sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Pilotos começam a pagar a superlicença na Fórmula 1


27/02/ - 11:33

Depois de muitos protestos dos pilotos da F-1 contra a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), por causa do aumento dos valores da superlicença, eles resolveram fazer o pagamento para evitarem problemas com as suas equipes - segundo o site autosport.

Mas os pilotos permanecem descontentes com o aumento das taxas que foi introduzida no início de 2008. O presidente da FIA, Max Mosley, declarou que os valores são razoáveis pela quantidade de dinheiro que eles ganham com a categoria.

Uma reunião foi agendada entre os pilotos e Mosley antes do GP da Austrália, dia 29 de março. "Os pilotos têm a mesma opinião sobre o assunto. Temos que conversar com Max antes do GP da Austrália", disse uma fonte.

A equipe Williams revelou na quinta-feira que eles fizeram o pagamento da superlicença de seus três pilotos. "Nós acabamos de pagar a superlicença. Os pilotos só recebem", disse o chefe-executivo da equipe, Adam Parr.

De acordo com a publicação, outra equipe já apresentou os documentos para o pagemento das taxas.

Coluna do Deco: Algumas razões para a volta do Rally Dakar em 2010


27/02/ - 11:24

Pessoas estavam presentes em todas as especiais

Conforme divulgado na última terça-feira (24), a próxima edição do Rally Dakar está confirmada para a América do Sul. A edição deste ano foi a primeira fora da África em 30 anos, motivada por ameaças do terrorismo e as guerrilhas que rondam aquele continente.

A vinda da prova para terras sul-americanas foi cercada de incertezas, principalmente quanto à manutenção das dificuldades técnicas do percurso, uma marca registrada da prova ao longo da história da competição. Porém o que se viu, foi uma das provas mais difíceis de todos os tempos, com um índice de desistência dos participantes inscritos na casa dos 50%.

Mas o grande diferencial do evento foi o público presente em todos os momentos da competição. Acredito que essa grata surpresa tenha sido o fiel da balança na hora de decidir a sede da 32ª edição do maior rali do mundo.

Um evento deste porte traz benefícios aos países envolvidos no roteiro da prova que (infelizmente) pouca gente observa, principalmente aqui no Brasil. Segundo o governo portenho, o Dakar foi a ação mais importante na promoção argentina da história, a corrida permitiu a divulgação do país no mundo.

A divulgação do rali esteve no topo das principais mídias do mundo. A corrida foi transmitida em 189 países, 300 meios de comunicação e 80 estações de televisão. Foram credenciados 125 jornalistas, 38 fotógrafos e 10 fotos-agência. Mais de 600 milhões de telespectadores assistiram a prova.

O impacto econômico na Argentina foi avaliado em 30 milhões de dólares, com mais de 3.000.000 milhões de pessoas aderindo à manifestação.

Presença do público – Segundo dados fornecidos pelo governo argentino, o número de espectadores em cada uma das cidades que receberam a caravana impressiona: Buenos Aires - largada (500.000) / Santa Rosa (110.000) / Puerto Madryn (60.000) / Jacobacci (5.000) / Neuquén (100.000) / San Rafael (70.000) / Mendoza (720.000) / La Rioja (100.000) / Catamarca (80.000) / Córdoba (800.000) / Buenos Aires – chegada (500.000).

Ainda segundo o governo, as vantagens econômicas ao país foram muitas. Nas províncias e nos municípios que passaram a Dakar, a ocupação na rede hoteleira foi de 100% em média. Sem dúvida, o Dakar é um acontecimento único para qualquer país. Durante 20 dias, o mundo colocou o olho na Argentina e no Chile.

Fica a lição ao automobilismo e aos meios de comunicação brasileiros. Mas ainda tenho fé que, um dia, governantes, federações, autoridades do esporte e principalmente a mídia (os canais de TV aberta), vão conseguir enxergar nosso esporte como ferramenta de marketing, promoção e exposição de marcas e empresas patrocinadoras e também como de um evento de grande atrativo popular que, felizmente, é o que acontece em qualquer outro lugar do mundo.

Um dia a gente chega lá!

