terça-feira, 11 de novembro de 2008

CHARGE DO DIA

Fogo destrói cerca de 70 mil hectares no Parque Nacional da Chapada Diamantina










Incêndio preocupa municípios vizinhos

11/11/08 - 19:h37

Os focos de incêndio, registrados desde o mês passado na Bahia, tomaram cerca de 70 mil hectares do Parque Nacional da Chapada Diamantina. A área corresponde a metade da área do parque. De acordo com informações da Agência Estado, cerca de 300 pessoas, entre voluntários, brigadistas do Ibama e bombeiros, trabalham para controlar o incêndio.

Representantes do governo da Bahia, da secretaria do Meio Ambiente, da Coordenação Estadual de Defesa Civil, Ibama e bombeiros irão se reunir nesta terça-feira para realizar um balanço e definir novas estratégias para o combate.

De acordo com Célio Pinto, superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), helicópteros da PM e aviões contratados pelo governo do Estado também auxiliam no combate aos focos.

Além do Parque Nacional, municípios próximos à região também foram atingidos. Os incêndios são comuns na época do ano por conta do calor na Chapada. Celso Pinto afirma que desta vez, a situação é preocupante, pois além das condições climáticas, há investigações

Organização adia o Brasileiro de Canoagem Onda 2008

11/11/ - 19:h35

Por conta de questões administrativas, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Onda, que seria disputado neste fim de semana, teve que ser adiado. O superintendente da modalidade na Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) emitiu uma nota de esclarecimento. Segue a nota na íntegra.

É com muito pesar que comunicamos o adiamento do Campeonato Brasileiro de Canoagem Onda 2008 que aconteceria na cidade de São Francisco do Sul (SC), nos próximos dias 14, 15 e 16 de novembro.

O adiamento decorre de questões técnico administrativas imprescindíveis à realização da competição, cujos atos não poderiam ser postergados. Tais questões são atreladas diretamente à política desportiva estadual de recursos do FUNDESPORTE, cujo ônus, diga-se de passagem, não dependia exclusivamente do Comitê Organizador do Evento, pois não poderíamos pagar premiações e estrutura do evento na atual conjuntura. Em vista disso, optamos por adiar a data do evento até que tais procedimentos se restabeleçam e proporcionem a realização do evento em seus ulteriores termos.

A CBCa e o Comitê de Canoagem Onda em breve estarão divulgando a data de realização do evento.

Vendée Globe chega ao terceiro dia já com desfalques

11/11/ - 19:h30

Um dos maiores desafios da vela oceânica mundial teve largada na cidade de Lês Sables d’Olonne, na França, no último sábado. A Vendée Globe conta com 30 barcos na disputa pela volta ao mundo solitário. Dentre os competidores, 18 são franceses, 6 britânicos, 2 suíços e um representante da Espanha, Canadá, Estados Unidos e Áustria.

Alguns dos barcos foram projetados exclusivamente para a prova, as apostas ficam com mastros-asa elípticos e uso de ligas incomuns para as quilhas. No percurso da prova, as novidades da edição são Ice Gates, linhas imaginárias que as embarcações devem passar para evitar que mergulhem em altas latitudes e encontrem icebergs.

Os ventos de mais de 50 nós (aproximadamente 92 km/h) formaram ondas de mais de seis metros que devastou alguns barcos da prova. O suíço Bernard Stamm foi um dos competidores que sofreu com as ações da natureza e teve que retornar ao porto após chocar-se com um barco pesqueiro.

Faltam 23260.6 milhas náuticas (43.078,63 quilômetros) para o fim da prova e a liderança está com Jean-Pierre Dick, a bordo do Paprec-Virbac 2. Apenas a 2,4 minhas náuticas, 44 quilômetros, em segundo está o comandante Loïck Peyron com o Gitana Eighty e em terceiro, Roland Jourdain e o Veolia Environnement, 0,5 milhas náuticas de distância do segundo (cerca de 9,6 quilômetros).

Números - A organização apresentou os números da Vendée Globe 2008/2009, que arrecadou 7,3 milhõe de euros. Do patrocinador Sodebo, 2,65 milhões; 2,8 milhões do Estado de Vendée; 1 milhão da prefeitura de Lês Sables d’Olonne, local da largada; 250 mil da Câmara de Comércio local e mais 600 mil de fornecedores e merchandising.

