quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

CHARGE DO DIA

São Caetano busca pódio em São José dos Campos

05/02/ - 07:41

Depois de conquistar três pódios em três provas disputadas, a equipe de ciclismo de São Caetano do Sul (Cesc/Sundown/Nossa Caixa/Calypso/Maxxis) espera repetir novamente a dose, desta vez no Campeonato Paulista de Resistência, que terá sua primeira etapa neste domingo, em São José dos Campos. A competição, que também abre o calendário da Liga Valeparaibana de Ciclismo, conta pontos para o ranking nacional.

“Nossa equipe está muito bem preparada. Temos condições de conquistar mais um pódio no ano”, disse o treinador da equipe do ABC, Paulo Márcio Ferreira, o Melão, que aposta suas fichas no sprintista Michel Fernandez. “O circuito da prova favorece o Michel. Além disso, ele está muito bem preparado”, acrescentou.

O ciclista cubano Michel Fernandez disputou duas provas na temporada: ficou em terceiro lugar na Copa América e foi sexto colocado no Mundialito de Ciclismo. A equipe ainda conquistou dois pódios neste ano com Thiago Nardin e Raul Cançado, que foram primeiro e terceiros colocados, respectivamente, na 50ª Prova Ciclística da Comarca de Poços de Caldas-MG.

Além dos três atletas, a equipe do ABC estará representada na primeira etapa do Campeonato Paulista de Resistência por Leonardo Vieira, Fernando Firmino, Vanderlei Gonçalves e André Grizante.

A equipe de São Caetano é patrocinada pela Sundown, Nossa Caixa, Calypso, Maxxis e Cesc.

O Campeonato Paulista de Resistência é realizado pela Federação Paulista de Ciclismo (FPC) e pela MZ2 Eventos, com organização da Liga Valeparaibana de Ciclismo. A competição tem o patrocínio da Nossa Caixa e Sundown e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Deivilin é esperança no Bicicross América's

05/02/ - 07:40

O bicicross brasileiro estará representado no Bicicross America’s 2009, torneio internacional que reúne os melhores do país, no masculino e feminino, e destaques do exterior, por seus principais atletas. Uma das atrações é o paulista Deivilin Balthazar, de Americana, campeão do evento em 2007, campeão Brasileiro em 2008 e atual líder do ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). O piloto busca seu segundo título na competição e disse que, mesmo não estando no melhor de sua forma, vai brigar primeiro por uma vaga na bateria final e, depois, tentar o bicampeonato. A competição será realizada nos dias 7 e 8, na pista do Conjunto Monte Alegre, em Paulínia, reunindo pilotos do Brasil, Argentina, Chile Venezuela e Colômbia, e terá transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular.

"Toda minha preparação está focada para o Mundial de Adelaide, Austrália, em julho e ainda não estou no auge da minha forma. Mas tenho treinado forte nas últimas semanas para chegar bem na competição em Paulínia. Afinal, a confiança é um fator muito importante na disputa e espero repetir os bons desempenhos dos últimos anos”, explica o atleta, de 29 anos, atual campeão nacional e vice-campeão paulista. "Deixei de competir em uma etapa e acabei em segundo”, completa.

Para Deivilin, o Bicicross America’s é muito importante para a divulgação do esporte, sem falar de seu alto nível técnico, e, por isso, costuma atrair pilotos muito fortes. "Trata-se de um evento que tem repercussão nacional, o que ajuda aos nossos patrocinadores e ao próprio esporte. Além disso, reúne os melhores do Brasil e excelentes pilotos do exterior, o que torna a briga pela vitória ainda mais acirrada e emocionante. Por isso há tantos atletas presentes”, afirma.

Com relação à última temporada, o atleta disse que foi bastante positiva. "Foi um ano bom. Não consegui a vaga em Pequim, mas estive nas finais de vários eventos. Além disso, fiz sete viagens ao exterior, o que me ajudou bastante em termos de experiência. Agora, trata-se de uma nova temporada e vamos atrás dos resultados mais uma vez”, finalizou o piloto, que no atual ranking da União Ciclística Internacional (UCI) ocupa a 40ª colocação.

