segunda-feira, 17 de novembro de 2008

CHARGE DO DIA

Dupla compete sozinha em categoria no 12 Horas






17/11/08 - 19:h33


Únicos inscritos na categoria Dupla Mista, Izabela Salvato e Bruno Reis tiveram seus objetivos mudados: se comparar com duplas masculinas. Com 11h56min04, a dupla de Belo Horizonte (MG) concluiu os 10,3 quilômetros do circuito do MTB 12 Horas.

Com quatro meses de treinos juntos, os amigos resolveram encarar o desafio a pedido de um amigo, que incentivou a vinda da dupla. “Eu tenho 15 anos de mountain bike, voltei há mais de um ano. Não fizemos treino específico de 12 horas, é mesmo um desafio. Pedalamos mais para provas curtas”, contou Bruno.

Izabela revelou que o sono a fez cometer certas gafes durante o percurso. “Eu que larguei a meia-noite, achei que não fosse dar conta e estou super empolgada. Acabei levando dois tombos super bobos de sono, de segurar nas árvores de preguiça e acabei soltando o guidão. Era sono...”, contou.

Visivelmente cansados, a dupla ainda teve fôlego para ficar durante a festa de premiação da prova. Bruno contou que uma prova de doze horas de duração exige muito do corpo. “Tem que saber e conhecer muito o corpo e tentar agüentar, tem hora que vira um martírio, um sofrimento, mas tem que terminar. Eu administrei bem, mas estou exausto

Barcos voltam ao mar na 2ª perna da Volvo Ocean Race






17/11/ - 15:h57

Começou neste sábado (15) a segunda perna da Volvo Ocean Race, que largou da Cidade do Cabo, na África do Sul, para Cochin, na Índia, em um percurso de 4.450 milhas náuticas, cerca de 8.300 quilômetros.

Torben Grael colocou o Ericsson 4 na frente da flotilha em alguns momentos iniciais, porém caiu para a sexta colocação após 500 milhas navegadas. Já o experiente Bouwe Bekking, comandando o Telefonia Blue, assumiu a ponta da regata rumo à Índia, com velocidade aproximada de 39,5 km/h.

Mantendo o bom desempenho, Ken Read, comandante do Puma Racing Team, segue na segunda colocação, deixando outro barco espanhol da Telefonia, o Black, comandado por Fernando Echavárri, na terceira colocação.

Recuperando-se na regata de volta ao mundo, o Ericsson 3 fica com a quarta colocação seguido pelo chinês Green Dragon. Já o Delta Lloyd e o Team Russia mantém o desempenho da perna anterior, nas sétima e oitava colocações.

Mensagem - Ken Read enviou um e-mail entusiasmado do barco após a largada da segunda perna. O comandante exaltou o bom tempo que fez no sábado (15) e os bons ventos, que estagnaram após algumas horas de velejada.

“O começo não poderia ser melhor: um dia lindo e uma velejada rápida e boa para “Il Monstro”. Mas não durou muito e entramos no buraco de vento da Table Mountain”, contou. “Uma gripe leve tomou conta do barco, o que não é muito engraçado para alguns. E para o restante a boa notícia é que eles ainda podem pegar esta gripe graças à “higiene” que um Volvo Open 70 permite”, disse Read.

Pai e filho tornam-se adversários durante o MTB 12 Horas









17/11/08 - 15:h52

A paixão pelo mountain bike fez o pai deixar o dever de pai para se tornar um adversário nas trilhas. Isso aconteceu com Fernando Ariel, de 59 anos, pai de Leandro Alves. O filho, de 31 anos, iniciou no esporte há oito anos e chegou a sua quarta edição da prova de 12 horas e competiu com Renam Cruz, enquanto seu pai pedalou sozinho.

Durante uma transição, pai e filho se encontraram. Fernando, que deixou sua ‘Ferrari’ sob os cuidados da equipe, contou que passou toda a prova sem tirar nenhuma soneca. “Não dormi, a adrenalina impediu que eu descansasse mais. Fiz três paradas só para comer um lanche e me hidratar, porque se não eu não agüento”, afirmou o competidor, que comemorou o segundo lugar em sua categoria.

