quarta-feira, 12 de novembro de 2008

CHARGE DO DIA

Estudante brasileiro desaparece na Bolívia após anunciar escalada














Rodrigo Oleinski disse que iria escalar sozinho o monte Sajama.
Irmão deve chegar nesta quarta ao país para ajudar nas buscas.

12/11/08 - 15:h57

O gaúcho de Canoas Rodrigo Soares Oleinski, de 27 anos, desapareceu na Bolívia após dizer aos amigos que ia escalar o monte Sajama, que fica a 6.542 metros de altitude, na Cordilheira dos Andes. Segundo o pai do brasileiro, Rubem Oleinski, a família soube do sumiço na última sexta-feira (7), por meio de um telefonema da Faculdade Adventista, freqüentada por Rodrigo desde fevereiro deste ano.

Em entrevista ao G1, por telefone, Rubem disse que o irmão de Rodrigo viajou nesta terça-feira para a Bolívia na tentativa de obter mais informações e ajudar nas buscas. Segundo ele, Rodrigo não disse nada à família sobre a idéia de escalar o monte.

O Itamaraty informou que recebeu da família a informação sobre o desaparecimento e que está empenhado nos esforços para ajudar na localização de Rodrigo.

Foto: Arte/G1 Mapa localiza região de Cochabamba e de Oruro, onde fica o Parque Nacional Sajama (Foto: Arte/G1)Ele estuda Teologia na Faculdade Adventista, que fica no departamento de Cochabamba. Em sua página do site de relacionamentos Orkut, há muitas mensagens de apoio de amigos.

'Ele gosta de fazer as coisas sozinho'

De acordo com o diretor do curso de Teologia da Faculdade Adventista, Heber Pinheiro Salazar, os colegas de Rodrigo avisaram sobre seu desaparecimento no dia 31 de outubro. "Os amigos vieram me dizer que ele havia dito que passaria o final de semana e o feriado da segunda-feira em Oruro, pois queria subir o monte. Disseram que ele comprou equipamentos e saiu do internato sem autorização."


Segundo Salazar, o estudante brasileiro teria passado pelo Parque Nacional do Sajama e perguntado sobre a possibilidade de escalada sem acompanhamento. "Os funcionários do parque disseram que ele perguntou sobre a possibilidade de escalar sozinho o monte e que não comprou nenhum pacote guiado."

Salazar afirmou que Rodrigo já havia sumido uma vez para dormir perto de uma montanha próxima à região da faculdade. "Ele gosta de fazer as coisas sozinho, mas é um bom garoto. Não pensamos que ele faria algo assim". Os amigos contaram que ele deixou o passaporte e os documentos no alojamento, só levou consigo a carteirinha da faculdade.

No Parque Nacional do Sajama, não há registro do brasileiro. Segundo o diretor da faculdade, ele aparentemente foi avistado por uma camponesa num povoado perto do monte. "A faculdade enviou grupos de buscas e amigos dele também foram ao local. As equipes de resgate disseram que é uma região perigosa."

La Ruta de Los Conquistadores Começa Hoje

12/11/ 14:h14

A prova
A competição La Ruta de Los Conquistadores 2008, uma importante corrida de mountain bike, acontecerá mais uma vez na Costa Rica. Dessa vez, o evento será entre os dias 12 e 15 de novembro. Além do participante, a equipe de apoio também tem que ser organizada pelo atleta.

Categorias
Serão cinco diferentes categorias: Aberta, Feminino, Master A (entre 30 e 39 anos), Master B (entre 40 e 49 anos) e Veteranos (de 50 anos ou mais).

Beto Pandiani e Igor Bely chegam em Nova Caledônia


Velejadores ficarão uma semana em Nova Caledônia
Dupla completará 17 mil milhas navegadas

12/11/ - 14:h00

Após uma pausa de três meses, Beto Pandiani e Igor Bely chegam a Nova Caledônia para retomar a Travessia do Pacífico, expedição que eles fazem desde outubro de 2007 e que passou por sua segunda pausa neste ano. Esta última para consertos no barco e espera de melhores condições meteorológicas.

Eles embarcarão para Bundaberg, na Austrália, em uma semana, e farão uma etapa curta, que deve ser finalizada até o dia 20 de novembro. Ao final, os velejadores terão completado 17 mil milhas náuticas pelo Pacífico Sul, ligando o Chile à Austrália, em um catamarã sem cabine, o Bye Bye Brasil.