Erros de estratégia tiram SOS Mata Atlântica da liderança no Mundial










Zé Pupo reclamou do rio que não tinha água

11/11/08 - 19:h139

José Pupo, Sílvia Guimarães, Mateus Ferraz e Fábio Batista colocaram a equipe Motorola SOS Mata Atlântica na liderança do Mundial de Corrida de Aventura 2009, mas de acordo com o capitão, erraram na estratégia, o que os colocou na 19ª posição no final da prova.

Com uma costela quebrada após uma queda no trecho de mountain bike, Zé Pupo continuou a prova com dores e dificuldade para respirar. “Mas não foi isso que impediu a progressão da equipe. Erramos na estratégia, que é o nosso forte”, lamentou ele.

Pupo explicou que o erro foi que após o PC4, quando eles estavam com o pelotão da frente, eles chegaram ao PC5 com um sol muito forte e calor intenso e pararam apenas uma hora para descansar, o que era obrigatório, em vez de ficarem mais tempo lá esperando a temperatura cair, como fizeram os atletas da OrionHealth, Nike e Oskalunga.

“Essa decisão foi muito errada. É só olhar as tabelas da prova para ver que quem parou lá estava nas primeiras posições ao fim da prova, porque eles se pouparam na primeira metade da prova. Depois disso, a outra parte com parada obrigatória estava muito longe e não tivemos a humildade de parar para descansar em pontos não obrigatórios. Foi uma estratégia burra porque estávamos desgastados e as nossas progressões foram lentas”, recordou o atleta.

Mais uma tentativa - Zé Pupo conta que eles ainda enxergaram uma chance de recuperação, após duas estratégias falhas, que seria na perna que eles mais alcançam bons resultados, a canoagem.

“Depois de mais um descanso, fomos para a segunda canoagem, que não teve, não tinha água no rio e aí selamos o nosso destino. Errar na estratégia me dói porque sempre me diferenciei na estratégia e não na força”, disse Zé Pupo, que anunciou sua aposentadoria das corridas de alto rendimento e performance.

Rally Nova Itália tem novidades em prova noturna






11/11/ - 19:h22


A última etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade, o Rally Nova Itália, acontece na cidade de Severiano de Almeida (RS) nos dias 14 e 15 de novembro. A prova irá misturar percursos de asfalto e estradas de terra.

Na sexta-feira, pilotos e navegadores partem após a cerimônia de abertura, para duas especiais da competição, a partir das 21h. Os dois trechos cronometrados passarão pelo centro da cidade até a Prefeitura. Após este trajeto, 80% da prova será em estradas de terra, já considerada a segunda especial da noite do dia 14.

Durante o sábado, serão disputadas mais onze especiais, duas a mais do que estava programada anteriormente. A última prova do calendário do rali de velocidade irá definir campeões nas categorias N4, N2 e A6. Nas demais categorias, os títulos foram conquistados por antecipação.

A expectativa da organização é de 25 duplas participarem do Rally Nova Itália. Cerca de 19 duplas já garantiram a presença na prova, que também valerá pelo Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade

Massa diz que Schumacher não terá moleza no Desafio das Estrelas em SC











Ingressos para prova de kart organizada pelo piloto brasileiro estão à venda

11/11/ - 10:h31

Massa promete divertir o público em 'duelo' contra Schumacher em Florianópolis Pelo terceiro ano consecutivo, Florianópolis se prepara para receber o Desafio Internacional das Estrelas, prova de kart organizada pelo piloto Felipe Massa. Vice-campeão mundial, o brasileiro garante vai fazer jogo duro para derrotar o alemão Michael Schumacher, atual vencedor da corrida.

- Michael é um cara que leva muito a sério o que faz. Acredito até que esteja mais bem preparado desta vez, já que vem correndo regularmente de moto. Em 2007, ele mesmo cuidou da calibragem dos pneus e não deixou nem seu mecânico saber qual era o seu acerto. Mas ele não vai ter a mesma moleza – provoca Felipe Massa, campeão em 2006 e quinto colocado em 2007.

Além de Massa e Schumi, o Desafio das Estrelas contará com a presença do tetracampeão da Nascar, o americano Jeff Gordon, e de Vitantonio Liuzzi, campeão mundial de kart em 2001. O italiano participou da prova em 2006, quando ficou em oitavo lugar.