Leandro, com 31 anos, admite que ‘sentiu’ o abandono do pai durante as provas. “Ele ia me dar apoio, tirar fotos, levar comida para mim, fazer o papel de pai e gostou do mountain bike. Acabei perdendo um apoio e ganhei um adversário. Treinamos juntos durante o fim de semana, em Campinas”, disse Leandro.

Sobre o MTB 12 Horas, mesmo em condições diferentes, Fernando e Leandro sentiram grandes dificuldades. “Deu uma canseira muito forte pedalar a noite, eu to competindo na categoria solo. A prova foi bem técnica o terreno está bem acidentado, tem muito single track”, afirmou Ariel. Para Leandro, a dificuldade veio à noite. “A prova é difícil, principalmente à noite se você não tem um bom equipamento de luz, que é o meu caso e do Renam. Não conseguimos ser tão rápidos e só enxergamos para onde o guidão vira, já que a lanterna ficava presa à ele”, confessou o filho.

Na 15ª posição, Mario Roma finaliza La Ruta de Los Conquistadores, na Costa Rica










17/11/08 - 11h05

Mario Roma participou dos quatro dias de competições do La Ruta de Los Conquistadores, na Costa Rica, e finalizou o desafio de uma das provas mais difíceis do mountain bike mundial na 15ª posição em sua categoria.

Após dois dias difíceis no começo da prova, o atleta luso-brasileiro encarou mais dois dias complicados, com uma ascensão de 2.600 metros em um percurso de 65 quilômetros até o vulcão Irazu.

“Só tinha um pequeno pormenor neste dia curto da La Ruta: iríamos cruzar o ponto mais alto da prova com 3.010 metros de altitude, sendo que saímos de 1.200 metros de altitude e foram 35 quilômetros de escalada até ao topo do vulcão. Subidas com uma inclinação inacreditável, o peito tinha de ficar literalmente sobre o guidão e manter um ritmo constante para não colocar os pés no chão. Se tivesse de parar, não subia mais, só empurrando. Foi uma batalha de técnica força e pulmão para vencer esse esforço a essa altitude”, explicou Roma, que finalizou o dia em 5h18min.

A última etapa do La Ruta foi a maior de todas, com 120 quilômetros de percurso e 2.250 metros de ascensão. “Já largamos subindo 7 quilômetros com uma inclinação brutal onde só ao som dos gritos e aplausos da multidão que assistia durante toda a escala nos motivava e nos transmitia a força extra necessária”, disse. “No quilômetro 100 finalmente avistamos o Mar do Caribe, e a sensação de conquista começou a alimentar os poucos músculos que ainda restavam nas pernas de todos”, completou Mario Roma.

Ao todo foram 386 quilômetros e 14.000 metros de ascensão nos quatro dias de prova vencida por Edgar Madrigal, da Costa Rica, pentacampeão da La Ruta de los Conquistadores. “Viemos em um pelotão de 15 bikers sempre juntos onde deveria ter umas 10 nacionalidades. Foi sem dúvida uma chegada que não esquecerei, o espírito esportivo nesse tipo de provas vence o espírito competitivo por diversos momentos durante as etapas”, contou o atleta.

Sinkewitz correrá na equipe tcheca PSK Whirpool










17/11/ - 14:h46

O alemão Patrik Sinkewitz revelou que acaba de assinar um contrato o qual o vinculará durante um ano com a equipe PSK Whirpool, da República Tcheca.

Com seus 28 anos e depois de ter cumprido um ano de sanção por uso de testosterona, declarou que nunca perdeu a esperança de conseguir voltar ao pelotão internacional uma vez cumprido seu castigo. “Sei que errei. É algo o qual terei que conviver e aprender de tal feito. Mais, não mereço também a possibilidade de deixar para traz o passado e esquecer o ocorrido?”, declarou o alemão.

Michel Fernandez garante título da Copa Sundown de Ciclismo

17/11/ - 12:h54

Bike - No último domingo, 15 de novembro, a Copa Sundown de Ciclismo Amador chegou ao final da temporada, com a disputa da 4ª etapa em Santo Amaro, São Paulo. O grande campeão foi o cubano Michel Fernandez, da equipe de ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Clínicas/Nossa Caixa/Kenda/DKS Bike/SME).

