segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Francisco Chamorro garante título do 1º Mundialito de Ciclismo

12/01/ -16:39

Chamorro garantiu a vitória em Santos

Bike - Durante a manhã desse domingo, 11 de janeiro, as feras do ciclismo nacional agitaram a 1ª edição do Mundialito de Ciclismo, realizado na cidade de Santos, litoral paulista. A disputa aconteceu em um circuito de 4,6 km montado na Avenida Mário Covas (Portuária) e contou com a participação de 555 ciclistas em todas as categorias.

Mas o destaque do dia ficou por conta da disputa da Elite Masculina, que largou 10h30. Com uma hora e meia de prova, os atletas mais rápidos do ciclismo nacional deram um show. O campeão dessa 1ª edição foi o argentino Francisco Chamorro, da equipe de ciclismo de São José dos Campos (Scott/Marcondes César/Fadenp/São José dos Campos).

Chamorro já veio confiante para a competição, após o importante título na Copa América de Ciclismo, realizada no dia 4, em Interlagos, São Paulo. "Foi uma vitória fruto do trabalho de equipe. Apesar da estratégia inicial não ter dado certo, eles conseguiram me proteger até o sprint final. Estou muito contente", contou o ciclista, que compete no país há seis anos.

O vice ficou com Andrey Ortiz, da equipe de Sorocaba (Padaria Real/ Céu Azul Alimentos/Sorocaba/Cannondale), seguido por Bruno Tabanez, de Americana (São Lucas Saúde/UAC/Americana). "O 3º lugar já me deixa muito feliz, porque foi uma prova de alto nível, e realmente não dava pra saber o que podia acontecer", resumiu Tabanez, eu seu primeiro pódio no ano.

Luciene da Silva leva a melhor no 1º Mundialito de Ciclismo

12/01/ - 16:35

Luciene da Silva superou as concorrentes e ficou com a vitória

Bike - Em disputa bastante acirrada, Luciene da Silva, da equipe de ciclismo de São José dos Campos (Scott/Marcondes César/Fadenp/São José dos Campos), levou a melhor na 1ª edição do Mundialito de Ciclismo, realizada nesse domingo, 11 de janeiro, em Santos, litoral paulista.

A atleta não acreditou quando cruzou em primeiro lugar a linha de chegada. "É difícil acreditar, apesar de eu saber que mereço porque realmente me preparei para essa prova. Está sendo um novo início na minha carreira. Não poderia estar mais feliz", declarou Luciene, que não teve uma temporada significativa em 2008.

Atrás de Luciene, vieram Débora Gergard, da A Tribuna Unilus Specialized, e Sumaia Ribeiro, da equipe de ciclismo de Pindamonhangaba (Fapi/Funvic/Gramado/JKS/Pindamonhangaba). "O resultado me deixou bastante feliz, principalmente porque acabei de chegar na equipe. Além de todos terem me recebido muito bem e de eu estar me sentindo muito a vontade, bons resultados como esse mostram que estamos no caminho certo", explicou Débora.

Maira Hendi, da equipe de Santos (Memorial/Prefeitura de Santos/Giant), ficou com a 4ª colocação. "Correr em casa tem sempre um sabor especial, e no Mundialito não podia ser diferente. As meninas estavam muito bem hoje, e sei que dei o melhor de mim. Subir ao pódio já é uma vitória", declarou Maira.

Em dia longo, Marc Coma e Cyril Despres ficam longe da vitória nas motos; Zé Hélio é o 17º

12/01/09 - 16:32

Marc Coma termina em 4º mas segue na liderança da prova

Em uma etapa que os pilotos de moto demoraram 6h30 para completar 449 quilômetros, o líder da disputa, Marc Coma, terminou apenas na quarta colocação, com cerca de cinco minutos atrás do campeão do dia, o alemão Frans Verhoeven, que completou o trecho cronometrado em 6h26min33.

Cyril Despres, atual campeão do Rally Dakar chegou logo atrás de Coma, na quinta posição, com 6min03 de diferença para o líder. O francês David Fretigne ficou em segundo com o chileno Francisco Lopez em terceiro.

