terça-feira, 23 de dezembro de 2008

CHARGE DO DIA

Mazzaron se reúne com presidentes no Norte

23/12/ - 06:57

Presidente licenciado da Federação Paulista de Ciclismo (FPC) esteve reunido com dirigentes das federações da Amazônia, Rondônia, Tocantins, Pará e Roraima

Preocupado com o futuro do ciclismo brasileiro, o presidente licenciado da Federação Paulista de Ciclismo (FPC), Marcos Mazzaron, continua se reunindo com os principais dirigentes da modalidade. Uma semana após se encontrar com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, em Brasília, Mazzaron se reuniu desta vez com presidentes das federações de ciclismo do norte do Brasil. No encontro, que aconteceu no último final de semana, em Manaus, durante a 49ª Corrida Ciclística Aguinaldo Archer Pinto, estiveram presentes os dirigentes das federações da Amazônia, Rondônia, Tocantins, Pará e Roraima.

“O encontro serviu para trocarmos idéias sobre o atual momento e o futuro do ciclismo brasileiro”, disse Mazzaron. “Nesses encontros sempre conversamos sobre o que pode ser feito para o crescimento do ciclismo brasileiro. Todos emitem suas opiniões, mostram suas idéias e as dificuldades que enfrentam”, acrescentou. “São encontros assim que fazem o ciclismo brasileiro evoluir, progredir”, declarou o presidente licenciado da FPC, Marcos Mazzaron, que recebeu o apoio da Rede Amazônia, filiada da Rede Globo.

Desde que assumiu a presidência da Federação Paulista de Ciclismo (FPC), Marcos Mazzaron, criou várias competições importantes, inclusive com a participação de atletas estrangeiros, como a Volta Ciclística Internacional do Grande ABCD, que acontece há 11 anos, sempre no mês de setembro, e a Volta do Estado de São Paulo de Ciclismo, principal evento da modalidade no País, além de ser o organizador da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho desde 1996.

Mazzaron também criou vários projetos sociais de ciclismo em parcerias com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo e prefeituras da capital e do interior do Estado de São Paulo.

A Federação Paulista de Ciclismo (FPC) também é a única do País que tem patrocinador, o que possibilita a evolução da modalidade no Estado.

Temporada 2009 começa em janeiro, com a IX Copa América de Ciclismo


23/12/ - 06:55

Prova será no dia 4, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos

São Paulo - O calendário de ciclismo para a temporada 2009 começará no dia 4 de janeiro, em São Paulo. O evento de abertura será mais uma vez a Copa América de Ciclismo, em sua nona edição, já consagrada como um dos mais tradicionais e importantes eventos do Continente. Os principias ciclistas e equipes do país e representantes da Argentina, Uruguai e Estados Unidos participarão do evento, que valerá pontos para o rankings nacional e da União Ciclística Internacional (UCI). Já no feminino, estarão competindo as melhores atletas do ranking nacional individual. Após a experiência no Rio de Janeiro no começo deste, a prova de 2009 voltará às suas origens, sendo realizada no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos.

A programação do evento prevê a largada do feminino às 7h45, para um total de sete voltas, ficando o masculino para as 9h30, com 18 voltas. Rede Globo de Televisão mostrará a prova masculina ao vivo para todo o país, dentro do Esporte Espetacular.

Em sua nona edição, a Copa América já se tornou uma referência no ciclismo das Américas. Criada pela Yescom em 2001, com o apoio da Rede Globo, a competição teve e continua tendo papel importante no desenvolvimento do ciclismo nacional nos últimos anos. Afinal, o evento revolucionou a modalidade, obtendo maior visibilidade para o esporte em televisão aberta, ale de atrair patrocinadores e motivar o aparecimento de novos valores. Foi a partir da Copa América e, especialmente, de seu sucesso, que a Yescom introduziu outros importantes eventos internacionais de ciclismo, como a Volta do Estado de São Paulo, Copa da República e Bicicross America’s.

A IX Copa América reunirá 20 equipes convidadas, sendo as 15 mais bem colocadas no ranking nacional masculino, além de cinco equipes estrangeiras. Cada time poderá ter no máximo seis e no mínimo quatro atletas, sendo que o limite de competidores será 120. Estes terão pela frente o técnico circuito do autódromo de Interlagos, com 4.309 metros de subidas e descidas que exigem bastante dos competidores. Serão premiados os dez primeiros colocados, além dos dois melhores nas Metas Volantes e a três equipes mais bem colocadas.

Para a Elite feminino, a disputa contará com 30 ciclistas convidadas, tendo como base o ranking individual da Confederação Brasileira de Ciclismo. O sistema de premiação incluirá a as dez primeiras no geral e as duas melhores em Metas Volantes.

A VIII edição foi realizada no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, em parte do percurso que foi utilizado nos Jogos Pan-Americanos do Rio. Nilceu Aparecido Santos, da equipe Scott/Marcondes César/Fandenp, de São José dos Campos (SP), e Uênia Fernandes, do Clube Fernandes de Ciclismo, de Goiânia (GO), foram os vencedores da disputa. Ambos estão confirmados para a disputa de 2009, ao lado de outras estrelas do ciclismo nacional.

Torben Grael é o quarto e Telefonica Blue vence a terceira etapa da Volvo Ocean Race

23/12/ - 06:49

Distância entre os barcos era muito pequena


Não deu para o brasileiro Torben Grael, que apesar de liderar boa parte da terceira etapa da Volvo Ocean Race, acabou perdendo a primeira colocação nos últimos quilômetros. Melhor para o comandante Bouwe Bekking, do Telefonica Blue, que venceu a etapa e acumula agora mais oito preciosos pontos.

“Estou muito feliz com essa vitória. Mantivemos a cabeça fria e chegamos até o fim. Nos últimos quilômetros tivemos que desviar de redes de pesca e fazer zique-zague em rebocadores, navios comerciais e ventos que variavam de 20 a nós a quase zero. Foi um verdadeiro teste para todos os tipos de mentes. Não poderíamos ter desejado um Natal melhor”, comemora o experiente Bekking, que está em sua sexta volta ao mundo.

Esta foi a chegada mais disputada da edição deste ano. Os quatro primeiros barcos estavam a poucos metros de distância e a disputa foi acirrada até o fim. Bekking cruzou a linha de chegada às 12h15 (horário de Brasília), seguido pelo Puma, Ericsson 3 e Ericsson 4.

Líder - Mesmo com a quarta posição, o Ericsson 4, de Torben Grael, segue na liderança da regata volta ao mundo, com 35 pontos. O Telefonica Blue está logo atrás, com 30.5 e o Puma vem em terceiro, com 27.5.

A próxima parada da disputa será a cidade do Qingdao, na China. O local foi sede das disputas de Vela nas Olimpíadas de Pequim-2008.

Calendário da Copa Internacional 2009

23/12/ - 06:45


A organização da Copa Internacional divulgou as datas e locais das três etapas de 2009.

As datas já foram enviadas à UCI/CBC/FMC em maio deste ano e contarão pontos para o ranking mundial da UCI, ranking brasileiro e mineiro.

Outras novidades estão surgindo e em breve estaremos divulgando através dos informativos de imprensa.

:: CALENDÁRIO 2009

#1 ARAXÁ - XC (Cross Country) - 4 e 5 de abril no Ouro Minas Grande Hotel;

#2 LOCAL A DEFINIR - XC (Cross Country) - 6 e 7 de junho;

#3 CONGONHAS - XCM (Cross Country no formato maratona) - 23 de agosto na Romaria próximo à Basílica e aos Profetas.