Com a vitória, Fernandez garantiu o título da competição. O cubano venceu duas etapas, além de ter sido vice nas duas outras provas realizadas, somando um total de 72 pontos. Nessa 4ª prova, subiram ao pódio ainda João Paulo de Oliveira, de São Bernanrdo do Campo, Daniel Santos, de Guarulhos, William Roiani, de Indaiatuba, e Wagner Miranda, de Santo André.

"Estou muito contente com esse resultado. É mais uma vitória que conquisto no Brasil", disse Michel, que levou uma moto 0 km para casa. "Fiz o trabalho que tinha que ser feito. Eu controlei a prova desde o começo e consegui escapar na fuga certa. Na última volta, teve uma confusão na curva final e tive que subir no canteiro para não cair. Mesmo assim, consegui me recuperar e venci na linha de chegada", contou o ciclista.

A final foi disputada paralelamente as disputas dos Jogos Abertos do Interior, mas o atleta não acredita que isso tirou o brilho da conquista do título. "Eu sei que essa etapa não reuniu os principais ciclistas devido aos Jogos Abertos, mas não foi por isso que eu conquistei o título. Eu consegui chegar à liderança competindo com todos os outros atletas nas etapas anteriores", afirmou o atleta, que já venceu nesta temporada a Prova Ciclística 9 de Julho, a 64ª edição da São Salvador e o IV GP Chico Mendes de Ciclismo.

Márcio May e Juraci Moreira vencem Desafio 24 Horas de Ciclismo

Texto de: 17/11/ - 12:h50

Bike - Nesse final de semana, dias 15 e 16 de novembro, foi realizada a 6ª edição do Desafio 24 Horas de Ciclismo, em Porto das Dunas, a 16 km de Fortaleza, capital cearense. A frente do pelotão campeão, dois grandes nomes do ciclismo brasileiro: o triatleta Juraci Moreira e o ciclista Márcio May.

Junto ainda com os também triatletas Erick Vasconcelos e Carvalho Júnior, eles competiram como convidados, e enfrentaram outras equipes bastante fortes, inclusive a liderada por Murilo Fischer, que atua em um time europeu e foi o representante olímpico deste ano. Os campeões completaram 31 voltas em um circuito de 13 km, uma a mais que a equipe de Fischer.

"O mais difícil foi o calor e o vento forte, num percurso com subidas e descidas. É realmente uma prova dura e para poucos. Competir com o Márcio May, que é um dos grandes nomes do ciclismo brasileiro e já disputou quatro olimpíadas foi uma honra", elogiou Juraci. "Os atletas que completaram as 24 horas são verdadeiros heróis", acrescentou o triatleta, melhor latino-americano nos Jogos Olímpicos de Beijing.

Juraci volta a sua programação oficial, com provas de Triathlon, no próximo dia 30, no Sesc Triathlon Porto Alegre. No final de semana seguinte, ele disputa a final do 18º Troféu Brasil de Triathlon, em Santos, litoral paulista. "Já estou treinando para 2009. Darei prioridade para as provas no Brasil, querendo ajudar a difundir e desenvolver mais a modalidade", afirmou o triatleta de 29 anos de idade e que já disputou três Olimpíadas.

Marcos Novello, da Memorial, leva prova por pontos nos Abertos

17/11/ - 12:h48

Bike - Na disputa por pontos do ciclismo nos Jogos Abertos do Interior, que está sendo realizado em Piracicaba, interior paulista, a equipe Memorial/Pref.Santos/Giant/Nossa Caixa levou a melhor com Marcos Novello, que disputou o ouro com os melhores sprintistas do país. Foi uma prova de superação, já que essa não era a especialidade do atleta.

A prova é diferenciada. Funciona da seguinte forma: a cada volta, os dois primeiros ciclistas que cruzam a faixa inicial, ganham, respectivamente, dois e um ponto. Na última volta, o vencedor soma oito, o segundo, sete, o terceiro, seis, e assim por diante. Novello terminou a prova com 14 pontos.

