segunda-feira, 13 de abril de 2009

Saiba trocar o pneu ou a câmara da sua bike

Troca do pneu exige algumas ferramentas

Trocar o pneu de uma bicicleta pode parecer uma tarefa simples, mas necessita cuidados ao realizá-la. O recomendável é que algum especialista faça a tarefa para não haver cortes o pneu ou algum furo, mas se a troca for inevitável, existe alguns passos que devem ser seguidos. Para o procedimento, é necessário ter algumas ferramentas: bomba de enxer pneu e três espátulas; além da câmara extra.

O primeiro passo é tirar todo o ar da câmara, o que facilita a saída do pneu, que deve ser “massageado” para desencaixar das laterais do aro. Com a ajuda de uma espátula, force o pneu para desencaixar do aro; o local exato para apoiar essa espátula é do lado oposto ao bico da câmara de ar. Com a ajuda de outras duas espátulas, coloque-as cerca de 3 a 4 dedos de distância ao lado da outra ferramenta, repetindo o mesmo movimento para retirar o pneu, deslizando a última espátula colocada para desencaixar o pneu inteiro.

Já com o pneu fora da bike, infle a câmara novamente, o suficiente para não ficar com “dobras” para ser encaixada novamente em seu lugar (entre o pneu e o aro), começando pelo bico e tendo o cuidado para a câmara não ficar retorcida.

Colocando o pneu de volta - Para encaixar o pneu no aro, comece por cima do bico da câmara de ar. Se estiver difícil de colocar no lugar, repita o procedimento de massagear o pneu nas partes que já estão ajustadas.

Mas se ainda precisar de mais uma força, use as espátulas para colocar tudo no lugar, tomando cuidado para não “beliscar” a câmara de ar, e ocasionalmente furá-la. Com tudo encaixado, infle o pneu e verifique se nenhuma parte esteja para fora do aro.