sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Raid Bike Cup realiza 3ª etapa em Piracicaba


20/02/ - 07:40

Bike - O Raid Bike Cup iniciou a temporada em 2008, com a disputa de duas etapas. Agora, em 2009, o campeonato dá seguimento e realiza a 3ª etapa no dia 1º de março, domingo, no Horto Florestal de Tupi, em Piracicaba, interior paulista. As inscrições seguem abertas, com encerramento no dia 25 de fevereiro.

As categorias em disputa são: Elite, Duplas Pró, Solo Light, Over 40, Feminina, Mista, Dupla Light e Equipes. Vale lembrar que o uso de capacete é obrigatório para todos os competidores, assim como o reabastecimento de água durante o percurso, que irá variar entre 20 km e 50 km.

As planilhas estarão disponíveis na véspera do evento via Internet, ou no local da etapa. Os cinco primeiros colocados de cada categoria serão premiados. Outras informações e inscrições no site www.ativo.com.

Transandes Challenge #5: Entre lagos e montes


20/02/ - 07:37

07 de fevereiro - A corrida começou as 10:30 em Termas de Quimeyco, onde os atletas seguiram em direção a San Sebastian. O circuito era muito técnico, mas com vistas incomparáveis: praias de areias brancas, rios e trilhas.

"Nesta penúltima etapa já ficam mais claros os possíveis vencedores. Amanhã será um dia exigente, pois a emoção e luta em chegar primeiro ou, simplesmente, completar o Transandes Challenge ficará mais forte." - disse Juan Pablo, diretor de prova.

Equipe chilena é campeã das 6 etapas do Transandes Challenge


20/02/ - 07:35

A primeira edição dessa competição épica de mountain biking por equipes, terminou com a superioridade dos chilenos em cima das duplas visitantes, que competiram na região de Pucón, sul do Chile. A vencedora invicta foi a dupla "Scott que Pacho?", de Javier Puschel e Carlos Cardemil.

Representantes de oito países, incluindo Brasil, Argentina, Canadá, México, África do sul e Alemanha, encararam o desafio dessa corrida exigente por equipes, que durou 6 dias e quase 480km.

A competição, realizada pela primeira vez no Chile, teve como inspiração as corridas similares e de grande prestígio, como a Transrockies no Canadá e a TransAlp na Europa.

Nessa primeira edição participaram 16 duplas, entre mistas e masculinas, que puderam desfrutar das belezas do sul do Chile: lagos, vulcões, lagoas, rios, trilhas e bosques milenáres fizeram parte do circuito.

Segundo o diretor de prova, Juan Pablo Santiagos, esta corrida demonstrou o grande interesse que existe entre os ciclistas de países europeus e americanos por novos desafios e pela natureza exorbitante de Pucón.

Os acampamentos em cada etapa contou com alguns confortos para que os atletas pudessem relaxar e desfrutar de toda estrutura depois de um dia exigente. A organização ofereceu comidas ricas em proteínas e carboidratos e até vinho chileno.

"Podemos dizer que a corrida terminou com muito exito, entusiasmo e com motivação para a edição 2010" - Lembrou o diretor de prova.

A próxima edição será realizada em fevereiro de 2010.

Confederação de Canoagem acerta acordo com STJD

20/02/ - 07:30

Sebastian Cuattrin

Seguindo o exemplo do futebol e do vôlei, a Confederação Brasileira de Canoagem acertou a parceria com o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A partir de 2010, a modalidade contará definitivamente com o auxílio das Comissões Disciplinares indicadas pelos organizadores locais e nomeados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva em todos os eventos oficiais que tiverem a chancela da entidade.

Em Curitiba, durante reunião realizada na sede da CBCa, foi discutido de que forma o STJD da entidade exercerá sua função reguladora em todos os eventos promovidos pela CBCa. “Todos os eventos que forem homologados pela CBCa deverão, a partir de 2010, necessariamente, possuir uma comissão disciplinar para levar mais organização aos campeonatos. São medida básicas, previstas e regulamentadas em Lei, que buscam elevar os canoístas brasileiros a um patamar mais profissional no esporte, a exemplo do que acontece em países onde a canoagem é muito forte”, explicou Argos Gonçalves Dias Rodrigues, superintendente da CBCa.

O encontro contou com a presença do presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner; do superintendente da CBCa, Argos Rodrigues; dos canoístas Sebastian Cuattrin e Lourival Pereira dos Santos Filho; do ex-presidente da Federação do Mato Grosso, José Carlos Zanollo; além dos advogados Emir Calluf Filho, André Campos Barroso e Pablo Luis Barros Perez. Durante a reunião André Campos Barroso foi nomeado presidente do STJD-CBCa, e Pablo Luis Barros Peres, vice-presidente.