- É mais um grande nome na prova. Ele estava acertado para vir também no ano passado, mas cancelou a vinda porque estava resolvendo o futuro – explica Massa.

A competição será realizada no dia 30 de novembro, no Kartódromo Internacional dos Ingleses, em Florianópolis. Com a reforma do local, a capacidade de público aumentou de dez para 15.000 torcedores. Os ingressos já estão à venda e vão de R$ 30,00 (arquibancadas) a R$ 1.200,00 (camarotes para dez pessoas).

Honda quer ter Schumacher na temporada 2009 do Mundial de Superbikes












Heptacampeão, no entanto, diz que corre de moto apenas para se divertir

11/11/ - 10:h27
Schumi no teste no autódromo de Portimão A Honda quer ter Michael Schumacher, heptacampeão da Fórmula 1, na temporada 2009 do Mundial de Superbikes. O alemão, que anda se aventurando nas motos, testou o modelo da fabricante japonesa na última semana, no novo circuito de Portimão, em Portugal, e marcou o tempo de 1m48s5, 1s5 mais rápido que no início das atividades.


A divisão européia da Honda ofereceu todo o apoio técnico para o alemão disputar algumas corridas nas Superbikes em 2009. Por enquanto, Schumi confirma apenas a participação no campeonato alemão.


- Atualmente, minha vida está cheia de coisas boas: minha família, meus flhos, minhas viagens. Também gosto de futebol e acompanho as corridas de motos, especialmente o Mundial de Superbikes. É um mundo que me fascina e seguirei correndo em duas rodas na Alemanha em 2009 - diz Schumacher, em entrevista ao jornal espanhol "El Mundo Deportivo".

Schumacher não quer ter compromissos profissionais, assim como na época de Fórmula 1. O alemão diz que corre de moto apenas para se divertir.

- Não quero entrar em um mundo e estar obrigado a competir. Por isso, só disputarei algumas corridas na Alemanha. Não quero ganhar, apenas me sentir como um piloto. As provas de moto são mais difíceis que as de carro. Um erro nas quatro rodas te permite continuar. Em duas, é mais difícil: você cai.

Equipe Memorial domina pódio do 5º Tour de Mato Grosso de Ciclismo

11/11/ - 10:h14

A equipe de ciclismo Memorial/Prefeitura de Santos/Giant/Nossa Caixa dominou o 5º Tour de Mato Grosso de Ciclismo Olímpico, realizado no último domingo, 9 de novembro. A prova passou por regiões como a Chapada dos Guimarães e teve André Pulini, da equipe santista, como grande campeão.
Os quatro primeiros lugares do pódio ficaram com a equipe da Memorial, sendo que Pulini venceu as duas etapas. O 2º lugar ficou com Antonio Nascimento, o Tonho, seguido por Marcos Novello e Eduardo Pinheiro. "Foi muito bom vencer esta etapa e o geral individual do Tour de Mato Grosso. Somaremos bons pontos para a equipe na classificação geral por equipes do ranking brasileiro e, para mim, na individual", declarou Pulini.
A prova valeu pontos para o ranking nacional, o que garantiu ainda mais a liderança do time santista na disputa por equipes. O líder no ranking individual também é da equipe, mas Armando Camargo, o Piá, não competiu no Tour de Mato Grosso.
Agora, Pulini foca o seu treinamento nas duas próximas competições. . "Estou trabalhando forte, visando, também, as próximas competições, como os Jogos Abertos do Interior e a Volta de Santa Catarina", completou o campeão. Os Jogos Abertos tiveram inicio ontem, 10 de novembro, em Piracicaba, interior paulista, e seguem até o próximo dia 23.
O técnico da equipe, Cláudio Diegues, ficou bastante satisfeito com o desempenho de seus atletas. "Já havíamos participado do Tour em 2006, com a vitória do Tonho. Estamos de volta e felizes com mais um grande resultado. Agora vamos em busca do título dos Jogos Abertos", comentou Diegues.

Equipes fazem últimos preparativos para a Haka Race Ubatuba


Atletas evitam o favoritismo na prova
Além das modalidades da competição, prova terá canoagem





11/11/ - 09:h55
A Haka Race acontece a menos de uma semana e as equipes já se preparam para o desafio, que pela primeira vez será realizado em uma cidade litorânea, em Ubatuba (SP). A briga pelo título esquenta para a última etapa e os três primeiros colocados de cada categoria estão bem próximos do título. A competição acontece no dia 15 de novembro, às 9h, na praia das Toninhas.

