quinta-feira, 19 de março de 2009

Telefonica Blue cruza Cabo Horn; Filho de Torben ajuda nos reparos do Delta Lloyd

19/03/

Após dois dias da “abertura do Cabo Horn” pelo Ericsson 3, líder da 5ª etapa da Volvo Ocean Race, Bouwe Bekking colocou sua tripulação e o Telefonica Blue no contorno do mundo, onde os oceanos Pacífico e Atlântico se encontram, e acumularam mais dois pontos na classificação geral, já que o Cabo Horn era o 2º Portão de Pontuação. A equioe é a última colocada nesta etapa e 3ª na classificação geral.

“Obviamente estamos aliviados em chegar ao Cabo Horn. Fizemos um pouco de festa a bordo mas agora nos voltamos em chegar ao Rio de Janeiro e dar tempo da equipe em terra fazer os reparos para a in-port e para a próxima perna”, disse Bekking.

O comandante tem uma desvantagem de 653 milhas náuticas para o Ericsson 3, e isto é 100 milhas a menos do que a maior desvantagem que Bouwe teve que administrar na aproximação do Horn.

Sem disputar a 5ª perna da Volvo Ocean Race com problemas estruturais, Delta Lloyd e Telefonica Black já iniciaram os reparos nos barcos para a regata in-port, que acontecerá no dia 5 de abril.

O velejador olímpico André Fonseca, o Bochecha, integrou a tripulação do Delta Lloyd na 4ª etapa, que terminou na China, e junto com a equipe do barco, realiza os reparos com a ajuda de Marco Grael, velejador filho do comandante Torben Grael, e de outros amigos seus que velejam na classe 49er. “Eles foram os primeiros a oferecer ajuda”, contou.

“Está tudo indo muito bem”, disse André sobre o conserto. “Estão todos trabalhando duro para deixar o barco pronto. Para mim é uma grande oportunidade o reparo ser feito no Rio porque posso ajudar e aprender muito. Eu conheço os brasileiros e como eles trabalham, então é mais fácil falar e negociar com eles”, explicou Bochecha.

Flotilha no Mar - Torben Grael mantém a segunda colocação do Ericsson 4 rumo ao Rio de Janeiro, e mantém 50 milhas de distância do barco nórdico liderado por Magnus Olsson. O Puma segue atrás, na 3ª posição, com 140 milhas de diferença para o líder. Já o Green Dragon, 4º colocado, tem 244 milhas de desvantagem.

A previsão é que os primeiros barcos cheguem ao Brasil na terça-feira (24) pela manhã, e a Vila de Regata abrirá já nesta sexta-feira (20) na Marina da Glória.

CHARGE DO DIA

Lance Armstrong teve exame surpresa


19/03/ -
O americano Lance Armstrong, da equipe Astana, que está atualmente no sul da França, disse em entrevista que ele chegou a sofrer um controle antidoping surpresa, feito pelas autoridades antidoping francesa.

“Em 24 de Janeiro, foi convidado a fazer um exame de urina, de sangue e de cabelo", confessou o ciclista. Nenhuma autoridade francesa pronunciou-se a respeito.

Valverde confirmado em Castila y León


19/03/

A equipe Caisse d'Epargne confirmou a presença de Alejandro Valverde na Volta de Castilla y León. Agora o ciclista integra a já longa lista de figuras que fazem parte da 24ª edição da corrida , que acontecerá entre os dias 23 e 27 de março.

Competem com Valverde os já confirmados ciclistas da Astana Alberto Contador e Lance Armstrong, além de Levi Leipheimer, Carlos Sastre e Denis Menchov. Oscar Freire pode fazer parte da competição, mas falta saber se ele já está recuperado da lesão.

As dezessete equipes participantes serão: Caisse d'Epargne, Euskaltel Euskadi, Fuji Servetto, Xacobeo Galicia, Andalucia Cajasur, Contentpolis Ampo, Burgos Monumental, Orbea, Garmin slipstream, Rock Racing, Astana, Cervelo Test Team, Rabobank, DSI, Liberty Seguros Barbot e a AG2R.

Inscrições gratuitas para o Passeio Ciclístico Pedalando e Aprendendo

19/03/

Bike - No próximo domingo, 22 de março, acontece a 1ª edição do Passeio Ciclístico Pedalando e Aprendendo, desenvolvido pelo Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, em conjunto com a Prefeitura e o Governo do estado. As inscrições são gratuitas e serão encerradas na próxima quinta-feira, dia 19.

A largada será as 9h30, e a concentração estará localizada na Avenida Jornalista Roberto Marinho. O percurso começa na Marginal Pinheiros, com saída da ponte Estaiada, seguindo pela Via Expressa até a altura da ponte transamérica, com a volta pelo mesmo trajeto, totalizando 10 km de passeio. As inscrições estão disponíveis no www.yescom.com.br.

Workshop com Ronaldo Huhm 2a Edição


19/03/ -

O mundo está mudando. O mundo da bicicleta também. E rápido. Com esse pensamento, Ronaldo Huhm técnico especialista da Shimano (BIC) e João Magalhães (marketing Viva!), juntaram know-how e esforços para realizar este projeto de Workshops que tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento do mercado através da disseminação de informações.

Sendo assim, no dia 15 de Março foi realizado o segundo Workshop de Atualização de Mecânicos em Niterói, estado do Rio, que contou com a presença de 7 profissionais das lojas da região. Nos mesmos moldes do workshop realizado um mês antes no Rio quando tivemos a presença de 19 profissionais do mercado, Ronaldo abordou tópicos importantes como sistema de transmissão, técnicas de alinhamento de quadro e gancheira, freio a disco hidráulico, etc.