“O vento, muito caprichoso, acabou quando estávamos próximos do arquipélago. Por sorte a maré nos puxou para dentro e, por uma água turquesa muito transparente, começamos a navegar dentro da gigantesca piscina que circunda a Nova Caledônia. Depois da calmaria da passagem pela entrada do anel de coral ficamos esperando o vento por mais de cinco horas para, enfim, chegarmos em terra”, contou Pandiani.

Após muitos desafios e esforços de Beto e Igor e toda a equipe em terra da expedição, eles aproveitam os últimos momentos à bordo do Bye Bye Brasil nesta aventura. “Velejei pensando que estas podem ser as últimas milhas da viagem e, por isso, estou vivendo cada momento intensamente. As noites estão lindas, com muitas estrelas cadentes e uma meia lua clara que nos faz companhia até uma hora da madrugada. Depois, tudo fica muito escuro e o céu repleto de pontos luminosos”, disse Betão.

Gustavo Selbach e Ana Vargas garantem título brasileiro de Slalom


Selbach garante seu 19º título nacional


12/11/ - 13:h59
O Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, que aconteceu na cidade gaúcha de Três Coroas, mostrou ao país mais uma grande revelação do esporte, Ana Vieira Vargas, de apenas 12 anos, conquistou seu primeiro título brasileiro.

A atleta conquistou, após apenas dois anos de treinamento, o tempo total de 243,570 segundos, apenas 18,71% a mais que o melhor tempo da competição marcado pelo campeão brasileiro Gustavo Selbach, que marcou o tempo total de 205,180 segundos, o melhor da competição em todas as categorias, conquistando seu 19º título nacional.

Selbach participou do Campeonato Brasileiro após retornar no início do mês de outubro dos Estados Unidos, onde participou do American Open de Canoagem Slalom, e estava se recuperando de uma lesão que havia sofrido no braço esquerdo.

“Ela começou a remar há pouco mais de dois anos aqui conosco e hoje já demonstra o talento que tem. Agora, com mais incentivo e mais treinamento na pista artificial de Foz do Iguaçu certamente ela evoluirá ainda mais na Canoagem Slalom”, contou Darci Oberdan, presidente da Federação de Canoagem de Mato Grosso.

“Com apenas 12 anos de idade ela fez o melhor percentual da história feminina na Canoagem Slalom em Campeonatos Brasileiros. Acho que encontramos um talento que precisamos saber trabalhar, principalmente na questão psicológica, porque técnica e fisicamente ela está demonstrando um caminho realmente eficaz”, comemorou Argos Rodrigues, superintende da Confederação Brasileira de Canoagem.

A competição reuniu cerca de cem atletas de diversos estados brasileiros e premiou os melhores colocados nas categorias: C1 Júnior, C1 Sênior, C2 Sênior, K1 Cadete, K1 Feminino, K1 Júnior, K1 Máster e K1 Sênior.

Vencedores do SP Open de Boulder ganharão viagem para o Chile











Disputa acontece no Parque do Ibirapuera no sábado

12/11/ - 13:h53

Dentro da programação da Virada Esportiva, organizada pela Prefeitura Municipal de São Paulo, a quarta edição do SP Open de Boulder acontece no dia 15 de novembro. A prova irá reunir os melhores atletas da modalidade em uma parede montada no Parque do Ibirapuera.

As categorias em disputa são divididas em Infantil (Petiz, Pré-Mirim, Mirim, Infanto-Juvenil), Intermediário e Máster. Para os mais experientes na modalidade (Máster), os finalistas terão uma premiação especial.

Os primeiros colocados tanto no masculino quanto no feminino, levarão um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 200,00, além de uma passagem para o Chile, para cada um, para disputar o “7º Abierto Sudamericano Lippi”, que acontece de 21 a 23 de novembro.

As inscrições para a competição estão abertas e podem ser feitas pelo site da Associação Paulista de Escalada Esportiva www.apee.com.br.

Barco Hugo Boss retorna ao porto para ajustes















12/11/08 - 11:h24

Alex Thomson, do barco Hugo Boss, teve que retornar ao porto de Les Sables D’Olonne na segunda-feira (10 de outubro) para realizar reparos em sua embarcação. O Hugo Boss é o oitavo barco que volta para a cidade francesa desde o início da Vendée Globe.

As regras da Vendée Globe 2008/ 2009 permitem esta volta para realizar trabalhos e ajustes nos monocascos com auxílio externo; porém, o valejador só poderá retornar a competição em dez dias, a partir do dia 9 de novembro

Brasileiro de Canoagem Slalom revela talento de 12 anos






Gustavo conquista o 19º título brasileiro

12/11/08 - 11h:22

A disputa pelo título do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom aconteceu neste último fim de semana, na cidade de Três Coroas (RS). A prova reuniu aproximadamente cem atletas de todo país nas categorias C1 Júnior, C1 Sênior, C2 Sênior, K1 Cadete, K1 Feminino, K1 Júnior, K1 Máster e K1 Sênior.