O brasileiro Zé Hélio, que largou na 27ª colocação, fez uma boa prova e terminou a especial em 17º, com 42min56 de diferença para o alemão. O piloto chegou a marcar o 6º tempo na parcial do quilômetro 95, mas logo perdeu posições.

Geral - Mesmo com o resultado de hoje, Marc Coma segue na liderança geral da disputa, com 37h04min47 acumulados. Fretigne é o segundo, com uma diferença de 1h04min38 e Despres segue em terceiro, com 1h34min38 para Coma.

Diário de um estreante: Paulo Pichini na expectativa da chegada do deserto

12/01/09 - 16:29

Deserto do Atacama é o desafio dos competidores

Ontem fiz um dia de prova limpo, sem sustos, nem quebras e muito menos perrengues. A pista estava deliciosa, travada, piso duro, com cascalho, pedras, curvas cheias de cotovelos e muita poeira sempre. Sem duvidas, foi o meu melhor dia de prova. Largamos em 106º, chegamos em 67º, uma maravilha!

Mas um dia bom não quer dizer que tenha sido fácil. Beiramos abismos, fizemos curvas acelerando em meio a precipícios e a adrenalina reinou. O piso liso pedia controle total do carro, foi preciso guiar na ponta dos dedos, com aquele "frio na barriga" a cada olhadinha pro lado, onde aqueles abismos sem fim nos encaravam, imponentes e sem escapes. Para ultrapassar era preciso consciência, e coragem também, de tão estreito que era o trecho.

Mas a parte mais divertida foi a técnica que desenvolvemos para encarar aquelas curvas de 45 graus, os famosos cotovelos. Eu entrava acelerando, e o Lourival puxava o freio de mão para fazermos as curvas mais rápidas. Tudo no tempo certo, uma diversão!

Trabalho em grupo - Ao fim de um dia como o de ontem, vemos como trabalhar em equipe é fundamental para o sucesso. Só chegamos até aqui porque cada um de nós, seja eu, piloto, meu navegador, meu mecânico, o motorista do caminhão de apoio, todos... Cada pessoa do nosso time faz sua parte com dedicação e esmero. Sem essa ação conjunta, não teríamos chegado a este dia tão prazeroso.

Mas os momentos difíceis também estiveram presentes. Por vezes questionamos, divergimos, reclamamos. Porém, resolvemos nossos pepinos com amor pelo que fazemos, entendendo a razão do outro quando ela merece ser atendida, e agindo com maturidade em cada situação.

Estou feliz pelo meu time. Minha equipe é a Off Tech, mas para o Dakar meu apoio é a Red Line, uma equipe portuguesa de pessoas extremamente dedicadas. Trouxe meu mecânico, o Giba, que quando se junta aos da Red Line forma um novo time, admirável, sem distinções. Juntos, eles estão sempre empenhados em fazer o máximo para me fazer chegar a cada dia, vencer cada etapa e os desafios que o rali traz.

Hoje, a prova adentra no primeiro dos três piores dias do Dakar. Vamos para a nona etapa e lá encontraremos o Deserto do Atacama, o mais inóspito do mundo, e há uma expectativa enorme de todos para este grande encontro. E você sabe o que significa um deserto?

Para muitos o deserto significa provação. Entrar num deserto nos trará duras provas, mas sair dele nos refinará. A organização abriu mão dos últimos 20 quilômetros de dunas e para mim, isso significa que atravessar montanhas é tarefa fácil perto do que vem pela frente. Mais do que nunca, preciso de um bom time. Que bom que o tenho!

Meu objetivo é simples, chegar em Copiapo. Força e fé.

Em dia calmo, Pichini e Roldan têm seu melhor resultado no Dakar 2009

12/01/09 - 12:04

Dupla foi a 68ª a largar nesta segunda-feira

Após dias de verdadeira maratona, Paulo Pichini e Lourival Roldan fizeram a oitava especial do Rally Dakar com mais tranqüilidade. Em um terreno muito parecido com os encontrados no Rally dos Sertões, a dupla largou na 106ª posição e alcançou o bom resultado do 67º lugar após 294 quilômetros cronometrados entre as cidades chilenas de Valparaíso e La Serena.

