quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Piloto que sofreu acidente no Dakar sai do coma

21/01/09 - 17:55

Piloto saiu do estado de coma

O piloto espanhol Cristóbal Guerrero, que sofreu um grave acidente na 10ª etapa do Rally Dakar, no dia 13 de janeiro, está se recuperando e saiu do estado de coma.

De acordo com agências internacionais, os médicos dizem que Guerrero poderá ficar com seqüelas, mas ainda não é possível definir quais são, apesar de seu quadro ter evoluído.

Mesmo assim, o estado de saúde é considerado grave. A medicação do coma induzido foi suspensa e ele deve acordar dentro de três ou quatro dias. O piloto encontra-se em um hospital na cidade de Santiago, capital do Chile. O acidente aconteceu em Copiapo, ao norte do país.

Nova equipe de Downhill fortalece o circuito mundial

21/01/ - 12:05

Na semana passada, Nathan Rennie e Mitch Delfs foram anunciados como pilotos da nova equipe de DH: Kenda/Morewood. Além destas duas marcas, a BOS Mountain Bike Suspension também entra na jogada com o patrocinador oficial. O contrato foi firmado na semana passada.
Rennie e Delfs usarão as suspensões dianteiras Idylle, Idylle Pro e a traseira Stoy. A BOS é famosa pelas suas qualidades em desenvolvimento e forma de preparação em suspensão. Seja, de carro, moto ou bike. O lendário Nicolas Vouilloz quem o diga; dois títulos mundias de DH foram com a marca.
Para Jean Christophe Charrier, diretor de marketing da BOS, não há melhor opção do que uma equipe nova no circuito: “Para nós firmarmos no segmento do MTB, não há melhor opção do que a equipe Kenda Morewood. Uma equipe nova, mas com dois pilotos qualificados que vão somar nas nossas pretenções.”
Ele acrescenta que o objetivo é fazer com que o público tenha um melhor acesso as suspensões, trocando idéias com os mecânicos, dúvidas e informações com os pilotos.

Sundown patrocina passeio ciclístico no aniversário de São Paulo

21/01/ - 12:00



A Brasil & Movimento, detentora da marca Sundown, estará patrocinando o Pedal do Aniversário de São Paulo.

Organizado pelo CAB - Clube dos Amigos da Bike, em parceria com a Prefeitura do município, o evento faz parte das ações oficiais de comemoração dos 455 anos de fundação da cidade, no dia 25 de janeiro.

Em sua quarta edição, o passeio percorrerá um trajeto de aproximadamente 35 quilômetros por diversos locais da cidade, incluindo a passagem pelo centro histórico, e reunirá ciclistas de todas as idades e regiões da metrópole.

O ponto de encontro será às 09 horas no Parque das Bicicletas, localizado na esquina das Av. Ibirapuera e Indianópolis no bairro de Moema, e a previsão de duração do passeio é de três horas.

A inscrição deve ser feita pelo link: http://www.cab.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=627&Itemid=167 , e todos os inscritos concorrerão a uma Montain Bike Sundown Metal Fox no final da pedalada.

Tour Down Under

21/01/ - 06:55

O regresso oficial de LANCE ARMSTRONG às competições não representou para o ciclista norte-americano grandes dificuldades, a não ser a provocada pelas elevadas temperaturas da Austrália.
O ciclista da equipe Astana terminou a 1ª etapa do Tour Down Under, disputada nesta terça-feira 20 de janeiro, integrado no pelotão, com o mesmo tempo do vencedor, o alemão ANDRE GREIPEL do Team Columbia.
"Nos pequenos desníveis da etapa me senti muito forte. A temperatura de mais de 40 graus foi dura de suportar. Um calor desta ordem afeta muito o desempenho dos ciclistas. Não podemos estar ao melhor nível nestas condições. Devo ter bebido 15 a 20 garrafas de água", disse o americano.
ARMSTRONG espera pelos próximos dias para fazer uma avaliação mais precisa das suas condições físicas.
"Vamos ver etapa a etapa, mas me sinto forte. Veremos o que vai acontecer", acrescentou.
Já o belga JOHAN BRUYNEEL, diretor esportivo da equipes Astana, se mostrou "aliviado" com a reestréia do americano:
"Estávamos um pouco ansiosos, mas fiquei confiante ao ver como ele se sentiu cômodo ao longo da etapa".
"Um pouco mais de tempo e voltará a sua melhor forma. Continua a ser a mesma pessoa de antigamente, mas, apesar da sua condição física ser boa, terá de participar de várias competições para encontrar o seu ritmo, pois as provas são diferentes dos treinos", explicou.

