terça-feira, 30 de dezembro de 2008

CHARGE DO DIA

Definidas equipes nacionais da 7ª Copa América de Ciclismo


30/12/- 09:25

Prova promete equilíbrio

Bike - A organização da 7ª edição da Copa América de Ciclismo já definiu todas as equipes nacionais que competirão na prova, uma das mais esperadas do calendário nacional. O evento acontece no próximo domingo, 4 de janeiro, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Serão 15 equipes nacionais competindo no Masculino.

Além destas, a organização convidou outros cinco times vindos dos Estados Unidos, do Chile, do Uruguai, da Argentina e do Paraguai. Já no Feminino, são as 30 melhores ciclistas do ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) que competem, ao lado de outras atletas convidadas.

A programação já está definida, e prevê a largada da disputa feminina as 7h45. As atletas darão sete voltas no circuito de Interlagos. Já os homens largam as 9h30, para 18 voltas. Os destaques no Masculino ficam por conta de equipes como a Memorial, de Santos, que lidera o ranking; a Scott/Marcondes César, de São José dos Campos, 2ª colocada, e o Clube DataRo de Ciclismo, de Ponta Grossa, no Paraná, 3º lugar no ranking.

A lista conta ainda com os 12 demais times: Suzano/Flying Horse/Caloi (SP); União/Assis/Amea (SP); Team Vale/Fapi/O Lojão/ Gramado (SP); Sales Supermercados/Pinarello/Belo Horizonte (MG); Cesc/Sundown/ Nossa Caixa/ Calipso (SP); São Lucas Saúde/UAC/Americana (SP); Peels Capacetes/ Caloi/Nossa Caixa /Iracemápolis (SP); Trek/ Ciclominas/Scatt/JKS/Guarulhos (SP); PM Santana de Parnaíba/ Vicini/Kenda/DKS (SP); Seleção Norte/ Nordeste; Seleção Espírito Santo; e a Seleção Minas Gerais.

Dakar: Estrela da Nascar aposta no Hummer


30/12/ - 09:22

Não tão conhecido no Brasil, Robby Gordon é uma verdadeira estrela do automobilismo norte-americano. O piloto da Nascar, a mais popular categoria dos Estados Unidos, vai competir no Dakar 2009 com um Hummer. Apesar de não ter tanta experiência na modalidade, Gordon acredita que pode conquistar a vitória na maior prova de off-road do mundo.

“O Hummer nunca esteve tão bem preparado. Fizemos os últimos testes dias atrás e o carro mostrou uma ótima resistência e um excelente desempenho. A equipe tem um objetivo, que é vencer”, afirmou Gordon.

O Dakar começa neste sábado, em Buenos Aires. No total, os pilotos terão de enfrentar 9.500 quilômetros entre a Argentina e o Chile. A chegada está prevista para o dia 18, também na capital da Argentina.

“Nunca corri na América do Sul. No entanto, nenhum dos favoritos tem experiência na região da prova, ao contrário do que acontecia na África. Mas, acho que deve ser parecido com os terrenos dos Estados Unidos e do México, onde corremos de Baja. Aliás, sou excelente de Baja”, avisou Gordon

Equipe A Tribuna encerra temporada no topo do ranking

30/12/ - 08:23

Bike - A equipe A Tribuna Unilus Specialized tem apenas três anos de existência, mas pelo segundo ano consecutivo se firmou na liderança do ranking brasileiro feminino de ciclismo de estrada. O time é o único exclusivamente composto por mulheres no país, e mostrou a sua força na temporada novamente.

O time, que tem base em Santos, litoral paulista, é líder no ranking por equipes, e no individual, com Valquíria Bento Pardial, que ocupa a posição também pelo segundo ano consecutivo. Além disso, a equipe encerrou 2008 com o título brasileiro de Isadora Figueiredo, pela categoria Juvenil.

A equipe A tribuna ocupa o topo do ranking com 1.356 pontos, 572 de vantagem sobre o time de São José dos Santos, vice-líder. No individual, Valquíria soma 588 pontos, 104 a mais que Natália Lima, 2ª colocada, do time de São Caetano do Sul. A equipe ainda tem mais três atletas entre as 18 primeiras colocadas: Fernanda Souza (4º lugar), Roberta Stopa (12º lugar) e Loraine Tiburski (18º lugar).

"A nossa equipe ajudou a fortalecer o ciclismo feminino e vamos continuar com o incentivo em 2009, reforçando ainda mais o grupo, com dois talentos, uma das principais sprintistas do País, e uma estradeira, que foi uma das principais revelações em 2008", afirmou o diretor presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini.

O time é comandando pelo também atleta Cláudio Clarindo, especialista em provas de longa distância. "Estas conquistas só se concretizam com união", afirmou o diretor técnico.

