domingo, 19 de outubro de 2008

Equipe 4.0 Turbo, foi um dos destaques no Iron Biker 2008

Equipe 4.0 Turbo, faz sucesso entre os marmanjos do Iron Biker 2008

Organização comenta falecimento de competidor no Iron Biker


19/10/08 - 16h28
André Abelha tinha 68 anos



Direto de Ouro Preto (MG) - André Aloísio Duarte Corrêa, o Abelha, não resistiu a uma parada cárdio-respiratória e faleceu na tarde de sábado, na cidade de Mariana (MG). O competidor passou mal durante a prova e chegou a receber atendimento médico na chegada da prova. A família do atleta receberá uma homenagem da organização, com o troféu Espírito Iron Biker, que torna-se itinerante a partir de 2009. Confira, na íntegra, a nota da organização:

Os organizadores do Iron Biker 2008 - 16a. edição - comunicam com pesar o falecimento do competidor André Aluísio Duarte Correa, mais conhecido como “André Abelha”, ocorrido sábado, 18 de outubro, primeiro dia da competição.

Abelha sentiu-se mal durante o percurso, sendo prontamente atendido pelo Corpo de Bombeiros, de plantão, numa medida de praxe adotada pelos Organizadores do evento. Em seguida, a equipe médica do Iron Biker, coordenada pelo Clínico Anestesiologista Dr. Scaglione prestou os primeiros socorros. O competidor foi levado consciente, pelos Organizadores, ao hospital Monsenhor Horta, em Mariana. Foram realizados todos os procedimentos emergenciais. O competidor, no entanto, faleceu no hospital, vitima de parada cardíaca.

Abelha tinha 68 anos, era figura constante em provas de mountain bike pelo Brasil e participou do Iron Biker desde a sua primeira edição, em 1993.

Somando quase 200 anos, participantes se divertem no Iron Biker

19/10/08 - 16h00
Direto de Ouro Preto (MG) - Um dos conceitos mais fortes do Iron Biker, uma das mais tradicionais provas do mountain bike nacional, é a superação. Em 2008, cerca de mil atletas fizeram as duas etapas da prova, em Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais, e dentre todos, estavam três amigos que fazem parte da chamada “melhor idade”.

Jarbas Lopes Cardelli, Evilásio Wielewski e Robert Scheiner completaram o circuito neste domingo (19), e brincam que juntos, somam quase 200 anos de idade.

Jarbas, de 62 anos, é de Cosmopolis (SP), e há cinco anos participa do Iron Biker. Tricampeão, ele finalizou a prova deste ano com muito bom humor e na espera de mais um bom resultado.

“A prova é um desafio para qualquer ciclista. Todos os praticantes têm o sonho de fazer o Iron Biker”, disse após sua chegada neste domingo (19).

Evilásio Wielewski, 58 anos, é de Ponta Grossa (PR), e completou sua segunda competição neste fim de semana. Em 2007, sua estréia no Iron Biker, ele foi campeão de sua categoria, de 55 a 59 anos, porém já pratica o mountain bike há 15 anos.

“Comecei por brincadeira, com um grupo, e ai surgiram alguns desafios e iniciei as competições. Quando começa a adrenalina na veia, você quer sempre participar de provas, mas tem que se divertir também”, disse.

Completando o “time”, o norte-americano Robert Scheineder, de 64 anos, enrola o português mas não fica fora de toda a confraternização entre os atletas. Há oito anos no Brasil e morador de Brasília (DF), ele começou a praticar o esporte já em terras tupiniquins.

“Nos Estados Unidos eu fazia só bike speedy. Comecei o mountain bike aqui no Brasil, com um grupo chamado Coroas do Serrado, que existe há dez anos”, relembra.

Já em sua sexta participação no Iron Biker, Robert afirma que o desafio da prova está na dificuldade que ela impõe e no encontro que proporciona entre os amigos, como Jarbas.

Apelo - Jarbas Lopes pratica o mountain bike há 8 anos e começou por indicação médica. “Eu tenho duas cirurgias na coluna e tomava remédio para o coração, e hoje não tomo mais nada. Então faço esse apelo: para os jovens incentivarem seus pais, avós e tios a praticarem esportes para a saúde deles”, disse o atleta.

Sobre os benefícios do mountain bike e os motivos pela escolha, ele afirma que é uma das mais saudáveis práticas que existe. “Não há impacto de tornozelo nem no joelho. É um esporte saudável”, concluiu.