Ainda com relação ao ranking mundial, o início de temporada alterou bastante a posição dos participantes do Bicicross America’s 2009. O argentino Ramiro Marino, vencedor do ano passado em Paulínia, é o novo líder do ranking mundial, fruto das vitórias das etapas da Argentina e Chile, em janeiro. Já seu compatriota Federico Pólo ocupa a segunda colocação e o chileno Gonzalo Ureta é o quarto, enquanto. Jonathan Suarez, da Venezuela, agora é o 15º colocado, uma vez que não participou dos eventos. Entre os brasileiros, Gustavo Chiara aparece em 11º, enquanto Daniel Brito é o 13º.

Rafael Andriato é destaque no 23º Torneio de Verão de Ciclismo

05/02/ - 07:35

Bike - A 23ª edição do Torneio de Verão de Ciclismo acontece entre os dias 11 e 15 de fevereiro, com cinco etapas nas cidades de Praia Grande (duas etapas), Guarujá, Cubatão e Santos, na Baixada Santista. A competição servirá como preparação para o santista Rafael Andriato, que após um período de férias volta as provas, já de olho no início da temporada européia, onde defende a equipe italiana UC Trevigiani.

O ciclista volta a Itália no final de fevereiro, e quer estar em sua melhor forma possível. "O torneio de Verão já faz parte da história do ciclismo brasileiro, sera uma ótima oportunidade de poder estar competindo e servindo de preparação para meu retorno para Itália" comentou Andriato.

Apesar de não estar com um ritmo forte de competição, como alguns atletas, Rafael pretende competir pra valer, lutando por um lugar no pódio. "Vou procurar sempre estar entre os primeiros colocados e quem sabe conquistar alguma etapa", garante o ciclista.

As baterias têm início às 7h30. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de fevereiro, domingo, pelo site www.ciclismobr.com.br. A taxa é de R$ 75 por atleta.

Gringos confirman presença no DH de Santos 2009

05/02/ - 07:30

Com a presença de grandes nomes internacionais para o DH de Santos, podemos esperar sem dúvida alguma um elevado nível técnico para o evento deste ano. Mas vale a pena lembrar que o atual campeão é o brasileiro Wallace Miranda, piloto do estado de SP.

O diretor da organização do evento, a MKT Eventos, Marcelo Coelho disse: “A participação de representantes de outros países possibilita ainda o intercâmbio fundamental para o crescimento do esporte e dos próprios competidores. Sem falar da briga saudável pelo primeiro lugar. Estou certo que esta será uma das mais fortes edições já realizadas”, ressalta.

Durante os seis anos de competição, o DH de Santos tem atraído grandes nomes internacionais como Cedric Gracia e Anne Caroline Chausson. Em 2008 o vencedor Wallace Miranda estabeleceu um novo record da prova, com o tempo de 1:04:305 s. Na categoria feminina, Luana Oliveira de apenas 16 anos de idade, faturou a primeira colocação com o tempo de 1:18:407 s.

O evento começa oficialmente no dia 13, com o Congresso Técnico Obrigatório a partir das 20:00 hrs, no Pq. Balneário Hotel. No sábado dia 14, os treinos livres começam às 10:00 hrs. A partir das 11 hrs até as 20 hrs, as descidas serão cronometradas, válido para todas as categorias. 20:30 hrs, a premiação oficial de todas as categorias.

Já para Domingo dia 15 de Fevereiro, os vinte melhores tempos do sábado na categoria masculina mais dois convidados, e os cinco melhores tempos na categoria feminina formaram o grid de largada. Início previsto para as 9:00 hrs.

Quadriciclos invadem o Enduro do Corisco



05/02/ - 07:25


Quadriciclos vão competir no Enduro

As atividades já começaram para o Enduro do Corisco. A prova será entre os dias 13 e 15 de fevereiro, Teresina, no Piauí, e vai reunir alguns dos principais nomes do off-road brasileiro. A conferência do percurso teve início no último final de semana.

Como novidade, a disputa nos quadriciclos terá dois dias de prova, sendo o primeiro com roteiro curto, sem muitas dificuldades, apenas com navegação. Já no segundo será uma prova mais técnica, onde será exigido um maior esforço físico do competidor. Outro diferencial da prova serão as subidas e as descidas de serras que exigem muita habilidade dos competidores.