CHARGE DO DIA

Mascarañas vence 1ª etapa da Rutas de América


27/02/ -07:10

O uruguaio Richard Mascarañas venceu ontem a primeira etapa do prêmio Rutas de América de ciclismo que acontece no Uruguai com a participação de 150 ciclistas da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

Mascarañas, que foi o vencedor do Prêmio do ano passado, se adiantou a poucos metros da chegada na cidade de Durazno para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Completou os 143,8 quilômetros do circuito que uniu as cidades de San José e Durazno em um tempo de 3 horas , 29 minutos e 36 segundos.

A segunda posição foi ocupada pelo também uruguaio Jorge Soto, e completou o podium seu compatriota Álvaro Tadáguila, todos com o mesmo tempo do vencedor.
O brasileiro com o melhor resultado foi Sidenei Silva, que ficou com a 4ª colocação.

Hoje acontece a segunda etapa, de 140,8 quilômetros, que ligará as cidades de Paso de los Toros e Tacuarembó, no centro do país.

Rutas de América é a segunda prova mais importante do calendário ciclístico uruguaio, e se disputa anualmente há 38 anos. Este ano a prova tem um recorrido total de 1012 quilômetros divididos em seis etapas.

Ivan Basso não pensa em recordes


27/02/ - 07:07

Ivan Basso dispensou qualquer chance de bater recorde de tempo este ano. Basso confirmou que o seu foco para 2009 é uma vitória em sua casa no Giro d'Italia.

"Eu não estou pensando nisso porque acabo de regressar de um período de dois anos de suspenso", disse o ciclistas ao portal Cyclingnews. "É melhor pensar na Giro agora”.

Basso tinha melhorado significativamente o seu tempo na forma experimental nos anos que levaram à sua suspensão. Sua forma física ainda não está das melhores, já que fazia mais de dois anos que não competia, que terminou no passado mês de Outubro.

Alguns famosos italianos conseguiram ser recordista de tempo ao longo da história, incluindo: Fausto Coppi (1942) e Francesco Moser (1984). O atual recorde de 49,7 km foi estabelecido pelo tcheco Ondrej Sosenka, em Julho de 2005.

Um dos principais rivais de Basso que irá enfrentar no Giro d'Italia, em maio, Lance Armstrong, pode tentar um recorde. No início deste mês, o americano postou em o seu blog pessoal com uma foto de uma pista adequada para competições.

Cape Epic 2009: Prévia da maior prova do MTB

27/02/ - 07:00

Confiram algumas das equipes presentes.

Esta 6ª edição do Absa Cape Epic promete ser uma das edições com maior número de estrelas do esporte. A prova será o ponto de partida dos protagonistas da Copa do Mundo de MTB deste ano - World Cup MTB.

Entre os atletas que estarão presentes, Christoph Sauser e Burry Stander farão a dupla master da Specialized. No ano pasado, eles dominaram boa parte da prova, mas uma contusão deixou de fora o sulafricano; dando adeus a competição. Em 2006, o suíço também não teve sorte, pois seu companheiro Silvio Bundi tinha desistido. Para Sauser, ele quer completar a competição de qualquer jeito.

Duas boas duplas serão debutantes! Os irmãos Fluckiger: Mathias e Lukas; formarão a equipe da Trek; e Andreas Kugler e Emil Lindgren que formarão a equipe da Felt Internacional.

A equipe Team Bulls, que vem sendo o destaque nas últimas edições, formará com Stefan Sahm e Karl Platt. Já a segunda será formada com dois especialistas em maratonas: Tim Boehme e Thomas Dietsch.

A Merida vai para o Cape Epic com duas equipes: Hermida-Milatz e Hannes Genze-Jocken Kaess.

A Team Stoeckli-Craft, com Thomas Zand e Urs Huber; forma uma equipe perigosa que para os concorrentes. Ambos são especialistas em provas com distâncias de 200km por dia.

Um veterano que também já anunciou a sua presença é o holandês Bart Brentjens. Seu parceiro será o australiano Chris Jongewaard.

Outros grandes atletas já estão confirmados na competição. Vamos ficar de olho!

