sábado, 20 de dezembro de 2008

CHARGE DO DIA

'Morcegão' e 'The Flash' voltam a duelar na Copa República de Ciclismo

na foto Nilceu dos Santos

20/12/ - 18:05

Competição volta ao Rio de Janeiro com dois grandes favoritos ao título


Dois craques de peso voltarão a duelar na sétima edição da Copa da República de Ciclismo. A competição, que acontecerá neste domingo no Rio de Janeiro, faz parte da programação do Verão Espetacular, da Rede Globo, e colocará frente a frente o tricampeão Rodrigo “Morcegão” e Nilceu “The Flash” Santos, o atual campeão.

A programação começará às 10h30m, com a prova masculina, que terá 14 voltas ou 45 minutos mais uma volta no circuito de 2.730m. A corrida feminina terá sete voltas e acontecerá em seguida. A disputa será transmitida dentro do Esporte Espetacular.

A edição deste ano terá um recorde de participantes. Além das 12 equipes mais bem colocadas no ranking nacional, outros sete times convidados competirão, em um total de 114 ciclistas, 98 no masculino e 16 no feminino.

Além dos concorrentes, os ciclistas terão outro adversário: a chuva que cai no Rio de Janeiro desde a última semana, e que deverá deixar o asfalto molhado durante a prova. Nada, porém, que assuste "Morcegão", que espera subir no lugar mais alto do pódio outra vez com a volta da competição à Cidade Maravilhosa. Em 2007, "The Flash" levou a melhor em Belo Horizonte.

FOTO ESPETACULAR: Papai Noel 'anda' de bicicleta ao lado de tubarões no mar


20/12/ - 13:05

Um Papai Noel "diferente" passou por um desafio radical nesta sexta-feira em Jacarta, na Indonésia. Além de andar de bicicleta no fundo do mar, o corajoso ainda encarou a tarefa ao lado de tubarões.

Jaque Mourão se prepara para as Olimpíadas de Inverno

20/12/ - 08:06

Jaque aposta em treinos fortes para Olimpíada em 2010

Após anunciar sua aposentadoria no mountain bike neste ano, Jaqueline Mourão se dedica em sua preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, que acontece em Vancouver, no Canadá. Jaque, que mora no país-sede da competição, participou de campeonatos durante o fim de semana e encarou o frio que chegou aos -20ºC.

Antes das provas do fim de semana, Jaque e seu treinador Guido Visser conquistaam o melhor resultado da brasileira na modalidade. Ela venceu uma prova de 10 quilômetros com o seu melhor tempo, 33min08.

Em Silver Star, no último fim de semana, a atleta participou de duas provas de esqui cross-country. Na primeira competição estilo livro, com o percurso de 15 quilômetros, Jaque superou uma queda no começo e completou o percurso junto com o pelotão de frente.

“Confesso que fiquei frustrada, pois sei que estou em boa forma, mas completei a prova e os elogios dos outros treinadores à minha técnica me consolaram. Tive que trabalhar muito forte para pegar novamente o pelotão. A altitude não perdoa e fiz esforço acima do meu limiar anaeróbio neste momento”, revelou a ex-biker.

Prova noturna - A segunda prova de Jaque foi mais curta, 10 quilômetros, e durante a noite. Sem iluminação adequada, a atleta afirma que foi um grande desafio superado. “Tínhamos que adivinhar onde estava a pista. A temperatura era de menos 16 graus, e considerando o fator vento, dava uma sensação de mais frio. Minhas mãos e olhos congelaram na largada, foi uma prova de sobrevivência com dois tombos, contra temperatura extrema, escuridão e altitude. Aprendi muito e isso foi o mais importante”.

Carlo Collet faz estréia do Brasil nos quadriciclos do Rally Dakar

20/12/ - 08:05

Collet é cinco vezes campeão do Rally dos Sertões

Mais do que participar do Rally Dakar, independentemente da classificação, o brasileiro Carlo Collet já entra para a história. Ele será o primeiro piloto a representar o país na modalidade Quadriciclo no maior rali do mundo.

A prova na América do Sul aproximou o Dakar do experiente piloto. Pentacampeão do Rally dos Sertões em oito participações, ele compara as duas provas e se diz tranqüilo para a disputa na Argentina e no Chile.

“Eu estou encarando como um Sertões maior. E como já fiz muitas provas no Atacama e na região que será o Dakar, não estou tão apreensivo como estaria se a prova fosse na África”, disse Collet em entrevista ao Webventure. O Rally Dakar terá quase dez mil quilômetros em mais de 16 dias de competição. Já o Rally dos Sertões teve pouco mais de 4.000 quilômetros, em junho deste ano, e foi finalizado em dez especiais. “Mas não deixo de estar apreensivo, obviamente. Mas eu estou muito bem preparado e meu equipamento também, então não terei muitos problemas para terminar a prova”, completou.

