sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

CHARGE DO DIA

Guilherme Spinelli usará mesmo carro que Peterhansel foi campeão do Dakar

05/12/08 - 11:16

Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo se preparam para a 31ª edição do Dakar, que acontece na América do Sul em 2009. A dupla irá para o maior rali do mundo a bordo da Pajero Evolution, veículo oficial da equipe japonesa Mitsubishi e que já conquistou cinco títulos na competição.

O carro, modelo MTR 13, possui todo o chassi em fibra de carbono, as rodas são de liga leve, suspensões independentes nas quatro rodas e duplo amortecedor. Por dentro, o veículo tem dois hodômetros e bombas de alta e baixa pressão.

Outra novidade fica para o chefe da equipe de Guilherme e Vívolo: Kléver Kolber. O experiente piloto, que tem no currículo vinte participações no Dakar, terá a missão de comandar o grupo, que conta com mais 14 pessoas durante a prova que larga em Buenos Aires no dia 3 de janeiro.

A dupla será a única representante brasileira da montadora japonesa na competição. Os pilotos oficias da Mitsubishi são Hiroshi Masuoka/ Pascal Maimon, Stephane Peterhansel/ Jean Paul Cottrel, Luc Alphand/ Gilles Picard e Joan Roma/ Lucas Cruz.

Itupeva recebe última etapa do PaulisTrekking

05/12/ - 11:05

A temporada 2008 do PaulisTrekking termina neste final de semana. A 11ª e última etapa do ano será realizada no domingo, na cidade de Itupeva, no interior do estado de São Paulo. A largada da primeira equipe será às 10 horas, seguindo a ordem conforme o grid oficial.

O local escolhido foi o Camping Colinas de Itupeva, que dará 10% de desconto em hospedagem aos competidores do PaulisTrekking. Os participantes são divididos nas categorias Graduados A, Graduados B e Trekkers (iniciantes), de acordo com o regulamento do campeonato.

No Paulistrekking as equipes são compostas por dois ou até seis integrantes. Cada time recebe um kit com duas planilhas, um chip, e uma camiseta por participante confirmado. De acordo com o regulamento, será necessário a entrega de um quilo de alimento não perecível para a campanha social, sendo que os donativos arrecadados serão doados às vítimas das enchentes de Santa Catarina. Roupas também poderão ser doadas.

Após dez etapas, na Graduados A liderança é da Sedentários Mont Fitness com 351 pontos. A segunda colocação é da equipe Nura e a Maisena APCD está em terceiro. Na Graduados B, a Tomba & Rala está na primeira colocação com 345 pontos, seguida pela Associação Sabesp, com 328 pontos, e a Pão de Queijo com 297. Já na Trekkers, Os Incríveis estão na ponta com 337 pontos, com Equisobro em segundo e Tava Atoa, Eu Vim em terceiro.

Lance Armstrong diz que Contador é o melhor ciclista do mundo

05/12/ -7:24

O ciclista norte-americano Lance Armstrong, heptacampeão da Volta da França, afirmou na quinta-feira em Tenerife (ESP), onde a equipe Astana realiza a primeira parte da pré-temporada, que não há motivo para que ele seja o ciclista número um de sua nova equipe.

"Respeitarei as ordens de Johan Bruyneel [diretor da Astana] e ajudarei Alberto Contador, Levi Leipheimer, ou quem for. Sempre houve uma relação de respeito mútuo entre mim e Contador. Ele é o melhor do mundo, o mais forte do momento", disse.

Armstrong disse ainda não temer eventuais maus resultados nas grandes competições e que ficará satisfeito em poder reviver as sensações dos treinamentos.

"Venho como um voluntário. Se a Volta da França fosse hoje, é óbvio que não teria a mínima hipótese de vencer. Mas vou começar a temporada cedo, no Tour Down Under, e depois vou disputar o Giro, onde poderei competir com alguns dos melhores corredores", falou.

Campeã queniana confirmada na Volta da Pampulha


05/12/ 07:06

Os quenianos sempre têm tradição de vencer as provas de resistência

Belo Horizonte - A queniana Nancy Kipron, campeã da prova feminina de 2007, busca o bicampeonato na Volta Internacional da Pampulha, que será disputada no domingo, a partir das 8h40, em Belo Horizonte. Ela lidera um grupo de nove corredores africanos que estarão no pelotão de elite da prova, que terá transmissão pela TV Globo.

Mãe de dois filhos, aos 29 anos, Nancy é uma atleta bastante competitiva. Ao contrário do ano passado, quando venceu a Pampulha e voltou para o Quênia, desta vez ela disputará a Corrida de São Silvestre. “Quero fazer uma grande prova na São Silvestre e dar o resultado de presente para meus filhos quando voltar para casa”, diz a atleta, que treina em Nova Santa Bárbara, no Paraná.