O 2º lugar ficou com Walter Miguel, da equipe de São Caetano do Sul, com 13 pontos, e o 3º lugar com Daniel Rogelim, que somou 12 pontos. "Defendo Santos há três temporadas, acredito que esta foi uma vitória das que mais marcarão minha carreira, pois moro em Piracicaba e os Jogos estão sendo aqui. Tive a oportunidade de vencer na frente de meus pais e minha noiva Renata, que me apóiam muito", comentou o campeão

Pindamonhangaba recebe última etapa do Paulista de Velocidade






17/11/08 - 08:h128

Pindamonhangaba foi escolhida como palco da última e decisiva etapa do Campeonato Paulista de Rally de Velocidade e do Trofeo Fiat de Rally. Tradicional por receber as competições de rali de regularidade e cross country, a cidade acompanhará a disputa pelo título nos dias 13 e 14 de dezembro.

A organização já definiu os estágios na cidade, que pela primeira vez receberá o torneio.
Os participantes vão ter de encarar nove especiais (trechos cronometrados), sendo três noturnas previstas para o sábado na Estrada Municipal Sebastião Vieira Machado. Já no domingo, a prova acontece em dois percursos: um na Estrada Municipal do Uma e outro na Estrada Municipal Pinhão do Borba.

No total serão 82,80 quilômetros de especiais, extensão bem maior do que as etapas anteriores. “Para a última etapa do Paulista de Velocidade, o regulamento prevê 50% a mais de pontos. Por isso, o total de trechos cronometrados também precisa ser mais alto, o que deve acirrar ainda mais a disputa”, explica Paulo Américo Leite, organizador do campeonato.

O Paulista de Rally de Velocidade é dividido em três categorias: (motores 2.0, com preparação limitada e tração 4x4); A6 (motores 1.6, com preparação livre e tração 4x2) e os N2 (motores 1.6, com preparação limitada e tração 4x2). O Trofeo Fiat de Rally premia em dinheiro a cada etapa as cinco melhores duplas da categoria N2 que competem a bordo de um veículo da montadora italiana.

Reinaldo Varela motivado para o Dakar






08:h26

Campeões do Rally Internacional dos Sertões 2008, na categoria Super Production, Reinaldo Varela e Marcos Macedo confirmaram presença na principal prova de off-road do mundo. A dupla integrará o time de 17 brasileiros que participarão do Dakar 2009. A largada está programada para o dia 3 de janeiro em Buenos Aires e após percorrer mais de 9.500 quilômetros, sendo 5.650 km de especiais, terá chegada no dia 17 de janeiro, também na capital Argentina.

Pela primeira vez, o Dakar será disputado na América do Sul. A mudança de continente ocorreu devido às ameaças terroristas feitas à organização da prova, que colocavam em risco a integridade dos participantes, por conta disso, houve o cancelamento da 30ª edição do rali neste ano. A solução encontrada pelos organizadores do evento foi atravessar o oceano e trazer a competição para terras latinas, onde o terreno encontrado, é muito semelhante à região onde era disputado o Dakar.

Ingressos do Supercross têm 50% de desconto






17/11/08 - 08:h23

Os fãs de motocross têm a oportunidade de acompanhar a quarta e penúltima etapa do Dunas Supercross 2008, neste final de semana, em Canoas, no Rio Grande do Sul. Os ingressos estão à venda até sexta-feira com 50% de desconto nas lojas AM/PM dos Postos Ipiranga e nas concessionárias Honda em Canoas e Porto Alegre. O preço promocional é de R$ 50,00 por bilhete.

A partir de sábado, dia das corridas das categorias SX1 e SX2, o preço passa a R$ 20 e a venda só será feita no local do evento: Parque Municipal Eduardo Gomes, ao lado do 5º Comar, em Canoas, cidade da Grande Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A compra também pode ser efetuada pela internet no site www.ingressorapido.com.br. Crianças até 12 anos não pagam, porém terão de retirar o ingresso na bilheteria no dia do evento. Estes ingressos são limitados

Marcos dá mais um show e conquista a Copa Sundown
















17/11/ - 07:h53

O ciclista Marcos Roberto Veloso, 9 anos, conquistou seu 12º título deste ano. O varginhense venceu a 4ª etapa da Copa Sundown de Ciclismo Amador e conquistou o título da categoria Mirim Masculino, para garotos de 9 e 10 anos.