Teresina, cidade onde serão realizadas as competições, é a única capital totalmente situada no sertão brasileiro e até por isso se revela em vários setores, como turismo de negócios, artesanato, cultura e gastronomia.

Nos dias de prova a previsão é de clima chuvoso, o que deve aumentar ainda mais a dificuldade para os pilotos e a emoção para o público.

Alexandre Manzan e Camila Nicolau vencem XTerra Series, em Itu (SP)

05/02/ - 07:20

Em 2009 o XTerra Brazil traz novidades para o calendário do triatlon cross-country, com as provas do XTerra Series, que começaram no último sábado, dia 31 de janeiro, na Base 84, em Itu (SP), com 91 atletas. Apelidado de “XLama” a prova contou com grandes nomes do esporte nacional e teve uma revelação na categoria Feminino.

No Masculino, com 1h44min55, Alexandre Manzan ficou com mais uma vitória na prova, que teve 1km de natação em um lago, 20km de mountain bike em um trecho de pura lama e 8km de corrida pelas trilhas da Base 84. Quando questionado sobre as dificuldades da prova, Manzan brincou. “As dificuldades vem agora, para lavar a bike, tirar toda essa lama”, disse. “Brincadeiras a parte, a prova foi muito dura e muito gostosa de fazer”, elogiou. Felipe José Moletta e Rodrigo Altarfini foram os atletas que garantiram a segunda e terceira colocações.

Já a atleta de aventura da equipe Oskalunga Camila Nicolau desbancou a campeã Carla Prada, que foi a segunda colocada com 2h43min01, e ficou com a vitória no Feminino num tempo total de 2h29min52. “A novidade é que esse ano eu vou correr o Ironman”, disse Camila na chegada. “Este ano eu não vou nem fazer cócegas nas adversárias, mas quem sabe daqui uns cinco anos?!”, completou ela. Andrea Pasquini ficou na 3ª posição, com 2h50min21.

Além da prova de triatlon, houve também a competição de Trail Run, com 10 quilômetros de corrida também nas trilhas. O vencedor foi Vanderlei Severiano, o Branca, com o tempo de 45min11. Abdel Hadi Akkouh foi o segundo colocado, seguido por Samuel Ferraz. Já Patrícia Altarfine ficou com o título no Feminino e o tempo de 57min47. Na seqüência chegaram Adriana Xavier e Érika de Oliveira.

A próxima etapa do XTerra acontecerá nos dias 25 e 26 de abril, em Teresópolis (RJ), na prova XTerra Cross Tere. A prova voltará para a Base 84 no dia 9 de maio de 2009. Serão, ao todo, 10 etapas da competição sendo três delas as tradicionais disputas de Andra dos Reis (RJ), Ilhabela (SP) e Florianópolis (SC).

Atletas de corrida de aventura fazem resgate em represa de Mogi das Cruzes

05/02/ - 07:18

Rafael Melges ajudou no resgate

Os atletas da equipe de corrida de aventura WRR1, Rafael Melges e Pablo Bucciarelli, passaram por uma situação atípica na última segunda-feira (2). Durante a gravação de uma reportagem, os atletas fizeram um resgate no meio da represa.

A equipe participará na próxima semana do XK Race, na Argentina, e a dupla de atletas foi convidada por uma emissora de tv para falar sobre essa participação. Além deles, completam a equipe na disputa Diogo Malagom e Bárbara Bonfim, da Oskalunga.

Durante a gravação da reportagem, feita em uma represa de Mogi das Cruzes (SP), duas pessoas a bordo de um jet-sky tiveram problemas com o aparelho e começaram a afundar.

“Eles começaram a gritar. Mesmo com colete, um deles estava quase se afogando”, disse Melges. Rapidamente, a dupla deixou a equipe de reportagem na margem e se dirigiu até o meio da represa, onde conseguiram resgatar as duas pessoas.

O mais impressionante foi que, depois do resgate bem sucedido, eles amarraram o jet-sky no duck e, remando, trouxeram-no para a margem.

Tudo foi registrado pela equipe de reportagem que acompanhava os dois atletas. Confira no vídeo abaixo