quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

CHARGE DO DIA

Bikers passarão por pontos turísticos durante o Piocerá 2009


10/12/08 - 19:26

Prova passará por pontos turísticos no Piauí

Não são apenas de trilhas duras e subidas íngremes que os competidores da prova de bike da 22ª edição do Piocerá viverão. Em quatro etapas oficiais da competição, os atletas poderão desfrutar de belas paisagens entre o Piauí e o Ceará dos dias 28 a 30 de janeiro.

Logo no primeiro dia, na cidade de Campo Maior (PI), a 84 quilômetros de Teresina, os participantes passarão pelo monumento da Batalha do Jenipapo, às margens do rio que dá o nome à atração. Lá, o visitante poderá encontrar peças da guerra popular mais sangrenta. A cidade também possui o maior número de cabeças de gado de corte.

Em Piripiri (PI), cidade que acontece a largada da segunda etapa da prova, pode-se encontrar o Açude do Caldeirão. O principal ponto turístico do local fica entre os morros da região, a 110 quilômetros da cidade e é composto por 54.600 milhões metros cúbicos de água.

Os competidores, ainda no segundo dia de prova, passarão pelo Parque Nacional de Sete Cidades, em Piracuruca (PI). A cidade receberá os competidores na quinta-feira, dia 29 de janeiro. Localizado a 18 quilômetros da cidade, o parque possui formações rochosas que lembram castelos, muralhas, pessoas e objetos.

Confira o roteiro dos bikers durante o Piocerá 2009:


Dia 28- Quarta-feira: Campo Maior/ Piripiri (PI)

Dia 29- Quinta-feira: Piripiri/ Piracuruca (PI)

Dia 30- Sexta-feira: Parnaíba/ Camocim (CE)

Márcio Ravelli realiza pedalada no próximo fim de semana









10/12/ - 18:h33

Pedalada terá 50 quilômetros no circuito Pró

Iniciando a preparação para 2009, Márcio Ravelli promove no domingo, dia 14 de dezembro, às 9h, uma pedalada. O evento acontece no circuito da Maratona Ravelli de MTB e terá a duração de três horas.

O circuito conta com trilhas de subidas e descidas técnicas, com grau de dificuldade médio-alto. Mesmo com três horas de pedalada, será em velocidade moderada.

Os interessados devem chegar com meia hora de antecedência no Estádio Municipal Dr. Novelli Junior, localizado na Avenida Prudente de Moraes, em frente ao Paulistão, na cidade de Itu (SP). É recomendado aos participantes levarem água e comida.

A pedalada tem o objetivo de fazer o reconhecimento do circuito Pró da competição, cerca de 50 quilômetros de trilhas. Mais informações sobre o eventos pelo telefone (11) 7693-9493 , falar com o próprio Ravelli.

Felipe Camargo realiza via de 10b em flash na falésia de Santa Lynea, Espanha

10/12/08 -07:18

Apesar das chuvas e mal tempo, Felipinho encarou os micro-regletes e fez a via em flash

O escalador Felipe Camargo (17), atleta brasileiro presente nas últimas etapas do circuito juvenil e máster mundial realizadas na Europa, estendeu sua estadia na Espanha para escalar na falésia de Santa Lynea, não deixando em branco sua prorrogação.

Felipinho, como é conhecido internacionalmente, realizou no dia 8 de dezembro, uma via de 10b em flash (realização de uma escalada sem quedas na primeira tentativa, com dicas ou observação de outro escalador na via).

A via, que leva o nome do lugar, é diferente da última grande conquista do atleta (via Hulk, 11a, localizada em Rodellar, na sétima tentativa). Santa Lynea não é tão negativa, mas possui regletes muito pequenos e, para finalizar, oferece um negativo forte e um movimento de crux que costuma derrubar os escaladores na primeira tentativa. Felizmente, não o brasileiro!

Felipinho deve voltar ao Brasil somente em janeiro

Guiga Spinelli e Marcelo Vívolo apresentam Mitsubishi do Dakar

10/12/ 07:15

Com apenas três treinos com a Pajero preparada especialmente para o Dakar, Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo apresentaram hoje o carro e a equipe que irá para o maior rali do mundo na América do Sul. Os competidores, estreantes na competição, contam com a experiência de Kléver Kolberg como chefe da equipe Mitsubishi Brasil.

Tanto Guiga quanto Vívolo estão emocionados em participar pela primeira vez da prova e competir com o carro cinco vezes campeão consecutivo do Dakar. “O carro é excelente, fácil de pilotar, sabemos que o carro novo, que outros pilotos da Mitsubishi vão utilizar, tem uma tecnologia mais moderna, mas o fato de poder experimentar um conceito de rali como a nossa Pajero, sem sombra de dúvida, é excelente”, explicou Spinelli.

Marcelo não esconde a emoção de andar no veículo da equipe Mitsubishi. “Eu, sinceramente, não acostumei a andar no carro, toda vez que eu entro nele sinto um frio na barriga enorme, dá uma emoção forte que eu abro um sorriso de orelha a orelha”, revelou o navegador.

Com um carro competitivo, a dupla não esconde a felicidade e a pressão por bons resultados no Dakar. O piloto garante que a pressão é natural, por estar com uma estrutura favorável. “É como eu sempre digo: quanto melhor a preparação, menor a pressão; e quando você está bem colocado na prova, a pressão sempre aumenta. Faz parte do esporte, faz parte de estar em uma equipe com boa estrutura, mas é uma pressão boa”, disse Guiga. Para o navegador, “a pressão tem sido violenta nos últimos seis meses. Se pensar que é a primeira vez em tudo, no Dakar, no carro, não tem como imaginar a situação sem pressão. Mas o nosso trabalho é saber lidar com isso”.