Além de Nancy Kipron, o pelotão feminino terá ainda Jane Katalai Kiyara, Priscah Jeptoo, Ednah Mukhwana e Emily Samoei Chepkomi.
Na categoria masculina, Kipromo Mutai, terceiro colocado no ano passado, vai também brilhar pela vitória este ano. E, 2007, ele ficou atrás apenas dos brasileiros Franck Caldeira e Paulo Roberto de Almeida Paula. Outros três quenianos estão confirmados Nicholas Kiprutto Koech, Charles Maina e Nahashon Mwaniki.

Na categoria masculina, Kipromo Mutai, terceiro colocado no ano passado, vai também brilhar pela vitória este ano. E, 2007, ele ficou atrás apenas dos brasileiros Franck Caldeira e Paulo Roberto de Almeida Paula. Outros três quenianos estão confirmados Nicholas Kiprutto Koech, Charles Maina e Nahashon Mwaniki.

A Volta da Pampulha, que tem um percurso de 17.800 metros, conta com toda a infra-estrutura das melhores provas do mundo. A largada começa às 8h40, com os cadeirantes e handcycle, prossegue com a elite feminina, às 8h55, e a elite masculina, geral e outros deficientes, às 9h15. Assim como nas edições anteriores, a corrida terá largada e chegada na Praça Alberto Dalva Simão.

Confederações serão obrigadas a divulgar previsão de resultados anuais





















05/12/ - 07:02

RIO - O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, decidiu dividir responsabilidades depois da cobrança pelos resultados aquém do esperado nos Jogos Olímpicos de Pequim. Até mesmo o ministro do Esporte, Orlando Silva, já havia reclamado e, a partir de agora, as confederações serão obrigadas a apresentar as metas, inclusive com a previsão dos resultados para as competições de cada ano. Em janeiro, uma reunião deve ser convocada para divulgar o planejamento de cada modalidade.

– O COB dará todo o apoio necessário para a execução desse plano, porém as confederações terão que cumprir as metas que serão definidas. Elas sempre existiram, a diferença agora é que serão divulgadas. Para isso, tivemos a preocupação de fechar o ciclo olímpico para não interferir na preparação das equipes para Pequim – explicou Nuzman, durante a apresentação da nova distribuição de verbas da Lei Piva depois do aumento da estimativa de arrecadação de R$ 75 milhões para R$ 79 milhões.

Algumas das confederações que haviam reclamado da distribuição inicial, divulgada no dia 7 de novembro, receberam um aumento, como basquete, hipismo e remo. Segundo o superintendente executivo de esportes, Marcus Vinícius Freire, a decisão foi tomada depois de conversar com os presidentes de cada confederação e receber informação sobre novos projetos e mudança no modelo de gestão.

Rio-2016

O COB aproveitou a reunião para apresentar algumas mudanças com relação a informações enviadas no questionário exigido pelo COI para a eleição da cidade-sede dos Jogos de 2016. A mais significativa é a mudança da natação do Parque Aquático Maria Lenk para uma construção temporária. O motivo: a capacidade mínima de público para a competição passou de 12 mil para 18 mil. A do Maria Lenk é de 6.500.

Nuzman diverge de ministro sobre reeleições

A polêmica em torno da criação de uma lei para impedir reeleições sucessivas nas confederações esportivas brasileiras, capitaneada pelo ministro Orlando Silva, encontrou resistência no COB. Presidente da entidade desde 1995, Carlos Arthur Nuzman usou como argumento a necessidade de se ganhar prestígio em federações internacionais.

– A Espanha acabou de eleger três presidentes e dois vices de federações internacionais. Não foi com essa política que eles conseguiram. É uma questão de prestígio. Fiquei 21 anos na CBV. Peguei o Brasil em 13º no ranking e saí campeão olímpico. Será que teria acontecido o mesmo se não houvesse reeleição? Tentaram fazer isso nos anos 70 e faltou gente para administrar – disse Nuzman.

O governo não pode interferir legalmente nas confederações, mas espera usar como argumento as verbas públicas para que as confederações se enquadrem no novo modelo, ainda a ser implantado.

– Nós somos ONGs. Se fizer isso, tem que fazer com todas – comentou Ary Graça Filho, presidente da CBV.

De forma oficial, Honda confirma saída da F-1















05/12/ - 06:52

Agora é oficial. Takeo Fukui, presidente da Honda, confirmou no início da tarde desta sexta-feira (5) no Japão — pouco depois das 2h30 no Brasil — que a montadora nipônica está deixando a F-1. Segundo o empresário, a crise econômica mundial obrigou a companhia a abandonar a categoria.

"A Honda chegou à conclusão de que devemos deixar todas as atividades envolvendo a F-1, fazendo de 2008 nosso último ano como competidores. Esta difícil decisão foi tomada devido à rápida deterioração dos nossos negócios, causada pela crise financeira global, e motivada pelo problema econômico acentuado que os EUA enfrentam", destacou o dirigente, bastante emocionado.

Segundo Fukui, "a empresa precisa garantir a continuação de seu foco principal" — a construção e venda de automóveis. "A recuperação esperada deve levar algum tempo e, enquanto isso, a Honda decidiu tomar medidas que sirvam para contra-atacar a crise. Entre elas, para manter nossos recursos, está o final da nossa participação na F-1."