O destaque da prova ficou com a mato-grossense Ana Vieira Vargas, de apenas 12 anos. A canoísta conquistou o título da categoria K1 Feminino com o tempo de 243,570 segundos, 18,71% a mais que Gustavo Selbach, que realizou o melhor tempo da prova (205,180s).

“Com apenas 12 anos de idade ela fez o melhor percentual da história feminina na Canoagem Slalom em Campeonatos Brasileiros. Acho que encontramos um talento que precisamos saber trabalhar, principalmente na questão psicológica, porque técnica e fisicamente ela está demonstrando um caminho realmente eficaz”, declarou Argos Rodrigues, superintende da Confederação Brasileira de Canoagem.

19º título - O canoísta Gustavo Selbach conquistou o seu 19º título brasileiro da categoria. Após o retorno dos Estados Unidos, o gaúcho se recuperou de uma lesão que havia sofrido no braço esquerdo. O tempo do atleta, somando as duas descidas, foi o melhor da prova.

Em sua categoria, a K1 Sênior, o segundo colocado foi Mauri Tavares, seguido por João Vitor Machado e Tiago Lincke.

Extremaventura já tem datas agendadas para 2009







Etapas iniciam em abril e vão até outubro

12/11/ - 11:h11

Para os amantes de corrida de aventuras, O Circuito Extremaventura já tem datas para as quatro etapas da competição para o ano que vêm. Apenas a última etapa poderá sofrer descarte, o que Julio Camargo, organizador da competição, espera que não aconteça. As provas acontecem entre abril e outubro.

Sete cidades já estão pré-selecionadas para receber a prova e entre os quesitos para a escolha, além de infra-estrutura, estão as condições da cidade; uma das cidades é Prudentópolis. “Espero realizar quatro etapas em 2009 dentre as sete áreas pré-escolhidas. Selecionei locais de extrema beleza, desafiadores e que proporcionam montar provas inteligentes. Dentro da característica de cada categoria, será possível extrair o máximo da técnica e oferecer prazer e diversão para os atletas”, declarou Julio.

A busca por locais para a realização da corrida de aventura se baseia nas paisagens e também cidades que possuem grandes indústrias, com o intuito de agregar valores. “A corrida de aventura é a principal modalidade competitiva praticada na natureza. Agrega valores como superação de limites, conservação ambiental e desenvolvimento sustentável sem agredir a natureza. Divulga de uma só vez áreas naturais para a prática de diversos esportes. É uma ótima ferramenta de marketing para indústrias que possuem responsabilidade social nas regiões onde atuam”, explicou o organizador.

Calendário - Confira as datas das etapas do Circuito Extremaventura de Corrida de Aventura para o ano de 2009:

1ª Etapa - 25 e 26 de Abril

2ª Etapa - 20 e 21 de Junho

3º Etapa - 08 e 09 de Agosto - Prudentópolis

4ª Etapa - 10, 11 e 12 de Outubro

Cuattrin vence remada de confraternização com atleta especial






12/11/ - 10:59h00

No último fim de semana Sebastian Cuattrin participou do 2º Festival de Remada da Baixada Santista (SP). A disputa, realizada em um circuito fechado de 2,5 quilômetros, foi dividida em seis categorias, tanto masculino como feminino: Canoa Havaiana (OC6), Caiaque (individual), Paddle-Board, Stand-up-Board, Long-Board (até 10 pés, dividido por idade) e Body-Board.

Durante o festival, Cuattrin realizou uma remada com Pauê, único surfista do mundo bi-amputado. O percurso foi feito em um caiaque duplo cedido pela Opium e pelos patrocinadores do canoísta – Queijos Regina, Univale, Bigcard, Mormaii/ Rock Point e Croe.

A confraternização da dupla teve o intuito de incentivar portadores de necessidades especiais a praticar atividades físicas e de ter contato com a natureza. Pauê aprendeu a surfar dias antes, em uma aula especial dada por Cuattrin. “Foi a primeira vez que o Pauê entrou em uma competição de canoagem”, contou Seba.

A dupla percorreu o trecho em 13min52, o primeiro tempo do Festival de Santos. "Quando vi que estávamos na frente me concentrei ao máximo na remada, sabia que tínhamos que abrir uma boa vantagem para o final da prova, onde teríamos que atravessar o pórtico de chegada juntos. Foi fantástico”, declarou Cuattrin após carregar o amigo até a linha final.