Marcos soube administrar a ansiedade e pressão de uma decisão tão importante e competiu como “um veterano”. Aproveitando seu conhecimento do circuito e suas dificuldades, deixou a decisão para a última curva, e num sprint de 200 mts de pura explosão muscular e condicionamento físico, garantiu a vitória. Para participar desta competição, Marcos contou com o apoio financeiro fundamental da EPTV e Manu Motos.

A competição, organizada pela Federação Paulista de Ciclismo, foi realizada em São Paulo/Capital, dentro das festividades da II Virada Esportiva. A Virada Esportiva é uma promoção da Prefeitura de São Paulo com 24 horas ininterruptas de diversas modalidades esportivas por toda a cidade, transformando clubes, parques, ruas e outras áreas da cidade em verdadeiros centros esportivos, com atividades gratuitas e que contagiam a população. São Paulo se transformou na maior arena esportiva do mundo, com a participação de 3 milhões de pessoas em mais de 400 eventos nos dias 15 e 16 de novembro.

Esta foi a última competição oficial de Marcos na temporada 2008, que terá um período de descanso e na segunda quinzena de dezembro volta aos treinamentos para a próxima temporada, que se inicia com a Copa Hilário Diegues. A expectativa para 2009 é de adaptação à categoria Infantil – 10 a 12 anos.

Este ano Marcos superou todos os prognósticos, já que teve 100% de aproveitamento nos campeonatos e GPs que participou. Foram 15 vitórias em 32 competições. Segundo alguns ciclistas já experientes, as conquistas do varginhense impressionam não só pelos números, mas também pelas dificuldades, diversidades de circuitos e competitividade dos adversários.

Dupla de Sorocaba vence a 1ª edição do Trip Trail Pedal Leve

17/11/ - 07:52

A primeira edição da maratona Pedal Leve Trip Trail superou as expectativas dos organizadores. O evento reuniu no último domingo (dia 9 de novembro) 175 bikers que vieram de 25 cidades paulistas e também da cidade mineira de São Sebastião do Paraíso.

A corrida foi disputada em 16 categorias e os bikers percorreram dois trajetos (um de 27 km para as categorias Turismo e Sub-17, e outro de 34 km para as demais categorias) no Circuito do Vinho, na Estância Turística de São Roque, a 60 km de São Paulo.

Além das fortes subidas e do relevo montanhoso da região, os competidores tiveram que superar o calor que ultrapassou os 30º C. A concentração de largada foi na Vinícola Góes e a infra-estrutura contou com mais de 30 pessoas que trabalharam na organização e no circuito, com quatro pontos de distribuição de água (alguns com frutas).

“O circuito estava show de bola. O evento foi bem organizado e bem sinalizado”, disse Ailton Souza Santos, presidente do clube Greenbikers, de Embu-Guaçu, que compareceu com oito bikers. Ailton terminou na quarta colocação da categoria Sub-45.
Na chegada, a organização ofereceu água mineral e uma mesa de frutas. No almoço, uma macarronada preparada pelo Instituto Quer Ser, com a ajuda da famosa Tia Lina, foi servida por R$ 7 o prato.

TALENTO DA SUB-25

A vitória na geral ficou com Luciano Silva, da categoria Sub-35. Luciano é atleta da equipe Sorocaba Bikers e completou os 36 km em 1h26min28s. Mais atrás, a 15 segundos, ficou o jovem da categoria Sub-25, Luiz Reinaldo Cardoso, companheiro de equipe de Luciano.

“Alguns atletas atacaram logo na primeira subida. Eu e Luciano fomos juntos, sem forçar. Fizemos um trabalho de equipe e abrimos uma boa vantagem numa subida e escapamos do pelotão”, contou o vice-campeão Luiz Reinaldo, que chegou a cair duas vezes durante o percurso.

Luiz começou a praticar o mountain bike há oito meses e pedala uma pesada Caloi Alumínio de 15 kg e, mesmo pedalando sem sapatilhas, conquistou a terceira colocação na última etapa da Maratona Ravelli na categoria Sub-23.

A campineira Márcia Machado de Camargo venceu a geral feminina com o tempo de 2h17min41s.