As equipes evitam falar sobre favoritismo, e destacam a boa preparação e a competitividade dos times. “Tantas coisas acontecem numa corrida de aventura, que seria leviano nos considerarmos favoritos. Estamos na briga, mas em condições iguais às de várias equipes”, declarou Frederico Reis, da Lebreiros que compete na categoria Pró Mista. A liderança na categoria é da equipe Saci, seguida pelos dois times da Lebreiros.

Lucas Dezotti, capitão da Barbabrothers, acredita que será difícil conquistar a vitória. “Uma colocação entre as três melhores equipes já será uma grande conquista”, contou. Na categoria Pró, a primeira colocação está com a ARS São Francisco Clínicas, seguida pela Cicloaventura e em terceiro, a Barbabrothers.

Canoagem e Sport - Nesta etapa da Haka Race, a organização optou pela inclusão da modalidade canoagem. Para algumas equipes, a prova tem um fator positivo, para a grande maioria, será uma incógnita.

“Neste ano nossos objetivos foram mais lúdicos. Por isso, priorizamos a modalidade que gostamos mais, que é o mountain bike. A canoagem em Ubatuba será uma incógnita. Por isso, a idéia é se concentrar na navegação e ‘socar’ a bota até o final”, disse Dezotti.

Outro fator importante durante a prova de canoagem e no restante do trajeto, comentou Ednilson Machado, da Endurance, que compete na categoria Sport, é a temperatura na cidade. “O objetivo é fechar o ano com uma grande prova, mesmo sabendo que correr no litoral não é tarefa fácil especialmente por causa do calor”.

Na categoria Sport, a liderança está com o time da Uscara, seguido pela Lebreiros e pela Bisonho Del Pátio – Salles Bikes/ AKSA. A Endurance, de Ednilson, segue na quinta posição.

Jean Coloca é Bi-Campeão do Granfondo do Brasil de Ciclismo















11/11/ 07:h50

O ciclista Jean Coloca, da equipe de ciclismo de São Bernardo do Campo (Metodista/São Bernardo do Campo/Sundown/Nossa Caixa/Kuruma), cumpriu o que havia prometido e conquistou o título do 3º Granfondo do Brasil de Ciclismo, que foi realizado neste domingo (9), entre Ubatuba e Parati-RJ, cidade do Litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro. Com a vitória, o atleta sagrou-se bicampeão da competição já que tinha vencido a prova no ano passado. Na segunda colocação ficou Fabrício Leprate, de São Paulo, seguido por Adriano Martins, que também compete por São Bernardo do Campo. O pódio ainda foi completado por João Carlos Vieira, de Caraguatatuba, que ficou em quarto lugar, e Fábio José, de Campinas.

“Estou muito contente pela vitória. É muito legal vencer duas vezes consecutivas uma competição como o Granfondo do Brasil de Ciclismo”, declarou Coloca. “Desde o começo da prova, recebi uma marcação muito forte. Na metade da prova, teve uma fuga que abriu quase três minutos do pelotão principal. Mesmo assim, consegui reagir e encostei quando faltavam 10 quilômetros. No final, eu arranquei e consegui vencer escapado”, contou o ciclista, que fez questão de ressaltar a ajuda do companheiro Adriano Martins, que chegou em terceiro lugar. “O Adriano me ajudou bastante para que eu conquistasse a vitória”, completou.

Neste ano, Jean Coloca já tinha vencido também duas das quatro etapas do Campeonato Paulista de Resistência. Atual campeão da competição, Coloca é favorito também para conquistar o bicampeonato. Nesta temporada, o atleta também ficou em terceiro lugar em quatro corridas: no 4º Giro Memorial A Tribuna de Ciclismo, na 65ª edição da 9 de Julho, na XXIV Prova Macapá Verão e no 12º GP de São José dos Campos de Ciclismo, além de obter uma quarta colocação na Volta Ciclística Internacional do Grande ABCD.

Se na principal prova da competição o campeão foi um brasileiro, na categoria Sênior-S2 (19 a 29 anos) Classe Pro o título ficou com o uruguaio Nestor Fabian, que compete pela equipe de Campinas. Na segunda posição, ficou Wagner da Silva, também de Campinas, seguido por Bruno Camargo, de São Paulo.