"Hoje (domingo) o dia fluiu, e digo mais, para andar beirando abismos e acelerando em curvas e piso escorregadio é preciso estar com o carro na mão e confiar muito em seu navegador. Ganhamos posições, ultrapassamos conscientes de que o perigo era parte do jogo porque o trecho era estreito e travado. Mesmo assim, foi uma prova rápida, e deliciosa de pilotar. Porém, acredito que esse dia rápido e de piso duro funcionou como uma volta ao ritmo de prova depois da parada de descanso. Digo isso porque os próximos três dias são considerados pela organização com os mais difíceis desta edição. Ou seja, vamos entrar no deserto mais inóspito do mundo e duvido que eles peguem leve", declarou Pichini.

Cerca de 40% dos competidores já abandonaram o Dakar e a pior parte ainda nem tinha começado. Nesta segunda-feira (12) os pilotos começam a adentrar o Deserto do Atacama, a região mais árida do planeta, e por lá ficam por mais duas especiais, quando começam a retornar para a Argentina, onde o rali termina no dia 17 de janeiro, em Buenos Aires.

"Sabemos que um dia bom é animador, incentivador sem dúvidas, mas ainda é apenas um dia bom. Um rali tão grande, cheio de situações surpreendentes e inesperadas tem muito a oferecer ainda. Até aqui assistimos muitos abandonos, desistências e favoritos ficando pelo caminho. Precisamos estar preparados para as dificuldades que vem pela frente, e elas não serão poucas", ponderou o navegador, Lourival Roldan.

CHARGE DO DIA

Ferrari apresenta F60


12/01/ - 08:10


ITALIANOS MOSTRAM NOVO CARRO E PROVOCAM CONGESTIONAMENTO NO "SITE"

Ferrari deu o pontapé de saída na temporada 2009 esta segunda-feira ao revelar o seu novo carro no "site" da equipa, o que provocou um verdadeiro congestionamento eletrónico.

O F60, assim denominado em alusão ao número de campeonatos de F1disputados pela "Scuderia" desde 1950, foi desenvolvido de acordo com os novos regulamentos que visam reduzir custos e melhorar o desempenho e espectáculo.

Em termos aerodinâmicos, área que teve tanta importância e foi também usada como arma para dificultar ultrapassagens, as alterações aplicadas tiveram por base as sugestões do "Overtaking Working Group", criado pela FIA.

Assim, a asa anterior, com perfil central semelhante para todos os carros, cresce principalmente nos lados e tem uma amplitude maior que no passado, enquanto a posterior é mais alta e menos estreita.

O sistema de suspensão e o design do carro também foram revistos para distribuir melhor o peso, tendo em conta duas grandes mudanças: o uso do KERS ( Sistema de Recuperação de Energia Cinética) e pneus "slick".

Todavia, a Ferrari já informou que o desenvolvimento do KERS está atrasado. É assim provável que a "Scuderia" se apresente em Melbourne (Austrália) nbo início de temporada, a 29 de Março, com carros de motor "convencional".

Os primeiros testes do novo Ferrari devem ter lugar na tarde desta segunda-feira, com o brasileiro Felipe Massa, vice-campeão do mundo, ao volante no circuito Mugello, onde o carro será apresentado oficialmente

Paulínia recebe 4ª edição do Bicicross América

12/01/ - 08:00

Competição promete equilíbrio e manobras radicais.

Bike - O ciclismo vem sendo destaque com competições de alto nível nos últimos meses. A Copa da República e a Copa América são provas disso, trazendo em disputa os melhores atletas do país, e também do exterior. Agora, em fevereiro, no dia 8, o ciclismo se volta para uma modalidade mais radical: o Bicicross. O torneio internacional será disputado em Paulínia, interior paulista, pelo quarto ano consecutivo.

O 4º Bicicross Américas acontece na famosa pista de 380 metros da cidade, localizada no Conjunto Monte Verde. O Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio em 2006 (Daniel Jorge) e 2007 (Deivlin Balthazar), tendo perdido para a Argentina (Ramiro Marino) na temporada passada. Em 2007, a categoria feminina estreou na competição, com vitória de Ana Flávia Sgobin.