Trilha a Pé tem etapa em Ponta Negra


Local da prova

12/11/08 - 08h50


A penúltima etapa do ano do Trilha a Pé será disputa no próximo dia 23 em Ponta Negra, no estado do Rio de Janeiro. Localizado bem próximo de Jaconé, o local pertence ao município de Maricá e tem todos os requisitos para quem gosta de atividades na natureza. Como cenário, os competidores terão lindas praias, trilhas de diversos níveis de dificuldade e a lagoa de Ponta Negra.

A expectativa é grande, pois será a primeira vez que a região receberá uma prova de Enduro a Pé. A base da etapa será na Pousada Solar Tabaúna, que possui uma excelente infra-estrutura para atender a todos os participantes e seus familiares.

De acordo com a programação, o check-in das equipes será aberto às 8 horas para as três categorias (Elite, Graduados e Trekkers) e o briefing será às 8h45. Na seqüência, será feita a largada às 9 horas. O quadro com a ordem de saída das equipes está previsto para ser divulgado na sexta-feira, dia 21 de novembro.

Para as equipes da Trekkers está liberado o uso de equipamentos eletrônicos durante a prova. As planilhas estarão disponíveis no site oficial do evento na manhã do dia 21 de novembro.

Curso

Neste sábado, dia 15, será ministrado um curso gratuito para iniciantes, no Parque Lage. Esta aula é destinada às novas equipes ou competidores que queiram participar das etapas da Trilha a Pé e têm como objetivo ensinar, orientar e tirar todas as dúvidas sobre o esporte.

Norte-americano quer o tricampeonato no MTB 12 Horas










Tinker abandonou a prova em 2006 por problemas na bike

12/11/08 - 10:hh57


Em sua quarta participação no MTB 12 Horas, Tinker Juarez vem ao Brasil para disputar a 13ª edição da competição, que acontece na Arena do Mountain Bike do Shopping Serrazul, em Itupeva (SP). A largada da prova acontece à meia noite de sábado para domingo.

O norte-americano tem dois títulos da competição e quer o tricampeonato na edição de 2008 e sagrar-se como o maior campeão da categoria Solo da competição. As vitórias do estrangeiro vieram nos anos de 2003 e 2005.

No ano de 2006, Tinker Juarez teve que abandonar a prova após 8 horas de disputa. O biker teve problemas com a sua bicicleta por conta da chuva que caiu na região.

Tinker foi campeão no Pan-Americano de 1995, vice Mundial em 1994, hepta campeão americano de MTB e tetracampeão americano em provas 24 Horas. Aos 47 anos, Tinker é especialista em provas de longa duração e

Adriana Velar Vence Circuito Agulhas Negras de Mountain Bike


















Última etapa definiu os campeões de 2008

12/11/ - 10:h50

RESENDE
Com a participação de 154 bikers, a Fundação Resende Esportes (FRE) encerrou no domingo a temporada 2008 do Circuito Agulhas Negras de Mountain Bike. A sétima e última etapa do circuito foi vencida, na categoria Elite, pelo niteroiense Cláudio Roberto de Souza, da equipe Amazonas Kona. O seu tempo foi de 1h23min39s. No feminino, também na categoria Elite, a vitória ficou com a resendense Adriana Velar, da equipe Montart Serralheira. Adriana e o biker Pacífico Delai, de Valença, que competiu na categoria Sênior B pela equipe Sundow, fecharam o circuito como destaques, pois somaram 110 pontos vencendo todas as etapas que disputaram.

Para o presidente da FRE, Lourenço de Souza Filho, a competição deste ano foi uma das mais disputadas desde sua criação, em 2005. Acabou se transformando em uma das mais importantes competições esportivas da região, contribuindo para a divulgação da região das Agulhas Negras no cenário esportivo da modalidade. “A sétima etapa encerrou o trabalho iniciado em 2005, neste circuito que foi idealizado pelas prefeituras da região das Agulhas Negras para fomentar o mountain bike regionalmente. Vários atletas confiaram no projeto e disputaram todas as provas. A eles e também aos patrocinadores, nossos agradecimentos”, agradece Lourenço, referindo-se aos bikers Paulo Henrique Gomes, Roosevelt Barros, Daniel Tavares, Leandro Paiva, José Mauro Maria, Wilson Balieiro, Hermínio Gonçalves e Vitor Gomes dos Santos.