No próximo ano os organizadores vão realizar Copa Pedal Leve, com três etapas. Duas delas já têm local definido: uma será em São Roque e a outra em Salesópolis.

Final do Paulista de Surf Universitário acontece em Guarujá

















17/11/2008

Surf - A 3ª e última etapa do Circuito Paulista de Surf Universitário acontece nos dias 22 e 23 de novembro na praia de Pitangueiras, em Guarujá. A categoria Open é a mais disputada. Os sete primeiros colocados têm chances de conquistar o título, mas o líder é Dárcio Dias.

Na categoria Feminina, as três primeiras colocadas, Lívia Lopes, Luara Munholi e Geórgia Paschoal ainda estão na briga. O título da categoria Formados está indefinido.

Sérgio Petroni foi o único atleta que disputou as duas etapas e é o líder. Maurício Duarte, Tico Oliveira, Ricardo Toledo e Freddy Jacob estão numa disputa pessoal, buscando o título das duas etapas disputadas.

Além dessas categorias, haverá as disputas do Tag Team e a Crocs Expression Session. A novidade será o UOL Best Wave, que premia o autor da melhor onda do campeonato com um Ipod Shuffle.

3ª etapa do Brasil Kite Tour é transferida para dezembro

17/11/ - 07:h23

Kitesurf - A 3ª etapa do Brasil Kite Tour, que seria realizada esta semana, foi transferida para os dias 3 a 7 de dezembro. O local da competição continua o mesmo, e os melhores atletas do Brasil se encontrarão na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para mais um desafio.

Estarão em disputa as categorias Freestyle, Regata e Wave. As inscrições terminam no dia 28 de novembro e a ficha pode ser preenchida clicando aqui. O depósito deve ser efetuado no Banco do Brasil (c/c 5031-8, ag. 4982-4), em nome de Luiz Ernesto Costa Pereira. O valor é de R4 60 reais para uma categoria, R4 100 para duas e R$ 130 para três.

Chevrolet conquista o título brasileiro de Rali de Velocidade em Severiano de Almeida






16/11/08 - 07:h16

Severiano de Almeida (RS) - A pacata Severiano de Almeida, ao norte do Rio Grande do Sul, sediou a última etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade 2008 - o Rally Nova Itália -, em grande estilo e com muita disputa. As especiais noturnas deram um charme especial à corrida e as disputas foram travadas até os últimos segundos.

Durante a noite ou durante o dia, o Chevrolet Celta de Bernardo Koller/ Sidinei Broering foi imbatível neste fim de semana. A dupla ficou com a vitória desta etapa e com o título de campeã na categoria N2.

Para Bernardo, além de um carro bem preparado, a receita para ser campeão é ser bom na pista. “Trabalhamos muito neste carro, principalmente nos acertos dos faróis para a etapa noturna e o resultado do campeonato veio depois de muita luta. Nós mostramos que a prova se ganha na pista”, conta o piloto.

Bernardo, que havia ficado dois anos parado por falta de patrocínio, diz que a parceria com a Chevrolet não poderia ser melhor. “Quando surgiu o teste da Chevrolet o pessoal gostou de mim e acabou me contratando. Foi um casamento perfeito. Eu gosto muito da equipe e me sinto em casa”, afirma Bernardo, que ingressou na equipe Chevrolet Power Team no início deste ano.

Confira o tempo e a pontuação final da categoria N2
1) - B. Koller / S. Broering GM Celta - 01h19m03.20 – 62 pontos
2) - F. Dall Agnol / M. Dalmut FIAT Palio - 01h21m02.10 – 48 pontos
3) - U. Bertholdo / A. Miranda GM Celta - 01h23m00.00 – 42 pontos
4) - R. Túlio / C. Valandro PEUGEOT 206 - 01h32m45.30 – 51 pontos

Rally de Severiano encerra o Brasileiro de Velocidade e coroa os campeões de 2008






17/11/08 - 07:h14

Severiano de Almeida (RS) - Durante todo o ano, as disputas no Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade foram acirradas e emocionantes. E na última etapa não foi diferente.