Os adversários de Carlo Collet serão alguns já conhecidos. O empresário do ramo de blindagem já conhece um piloto em especial, o argentino Marcos Patronelli “Não conheço muito bem todos os outros pilotos, que sempre fazem o Dakar, mas o Marcos corre todos os anos uma prova na Argentina chamada Enduro Del Verano, em que largam cem quadris e ele é tricampeão da prova, ou seja, ele é bom”, disse rindo.

A parte física deixa Collet tranqüilo para finalizar todas as especiais do Dakar, porém o ponto que ele ressalta certo receio e cuidado maior é com uma especial em que os pilotos correrão mais de 150 quilômetros acima dos quatro mil metros de altura. “Essa é a única coisa que me deixa apreensivo”, confessa.

Países vizinhos - A proximidade do Chile e da Argentina com o Brasil promoveu muitas facilidades para diversos pilotos brasileiros correrem o Dakar, e Carlo Collet é um dos privilegiados com a vinda do rali para a América do Sul.

“O bacana é que facilitou para nós por causa da língua e dos custos, que diminuíram. Mas a dificuldade eu acho que será maior que na África, para não parecer que saiu de lá e veio para a América do Sul e facilitou”, prevê.

Para Carlo, os ralis de quadriciclos estão ganhando cada vez mais espaço no cenário brasileiro de off-road. “No Brasil não há muita gente preparada para fazer provas longas de quadri, já que é muito desgastante, e isso é causado também por ser uma prova nova. O europeu já tem mais esse hábito. O Dakar mesmo vai ter cerca de 30 quadriciclos, mas eu percebo esse mercado em crescimento no Brasil”, avaliou.


Anúncios Google

Ericsson 4 retoma a liderança e cruza portão novamente em primeiro

20/12/ - 08:03

Com seis dias de regata após a saída de Cochin, na Índia, o barco comandado por Torben Grael, Ericsson 4, assume a liderança novamente e conquista mais quatro pontos na classificação ao passar pelo portão de pontuação em Palau We, costa da Sumatra. A embarcação mantém a liderança com 30 pontos conquistados.

A estratégia utilizada pelo Telefônica Blue deu certo durante alguns dias, optando por uma rota mais ao sul, diferente do restante da flotilha. Nesta sexta-feira, os ventos mudaram e colaboraram para que a embarcação da tripulação internacional voltasse à ponta da volta ao mundo, mesmo mantendo a média da semana, de 15 nós, cerca de 27 km/h.

O Ericsson 4 abriu cerca de 7 milhas náuticas (12,96 quilômetros) do Telefônica Blue, segundo colocado. Em terceiro está o Ericsson 3, seguido pelo Puma, Telefônica Black, Green Dragon e Team Russia. O Delta Lloyd do capitão Roberto Bérmudez, está longe do portão de pontuação e cerca de 160 milhas náuticas dos líderes - 296.32 quilômetros.

A embarcação, última colocada, sofreu um problema no hidráulico da quilha basculante, o que não permite velejar com força total. “Estamos tendo progressos, em cerca de 9 nós de velocidade barco. Ao longo dos próximos dois dias, vamos trabalhar com a nossa equipe para saber como é que vamos chegar em Cingapura”, declarou Matthew Gregory.

“Foi um momento muito assustador, mas foi ótimo ver toda a equipe lidar com a situação de emergência de uma maneira calma e profissional. Temos sorte de poder continuar a leste para Cingapura. No entanto, a cada onda que nos bater contra é um pouco mais preocupante do que o normal. Estamos felizes de estar seguro, que é sempre a nossa prioridade”, revelou Gregory.

Arqueólogos argentinos protestam contra o Rally Dakar

20/12/ - 08:02

Nem todo mundo está gostando do Rally Dakar na América do Sul. A Associação de Arqueólogos Profissionais da Argentina comandou um protesto nesta quinta-feira contra a maior prova de off-road do mundo, que pela primeira vez será disputada no continente.

De acordo com o grupo, a prova destruirá parte do patrimônio arqueológico local, além de causar danos ambientais. “O percurso definitivo da corrida ainda não foi divulgado para nós. Muitas das jazidas, que contam milhares de anos de história, vão ser destruídas pelos veículos”, disse Norma Ratto, presidente da entidade.

