quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

CHARGE DO DIA

Na despedida de Vanderlei, Quênia faz a festa com Kipsang na São Silvestre


31/12/ - 18:00

Etíope Ayalew ganha a prova feminina, seguida por quatro brasileiras


São Paulo

Kipsang venceu a prova nesta quarta-feira Na despedida de Vanderlei Cordeiro de Lima, quem fez a festa foi o queniano James Kipsang. O corredor de 25 anos venceu a 84ª edição da Corrida de São Silvestre e desempatou a disputa entre Quênia e Brasil na história da prova. Agora, são 11 vitórias do país africano, contra 10 dos brasileiros. Vanderlei correu com um sorriso no rosto, saudando a torcida, e cruzou a linha de chegada fazendo o tradicional aviãozinho. Na prova feminina, a África também brilhou, com a etíope Yimer Wude Ayalew, mas o Brasil veio logo atrás com Fabiana Cristine Silva.

- Estou bastante feliz. Foi bonito sair pela porta da frente, sendo aplaudido e admirado por tudo que eu fiz. Obrigado ao Brasil e à minha família. Feliz Ano Novo! – afirmou Vanderlei, emocionado ao fim da prova.

O Quênia confirmou o favoritismo e, além de Kipsang, festejou Evans Cheruiyot em segundo e Mutai Koech em terceiro. Entre as meninas, no entanto, o país não conseguiu chegar nem perto das vencedoras, e as brasileiras aproveitaram. Depois da etíope Ayalew, vieram Fabiana, Marily dos Santos, Marizete Moreira e Luzia de Souza Pinto.

- No decorrer da semana eu não me senti muito bem, mas deu tudo certo. Infelizmente não deu para ficar com o primeiro lugar, mas estou muito contente – afirmou Fabiana.

Chegada é um desafio para estreantes no Dakar 2009

31/12/ - 15:00

Off-Road - No próximo sábado, dia 3 de janeiro, pilotos e navegadores vindos de diversas partes do mundo viverão a emoção de uma largada do Rally Dakar, que pela primeira vez na história acontece na América do Sul. Mas a chegada não é uma realidade para todos. Segundo a organização da prova, apenas 5% dos competidores estreantes conseguem cruzar essa linha final.

E chegar ao final da competição é tão valorizado, que o melhor estreante do ano, em qualquer categoria, leva pra casa um prêmio especial, em dinheiro. E entre os que tentarão essa façanha, está Paulo Pichini, Presidente da Getronics Brasil, que correrá ao lado do navegador Lourival Roldan, que já participou de cinco edições do Dakar.

"Não sou um corredor profissional, como outros concorrentes; para mim, sucesso é gerir todos os elementos envolvidos nesta disputa de uma maneira excelente, de forma a garantir uma grande conquista: a chegada", resumiu Pichini.

Para participar de um Dakar, o competidor precisa primeiro garantir que a sua inscrição será aceita. Após isso, vêm as vistorias, mas nada pode estar fora das regulamentações da prova. Só após isso, a organização garante que aquela equipe poderá largar.

"Fico muito feliz em poder compartilhar o que aprendi em todas as minhas idas ao Dakar com alguém tão ávido de aprender. O Dakar vai levar com ele o Paulo Pichini que conhecemos hoje e nos devolver um cara que vai voltar mais rico de vivências extraordinárias e mais apaixonado ainda por rallys", explica Lourival.

A dupla já está em Buenos Aires, Argentina, para a largada da competição. Junto com eles, a equipe de apoio terá ainda 15 pessoas e seis veículos de assistência. "Tenho certeza de que este será um marco na minha vida. Que venham os desafios, pois são eles que nos capacitam para conquistarmos nossos sonhos", finaliza o piloto.

VEM AI A COPA AMERICA DE CICLISMO


31/12/ -09:09

Com quinze equipes convidadas para o evento, o Brasil vem pronto para a disputa de mais um título na Copa América de Ciclismo, a ser realizada neste próximo domingo na cidade de São Paulo no autódromo de Interlagos.

O evento reunirá 20 equipes convidadas no masculino, sendo 15 nacionais e cinco estrangeiras, e valerá pontos para os rankings da União Ciclística Internacional (UCI) e Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
No feminino a disputa contará com as 30 mais bem colocada no ranking individual nacional e ciclistas convidadas.

A programação do evento prevê a largada da prova feminina 7h45, para um total de sete voltas, ficando o masculino para as 9h30, com 18 voltas.

A Rede Globo de Televisão mostrará a prova masculina ao vivo para todo o país, dentro do Esporte Espetacular.