Ainda na reunião foram definidos mais quatro encontros do conselho do STJD e da CBCa para este ano. Os dirigentes voltam a se reunir no dia 24 de abril de 2009, sendo a segunda reunião para dia 26 de junho de 2009, a terceira para 25 de setembro de 2009, e por fim, a quarta para o dia 11 de dezembro de 2009.

Irmãos nepaleses planejam passar 24 horas no cume do Everest


20/02/ - 07:27

O trio quer quebrar recorde de permanência no cume do Everest

Três irmãos nepaleses decidiram quebrar o recorde de permanência no cume do Everest, o ponto mais alto do planeta, com 8.848 metros de altitude. O recorde é do também nepalês Babu Chiri Sherpa, que ficou 20 horas no cume da montanha, e morreu dois anos depois escalando novamente o Everest.

Pemba Dorje Sherpa, 31, Numa Gyalzen Sherpa, 23, e Phurba Tenzing Sherpa, 20 irão levar uma estátua de Buda dourada para o topo do monte e dizem que irão rezar pela paz mundial lá de cima. O irmão mais velho é dono do recorde da subida mais rápida entre o acampamento base e o último metro do Everest, completando o caminho em 8 horas e 10 minutos.

Pemba afirma ainda que irá para o desafio sem oxigênio suplementar, enquanto seus irmãos irão com o auxílio do oxigênio. A expedição está marcada para maio e eles irão montar uma barraca no cume do Everest para suportar o dia inteiro que ficarão por lá.

Estrangeiros motivados com Rally da Graciosa


20/02/ - 07>25

Carro da equipe Abarth

Pela primeira vez uma prova do Intercontinental Rally Challenge (IRC) será disputada na América do Sul. Depois da abertura do campeonato na tradicional etapa de Monte Carlo, os competidores estão motivados para atravessar o Atlântico e disputarem o Rally da Graciosa. Marcada para os dias 4, 5, 6 e 7 de março, em Curitiba, a prova terá mais de 225 km de trechos cronometrados, divididos em 13 especiais.

“É muito bom voltar a competir em pista seca. O carro está bom, mas ainda precisamos fazer alguns acertos. Nos últimos treinos me diverti bastante. Ainda não sabemos o que esperar ao certo de Curitiba, mas estou muito motivado”, disse Anton Alen, da equipe Abarth.

Os estrangeiros, que são favoritos para a prova que vai integrar o calendário do IRC, do Sul-Americano e do Brasileiro da modalidade, ainda estão confirmando a sua participação na prova. Destaque na abertura do IRC, o português Vitor Pascoal confirmou nesta quinta-feira a participação na Graciosa com um Peugeot 207 S2000.

De acordo com o piso das especiais, o Rally da Graciosa terá características bem diferentes e tão desafiadoras quanto as do tradicional Rally de Monte Carlo. Ao contrário da neve européia, os pilotos terão de enfrentar o verão brasileiro e o piso de terra, com poeira e cascalho por todo o percurso.

Brasileiros fazem últimos ajustes para o Enduro Del Verano


20/02/ - 07:20

Munir Khalil e Zein Atef fazem os últimos acertos para a 16ª edição do Enduro Del Verano. Os pilotos serão os representantes brasileiros na categoria quadriciclos da prova, uma das mais importantes da modalidade. A dupla já está na Argentina para o evento, que reúne cerca de 1.000 competidores entre motos e quadriciclos.

Antes de chegar à região de Carilo, local de disputa da prova, eles desembarcaram em Buenos Aires e tiveram de viajar por mais de 340 quilômetros. “Foi uma viagem tranqüila e rápida. As estradas estão bem conservadas e vazias, isso ajudou a chegarmos mais rápido”, disse Zein Atef.

O contato com os quadriciclos aconteceu na quarta-feira, quando os pilotos foram à oficina da equipe. “Queremos acertar detalhes como guidão, suspensão e acessórios que trouxemos para serem instalados”, explica Munir Khalil, que participa pela terceira vez da competição.

Para completar a preparação, nesta quinta-feira, a dupla brasileira pretende fazer duas sessões de treinos na Argentina, uma pela manhã e outra ao final da tarde.

Na prova, os competidores num circuito de 10 km, desenhado numa região de dunas ao lado do oceano Atlântico. São disputadas três categorias: Motos 2 tempos (junto com pilotos iniciantes em motos 4 tempos), Motos 4 tempos e os Quadriciclos cada uma com provas de aproximadamente 50 minutos.