Campeão do Sertões só quer saber da vitória

30/12/08 - 08:21

Se depender do otimismo de Giniel de Villiers, o Dakar já tem um vencedor entre os carros. Depois de conquistar o Rally dos Sertões, o sul-africano, que integra a equipe Volkswagen, não poupa palavras e só tem olhos para a primeira colocação na principal competição de off-road do mundo.

“Estou na Argentina para ganhar”, afirmou Giniel. “Em toda corrida que eu me inscrevo é desta maneira. Se não for assim estarei perdendo o meu tempo. Sei que terei de lutar bastante com Peterhansel, Sainz e Alphand, mas estou confiante. Trabalhamos muito no carro e fizemos pequenos acertos na suspensão e no motor. O carro está melhor do que há dois anos, e mais importante, está bem confiável, o que é a chave para vencer um longo rali”, explicou Giniel.

O sul-africano tem um bom histórico na prova. Na edição de 2006, em sua estréia na equipe Volkswagen, ele ficou com o vice-campeonato. Na última edição do Dakar, Giniel liderou parte da prova, mas terminou na 11ª colocação depois de enfrentar problemas mecânicos. “Estou pronto para lutar e não desisto fácil. Numa prova como o Dakar você deve persistir, pois vai enfrentar muitas dificuldades. Atravessar os Andes será muito duro para os carros e os pilotos”, avaliou o sul-africano.

Para enfrentar os 9.500 quilômetros entre a Argentina e o Chile, Giniel fez um trabalho de preparação. Apesar de tentar desviar a atenção, no entanto, o piloto não conseguiu conter a ansiedade. “Nos últimos dias treinei a parte física. O programa não era tão pesado, mas incluía mountain bike, corrida e academia. Não treinei com o carro, para não ficar cansado para a prova. Tentei não pensar muito na corrida, mas vou dizer para você que o Dakar é a única coisa que está na minha mente”, brincou Giniel

A largada do Dakar será neste sábado, em Buenos Aires, na Argentina. A prova segue até o próximo dia 18 de janeiro

Equipe Petrobras chega à Argentina e faz testes nos veículos



30/12/08 - 08:18

Veículos estão prontos para a prova

A equipe Petrobras Lubrax, única entre as brasileiras a disputar o Rally Dakar nas três categorias (moto, carro e caminhão), já está na Argentina com seus veículos.

A moto KTM 450cc de Rodolpho Mattheis, e o caminhão Tatra de André Azevedo/ Maykel Justo, vieram de barco da Europa e chegaram junto com os demais veículos da prova.

“O Mitsubishi Pajero Full chegou ontem (29), pois a logística do carro é diferente, já que veio direto do Brasil. Realizaremos alguns acertos finais para que possamos passar tranquilamente pelas verificações técnicas e administrativas no dia 31”, explicou Jean Azevedo, piloto do carro, que corre ao lado do navegador Youssef Haddad.

Como a moto e o caminhão vieram da Europa, os mesmo já passaram por vistoria, no porto de Le Havre, na França. “Aqui nos restam as verificações administrativas, marcadas para o dia 1º de janeiro, às 8h15 da manhã. O que quer dizer que nosso réveillon será curto e agitado”, brincou André Azevedo, piloto do caminhão Tatra.

Presidente da Argentina fará abertura oficial do Dakar

Notícias Fotos Hotsite de cobertura
30/12/ - 08:17

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, fará na tarde de hoje (29) a abertura oficial do Rally Dakar 2009 em Buenos Aires. O evento acontece na Estação de Trem de Tigres, na província de Buenos Aires.

A partir do dia 31 e até o dia 2 de janeiro, acontecem as verificações técnicas e administrativas nos mais de 500 veículos que irão disputar o rali, que larga da capital argentina no dia 3. O público poderá acompanhar bem de perto e ter contato com os pilotos e veículos.

Já a largada promocional, onde todos os veículos serão apresentados ao público, acontece na noite do dia 2 de janeiro, no Obelisco.

Serviço
Segunda-feira, 29 de dezembro - Boas Vindas do Dakar
Local: Estacionamiento da Estación de Trenes de Tigre, na província de Buenos Aires.
Horário: 16h
Entrada gratuita

A Presidente Cristina Kirchner realizará um ato de boas vindas oficial do “Rally Dakar 2009 Argentina - Chile”. O evento contará com toda a caravana de organização da prova, além dos competidores argentinos.

De 31 de dezembro a 02 de janeiro – Aldeia Dakar
Local: La Rural, em Buenos Aires (Avenida Santa Fé y Sarmiento)
Horário: Quarta-feira, das 10h às 19h
Quinta-feira, das 10h às 22h
Sexta-feira, das 10h às 22h
Entrada: 10 dólares

O público poderá ver de perto cada um dos 530 veículos que participarão da prova.

Sexta-feira, 02 de janeiro – Cerimônia de largada no Obelisco

Local: Obelisco (Avenida 9 de Julio y Corrientes)
Horário: Das 17h às 23h
Entrada gratuita
Cada veículo passará pela rampa de largada instalada a poucos metros do Obelisco.