sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Manual para implantação de rotas de cicloturismo

Manual de cicloturismo Várias rotas de cicloturismo estão aparecendo Brasil a fora. Para ajudar mais ainda nesse crescimento, o pessoal de Santa Catarina lançou um manual para implantação de cicloturismo direcionado para prefeituras.
Que o cicloturismo esta crescendo no Brasil é fato. Esse movimento tem feito muitos ciclistas entusiastas a pensarem em formar novos circuitos. Já existe até empresa vendendo esse serviço para prefeituras com a promessa de trazer muita gente para o turismo na região.
Que a atividade gera renda, isso é fato. O meu maior exemplo é uma máquina de Coca-Cola no Caminho de Santiago. Se tiver essas máquinas é porque dá lucro. Agora, o turismo gerado pelos ciclistas é diferente. Pensando justamente em ajudar na implantação de um sistema eficiente, uma associação de entidades baseada em Santa Catarina editou um manual para o serviço.
Este manual contempla números, perfil dos cicloturistas e da o passo-a-passo para a construção de uma rota com chances de sucesso entre os turistas. Ele é voltado para as prefeituras e é gratuito (download ao lado). Essa iniciativa visa justamente fomentar mais caminhos com o menor custo possível. Por isso mesmo, você mesmo pode baixar o manual e encaminhar ao poder público da sua cidade. Envie para secretaria de turismo, vereadores, prefeito, hotéis, restaurantes, quem você imaginar que possa lucrar com o movimento de ciclistas. Essa é a melhor maneira de fazer acontecer um caminho.
Depois é só enviar os relatos para o OndePedalar.com que mostramos a todo mundo para ajudar a rota acontecer.

Ficha técnica do Manual

Coordenação técnica e redação
André Geraldo Soares > ViaCiclo - Associação dos
Ciclousuários da Grande Florianópolis
coordenação administrativa
Eldon Jung > ABC - Associação Blumenauense pró-Ciclovias

Design e ediçãoCaminhos do Sertão Cicloturismo
> Jonatha Jünge
> Fernando Angeoletto

Apoio técnico
I-Ce - Interface for Cycling Expertise
Grupo CicloBrasil > CEFID - Centro de Ciências da Saúde
e do Esporte > UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

ApoioClube de Cicloturismo do Brasil
Caminhos do Sertão Cicloturismo
UCB - União de Ciclistas do Brasil
Bici-SC - Rede Catarinense de Mobilidade Ciclística