O circuito contou com o patrocínio da Body Lab, Cicle Dois Irmãos, Rádio Resende FM e Jornal Folha Fluminense. A temporada 2008 teve os seguintes campeões: Categoria Pré-juvenil – Patrick de Barros Moreira Thomaz (87 pontos); Juvenil – Guilherme Ferraz de Oliveira (93 pontos); Júnior – Cássio Gonçalves Delai (84 pontos); Sub-23 – Wellington Roberto Noronha (71 pontos); Sub-30 – Alan Silva Vital (70 pontos); Master A – Rodrigo da Silva Vieira (84 pontos); Master B – Rômulo Vanderley Ribeiro (67 pontos); Sênior A – Amauri Pinto Costa (72 pontos); Sênior B – Pacifico Delai (110 pontos); Elite – Ibrain Orzil Neto (70 pontos); Estreante – Frederico Lara dos Santos (60 pontos); Elite Feminino – Adriana Aparecida Avelar (110 pontos); Tandem – Vitor e Antonio (75 pontos); Feminino – Denise Sá Freire do Nascimento (46 pontos). Na Especial, Alarico Alves Moura foi o único competidor no circuito.

CBM apresenta novidades para Brasileiro de Regularidade 2009


12/11/08 - 08:h34
Campeonato começa em fevereiro no Piauí



A Confederação Brasileira de Motociclismo definiu nesta semana algumas mudanças para a próxima temporada do Campeonato Brasileiro de Regularidade. De acordo com o Diretor Nacional de Enduro de Regularidade da CBM, Paulo Henrique Melo, e Alex Neves, membro da Comissão Nacional de Enduro, a abertura do torneio será nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2009, Teresina/Piauí, no Enduro do Corisco e valerá pela primeira e segunda etapas.

A grande mudança no campeonato será a disputa do Brasileiro de Quadriciclos, com seis etapas a serem realizadas nos Estados do Piauí, Maranhão e Ceará. As duas primeiras serão no Enduro do Corisco, em Teresina. O calendário completo da modalidade motos será divulgado em breve pela entidade. A intenção é que aconteçam etapas nos estados que firmaram parceria em 2008 com a Confederação, sendo que o intuito dos integrantes da Diretoria Nacional de Enduro é acrescentar uma etapa em Brasília por conta do acesso à da Capital Federal.

O Campeonato Brasileiro de Regularidade 2008 terminou no último final de semana com o Enduro do Poeta, realizado em Casimiro de Abreu, no Rio de Janeiro. O campeonato teve, em média, mais de 100 competidores por prova durante todo ano. Para a CBM, a parceria firmada com as federações foi de suma importância para a realização do Campeonato.

Durante todo o ano de 2008, os melhores pilotos de enduro do Brasil participaram do Campeonato Brasileiro de Regularidade. Hoje, o Campeonato Brasileiro conta com uma ótima estrutura, elevado nível técnico, grande cobertura da imprensa nos eventos e muita adrenalina, tudo isso graças aos parceiros e os vários profissionais envolvidos na organização do Campeonato, sob a Direção da CBM.

Nesta temporada o torneio teve oito provas com um total de dezesseis etapas nos seguintes estados: Piauí, Ceará, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro. A escolha dos estados que receberam as provas se deram através de critérios impostos pela CBM.

Disputa acirrada marca final da Copa Sundown de Ciclismo

12/11/ - 08:h22

Bike - No próximo domingo, 16 de novembro, a Copa Sundown de Ciclismo Amador chega ao final da temporada com a disputa da 4ª e última etapa. A disputa será em um circuito, de 1,6 km, montado na Avenida Engenheiro Euzébio Steuvax, em Santo Amaro, São Paulo. A etapa fará parte da Virada Esportiva 2008.

Na disputa, as categorias: Elite Masculina, Elite Feminina, Open MTB Masculina, Elite MTB Masculina, Open MTB Feminina, Júnior SPD Feminina, Open Máster SPD Masculina, Máster SPD Masculina, Máster MTB Masculina, Sênior SPD Masculina, Open SPD Masculina, Open SPD Feminina, Infantil Masculina e Feminina, Infanto-Juvenil Masculina e Feminina, Juvenil Masculina e Feminina e Mirim Masculina e Feminina.

As inscrições estão abertas e custam R$ 15. As categorias Mirim, Infantil, Infanto-Juvenil e Juvenil estão isentas do pagamento. "A última etapa da Copa Sundown de Ciclismo Amador será emocionante já que a pontuação é dobrada. Com isso, todos os atletas têm chances de conquistar o título na classificação geral", declarou o diretor-técnico da Federação Paulista de Ciclismo (FPC), Gilson Alvaristo.