Para a disputa, a organização chama os 133 melhores atletas colocados no ranking nacional masculino. Para a grande final, serão selecionados 64 pilotos, sendo que destes já estão garantidos os quatro melhores do ranking 2008 e estrangeiros convidados.

Esses competidores serão divididos em baterias de oito, para depois os quatro melhores serem passados para a fase seguinte. E assim por diante, até a final. Na disputa feminina, serão chamadas as 22 mais bem colocadas do ranking, seguindo a mesma forma de classificação

Alerta aos pais: Bicicletas infantis sem certificação do INMETRO

12/01/ - 07:55

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, Abraciclo, em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, Abrinq, pedem mais rigor na fiscalização do comércio de bicicletas infantis

O entusiasmo de presentear uma criança com sua primeira bicicleta, se não forem tomados alguns cuidados básicos, pode se tornar um problema sério. Este é o alerta que a Abraciclo e a Abrinq fazem aos pais ou a qualquer adulto, pois bicicletas infantis vêm sendo comercializadas normalmente sem estarem em conformidade com as normas do Inmetro (Norma NM 301:2002).

As bicicletas para crianças, que não possuem requisitos adequados para o uso infantil (entre quatro e oito anos), podem provocar sérios acidentes como lesões nas mãos e nos pés.

Para realizar uma compra segura, o consumidor deve atentar para alguns detalhes:

Selo do Inmetro em local visível na bicicleta e na caixa ou embalagem;

:: Manual - cada bicicleta deve ter um Manual de Instruções em português ou no idioma do país em que estiver sendo comercializada;

:: Protetor de corrente - os produtos com altura de selim entre 560 mm e acima devem ser equipados com um disco protetor ou outro dispositivo que proteja a parte externa da junção entre a corrente e a engrenagem. As bicicletas com altura de selim menor que 560 mm devem ser equipadas com protetor de corrente que resguarde inteiramente a face e as bordas exteriores da corrente, engrenagem e da roda dentada traseira, além da face interna da engrenagem e das junções da corrente com a engrenagem;

:: Sistema de freios - as bicicletas destinadas a crianças maiores devem ter dois sistemas de freios independentes: um na roda traseira e outro na dianteira. Nas menores é necessário pelo menos um sistema de freio acionável na roda dianteira ou na traseira;

:: Guidão - os guidões podem ter comprimento total que variem de 300 mm a 550 mm;

:: Direção - a direção tem que ser livre para girar pelo menos 60 graus em qualquer lado, a partir da posição em linha reta;
Calibragem de pneus - a pressão máxima de inflagem dos pneus recomendada pelos fabricantes deve ser marcada na lateral dos pneus de maneira visível;

:: Identificação - as bicicletas devem ter marca ou nome de identificação do fabricante ou responsável pela comercialização e também o número de série de fabricação.

Segundo Jayme Marques Filho, vice-presidente da Abraciclo, “o consumidor estando atento para estes pequenos detalhes vai evitar que algum acidente mais grave ocorra com as crianças de sua família, transformando a alegria da primeira bicicleta em triste recordação. Na compra de uma bicicleta infantil não se deve levar em conta apenas a beleza ou o preço do produto; é de extrema importância não esquecer os itens de qualidade, segurança e confiabilidade do produto”.

Dakar: Começam as temidas dunas do deserto do Atacama

12/01/09 - 07:49

Etapa 9 (segunda-feira, 12 de janeiro) - La Serena / Copiapo
Deslocamento: 88 km
Especial: 449 km
Total do dia: 537 km


Este é o primeiro de três dias terríveis que a organização está prometendo, que será a travessia do Deserto do Atacama, com suas imensas dunas.

Estaremos subindo um pouco mais pelos Andes, não indo tanto pela costa, para poder sair da parte difícil.

Nesta região, em 2005, quando aconteceu o Rally Por Los Pampas, alguns carros oficiais não conseguiram completar o trecho pela parte mais próxima do Oceano Pacífico. Então a organização resolveu fazer uma etapa subindo nos pré-Andes, no oeste dos Andes, para evitar a região de muito areia. A parte mais complicada será em Copiapo, que é a cidade de pernoite hoje.