Confira a relação completa do masculino:Memorial/Santos (SP)
Scott/Marcondes César/São José dos Campos (SP)
Suzano/Flying Horse/Caloi (SP)
União/Assis/Amea (SP)
Team Vale/Fapi/O Lojão/ Gramado (SP)
Sales Supermercados/Pinarello/Belo Horizonte (MG)
Cesc/Sundown/ Nossa Caixa/ Calipso (SP)
São Lucas Saúde/UAC/Americana (SP)
Peels Capacetes/ Caloi/Nossa Caixa /Iracemápolis (SP)
Trek/ Ciclominas/Scatt/JKS/Guarulhos (SP)
Santana de Parnaíba/ Vicini/Kenda/DKS (SP)
Seleção Norte/Nordeste
Seleção Espírito Santo
Seleção Minas Gerais

São Silvestre 2008 reúne 20 mil atletas em SP na despedida de Vanderlei Cordeiro



Após 18 anos de carreira, medalhista olímpico deixa as pistas

Vanderlei Cordeiro se despede das pistas Há 84 anos a famosa Corrida Internacional de São Silvestre reúne milhares de pessoas pelas ruas de São Paulo. Alguns são atletas de alto rendimento, outros têm como objetivo apenas se divertir no último dia do ano. Na edição de 2008, realizada nesta quarta e que reunirá 20 mil participantes, além das já freqüentes disputas acirradas e do curioso desfile de fantasias, os 15 km de percurso da competição ficarão marcados pela despedida de um dos maiores maratonistas do Brasil. Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista de bronze nos Jogos de Atenas, escolheu a São Silvestre para encerrar sua carreira internacional.

A 84ª edição da corrida, que distribuirá R$ 168,5 mil em prêmios, terá transmissão ao vivo da TV Globo. A elite feminina larga às 16h45m e a masculina e demais categorias, às 16h52m. Todos partem da Avenida Paulista, em frente ao Masp.

- Vai ser minha despedida como profissional. Não tenho preocupação com marca ou colocação. O objetivo é terminar a prova, vai ser especial – afirmou Vanderlei, que ainda se recupera de uma lesão (pubalgia).

Apesar da experiência de quem carrega no currículo 18 anos de dedicação ao atletismo, Vanderlei confessa que está ansioso para sua última participação na São Silvestre.

- Até parece que é minha primeira vez. Quando se fala em despedida, fico um pouco triste, mas tenho de aceitar os fatos. Espero que muitas pessoas possam se espelhar na história que construí e que todos tenham a oportunidade que tive. Agradeço a todos que me deixaram mostrar meu trabalho, aos meus amigos e as pessoas que ficaram em torno de mim – disse o medalhista olímpico, que ressaltou também que não deixará completamente as pistas. Vanderlei pretende continuar disputando algumas provas nacionais, mas como “amador”.

O mineiro Franck Caldeira, campeão da São Silvestre de 2006, também será um dos destaques entre os brasileiros, ao lado do paranaense Anoé dos Santos Dias, o brasileiro mais bem colocado na prova do ano passado (3º lugar). Entre os estrangeiros, os quenianos, como de costume, formam um grupo muito forte, com destaque para Evans Cheruiyot, campeão da Maratona de Chicago deste ano.

No feminino, duas brasileiras vão lutar pelo bicampeonato: Marizete Rezende (vencedora de 2002) e Maria Zeferina Baldaia (ganhadora de 2001). Além de campeãs da São Silvestre, a elite brasileira contará com outros destaques como Marily dos Santos, representante do país na maratona dos Jogos de Pequim. As quenianas também serão as principais adversárias das brasileiras. A bicampeã da prova da Pampulha, em Minas Gerais, Nancy Kipron, é uma das favoritas.

- Será uma disputa acirrada, com várias competidoras boas, mas respeito as quenianas assim como as brasileiras. Quero chegar entre as melhores brasileiras e dar o melhor de mim – disse Marily, que fez treinamento de altitude em Campos de Jordão e em Bogotá para a competição

Baldaia confiante: 'Estamos correndo de igual para igual com as quenianas'


31/12/ -07/57

Atleta brasileira esbanja otimismo para a Corrida de São Silvestre

Baldaia afirma que as corredoras brasileiras evoluíram muito nos últimos anos Uma das maiores esperanças brasileiras na Corrida de São Silvestre, Maria Zeferina Baldaia esbanjou confiança para a prova desta quarta-feira, em São Paulo. Vencedora da edição de 2001, ela acredita que suas compatriotas evoluíram a ponto de dar trabalho às estrelas africanas.

- Melhoramos muito nos últimos anos e estamos correndo de igual para igual com as quenianas. Mas por mais preparadas que estejamos, tudo pode acontecer. Vamos nos unir, e cada uma vai fazer seu melhor para colocar o país no pódio - afirmou Baldaia.

