3º na VOR; Telefonica Black abandona etapa



27/01/09 - 07:0

Equipes sofrem com ondas gigantes

Seis barcos continuam na 4ª perna da Volvo Ocean Race após as tormentas do fim de semana (24 e 25). O Telefonica Black teve que abandonar a etapa após uma rachadura em seu casco. Já o Green Dragon, com um estai de proa rompido, o Puma, com a retranca quebrada em duas partes, e o Delta Lloyd, que havia perdido um leme e um trilho de vela retomaram a regata após a pausa para reparos na costa das Filipinas. As embarcações da Ericsson e o Telefonica Blue não tiveram avarias nos barcos ao encararem as ondas de 10 metros e os ventos de 50 nós.

Torben Grael, comandante do Ericsson 4, comentou como foram os momentos de tormenta em alto mar em e-mail enviado para sua esposa Andréa. “Fiquei um tempo sem escrever por que as condições estão muito difíceis. Aqui dias difíceis. É complicado numa competição, você ficar parado esperando literalmente o tempo passar. Mas é também difícil tomar a decisão de ir adiante e pôr em risco todo o trabalho e inclusive a vida das pessoas.

Nosso objetivo nesta etapa é chegarmos inteiros a Qingdao , depois, se possível , bem colocados é claro.

Muitos barcos tiveram problemas antes mesmo de chegar ao topo da Ilha de Luzon. Quando nos aproximávamos de lá, um dos dois barcos que tinham saído, o Telefonica Negro, deu a meia volta com estragos.