Com uma abordagem direta, bem humorada e prática com demonstrações realizadas na hora numa bicicleta Specialized, Ronaldo consegue total envolvimento dos participantes criando um ambiente favorável para a troca de informações e excelente sinergia do grupo.

“Passar informações é a maneira mais eficaz de ajudar na melhoria da qualidade de serviços e no trato com componentes cada vez mais tecnológicos”, é o que diz Ronaldo Huhm, há três anos atuando como técnico especialista da Bic-Shimano em São Paulo. “Às vezes vou muito além da informação técnica e dou conselhos aos mecânicos tipo: estudar Inglês, fazer cursos e workshops e se atualizar sempre. O mecânico tem que se valorizar como profissional. O mercado está crescendo, o mundo já está globalizado. Não é porque você trabalha em uma oficina pequena que não vai procurar aprender mais: amanhã aparece na sua loja uma bike com componentes top e você perde o cliente”.

Segundo um dos participantes, Dave Macknight proprietário da Camellos Bike em Niterói, iniciativas deste tipo são muito positivas para o mercado. Dave compartilhou com o grupo experiências suas como ciclista e lojista, ajudando a enriquecer o evento. Outra participação importante foi de Julierme Genovez, proprietário da Ciclo Genovese, de Castelo, ES, que viajou até o Rio apenas para participar do workshop.

No Sábado foi realizado num Hotel em Copacabana um modelo de workshop para atender ao consumidor final com dicas de mecânica básica. Segundo Zélia e Pedro Cascardo donos da Alltrack Bikes e Edu Bernhardt representante da ONG Transporte Ativo, presentes ao evento, a iniciativa de um workshop para consumidor final é muito boa e tem que ser apoiada pelas marcas de referência do mercado.

O Workshop de Atualização de Mecânicos é um esforço de objetivo institucional e não de marketing. Em um mundo ainda mais transformado pela crise mundial, cada vez mais as pessoas irão procurar pelas coisas simples da vida e de preferência, ecologicamente corretas, como a bicicleta. E cada vez mais pessoas estão descobrindo o cicloturismo, o transporte alternativo não poluente e o estilo de vida leve da bike. É preciso acompanhar estas mudanças e estar preparado para elas. E o Brasil tem um potencial gigante para a bicicleta.


:: Destaque aos patrocinadores do evento.

O Workshop para Ciclistas e o Workshop de Atualização de Mecânicos realizado em Niterói contaram com o IMPORTANTE APOIO de: Alltrack Bikes; Site PEDAL.com.br, Shimano Latin América; Vanguarda Sports e Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro.

No Atlântico, Ericsson 4 promete buscar vitória da etapa após Cabo Horn

19/03/

Tripulação do Ericsson 4 comemora passagem e segue para o RJ

Após a alegria e as dificuldades enfrentadas pelas tripulações da Volvo Ocean Race ao contornarem o Cabo Horn no último dia, as equipes voltam a se focar nas últimas milhas a serem velejadas para chegarem ao término da maior etapa da história da regata, no Rio de Janeiro. E Torben Grael e seus tripulantes, os 2º colocados a rondar o local, prometem que irão buscar o Ericsson 3, líder da etapa, para chegarem primeiro ao Brasil, o que garantiria a 3ª vitória deles.

"Neste momento a tripulação voltou ao trabalho com força total, todos com o mesmo objetivo: quebrar a tradição e chegar ao Rio em primeiro lugar", disse o proeiro Ryan Godfrey, se referindo a tradição que diz que quem passa em primeiro pelo Cabo Horn, chega em primeiro no destino fina.. "Nós conseguimos manter nossa vantagem sobre o Puma e continuamos na cola do Ericsson 3, mas sabemos que o barco e velas deles são muito rápidos e vamos ter muito trabalho para superá-los", completou.

Godfrey contou que nos últimos dois dias, os velejadores dormiram entre 1 e 2 horas, graças ao trabalho para cruzar a fronteira dos oceanos Pacífico e Atlântico. Ele afirma que eles devem ter mais tranqüilidade de acordo com que se afastam da costa.

" As últimas 48 horas foram muito intensas a bordo do Ericsson 4. A combinação das grandes variações de velocidade e direção dos ventos com o fato de estamos velejando muito próximo à costa significou muitas trocas de vela e poucas horas de sono. A maioria a bordo dormiu uma ou duas horas nos últimos dois dias, estamos todos muito cansados. Esperamos que agora, conforme nos afastamos da costa, possamos voltar ao nosso sistema de turnos", disse.

Classificação - A liderança permanece na equipe de Magnus Olsson, que comanda o Ericsson 3. A distância entre ele e Torben passou para 46 milhas após cambarem ao norte, já no Atlântico.

O Puma, de Ken Read, se mantém a 128 milhas de distância do Ericsson 4, enquanto o Green Dragon é o quarto colocado, com uma desvantagem de 208 milhas do líder. A tripulação irlandesa do barco comemorou durante a passagem pelo Cabo Horn o St Patrick´s Day, data tradicional da Irlanda.

Já o Telefonica Blue é o único barco que resta cruzar o Cabo Horn. A equipe espanhola deve alcançar a marca até a manhã desta quinta-feira (19). Eles conseguiram diminuir a distância para o líder e acumulam 691 milhas para o primeiro barco.

Já na África do Sul, brasileiros aguardam ansiosos início da Cape Epic

Por Rafael Niro | 18/03/2009 -

Estamos agora no aeroporto de Cape Town e com muitas outras duplas brasileiras. Até agora tudo certo e estamos ansiosos. O vôo estava vazio e conseguimos dormir bem.

Hj às 7h em Johansbrugo estava 14ºC, mas a previsão é de tempo mais quente durante a prova.

Mais noticias na parte da tarde. Lembrando que o fuso horário é de 5 horas.