Bicampeã da prova da Pampulha, em Minas Gerais, a queniana Nancy Kipron concorda com Baldaia. Ela prefere não assumir seu favoritismo para a São Silvestre e afirma que as brasileiras serão fortes concorrentes na prova.

- As meninas que perderam para mim podem ganhar a São Silvestre. Não tem como prever um resultado - pondera a queniana.

Piloto portuguesa quer fazer história nos caminhões


31/12/08 - 07:53

Elisabete Jacinto quer fazer história nos caminhões

Elisabete Jacinto poderia ser apenas mais uma mulher a competir entre tantos homens no Rally Dakar. Mas ela surpreende não apenas por estar indo para sua 10ª participação, mas também por pilotar um caminhão.

E as ambições da piloto portuguesa não são poucas, já que Elisabete quer o pódio na categoria Caminhões até 10.000 litros.

Na última edição do Rally Dakar, em 2007, a portuguesa terminou na 21ª colocação entre os caminhões, mas como não houve prova em 2008, algumas regras foram modificadas e novos caminhões foram fabricados, fica difícil fazer comparações para esta edição do Dakar.

Em declaração ao jornal português O Jogo, Elisabete diz que melhorou na pilotagem, porém o caminhão não é novo e o risco de quebrar alguma peça é sempre grande. Mas ela está entusiasmada e ansiosa pela prova inédita na América do Sul.

Estratégia pode garantir resultados à Reinaldo Varela e Marcos Macedo


31/12/ -o7:50

Marcão revela estratégias para o Dakar 2009 - Bruna Didario/ www.webventure.com.br
Varela explica como controlar ansiedade de Macedo - Bruna Didario/ www.webventure.com.br

Varela já fez duas participações no rali internacional
Foto: David Santos Jr/ www.webventure.com.br
1 2 3 Encerrando a preparação para o Dakar 2009, a dupla Reinaldo Varela e Marcos Macedo, o Marcão, tem muito que comemorar antes de embarcar para Buenos Aires. A dupla conquistou vitórias importantes na temporada, inclusive o título da categoria Super Production no Sertões, e garante motivação para a disputa internacional.

Com a parceria três anos, esta será a primeira prova de Dakar que competirão juntos. Reinaldo parte para a terceira participação no maior rali do mundo, enquanto Marcão faz sua estréia e não esconde a vontade de largar. “A adrenalina está a mil, está chegando a hora. A correria é grande para deixar tudo pronto. Minha aspiração nesta competição é poder largar e chegar, meu sonho é completar o Dakar”, contou Macedo. Varela acalma: “a hora que sentar no banco do carro e ver que não tem nada de tão diferente, apesar das dunas que vamos passar e são difíceis, tranqüiliza. Estamos preparados, a ansiedade do Marcão é normal, é a primeira vez dele na prova”.

Assim como nas competições que participaram durante a temporada, a dupla aposta em uma estratégia conservadora para terminar o rali. “Temos que poupar o equipamento e saber ser competitivo. É uma boa estratégia e que vamos adotar, exatamente como fizemos no Sertões”, explicou o navegador.

Para Varela, a paciência também faz parte da estratégia da dupla. “Precisa ter sangue de barata para poder correr ‘devagar’ e chegar até o fim. Não se ganha nenhum rali no primeiro dia, tem que saber o limite”, comentou o piloto.

Preparação - Com mais de 9 mil quilômetros de prova, passando por cidades da Argentina e Chile, Reinaldo e Marcos usaram todas as etapas do Brasileiro de Cross-country e mais três competições na temporada como preparação.

O carro no Dakar, zero quilômetros, será o mesmo modelo que a dupla utilizou em 2008, a Mitsubishi L200. Sobre o percurso, Varela já percorreu a região quando participou do Mundial Cross-country e também afirma que as dunas serão o maior obstáculo. “Tenho só uma noção de poucas coisas, sei que têm especiais dentro de rios secos e a preocupação é com o carro, da temperatura subir muito, tem que ser cauteloso. Não tem risco nenhum, apenas de ficar quebrado lá no meio”, contou.

O navegador nunca andou pela região, mas faz questão de acompanhar tudo que sai na mídia para se interar e não fazer feio. “As dificuldades serão tão grandes quanto à do rali africano, com dunas gigantescas, não sei mesmo o que vamos encontrar lá”, revelou Macedo. “Vou tirar tudo o que o Dakar me proporcionar como experiência profissional e de vida também”, disse o navegador.

Com o cancelamento do Dakar em 2008, muitos pilotos estrangeiros participaram do Rally dos Sertões em junho. A vinda dos principais competidores, entre os carros, da equipe Volkswagen, para Reinaldo mostrou que os brasileiros têm qualidades. “Se tivéssemos condições, uma infra-estrutura boa, andaríamos juntos. O nível dos brasileiros é muito bom, aqui conseguimos medir muito bem”, disse Varela.