O vencedor da etapa soma 32 pontos, sendo que o 2º colocado fatura 24. Nas demais posições: 3º lugar (18), 4º lugar (14), 5º lugar (12), 6º lugar (10), 7º lugar (8), 8º lugar (6), 9º lugar (4) e 10º lugar (2). Na principal categoria, a Elite Masculina, o líder é o cubano Michel Fernandes, da equipe de Ribeirão Preto, com 40 pontos.

Mas o vice é Francisco Chamorro, da equipe de São Caetano do Sul (Cesc/Sundown/Nossa Caixa/Calipso/Maxxis), que conta 32 pontos. A diferença é um pouco maior na Elite Feminina, onde Sumaria Ribeiro lidera com 39 pontos, 11 a mais que Maira Hendi e Natalia Santana, empatadas em 2º lugar. A disputa promete ser acirrada.

Edson Marcos de Carvalho Júnior vence competição na categoria Elite Men, na Bahia, que reuniu 120 pilotos de 8 estados





















12/11/ - 08:h02

O piloto da Equipe de Bicicross PETROBRAS/Paulínia, Edson Marcos de Carvalho Júnior(Juninho), 19 anos, foi campeão da Copa Brasil de Bicicross, na categoria Elite Men(principal masculina), disputada no domingo, 9 de novembro, em Feira de Santana, na Bahia. Hudson Peixoto, de Minas Gerais, foi o vice-campeão, e Daniel Jorge, também da PETROBRAS/Paulínia, foi o terceiro colocado. Paulínia também foi representado na Copa Brasil por Gustavo Chiara e Ebert Silva, ambos na categoria Elite Men. Chiara chegou em 4º e Ebert ficou em 7º

A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo(CBC) e que serviu de rankeamento para os pilotos brasileiros para campeonatos da União Ciclística Internacional(UCI), teve a participação de 120 pilotos de 8 estados em 36 categorias. Ao contrário das demais competições oficiais do calendário do bicicross nacional, a Copa Brasil não apresentou disputas entre clubes e equipes, ficando restrita às categorias individuais.

Equipe decide título paulista no domingo

Juninho conquistou o primeiro título individual da temporada em seu ano de estréia na categoria Elite Men, que é a mais técnica e competitiva de toda modalidade, uma vez que na Elite Women, a principal entre as mulheres, o número de atletas é menor. “Mostramos que estamos na linha de frente da principal categoria do bicicross, e os resultados alcançados aumentam ainda mais nossa motivação para a disputa do título paulista domingo”, afirmou o técnico da Equipe PETROBRAS/Paulínia, Ricardo Alves.



A 8ª e última etapa do Campeonato Paulista de Bicicross será disputada no domingo, 16 de novembro, às 10 horas, na pista municipal de Salto, que sedia uma final de Estadual pela primeira vez. Paulínia lidera o Paulista com 94 pontos de vantagem sobre o segundo colocado e luta pelo heptacampeonato estadual, tendo já alcançado neste ano o heptacampeonato brasileiro.

Equipe InterRacing confirma presença no Velopiocerá 2009

12/11/ - 08:h00

Off-Road - Mais uma equipe confirmada no Piocerá 2009. A InterRacing Rally Team, formada pelo Sérgio Góes e Wilson Queiroz Brasil, disputa a 22ª edição da competição, que acontece de 26 a 31 de janeiro, saindo do Piauí com destino ao Ceará. A dupla compete pelo Velopiocerá, prova de velocidade.

A equipe foi o primeiro time goiano a se inscrever na disputa. "Nós já estamos preparados e prontos para mais um desafio", afirma o piloto Sérgio Góes, que já projeto veículos para pilotos como Gulherme Spinelli, Ingo Hoffman, André e Jean Azevedo e Edu Piano.

A dupla competirá com uma Mitsubishi L200 RS. As inscrições seguem abertas, através do site oficial do evento. Outras informações no site www.piocera.com.br.

Memorial domina Tour de Mato Grosso










12/11/ - 07:h44

André Pulini foi o grande vencedor do 5º Tour
de Mato Grosso de Ciclismo Olímpico, em uma competição dominada totalmente pela equipe Memorial/Prefeitura de Santos/Giant/Nossa Caixa. A prova, disputada em belas paisagens, como a Chapada dos Guimarães, contou pontos para o ranking brasileiro.

Repetindo o belo desempenho de sábado, Pulini mostrou ontem (domingo) estar em grande forma e venceu também a segunda etapa, completando os 100 km com o tempo de 2h38m37. E, assim como no dia anterior, os ciclistas da equipe Memorial repetiram as mesmas posições, dominando as quatro primeiras colocações.