Após encarar estrangeiras, Érika Gramiscelli garante a 3ª posição


19/10/08 - 13h48

Direto de Ouro Preto (MG) - Érika Gramiscelli foi uma das brasileiras que mais lutou e que mais teve chances de garantir o título do Iron Biker 2008, após os dois dias de prova, que aconteceram neste fim de semana, em Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais.

Porém a atleta ficou com a terceira colocação geral, após um segundo e um quarto lugares nas duas disputas. No primeiro dia ela não alcançou a vencedora da etapa e da competição, Sandra Klomp, pois ficou sem água no percurso.

Já no domingo (19), ela não conseguir impor o ritmo forte das estrangeiras, Sandra, Louise Kobin e Rebecca Rusch.

“A prova foi maravilhosa, eu gostei do meu desempenho hoje. O percurso me favorecia demais, mas ontem eu fugi um pouco do meu limite para conseguir chegar na frente de algumas atletas e não deu”, contou após a chegada.

Érika pondera que as atletas que não conseguiram as primeiras colocações no primeiro dia, conseguiram na segunda etapa da prova, e que são experientes em endurance. “Elas são acostumadas com provas de resistência, de 24 horas e são super preparadas. Eu me preparei dois meses para essa competição”.

Antes do início do Iron Biker, Érika Gramiscelli afirmou que estava mais bem preparada que nos outros anos e estava confiante em um bom resultado. “Eu fiz de tudo para trazer o título para o Brasil, porém não foi dessa vez. Mas eu estou feliz demais”, finalizou.

Experiente, atleta de 13 anos acumula títulos no Iron Biker

19/10/08 - 13h29

Direto de Ouro Preto (MG) - Seguindo os passos do pai, Celso Figueira de Mello Filho, 13 anos, é um competidor experiente no Iron Biker. Em sua quarta participação na prova e com dois títulos, Celso encarou os adversários mais velhos. No primeiro dia da prova, ele concluiu na quinta colocação da categoria M2.

Sobre a prova, Celso garantiu que as dificuldades estavam fora do percurso. “Achei que a prova estava boa, o primeiro dia foi bastante técnico. Ontem estava muita calor, e acho que foi uma das grandes dificuldades da prova mesmo”, contou o menino.

Acompanhado do pai e da mãe, Celso estava bastante concentrado para a largada do domingo, em Ouro Preto. Paparicado pelos familiares, que davam beijos e limpavam seus óculos, revelou que o pai pedalou na etapa de ontem. “Ele largou a prova, ficou meio desanimado”.

Com uma lista de fãs no mountain bike, como Robson Ferreira e Henrique Avancini, o atleta revela que quer chegar perto deles e também dos estrangeiros que participaram do Iron Biker. “Tenho meu ídolos, sim. Um deles é o Hugo Prado Neto, que é meu técnico desde quando comecei”.

Apoio da família - Ana Cláudia, mãe do menino, não esconde a expectativa antes da prova. “É a quarta prova dele, mesmo assim o coração fica apertado. Agora fico mais calma, ele já tem experiência com a bicicleta”, contou a mãe.

O pai, Celso Figueira de Mello, foi o grande incentivador do filho. “Pedalo há muitos anos e ele sempre vinha atrás. Eu segurava a onda. Hoje ele compete mais do que eu”, contou o pai coruja.

Assim como a mãe, Celso, o pai, contou que ficava ansioso com o filho nas provas. “Achava que era perigoso, e realmente é. Mas hoje estou tranqüilo, ele tem uma cabeça boa, não arrisca muito. Já venceu dois Iron Bikers e esse é o primeiro ano do M2”.

Sandra Klomp vence o Iron Biker; Mulheres fazem grande disputa


19/10/08 - 13h20

Direto de Ouro Preto (MG) - As mulheres que disputaram as duas etapas do Iron Biker, em Mariana e Ouro Preto, Minas Gerais, neste fim de semana, encararam um desafio não só no percurso, que teve sol e chuva, calor e tempo ameno, como também nas adversárias.

O Iron Biker 2008 contou com nomes de peso do esporte, como as americanas Louise Kobin e Rebecca Rusch, a italiana Sandra Klomp, a campeã da prova, e as brasileiras Érika Gramiscelli, Roberta Stopa, Julyana Machado e Adriana Nascimento.