Luta dos velocistas

A etapa inaugural de 140 km do Tour Down Under foi disputada entre as localidades de Norwood e Mawson Lakes.
Com terreno totalmente plano, a jornada foi definida no sprint final, com GREIPEL superando nos metros finais os australianos BADEN COOKE (UniSa), STUART O'GRADY (Saxo Bank) e ROBBIE MCEWEN (Katusha).
Em 2008 ANDRE GREIPEL venceu 4 etapas e conquistou o título do evento.

Classificação individual da 1ª etapa:
1 André Greipel (Ger) Team Columbia - em 3.45.27 (37.2 km/h)
2 Baden Cooke (Aus) UniSA - MT
3 Stuart O'Grady (Aus) Team Saxo Bank - MT
4 Robbie McEwen (Aus) Team Katusha - MT
5 Jacopo Guanieri (Ita) Liquigas - MT
6 Allan Davis (Aus) Quick Step - MT
7 Willem Stroetinga (Ned) Team Milram - MT
8 Timothy Gudsell (NZl) Française des Jeux - MT
9 Luca Barla (Ita) Team Milram - MT
10 Andréa Grendene (Ita) Lampre - N.G.C - MT
120 Lance Armstrong (USA) Astana - MT

Scott perde parte do time e é obrigada a largar com time desfalcado no Tour de San Luis

21/01/- 06:50

A equipe Scott/ Marcondes César/ São José dos Campos passou por maus bocados no primeiro dia do Tour de San Luis, que começou ontem e termina no dia 26. A menos de duas horas do início da prova, ela foi impedida de competir com o nome do time, tendo que virar “seleção nacional” e ainda não pôde contar com a presença dos argentinos. Assim, o time brasileiro começou sua participação com Renato Seabra, Magno Prado, Pedro Nicácio e os irmãos Maurício e Fabrício Morandi. Jorge Giacinti entrou para a Seleção Argentina A (os argentinos competem com três equipes). Já Matias Médici e Edgardo Simon ficaram de fora, pois não sobraram vagas no time argentino.

O motivo foi o não recebimento das documentações originais da Scott pela UCI. De acordo com a equipe, os documentos foram enviados, mas por algum motivo, não chegaram ao destino.

“Foi um dos maiores golpes que já sofremos desde nossa fundação. Antes de viajarmos para a Argentina, tínhamos a confirmação de que estava tudo certo. Quando cheguei ao congresso técnico, um dia antes da competição, fui notificado pelo diretor sobre essa carência da documentação e logo em seguida fizemos contato com a CBC, que imediatamente conversou com o diretor da prova. Até então, duas horas antes da prova, parecia que tudo estava certo”, explicou José Carlos Monteiro, técnico da Scott.

Segundo Carlinhos, quando a equipe recebeu a notícia de que não poderia participar, entrou novamente em contato com a CBC, que reenviou por fax os documentos, confirmando que a Scott estava devidamente credenciada e apta a competir, mas, mesmo assim, a UCI recusou a participação do time, que está em seu terceiro ano como equipe continental. A Confederação Argentina de Ciclismo também interveio no impasse, mas sem sucesso.

Problemas em prova

Além do problema com a organização, a equipe se envolveu em um acidente a 3 km da linha de chegada. Os ciclistas Magno Prado, Pedro Autran Nicacio, Mauricio Morandi e Fabrício Morandi se envolveram em um acidente com mais de 20 ciclistas, perdendo segundos valiosos na competição. A melhor colocação da equipe no dia foi de Renato Seabra, 27º, com o mesmo tempo do vencedor, o italiano Mattia Gavazzi (Diquigiovanni). O brasileiro Murilo Fischer, que compete pela equipe italiana Liquigas, completou a etapa em quinto. Já o italiano Ivan Basso, grande nome da prova, ficou em 56º, com o mesmo tempo do vencedor. A prova segue nesta terça-feira com a segunda etapa, entre La Toma e Mirador Del Potrero, com 174 km, com previsão de término no início da noite (horário de Brasília).