Pulini foi seguido por Antônio Nascimento, o Tonho, e, na seqüência, vieram Marcos Novello e Eduardo Pinheiro. “Foi muito bom vencer esta etapa e o geral individual do Tour de Mato Grosso. Somaremos bons pontos para a equipe na classificação geral por equipes do ranking brasileiro e, para mim, na individual”, declarou um satisfeito Pulini. Vale lembrar que a Memorial lidera o ranking nacional de estradas por equipes e no individual, com Armando Camargo, o Piá, que não atuou no Tour de Mato Grosso.

No sábado, Pulini já havia vencido a primeira etapa do Tour, realizada em Cuiabá, completando os 80 km em 1h51, chegando com 15 segundos de vantagem sobre o companheiro Tonho, que vinha da recente vitória no Campeonato Metropolitano da Baixada Santista.

Pulini reconheceu que o sucesso se deve à forte fase de treinamentos de atravessa. “Estou trabalhando forte, visando, também, as próximas competições, como os Jogos Abertos do Interior e a Volta de Santa Catarina”, completou o campeão.

“Já havíamos participado do Tour em 2006, com a vitória do Tonho. Estamos de volta e felizes com mais um grande resultado. Aproveito para agradecer a Federação de Ciclismo de Mato Grosso e o seu presidente Manoel Arruda, pelo apoio e pela organização”, comentou Cláudio Diegues, técnico da equipe Memorial.

A próxima competição do grupo santista terá início na quinta-feira, com a participação nos Jogos Abertos do Interior, em Piracicaba. “Finalizamos nossa preparação com este importante evento em Mato Grosso e, agora, entramos nos Jogos com o objetivo do título da modalidade”, completou o treinador.

A Memorial/Prefeitura de Santos/Giant/Nossa Caixa tem o patrocínio do Memorial Necrópole Ecumênica e Prefeitura de Santos, por meio da Fundação Pró-Esportes (Fupes). Co-patrocínio da Giant, Nossa Caixa e Vzan. Apoio da Oakley, Protek, CST Pneus, VO2 Max, Fitnesshop, Ortocenter e MedMar.

Cláudio Clarindo busca tri no Desafio 24 Horas de Fortaleza








Clarindo conta com a experiência em anos de ciclista endurance

Texto de: 12/11/ - 07:h38

Bike - Nos dias 15 e 16 de novembro será disputada mais uma edição do Desafio 24 Horas de Fortaleza, na capital cearense. E um dos destaques já confirmados é o santista Cláudio Clarindo, bicampeão da prova, e que buscará mais uma vitória. Em 2007, o atleta ficou com 3ª colocação.

O ciclista está confiante para a prova. "Sempre vou a Fortaleza com o ideal de vencer, em 2008 não será diferente. A prova a cada ano que passa está mais acirrada e este ano terá vários participantes com chances", declarou Clarindo que aponta o italiano Fábio Biasolo como um dos de seus principais adversários. "Ele vem de um retrospecto muito bom no ciclismo de longa distância".

Clarindo espera contar com toda a experiência adquirida em anos de ciclista endurance para garantir um bom resultado. E nas 24 horas de prova em Fortaleza, o atleta acredita que encontrará uma maior dificuldade na subida do Beach Park. "É um trecho que faz a diferença, além do vento constante", explicou o ciclista, que já completou a RAAM, a prova de ciclismo mais dura do mundo, em duas ocasiões.

Equipe A Tribuna - Cláudio Clarindo é o diretor técnico da equipe A Tribuna/ Unilus/Specialized, a única do país totalmente especializada no ciclismo feminino. Elas ocupam a liderança do ranking nacional por equipes, além de também serem as melhores no ranking individual, com Valquíria Pardial.

"Esse ano conseguimos alcançar nossos principais objetivos, principalmente em relação ao ranking. Em 2009, a Valquíria lutará pelo tricampeonato e acredito muito que alcançaremos ainda mais destaque no ciclismo feminino", declarou o atleta.

No momento, a equipe está de férias, pois não compete nos Jogos Abertos do Interior, que irão mobilizar boa parte dos times do país de 10 a 23 de janeiro, em Piracicaba, interior paulista.

"Não competimos porque não defendemos nenhuma cidade. Nossos patrocinadores são totalmente privados. Estamos aguardando esse tipo de apoio, para poder participar de competições como os Abertos", explicou Clarindo, adiantando que após as férias elas começam a se preparar para a Copa América 2009.

Formação da Equipe Trek de DH

12/11/ - 07:h36

Recentemente, foi anunciada formação do novo time de DH da equipe Trek: o sul africano Andrew Neethling, o néo zelanês Justin Leov e uma ainda indefinida - presença do sexo feminino!

