sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Clube do Cicloturismo faz manifesto por transporte de bike

17/10/08 - 12h28
Manifesto quer regulamentar transporte de bikes

O Clube do Cicloturismo do Brasil organizou um Manifesto pela Legalização do Transporte de Bicicletas no Bagageiro de Ônibus. O diretor da instituição, Rodrigo Telles, disponibilizou as informações no site do clube.

São aceitas assinaturas recolhidas e enviadas para a organização. Os voluntários recolhem as assinaturas e as enviam, bem como assinaturas on-line, feitas diretas no site.

Todos os dados serão enviados para a Agência Nacional de Transportes Terrestres pedindo a regulamentação da questão.

Confiante, Érika Gramiscelli busca vitória no Iron Biker


17/10/08 - 09h44
Érika venceu sua 1ª prova aos 14 anos
Atleta fará a prova pela décima vez


Érika Gramiscelli é experiente no mountain bike. Aos 14 anos fez sua primeira prova e já saiu dela campeã. A empolgação lhe rendeu uma participação no Iron Biker daquele ano, 1997, na categoria feminina Júnior. E mais uma vitória aconteceu para a adolescente iniciante.

De lá para cá foram mais de 200 provas nacionais e internacionais entre as modalidades XCO (Cross Country Olímpico), XCM (Maratona) e Ciclismo de Estrada. Conquistou a medalha de prata no Campeonato Pan-americano em 2001 e nos Jogos Sul-Americanos em 2002. Terminou entre as 17 melhores atletas do mundo o Mundial de Mountain Bike dos EUA, em 2001, na categoria feminina Júnior

Hoje, onze anos depois da primeira prova, a atleta parte para mais um desafio em uma das mais tradicionais provas do mountain bike nacional, o Iron Biker, que acontece nos dias 18 e 19 de outubro, nas cidades mineiras de Mariana e Ouro Preto.

A prova é dividida em duas etapas e exige dos participantes, cerca de mil atletas nesta edição, um bom condicionamento físico, ótimo preparo de hidratação e alimentação e muita técnica. “O percurso exige bastante do atleta, mas o fato de já ter participado de 10 provas de Iron Biker me dá a certeza de que devo estar melhor preparada do que em outras competições”, declarou Érika, em entrevista ao Webventure.

Mas mesmo com tanta experiência, Érika Gramiscelli faz um preparo intenso para encarar a disputa, que contará com outros grandes nomes do mountain bike feminino, como Roberta Stopa, Adriana Nascimento e Julyana Machado.

“O condicionamento para esta prova é primordial. Tenho que ter muita base e uma performance gradativa de rendimento ate chegar próximo da data da prova, tentando atingir durante a minha preparação vários picos de alta intensidade tomando sempre como referência a duração da prova. Como se trata de uma prova diferenciada, venho me preparando especificamente para tentar, mais uma vez, o lugar mais alto do pódio”, disse ela que já conquistou o vice-campeonato em 2004 e a quarta colocação em 2007.

Dificuldades - O diferencial do Iron Biker para as outras provas, de acordo com a atleta, é que ele exige dos competidores um esforço físico acima dos limites aceitáveis para o corpo. “É fundamental estar bem preparada física, técnica e psicologicamente”, alerta.

Gramiscelli considera a prova atrativa para tantos atletas pelo simples fato de ter o reconhecimento internacional. “Apenas por este fato já dá motivação ao atleta. Aliado a isso, ainda podemos destacar o tempo de existência da prova que vem sendo disputada há mais de 10 anos de maneira ininterrupta, o grau de conceito no circuito desportivo do mountain bike e é claro o valor ‘generoso’ da premiação”, pondera.

Na luta pelo lugar mais alto do pódio, Érika Gramiscelli irá se deparar com outras atletas, que tentarão o mesmo objetivo que ela em uma disputa pedal a pedal. “O nível das atletas brasileiras está cada vez melhor e com isso pode-se esperar uma luta árdua do início ao fim. Embora tenha o maior respeito pelas outras concorrentes, a expectativa é que possa vir a repetir o feito de 1997 quando me sagrei campeã da prova”, disse confiante.