O Dakar tem largada no dia 3 de janeiro, em Buenos Aires. No total, os pilotos das categorias moto, carro, caminhão e quadriciclo percorrerão mais de 9.500 quilômetros entre a Argentina e o Chile, até o dia 18 de janeiro.

”Os participantes se deslocam por terrenos onde não existem vias de circulação, e atravessam zonas de areia, rocha, barro e vegetação natural”, explicou Norma. Ao contrário dos ativistas, o governo local considera salutar a disputa da prova, que atrairá turistas para a região.

Cobertura Webventure - O Webventure levará até você as emoções do maior rali do mundo. A partir de 27 de dezembro, todas as informações, notícias e fotos exclusivas direto de Buenos Aires. Desde a largada até a chegada, não deixe de acompanhar a cobertura completa do Rally Dakar.

Circuito Iron Adventure apresenta novidades

20/12/ - 08:01

O Circuito Adventure de Trekking já começa a acertar os detalhes para a estréia na temporada 2009. Organizado pela empresa mineira Iron Adventure, o torneio contará com 10 etapas, sempre realizadas num raio no máximo de 150 quilômetros de São Paulo para facilitar a participação dos paulistanos.

A idéia dos organizadores é apresentar uma proposta que valoriza o extremo profissionalismo na organização e precisão técnica nas provas. A idéia é inovar com um diferenciado sistema de cadastro e inscrição, sorteios de brindes entre todos os participantes e a criação de novas categorias (Novatos e Over 50).

O comando do torneio está sob a responsabilidade de José Maurício Lemos (o Zé da equipe Eu, o Zé e as mina...) e de Wellinton Coelho (equipe Iron Adventure). “O esporte é absolutamente democrático, promove a inclusão de seus praticantes e é, efetivamente, uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas. É uma modalidade de esforço físico moderado, jogo colaborativo de estratégia, além de favorecer o contato direto com a natureza. Isso sem deixar de ser uma saudável oportunidade de conhecer pessoas e fazer amigos”, disse José Maurício. .

De acordo com o organizador, a meta é apresentar uma nova opção ao mercado paulista. “Um dos diferenciais do esporte é proporcionar, num cenário rústico, uma boa dose de aventura em segurança”, explicou.

A escolha do percurso para a primeira competição, no dia 1º de fevereiro de 2009, seguiu critérios exclusivos e técnicos, bem ao estilo de organização da Iron. “Optamos por um local com tradição em eventos de Trekking de Regularidade, acostumado a receber os praticantes do esporte, que estimula os veteranos a concentrar as atenções na montagem das provas”, complementa Wellinton Coelho.

Todas as etapas do Circuito Iron Adventure – São Paulo serão precedidas de curso teórico/prático gratuito para os iniciantes, sempre realizado no Parque Villa Lobos, na zona oeste da capital paulista. O aquecimento consiste em palestra e caminhada/teste. Para a primeira etapa, a preparação dos atletas será no dia 24 de janeiro, às 14 horas.

Rubinho fecha contrato visando preparação para Olimpíada


20/12/ - 08:00

Rubens Donizete terá contrato até 2012

Representante do Brasil nas Olimpíadas de Pequim no mountain bike, Rubens Donizete Valeriano termina o ano de 2008 já de olho em Londres-2012. O atleta fechou um contrato inédito com a equipe Merida por quatro anos.

Rubinho se mostrou empolgado com a nova empreitada e, na equipe, terá como técnico Fernando Louro, além de Daniel Zóia como companheiro. “Será muito legal para o futuro da minha carreira competir numa equipe tão profissional como o Team Merida", declarou Rubinho.

A Team Merida irá disponibilizar a Merida Carbon FLX Team e a Ninety-Six, full suspension. "As bicicletas são de excelente rendimento, tendo em vista os resultados da equipe internacional (Multivan Merida) em World Cups e Mundiais com o José Hermida e a Gunn- Rita Dahle", afirmou.

No calendário, Rubinho terá as principais provas do calendário nacional para competir, dentre elas a Copa Internacional Sundown de MTB e o Short Track São Silvano. No exterior, o atleta irá para duas etapas da Copa do Mundo de MTB Cross-country, visando melhorar sua colocação no ranking da UCI.

"As expectativas são grandes e muito positivas, sendo que a equipe vai me fornecer uma estrutura grandiosa tanto no Brasil quanto nas provas internacionais”, disse.

Além da Merida, o Bike Park São Silvano também patrocinará Rubinho. “O Bike Park São Silvano servirá como uma base de treinamento para a evolução de Rubinho e toda equipe Merida. Estamos todos muito felizes com esse projeto", declarou o empresário Roberto Nogueira.