Tempestades ficam para trás e Ericsson 4 segue na ponta


27/02/ - 06:58

Após tempestade, barcos passam por Fiji

Após cruzar o hemisfério sul e encontrar rajadas de ventos e tempestades, as embarcações da Volvo Ocean Race seguem a caça ao líder Torben Grael, comandante do Ericsson 4. Lado a lado estão Telefonica Blue e Ericsson 3, respectivamente na segunda e terceira colocação, com 22 milhas náuticas, cerca de 40 quilômetros, atrás do barco do brasileiro. O Puma também está na briga, apenas uma milha náutica da disputa pelo segundo lugar.

Os ventos não passam de 11 nós (20.37 km/h) e os barcos seguem para Fiji, antes de chegar no Rio de Janeiro e completar a quinta perna da competição. Faltam cerca de 8.600 milhas náuticas para completar a etapa mais longa da VOR.

A preocupação dos competidores diminuiu em relação às condições climáticas da região. “Algumas nuvens ainda estão no nosso caminho, mas nada se compara à de ontem”, contou Joca Signorini, do Ericsson 4. Mas a disputa dos adversários pela liderança deixa os tripulantes da embarcação comandada por Grael em alerta. “Puma e Ericsson 3 estão a apenas 20 milhas de nós e Telefonica Blue tem feito alguns bons ganhos hoje. Green Dragon é também está mais rápido corre a leste da frota. Tudo está ainda em aberto para o primeiro portão pontuação”, revelou Signorini.

Pontuação - Durante a quinta etapa, haverá dois portões de pontuação, localizados na latitude 36º Sul e no Cabo Horn. Cada portão totaliza 4 pontos para o primeiro colocado. Até agora, o Ericsson 4 lidera a pontuação, com 49 pontos, seguido por Telefônica Blue (42), Puma (41), Green Dragon (30) e Ericsson 3 (28).

Ações sociais marcarão a primeira etapa da Haka Race

27/02/ - 06:55

Equipes farão doação de alimentos e contribuição

A primeira etapa da Haka Race, além das disputas, contará com duas arrecadações importantes dos competidores. A organização irá receber doações de quatro quilos de alimentos das equipes e passará para um asilo da cidade de Extrema (MG), local da prova. Além dos alimentos, os times contribuirão com R$ 10,00 para o grupo de resgate Anjos da Serra, que trabalham junto com a equipe médica.

A participação das ações são obrigatórias e Leonardo Barbosa, organizador da competição, prevê meia tonelada de alimentos arrecadados. "A cidade de Extrema certamente nos receberá de braços abertos. Teremos apoio das autoridades, da população e dos proprietários de sítios, chácaras e fazendas por onde os atletas passarão durante a prova. Por isso, a ação social é uma forma de retribuir toda essa receptividade", contou o organizador.

A prova - A abertura da temporada da Haka Race acontece no dia 7 de março, na cidade mineira de Extrema. A largada acontece às 9h, na Praça da Matriz. Os competidores são divididos nas categorias Pró, Solo e Sport e as modalidades serão mountain bike, trekking, canoagem, rapel e orientação.

Brotas recebe a Copa Brasil de Rafting


27/02/ - 06:50

Copa Brasil terá corredeiras de classe III e IV


Nos dias 28 e 29 de março, a cidade de Brotas (SP) recebe a Copa Brasil de Rafting, realizada no rio Jacaré Pepira. O evento contará também com a realização da 1ª etapa do Campeonato Paulista de Canoagem Slalom. Cerca de 80 atletas participarão das competições.

Um dos destaques da competição fica para a equipe Alaya Bozo Dágua, campeões mundiais da modalidade e invictos desde 2003. O time de Brotas, que conta com inúmeras conquistas nacionais e internacionais, se prepara na Copa Brasil para as disputas da temporada.

Denílson de Lima, supervisor de rafting da Confederação brasileira de Canoagem, destaca a participação da Alaya Bozo. “Para este evento, contamos com a participação de aproximadamente dez equipes de várias localidades, destacando a equipe Alaya Bozo Dágua, atual campeã mundial da modalidade e que se prepara para disputar uma etapa do circuito mundial na Bósnia no próximo mês de maio”.

O rio Jacaré Pepira, local da prova, situa-se no Parque dos Saltos e possui corredeiras e quedas de água classe III e IV.