CHARGE DO DIA

Thiago e Natalia vencem em Poços de Caldas

21/01/ - 06:45

O ciclista Thiago Nardin, de 20 anos, que foi contratado este ano pela equipe de ciclismo de São Caetano do Sul(Cesc/Sundown/Nossa Caixa/Calypso/Maxxis) foi o vencedor da 50ª Prova Ciclística da Comarca de Poços de Caldas-MG, realizada neste domingo (18). A equipe do ABC ainda subiu ao pódio com o experiente Raul Cançado, que ficou na terceira posição.

Em sua terceira prova pela equipe do ABC, Thiago Nardin, de 20 anos, conquistou sua primeira vitória na temporada.O vice-campeão da corrida foi Andrey Ortiz, que compete por Sorocaba.

“Estou muito feliz com essa vitória. Estou começando o ano com o pé direito”, declarou Thiago Nardin, que começou a competir pela equipe do ABC nesta temporada. “Considero esse resultado importantíssimo, já que a prova foi muito disputada e as principais equipes do Brasil estiveram presentes”, disse ele, que já tinha disputado outras duas provas neste ano: a Copa América de Ciclismo, quando ficou na 12ª colocação, e o 1º Mundialito de Ciclismo.

Logo no começo da prova, que teve 1h40min de duração, Thiago Nardin e mais sete ciclistas escaparam em uma fuga. Trinta minutos depois, outros cinco atletas, entre eles, Raul Cançado, encostaram nos lideres. No entanto, esse grupo ficou reduzido a apenas oito atletas quando faltavam 20 minutos para o término da corrida. “Quando faltavam seis voltas, decidi imprimi um ritmo mais forte e ataquei. Com isso, consegui vencer escapado”, contou Nardin.

Quem também comemorou muito a vitória foi o treinador da equipe de São Caetano do Sul, Paulo Márcio Ferreira, o Melão. “Nossa expectativa era que o Thiago terminasse entre os dez primeiros colocados já que o circuito não lhe era favorável. No entanto, ele fez uma excelente estratégia e conseguiu uma vitória muito importante”, afirmou. “Ele é um ciclista jovem e promete bastante para esse ano”, acrescentou o técnico, lembrando que seu pupilo foi o único atleta Sub-23 a ficar entre os quinze primeiros na Copa América.

Melão também elogiou o desempenho de Raul Cançado. “O Raul também teve um ótimo rendimento. Ele é um atleta rápido e inteligente”, completou.

A Memorial/Prefeitura de Santos/Giant, teve um excelente resultado com a ciclista Camila Coelho, que obteve a segunda colocação da categoria Elite Feminino, na 50ª Prova Ciclística da Comarca de Poços de Caldas/MG.
A ciclista que é uma das novas contratadas da Memorial para a temporada 2009 (Luzia Bello e Maira Hendi, são as outras novidades), foi superada no sprint final por Natália Lima (São José dos Campos), numa disputa bastante apertada.

“Fiquei bastante contente com meu desempenho aqui em Poços de Caldas. É minha terceira competição na Memorial e já consigo um bom resultado para o time, onde a cada dia me ambiento mais, e sinto minha forma evoluir a cada treino e competição”, comentou a jovem Camila.

A equipe Memorial/Prefeitura de Santos/Giant, na temporada 2009, conta com os patrocínios da Memorial Necrópole Ecumênica e Prefeitura de Santos, Fundação Pró-Esporte de Santos, co-patrocínios de Giant, Vzan, CST Pneus e Oakley além do apoio de VO2Max, Fitiness Shop Suplementos, Clínica Orto Center, Exustar, Profile, Polisport e MadMar Emergências.

Vale lembrar também que a prova foi a estréia da equipe SEME/Rio Claro de Ciclismo na Temporada 2009, bem como, a estréia de 2 integrantes da mesma.

Reinaldo Varela e Marcos Macedo ansiosos pelo Dakar 2010











21/01/ - 06:35

Varela e Marcão sairam do Dakar na 5ª etapa

Nem mesmo acabou o Dakar 2009 e a dupla brasileira Reinaldo Varela e Marcos Macedo já pensa na próxima edição da prova. Os brasileiros tiveram problemas em sua Mitsubishi L200 e abandonaram a competição no quinto dia. O navegador Marcão contou com a experiência de Varela para chegar ao sonho de competir o Dakar.