O empresário também confirmou que os dois braços da montadora responsáveis pela operação na principal categoria do automobilismo mundial — a Honda Racing F-1 Team e a Honda Racing Development (parte ligada à construção dos motores) — serão oferecidos para que interessados em adquirir uma equipe levem o projeto adiante.

"Vamos consultar nossos associados nas duas frentes para tratar do futuro de ambas. E isso vai incluir ofertas por vendas", disse Fukui. Segundo fontes do time nipônico, Ross Brawn e Nick Fry foram informados de que terão ajuda da montadora até março, tendo três meses para encontrar um comprador antes de ver a fábrica de Brackley fechar as portas.

Existem interessados em adquirir a estrutura, e Brawn já iniciou conversas com a Ferrari para fornecimento de motores.

Fukui concluiu o anúncio revelando que "foi difícil" tomar a decisão. "A Honda tem participado da F-1 em uma 'terceira era', iniciada em 2000 com a associação com a BAR. Depois, ficamos com 100% do controle da equipe em 2006. Ultrapassamos grandes dificuldades e conseguimos uma vitória no mesmo ano, recebendo o apoio dos nossos fãs ao redor do mundo."

"Por isso, foi extremamente difícil tomar esta decisão, mas aprendemos que, durante os tempos de crise, temos de fazer as escolhas por novos desafios. Mas queremos agradecer aos fãs e a todos que ajudaram a Honda no seu período na F-1", finalizou o presidente da empresa.

Passeio MTB Roda do Vinho: São Roque-SP

05/12/ - 06:50

Para aquela galera que adora desafios, adora aventuras, adora subidas, descidas desembestadas, terra, bichos esquisitos e junto disso tudo, tranquilidade de suporte, caso algo aconteça com sua bike querida, lanchinho, para quando tiver fominha depois de tanta subida e aquela confraternização, ao final do passeio!!!
Sem contar, que vc. vai ter uma bermuda da Moon Bikers, sorteada no final do passeio.

Então, não deixe para a última hora! Os números de inscritos está ficando cada vez maior!

Pedimos que leiam as informações com atenção.

Passeio de Mountain Bike - Rota do Vinho
Dia: 14 de dezembro
Local: São Roque
Dificuldade física: médio para alto
Dificuldade técnica: baixa

Valor: R$80,00 (2x R$40,00 até dia 11/12 - após essa data: R$90,00) - Vagas limitadas. Somente o pagamento garantirá sua vaga.

Depósito ou DOC para:
José Luiz Gorgonio Coelho
Banco 409 (Unibanco)
Agência: 0611
Conta corrente: 232870-0
cpf 045.049.528-07

* Favor enviar comprovante, via email, juntamente com:

Nome completo
Endereço completo
Número de RG e CPF
Telefones para contato
Telefones e nomes para contato em caso de emergência
Informar se vai de carro ou de carona

* Esse dados são necessários para o seguro de vida e para a empresa de transporte

O passeio inclui: Seguro, guias, lanche de trilha, estacionamento, carro/moto de apoio, transporte (bike e bikers) ao ponto de início do passeio, kit participante.

Esse passeio não é recomendado para iniciantes

Lembramos que arrecadaremos 02 Kgs de alimentos não perecíveis (exceto sal, açucar e farinha de trigo) para doação a Fundação de Bem Estar de São Roque

Para maior comodidade o mapa do local de encontro, o horário e demais informações serão fornecidas somente àqueles que fizerem sua inscrição.

Mais informações com:

José Luiz - 011 8426-9112 - bikerorganizador@uol.com.br
Iramaia - 011 9707-6867 - iramaia@moonbikers.com

G4 Challenge começa em São Paulo para os atletas

05/12/ - 06:47

Os atletas inscritos para a seletiva brasileira do Land Rover G4 Challenge terão seu primeiro desafio já na manhã deste sábado (6), em São Paulo (SP). Todos deverão pegar as vans às 6h30 da manhã, com destino à São Pedro, interior do estado, onde acontecerão as provas.

“O primeiro desafio é não atrasar. A avaliação começa em São Paulo”, alerta Eleonora Audrá, a Nora, responsável pela montagem da prova. A competição reúne os desafios do rali com as emoções da corrida de aventura. Serão selecionados quatro brasileiros para as semi-finais, que acontecem na Inglaterra em fevereiro de 2009. A grande competição será no segundo semestre, no Deserto da Mongólia.

As provas irão testar a capacidade física e mental dos atletas, que passarão por provas nas modalidades de rapel, canoagem, escalada, corrida, natação, mountain bike, habilidade em primeiros socorros, navegação e orientação, além de provas em veículos off-road e conhecimento em mecânica.

À noite, foram preparadas barracas para os competidores, que não terão muito tempo de sono, já que as provas recomeçam às 5h da manhã de domingo. A organização ainda faz um último alerta para os atletas: “tente se familiarizar com os veículos da marca, pois você será avaliado nesse quesito.”