Aumento no número de participantes

O Granfondo do Brasil de Ciclismo comprovou que vem crescendo a cada ano. “Tivemos um aumento de 40% no número de participantes. Além disso, o evento aconteceu tranqüilamente, sem nenhum problema”, disse o diretor-técnico da Federação Paulista de Ciclismo (FPC), Gilson Alvaristo.

Inscrições para a final da Copa North de Enduro a Pé

11/11/ 07:h25

Trekking - A Copa North de Enduro a Pé chega ao final da temporada com a disputa da 10ª etapa no próximo dia 30 de novembro. A grande final promete ser bem acirrada, tanto para as categorias Graduados, quanto para os Trekkkers. Além do campeão 2008, a etapa também definirá o Troféu Bota de Ouro, entregue ao melhor contador de passos do ano.

A final será no Autódromo ECPA - Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, interior paulista. O local é conhecido por sediar competições com carros, mas dessa vez será o local de chegada e largada dos trekkers. Boa parte do percurso será na Estação Experimental de Tupi, uma reserva natural.

"Muitos competidores ainda se recordam do evento realizado no Horto Tupi, em 2005. Somente um local de rara beleza, muito verde e ambiente incomum como o Horto, para ficar na memória das pessoas, mesmo após quase quatro anos. Ainda hoje é considerado por muitos, como a prova mais marcantes que participaram", afirma Sílvia Andreo, uma das organizadoras do evento. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.northbrasil.com.br.

O campeão Tinker Juarez está de volta ao Brasil - MTB 12 Horas

11/11/ 07:h20

O norte americano vem em busca do tri no Brasil


O mais novo parque para a prática do mountain bike no Brasil, o Bike Park São Silvano traz para o Brasil uma grande atração para disputar a 13ª edição do MTB 12 horas, o norte americano, Tinker Juarez.

Esta será a quarta participação de Tinker Juarez no MTB 12 horas, onde teve duas vitórias e em sua última participação em 2006 abandonou a prova com pouco mais de 8 horas de prova após problemas em sua bicicleta, devido a forte chuva que aconteceu naquele ano.De volta ao Brasil, ele tentará o tri campeonato e se consagrar como o maior campeão solo da competição de todos os tempos.

Medalha de Ouro no Pan Americano de 1995, vice-campeão mundial em 1994, sete vezes campeão americano de mtb e 4 vezes campeão americano de 24 horas. Com 47 anos, Tinker Juarez é uma das figuras mais populares da modalidade no planeta, uma lenda que se especializou em provas de longa duração e que em 2001 entrou para o Hall da fama do mountain bike.

O MTB 12 horas é uma prova com doze horas de duração, que acontece neste fim de semana, dias 15 e 16 de novembro, com largada a meia noite, na Arena do Mountain Bike no Shopping Serrazul, no KM 72 da Rodovia dos Bandeirantes, em Itupeva (SP). A competição é mais uma promoção e organização do Sampa Bikers Club e patrocínio da Philips e Centauro. O co-patrocínio é do Shopping Serrazul e apoio de Água Crystal, Deuter, Solid Sports, Spec, Bell, Vzan, Gu, Madis, Headwear, Vipal , Bike Park São Silvano e UNIMED Campinas.

Mais informações da competição no site http://www.mtb12horas.com.br

Sam Hill de Specialized




















11/11/ -7:h15

Após a parceria multi-campeã entre Sam Hill, Iron Horse e DW - Link, a Specialized parece estar bastante interessada no piloto australiano. Apesar de não ter havido nenhum comunicado oficial, a Specialized lançou no Interbike deste ano, um modelo de DH montado com peças SRAM, Avid, Funn, garfo Boxxer Blackbox, guia E13, Pedivela Gravity e rodas DT, as mesmas que Sam Hill utilizava em suas bikes Iron Horse.

Durante a etapa do Campeonato Australiano, o piloto participou da corrida utilizando uma bike Specialized, sendo o mesmo modelo apresentado no Interbike. Tudo indica que uma nova parceria de sucesso esta para acontecer, uma vez que umas das marcas mais conceituadas do segmento podera ter como piloto um dos melhores pilotos do mundo.