A cidade de Severiano de Almeida (RS) foi palco da velocidade neste fim de semana (15) na decisão dos campeões da temporada. Com muito charme, a cidade relembrou as provas noturnas que há muito tempo não se via nos ralis brasileiros. Os títulos foram decididos nos últimos segundos.

Quem levou o título da categoria N2 foi a dupla da Chevrolet Bernardo Koller/ Sidinei Broering, que voou baixo durante todo fim de semana a bordo do Celta Rally. Segundo Bernardo, a vitória foi a soma de um carro bem preparado e do trabalho desempenhado dentro da pista. “Trabalhamos muito nesse carro em todas as provas, procuramos ao máximo fazer um bom levantamento e mostramos que a prova se ganha na pista”, afirma o piloto, que estreou neste ano na equipe.

Mais vitórias - Na categoria N4, Oswaldo Scheer deixou o título escapar depois de uma batida na especial de número nove. Melhor para a dupla Édio Fuchter/ Gilvan Jablonski que ficou com a vitória da etapa e com o título do brasileiro de 2008.

Luis Tedesco, já consagrado campeão por antecipação da categoria N3 há três provas atrás, ficou na segunda posição atrás da dupla dos irmãos Juliano e Rafael Sartori que venceram com apenas um segundo de diferença. Para Tedesco, o rali deste ano teve brigas acirradas em todas as etapas. “Tivemos grandes disputas durante todo o campeonato e em todas as categorias. Vencer nesta categoria foi importante para nós pois conseguimos desenvolver o carro muito rápido e evoluímos com bastante precisão”, afirma o piloto.

Na categoria A6 os campeões também já eram conhecidos. A dupla Leandro Brustolin e Daniel Ceconello andaram muito em todas as etapas e em Severiano não foi diferente. No pódio eles deixaram o recado engrandecendo os gaúchos, que são a maioria no rali: “Aqui mora os campeões brasileiros de Rali de Velocidade”, dizia a faixa.

Tinker Javier garante o tricampeonato no MTB 12 Horas






Tinker parou poucas vezes durante a prova

17/11/- 07:h03

Considerado favorito na 13ª edição do MTB 12 Horas, realizado neste fim de semana na cidade de Itupeva (SP), o norte-americano David Tinker Javier conquistou o terceiro título na prova. Além da vitória em sua categoria, o biker garantiu o título geral da competição.

Com o maior número de voltas entre os competidores, um total de vinte voltas no percurso de 10,8 quilômetros, o norte-americano concluiu a prova com o tempo de 11h55min31. Na segunda colocação, ficou Rodrigo de Sá, com 12h08min51 (total de 18 voltas) e Pedro Ramos, 11h56min07 e 17 voltas.

Feliz, Tinker afirmou estar bem preparado e descansado para a prova; ele parou poucas vezes durante a prova. “Quando estava pedalando, estava super bem, retornei e perguntei quanto tempo eu estava e disseram: ‘você está cinco minutos à frente’. Eu não acreditei, achei que era bem mais, fiquei meio bravo, mas aí me empolguei, pedalei mais forte. Cedo ou tarde, em uma prova dessa, uns se cansam, outros se empolgam”.

O biker soma o título de 2008 aos de 2003 e 2005. “Me diverti demais e relaxei bastante, corri bem e o tempo ajudou. A última vez que vim (em 2006) eu não terminei por conta da chuva. Estava horroroso, chovia muito, bem diferente de hoje”, disse o atleta.

Melhor prova - Durante a noite, Javier contou que conseguiu abrir uma vantagem muito boa por conta dos equipamentos. Os adversários não iam tão rápidos por não enxergar muito os caminhos com as lanternas e luzes nos capacetes. “Quando estamos no single track, podemos julgar melhor o traçado, a noite foi o grande problema para a grande maioria”, contou.

Tinker garante que a 13ª edição da competição foi a melhor que já fez, das provas que participou no Brasil. O biker conta que foi tratado como um rei e que se sentiu muito bem durante todo o dia.

“Me cansei depois do final da prova mesmo, estava empolgado durante a madrugada. O percurso foi tão bom, era tão calmo e tranqüilizante. Achei mesmo que estava no céu ou pescando, não acreditei”, finalizou o norte-americano.