A italiana foi quem alcançou o tão lutado titulo da prova, uma das mais tradicionais disputas do país. Após vencer o primeiro percurso no sábado (18), em Mariana, ela foi a segunda colocada no domingo (19), em Ouro Preto, chegando pouco mais de um minuto atrás de Louise Kobin.

“Estou muito feliz. Não pensei que venceria, foi uma surpresa”, disse a campeã ao final da prova. Com o tempo encoberto e garoa constate, Sandra disse que sentiu a forte umidade e suou demais, o que causou um certo desgaste.

“Tive que ir um pouco mais devagar nas descidas porque tive receio de me sentir mal, mas foi ótimo”, contou contente com o percurso mais técnico que enfrentou neste domingo (19).

Classificação - Após os dois dias de prova e o título de Sandra Klomp, Louise Kobin ficou em segundo lugar na classificação geral. Érica Gramiscelli foi a quarta colocada do dia, porém finalizou a competição em terceiro lugar.

A americana Rebecca Rusch foi a terceira colocada neste domingo (19), o que garantiu a ela a quarta colocação na geral. E Julyana Machado ficou com a quinta posição após os dois dias.

Edivando Cruz fica em 7º na segunda etapa e garante a 3ª colocação no final do Iron Biker

19/10/08 - 12h05

Direto de Ouro Preto (MG) - Edivando Souza Cruz foi o campeão do Iron Biker 2007, porém na edição 2008 da prova, que aconteceu neste fim de semana (18 e 19), nas cidades mineiras de Mariana e Ouro Preto, mas não conseguiu manter o título, alcançado por Robson Ferreira. O atleta ficou com a terceira colocação no geral.

No sábado (18), primeiro dia de prova, Edivando finalizou o percurso poucos metros atrás de Robson Ferreira. Já na segunda etapa, realizada com muito menos calor e uma chuva leve na cidade de Ouro Preto, ele foi o sétimo colocado.

“Desde o começo da prova eu não consegui acompanhar o pelotão e já fiquei para trás na subida. Estava sentindo um pouco travado, e acho que foi pelo esforço de ontem (sábado)”, contou.

Ele pondera que teve muitas competições nos últimos meses o que o impediu de ter um volume grande de treinos, e isso foi prejudicial para seu desempenho no Iron Biker. “Perdi uma posição há três quilômetros do fim, mas não tinha mais tempo de reação. Aí foi só colocar a cabeça no lugar e seguir para o fim”, disse o terceiro colocado.

Odair Pereira encara trilhas e subidas íngremes no Iron Biker

19/10/08 - 12h57

Direto de Ouro Preto (MG) - Odair Pereira é um dos atletas mais experientes do mountain bike nacional, e mostrou sua técnica e força nas duas etapas do Iron Biker 2008, que aconteceram neste fim de semana (18 e 19) em Mariana e Ouro Preto, ambas cidades mineiras.

No primeiro dia de prova, Odair finalizou na décima colocação. Ele disse que sentiu o desgaste do corpo durante o percurso graças ao calor intenso e sol forte, em Mariana.

Já na largada de Ouro Preto, Pereira estava mais bem disposto e pronto para batalhar por uma melhor posição. “Ontem (sábado) eu queria estar entre os três primeiros, mas não consegui e isso dá uma certa frustração”, disse enquanto se aquecia na Praça Tiradentes, na manhã deste domingo (19).

E após um percurso mais técnico na segunda etapa, Odair Pereira conseguiu a quinta colocação. “A prova foi a minha cara, com subidas muito fortes. O Robson Ferreira e o Marzio Deho impuseram um ritmo muito forte no começo e eu os acompanhei, mas depois do quilômetro 30, senti um certo desgaste e impus meu ritmo próprio. Mas foi muito bom”, declarou o atleta.

Robson Ferreira vence segunda etapa e é o campeão do Iron Biker

19/10/08 - 12h45

Direto de Ouro Preto (MG) - Robson Ferreira mostrou sua força na segunda etapa do Iron Biker 2008, que aconteceu neste domingo (19), em Ouro Preto (MG), e venceu novamente, repetindo o feito de sábado (18), em Mariana (MG). Com 100% de aproveitamento, o atleta é o campeão de 2008 da prova.

“Não tenho nem palavras para descrever o que é ser campeão do Iron Biker. Estou muito feliz e tenho que agradecer a todos que me ajudaram, meus patrocinadores, meus amigos. Graças a Deus meus objetivos foram alcançados”, disse emocionado na chegada.