Preparação e estratégia - Durante o ano de 2008, a dupla participou de competições de rali de velocidade, o que Spinelli afirma que não atrapalhará na maior prova de cross-country, pois em provas de especiais curtas e mais rápidas, ajudam piloto e navegador a andarem no limite.

A preparação dos atletas vai além dos poucos treinos com o carro e as competições. Com a ajuda de um preparador, realizaram treinos físicos na altitude. “Senti dores fortes de cabeça depois dos treinos, mas deu tudo certo, foi o único problema mesmo”, contou Vívolo. Os competidores realizaram treinos mecânicos, de entrosamento com o carro e com a equipe para uma adaptação completa para a prova.

Com um objetivo traçado, o de completar os cerca de 9 mil quilômetros de competição, Guiga e Marcelo adotam uma estratégia cautelosa para não ter dificuldades. “No rali cross-country, de forma geral, deve-se adotar uma estratégia conservadora mesmo. Temos sempre que ter cuidado, mas sem deixar de abusar”, explicou o navegador.

Além de questões mecânicas, o preparo mental para passar horas dentro do carro também é fundamental. Guilherme contou que algumas questões podem fazer a diferença na prova. “Acho que cautela, concentração, trabalho de todos da equipe, saber poupar equipamento e não se empolgar com a facilidade do carro de pilotar são boas estratégias para fazer um bom Dakar”.

Casal passará Ano Novo abrindo via na Serra da Mantiqueira

10/12/08 - 07:12

O casal Márcio Bortolusso e Fernanda Lupo passarão a virada do ano de uma maneira completamente diferente. Eles irão escalar o Pico Sem Nome, pela face oeste, que é o pico mais isolado do Maciço dos Marins, na Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais.

Com 2.421 metros, o Pico irá receber o casal e suas camas de alpinismo que serão penduradas no monte. Em 2003, Bortolusso e seu companheiro Chander Cristian foram os primeiros a escalar uma das montanhas do Maciço. Após 14 horas transportando 140 quilos de equipamentos, levaram 10 dias para vencer a imponente Face Leste do Pico Principal, dormindo pendurado por 7 dias, sofrendo com temperaturas negativas que chegavam a congelar o orvalho noturno

Os escaladores calculam que subirão ao cume em uma semana. Eles irão abrir novas vias, e levarão de 20 a 30 horas iniciais para abrir um caminho. Os riscos, além dos óbvios, são por conta do desconhecido caminho que eles seguirão. Pode haver deslizamento de partes do morro e a chegada ao cume ainda é uma incógnita porque nunca algum escalador tentou o feito pela Face Oeste.

Para Fernanda isso não é novidade, já que ela se dedica a abrir vias de escalada, fixar as proteções nas rochas, e explorar montanhas desconhecidas.

Em caso de emergência, Márcio e Fernanda contam com o fato de que equipes de socorro teriam muita dificuldades para chegar ao local. Para se precaverem, eles levam um kit de sobrevivência e um localizador satelital que manda uma mensagem para o celular de alguns escaladores com o exato local que eles estiverem.

A opção de pedido de socorro para escaladores e não para a equipe dos bombeiros, é que somente uma pessoa muito especializada conseguirá a um local tão inóspito.


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Campeonato Mineiro está sob judice

10/12/ - 07:11

Sobrou emoção na sétima e última etapa do Campeonato Mineiro de Rali de Velocidade 2008, no final de semana, nas cidades de Nova Lima e Rio Acima. A rivalidade marcou cada segundo das especiais, nas três categorias. No entanto, o título da N2 foi o mais concorrido e continua sem campeões. Mesmo com a quebra do carro de Fábio Sacioto e Arthur Carrão no penúltimo trecho, a dupla Eduardo Cunha e Eduardo Soneca ainda não levou o troféu na categoria. A equipe responde por um recurso impetrado após a prova, deixando a decisão entre a dupla da Marinelli Team e a de Cunha e Soneca para depois.

Nas outras categorias tudo foi definido no último final de semana. Na A6, Luciano Fleck e Eduardo Morelli estavam quase garantidos antes da última prova. Para completar a festa, os segundos colocados, Andrey Castro e Leo Muradas, tiveram problemas com o carro na terceira especial, dando o título à equipe da RT One. “Corri em três campeonatos neste ano e este foi o único título que consegui. Para mim foi muito especial essa conquista, pois era um objetivo que tinha com o Eduardo. Aprendi muito correndo com ele e os frutos foram espetaculares em 2008”, disse Fleck, que continua ao lado do mineiro Eduardo Morelli nos campeonatos Mineiro, Brasileiro, Sul-Americano e na Copa Peugeot.

Campeões mineiros da cross country com duas etapas de vantagem, Luciano Lima e Roberto Corrêa fecharam a temporada com chave de ouro e mais uma vitória. “Foi um campeonato muito equilibrado, numa categoria que cresceu muito neste ano. Estamos felizes por sermos os campeões e com mais uma vitória. Batalhamos muito por isso. Se 2009 for assim, será ótimo”, comemora Luciano. A dupla Luiz Caetano e Fábio Vale chegou em segundo, Saulo Prado e Philipe Lellis em terceiro.