Experiência no Iron Biker é a arma de Edivando Souza Cruz




17/10/08 - 08:15
Bicampeão do Iron Biker em 2007
Edvando rumo a sua 12ª participação no Iron


Desde 1995 foram onze participações no Iron Biker. Edivando Souza Cruz busca na edição de 2008 seu terceiro título na competição (2002 e 2007) e conta com a experiência para vencer em Minas Gerais. Mesmo com novidades nas trilhas a cada ano, Edivando garante que conhece a região.

Atual número um do ranking brasileiro no cross-country, o atleta teve um ano incomum. Dedicou-se para buscar o topo dos melhores do Brasil e acabou competindo todas as provas do calendário. “Ano passado eu pude me preparar mais para o Iron Biker do que este ano: competi mais neste segundo semestre. Em agosto e setembro, passei por oito competições. Não tenho como mudar a base de preparação agora, faltam umas três provas pro fim do ano”, contou o atleta.

O excesso de competições, revela ele, tem pontos positivo e negativo. Por um lado, o ritmo de provas faz com que o atleta tenha outro desempenho. Pelo lado negativo, Edivando conta que está sem volume de treinos, o que pode prejudicá-lo em uma prova estilo maratona, como é o Iron Biker.

“Sei que posso chegar e ter um bom resultado. Não tenho mais o que fazer, tenho que me cuidar para não ficar doente, já treinei e fiz o que tinha que fazer. Agora é ir para a prova e usar a experiência”, afirmou Souza.

Pronto para o Iron - Considerado como uma prova maratona com estilo técnico, para participar do Iron Biker é necessário estar bem preparado. “É uma prova que testa as qualidades do atleta, a única coisa que não tem durante o percurso é explosão. Só na largada, mas é uma questão à parte. Tem explosão e a adrenalina conta bastante, o ritmo é forte, são muitas bikes atrás de você”, relembrou.

Sobre a região, Edivando garante que conhece bem as trilhas de Ouro Preto e Mariana. A região montanhosa, com estradas e trilhas com pedras soltas favorecem o atleta, que revela ter facilidade em andar em terrenos nesse formato. A confiança vem dos treinos para o cross-country.

“O Iron Biker é uma caixinha de surpresa. Ano passado entrei em trilhas que nem imaginava existir, parecia infinito”, contou. Outra dificuldade que o atleta destaca é o ar seco de Minas Gerais. Edivando relembra que dificilmente pegou um Iron com chuva, mas que essa complicação é para todos os competidores.

A concorrência de brasileiros e estrangeiros pelo título da prova é grande e entre os atletas tupiniquins, Edivando destaca Robson Ferreira. “Ele dará trabalho!”. A preparação será o fator decisivo para vencer e no Iron Biker, as qualidades dos atletas serão reveladas. “Antes da corrida sabemos de tudo, analisamos, treinamos, sabemos o que cada um fez. Mas no dia da prova é chegar lá e ver o que vai dar. Durante a prova é outra história, tudo pode acontecer”, finalizou

Biker pretende completar a volta ao mundo em três anos


17/10/08 - 07h56
Danilo passará três anos viajando
O biker está na segunda fase de seu desafio


Danilo Perrotti Machado, de 27 anos, partiu no dia 8 de agosto para uma aventura com data prevista para término, 2011. O administrador pretende completar a volta ao mundo de bicicleta, passando por 50 países dos cinco continentes.

Ao todo, serão cerca de 43 mil quilômetros até o retorno a Belo Horizonte. “Estou tranqüilo e preparado psicologicamente. Sei que é muito tempo, mas esse é o meu objetivo”, contou Danilo.

A idéia surgiu durante uma viagem à Espanha. “Morava há de dois anos na Europa e saí de bicicleta para fazer o caminho. Passei por cinco países e pedalei cerca de 4,3 mil quilômetros, por 56 dias Foi aí que percebi que tinha condições de dar a volta ao mundo e voltei ao Brasil com planos para essa viagem”, declarou o biker.

Danilo encontra-se na segunda etapa de sua viagem, na Inglaterra. Na primeira etapa o ciclista pedalou cerca de 540 quilômetros de Belo Horizonte, pela Estrada Real, até o Rio de Janeiro, onde embarcou diretamente para Londres. A viagem terá um total de oito etapas, passando por Holanda, Áustria e Leste Europeu. A última fase do projeto, já na América do Sul, inicia na Colômbia e encerra em Belo Horizonte.

Pelo site www.homemlivre.com.br pode-se acompanhar o diário de bordo de Danilo e a rota que o biker fará durante os três anos de viagem.