A prova realizada na América do Sul contribuiu para a grande participação de brasileiros na prova – onze veículos – e o piloto da dupla garante que a facilidade é maior. “Fica viável se a prova for aqui na América do Sul novamente, vamos nos animar para tentar de novo. Dessa vez queremos completar o percurso”, disse Varela.

Mas o desejo de participar do maior rali cross-country do mundo teria que ter grandes problemas, dentre eles, a poeira. “A grande dificuldade que tivemos mesmo foi largar lá atrás, comendo poeira. Aliás, nunca vi tanta poeira na minha vida! As vezes que atolamos foi por causa disso: com medo de bater em alguém que estava escondido na poeira, tirava o pé e atolava. Foi uma doideira, corrida maluca. Até o Reinaldo comentou que assustou um pouco com as dificuldades que aconteceram no começo da prova. Especiais difíceis, muita areia e não esperávamos isso”, contou Marcão.

Estreante na prova, o navegador não escondeu a frustração de não completar seu sonho. Mesmo empolgado, Macedo está certo que voltará e terminará a prova. “Era o meu sonho ter participado do Dakar e infelizmente não completei. Vou dizer que pela grandeza e por estar envolvido com grandes pilotos, é exatamente o que eu esperava. A parte técnica me deixou decepcionado, teve mudanças no meio do percurso e eu não concordo muito com isso. Mas tirando isso, era tudo que eu esperava. Se tiver a chance eu quero voltar para o Dakar, não vou sossegar até terminar essa prova”, afirmou Marcos.

Desafios- Com apenas cinco dias de prova, Reinaldo e Marcão encararam desafios que não foram vistos em campeonatos realizados no Brasil, inclusive o Sertões. “A prova é toda diferente: as dunas, o circuito, o piso. A areia parecia um talco fino, entrava em todos os lugares e só tinha visto um rali parecido no Paraguai. Comparando com a África, é completamente diferente”, lembrou Varela.

Uma das reclamações da dupla, principalmente do navegador, foi em relação a parte técnica da prova. Acostumados com planilhas detalhadas das provas brasileiras, Marcão sentiu certa dificuldade para ‘guiar’ Reinaldo. A linguagem da planilha foi complexa. No Brasil, quando você recebe o livro, tem uma tabela com todos os símbolos. E descobrimos que a simbologia no Dakar era da FIA. Tentamos dar um jeito e quando não sabia o que estava escrito lá, falava para o Reinaldo ‘vai no visual que quando chegar perto você descobre o que é’”, contou.

Já o piloto, experiente na competição, afirma que esta edição do rali foi uma das mais complicadas que já competiu. “Nossa participação não foi das melhores, terminou muito cedo. Mas foi mais um aprendizado. No rali, a gente pensa que conhece de tudo, mas acaba encontrando novas situações. Este foi um Dakar muito difícil e todos os competidores falam a mesma coisa, que as especiais são muito longas e que a dificuldade é grande. Não dava tempo de se recuperar em caso de problema”, finalizou Varela.

Hoffmann quer manter o domínio no Piocerá

21/01/ - 06;31

Os pilotos da categoria motos que se cuidem. Sandro Hoffmann garantiu sua participação na categoria Máster do Rally Piocerá, que será realizado nos próximos dias 26 a 31 de janeiro. Natural de Guarapari, no Espírito Santo, Hoffmann corre no evento desde 2002 e venceu seis das sete edições que competiu.

O currículo de Sandro é recheado de conquistas. Além dos seis títulos do Piocerá, ele venceu cinco vezes o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, evento oficial da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), dos anos de 2001 a 2006 – sendo considerado um dos melhores pilotos da modalidade no país.

Experiente, Sandro está animado com o início do Piocerá, que abre a temporada do off-road no Brasil. Entre as novidades desta edição está a apuração da prova, que neste ano contará com um novo sistema de controle dos competidores em cada ponto da corrida, segundo a segundo, chamado Rastro Totem.

“A expectativa está grande pelo fato de a apuração ser nova para mim e para grande parte dos pilotos. Vai ser uma apuração via satélite, e se tudo der certo será um grande passo. Fico muito feliz que o Piocerá esteja trazendo essa inovação”, disse Sandro, que também venceu o Enduro da Independência em 2001 e 2006.