Justin Leov, que saiu da equipe Yeti, parece acreditar muito na gerência da 23 Degres. Lembrando que a 23 Degres foi responsável por gerenciar equipes de grande sucesso como a Global Racing Team (2001 - 2002) e a Honda Racing (2004 - 2007), sem dúvida uma das maiores equipes do mundo das bikes.

'Aonde o vento faz a curva\' é a nova via de escalada na Pedra Riscada






Via 'Aonde o vento faz a curva' possui 18 enfiadas e 880 metros

12/11/ - 07:h35

Descoberta por escaladores mineiros, que já haviam alcançado o seu cume por outra face da montanha, a Pedra Riscada encontra-se no município de São José do Divino, a aproximadamente 450km de Belo Horizonte, próxima à divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

São José do Divino está localizada no leste mineiro e sua região está sendo reconhecida como o berço das maiores paredes verticais do Brasil, que variam de 250 a 1.200 metros de altura. A Pedra Riscada apresenta-se como a maior destas montanhas, sendo o maior monolito rochoso do país e um dos maiores das Américas. Atualmente, consagra-se como a montanha que possui as maiores paredes escaláveis do Brasil, com 1.480 metros de altura em relação ao nível do mar e abrigando faces de até 1.200 metros de altura.

A nova via local está localizada na face norte da pedra e foi batizada de "Aonde o vento faz a curva", com 18 cordadas que totalizam 880 metros de escalada. Para atingir o cume, deve-se escalar mais duas enfiadas da via " bodifera ilha" (70 metros).

Entenda a Vendée Globe 2008

por André Homem de Melo

12/11/08 - 07:h30

Com o forte e constante crescimento da Classe IMOCA - Open 60 nos últimos anos a Vendée Globe tem tudo para ser a maior regata oceânica já ocorrida na história da vela oceânica mundial.

Com 30 velejadores inscritos na edição 2008, a Vendée Globe nunca foi tão popular. Especialmente se lembrarmos que 13 velejadores fizeram parte da primeira edição em 1989, 14 em 1992, 16 em 1996, 24 em 2000 e 20 em 2004. Na edição 2008, serão 28 homens e duas mulheres, sete nacionalidades, sendo 17 franceses, seis britânicos, dois suíços, dois norte-americanos, além de um espanhol, um canadense e um austríaco.

Nada menos que 20 barcos foram especialmente construídos para esta edição, enquanto que os outros 10, da geração 2004, foram completamente reformados.

A regata - Criada no ano de 1989 para satisfazer a necessidade de velejadores que desejavam testar seu próprio limite, a Vendée Globe é tanto um esporte técnico como uma aventura humana e uma competição internacional que une velejadores solitários de todas as partes do mundo em uma regata volta ao mundo sem escalas e sem assistência. Atualmente é o evento mais longo e mais difícil jamais idealizado sob circunstâncias de competição esportiva individual no mundo.

A Vendée Globe, é considerada - por especialistas de esportes do mundo todo - o esporte mais radical do planeta. Seu objetivo diz tudo, um homem, um barco, ao redor do mundo, o primeiro a chegar é o vencedor.

Todos os competidores são obrigados a fazer uma rota transatlântica de observação em solitário de no mínimo 2.500 milhas (4.630 km) sem ancorar ou entrar num porto, antes da regata. Esta rota precisa ser feita com o mesmo barco que o competidor irá usar na regata e deverá ter uma velocidade média de, no mínimo, 7 nós.

A largada aconteceu no último domingo (9) e a chegada está prevista para cerca de três meses depois. O atual recorde da regata é de Vincent Riou na edição 2004, com 87 dias, 10 horas, 47 minutos e 55 segundos, numa média de velocidade de 11.28 nós.

A Vendée Globe é um evento onde pessoas do mundo todo poderão seguir a regata através da Internet através de fotos, vídeos e depoimentos via rádio. Vela a pena participar da regata virtual www.virtualregatta.com que oferece um prêmio de $ 10 mil euros ao vencedor.


André Homem de Melo tornou-se o primeiro e único brasileiro a completar com sucesso uma volta ao mundo em solitário sem escalas. Autor do livro "Diário de Bordo", com mais de sete mil cópias vendidas, possui mais de 40.000 milhas navegadas, sempre em solitário. Atualmente dá palestras, presta serviços de consultoria e curso de vela e atua no ramo de aluguel e revenda de embarcações. Saiba mais em www.sailingadventures.com.br e www.andrehm.com.br.

Fonte: Webventure