Robson chegou com certa vantagem de tempo para o segundo colocado, Ricardo Pscheidt. “Eu quis abrir vantagem desde o começo e impor meu ritmo para não me preocupar com ninguém durante o percurso, e quando eu vi que dava para sair na frente, eu fui”, explicou.

Segundo colocado, Pscheidt afirmou que Robson Ferreira mereceu o título do Iron Biker 2008, e que ele e os outros concorrentes tentaram manter o ritmo do campeão, mas não conseguiram. “O Robson merece o nosso parabéns. Andamos com ele 60% da prova, mas não conseguimos manter seu ritmo”, disse.

Rebas do Cerrado leva 67 atletas para o Iron Biker


19/10/08 - 11h45

Buscando desmistificar o mountain bike, o grupo Rebas do Cerrado conta com 1890 integrantes e levou ao Iron Biker, diretamente de Brasília (DF), 67 atletas que disputaram neste sábado (18) a primeira etapa da edição 2008, em Mariana (MG).

Um dos representantes do grupo foi a dupla formada por Márcio Bittencourt e Janice Pereira, psicóloga e presidente da organização. Limpos, diferentemente da maioria dos participantes que finalizou a prova repletos de lama, eles terminaram o desafio do percurso reduzido de 60 quilômetros em seis horas, às 15h deste sábado.

“Nosso foco é cooperativo e não competitivo. Por isso estamos limpos”, brincou Janice. Márcio completou dizendo que viu atletas do Rebas do Cerrado tomando banho de rio durante o percurso. “Eles aproveitaram as belezas do percurso também, né?”, disse o atleta.

O Rebas do Cerrado começou há cinco anos com apenas oito pessoas que tinham o intuito de mostrar que é possível praticar o mountain bike mesmo para aqueles que tinham apenas vontade de praticar e conhecimento zero. Hoje o grupo conta em seus passeios dominicais com cerca de 100 participantes. “É religiosamente todo domingo. Vamos sempre mostrando o nosso cerrado para os moradores de Brasília”, explica Janice.

Sobre a prova, a dupla gostou muito do percurso, porém achou que em 2007 o desafio foi maior. “Parecia mais técnico no ano passado, mas gostamos muito. Vamos ver como será amanhã”, afirmou a psicóloga sobre a segunda etapa do Iron Biker, neste domingo (19), em Ouro Preto (MG).

Reconhecimento - E todo os esforços dos Rebas do Cerrado em se deslocar até Minas Gerais para competirem no Iron Biker deverá ser recompensado. “O Gil Canaã, organizador da prova, nos disse que somos o maior grupo da história do Iron Biker”, comemorou a presidente.

NA LIDERANÇA


Na liderança
Faltando quatro quilômetros para o fim, Robson Ferreira dispara na frente do pelotão que o seguia, imprimindo um ritmo muito forte no final e vence a competição. Robson Ferreira e o novo campeão do Iron Biker 2008

PRIMEIRO DIA DE PROVA

Primeiro dia de
Prova teve muito sol e calor. Bikers chegaram exautos na chegada

UM POUCO DE OURO PRETO


A cidade de Ouro Preto está localizada na Serra do Espinhaço, região metalúrgica de Minas Gerais, a 1.150 metros de altitude. A antiga capital de Minas conservou grande parte de seus monumentos coloniais e, em 1933, foi elevada a Patrimônio Nacional, sendo que, em 1983, foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade. Ouro Preto é conhecida pela diversidade de suas atrações turísticas: das capelinhas às matrizes e paróquias barrocas, das montanhas aos fundos dos vales, da culinária mineira à cozinha internacional, dos parques naturais aos esportes de aventura. Hoje, a cidade representa um resumo da arte colonial mineira, não apenas pela expressão de sua história, mas pelo extraordinário acervo cultural que preservou.

CONCENTRAÇÃO PARA O IRON BIKER


Bikers se concentram para a largada na praça central de Ouro Preto MG

Itália na frente no sábado


Sandra Klomp abriu uma grande vantagem sobre as concorrentes no primeiro dia de prova. Sobre Érika Gramiscelli, segunda colocada, a italiana colocou cerca de 5 minutos de diferença e 8 sobre a norte-americana Louise Kobin.

Disputa acirrada na ponta

Na Elite Masculina, Robson Ferreira e Edvando Souza travaram uma batalha digna de final no dia de ontem. A diferença de tempos foi de 18 décimos.