segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

XPD Race começa em Portugal e tem muitos desafios já no primeiro dia

01/12/08 - 16:35

Com um percurso de 700 quilômetros, começou ontem (30) no Cassino Estoril, o Portugal XPD Race, uma das maiores provas de corrida de aventura do mundo.

A largada aconteceu às 10h da manhã, na avenida costeira de Estoril, sob forte chuva. Muitos correram até a avenida e calçaram os patins, ganhando assim mais velocidade no deslocamento pelas ruas da cidade. O percurso estava todo balizado e, em cerca de 30 minutos, os times já estavam na costa onde trocando os patins pelos caiaque e pranchas de surf, para alcançar uma bóia colocada há alguns metros da praia de Carcavelos.

Com as chuvas, as ondas estavam bastante altas e muitos caiaques viraram, mas nenhuma equipe precisou de auxilio da equipe médica. Após saírem do mar e retornarem nas proximidades da Torre de Belém, o percurso seguiu até um local conhecido como Cova do Vapor, na junção do Rio Tejo com o Oceano Atlântico. De lá, deixaram novamente os caiaques e seguiram de patins e trikes até a Costa de Caparica. O tempo estava nublado, mas não chovia, porém o frio e o vento eram intensos.

A partir daí, um longo trekking de cerca de 10 horas pela costa. Mas um dos maiores desafios do primeiro dia ainda estava por vir: a natação na Lagoa de Albufeira. Já era quase noite quando os líderes mergulharam na água gelada.

No momento, segue na liderança a Republica Checa AlpinePro, seguida pela
Buff Coolmax e AdventureTeam.

Última etapa da Copa North reúne mais de 600 pessoas

01/12/ - 16:33

Como era esperado, a última etapa da Copa North-89FM foi recheada de desafios. No final de semana, no Autódromo ECPA e Horto Florestal de Tupi, em Piracicaba, as equipes disputaram a prova nas categorias Graduados, Pro, Turismo e Trekkers. No total, o evento reuniu mais de 600 participantes, entre novatos, e os mais graduados e experientes times do Brasil.

Para completar o cenário da prova, o dia foi de muito calor e sol forte. Mesmo na região do Horto Tupi, de muita árvore e sombras, o calor era bastante intenso. A etapa exigiu um pouco mais tecnicamente das equipes Trekkers, apesar de ser fisicamente tranqüila, praticamente sem subidas e morros no percurso.

Já para as equipes mais experientes, das categorias Graduados e Graduados Pro, foi uma das provas mais desafiantes, tecnicamente, do ano. Em determinados trechos as equipes foram obrigadas a se dividir, testando a capacidades de toda a equipe.

A prova contou com o PC Solo, uma novidade da NorthBrasil em parceria com a SOLO. Duas equipes foram premiadas, Ze Senha, de Campinas, entre os Graduados e Capim Gordura, também de Campinas, entre os Trekkers, que obtiverem a pontuação escolhida no PC pré-determinado. Nesta etapa o PC Solo foi o PC24.

As categorias Graduados e Pro percorreram 12.984 metros em 3h47min53, passando por 31 Pc´s, sendo 2 PC´s Virtuais. A vitória na Graduados Pro ficou com a Peregrinos, de São Roque. Já na Graduados a Ze Senha levou a melhor sobre os adversários.

Os competidores da Trekkers e da Turismo percorreram 11.023 metros de trilhas em 3h13min00, passando por 27 Pc´s, sendo 2 PC´s Virtuais. A primeira colocada na Trekkers foi Cuca Fresca Trekking e na Turismo Raizeiros foi a ganhadora.

Nessa etapa foram definidas as equipes vencedoras do campeonato, as equipes promovidas para categorias mais altas e as campeãs do Troféu Bota de Ouro - destinado ao melhor contador de passos do ano. A classificação geral da Copa North-89FM e Troféu Bota de Ouro 2008 serão divulgados em breve, sendo as premiações realizadas na Festa de Confraternização e Encerramento, no dia 13 de dezembro, em Campinas.

Roque Veviurka e Alberto Minski Jr conquistam título da Copa Troller

01/12/08 - 16:30

Depois de quase cinco horas de emoção e aventura, foram definidos os campeões da Copa Troller 2008 Sudeste. No último final de semana, em São Pedro, no interior do estado de São Paulo, a dupla paranaense Roque Veviurka e Alberto Minski Jr. garantiu o título da categoria Graduados.

Na disputa pelo título na última etapa estavam cinco duplas. Os irmãos Marcos e Marcelo Bortoluz representando o Rio Grande do Sul, Roque Veviurka e Alberto Minski Jr. pelo Paraná, Nacleto Piovesan e Enedir Silva Jr. levantando a bandeira de Santa Catarina e as duplas Arildo Souza/Rodnei Faria e Thiago Carceroni/Marcelo Couto por Minas Gerais.

Os irmãos Bortoluz fizeram a parte deles e garantiram a vitória na etapa. Mas, a segunda colocação de Veviurka e Minski foi o que definiu o título. O regulamento considera após a última etapa, o descarte do pior resultado na temporada para definir o campeão. Feitos os descartes a dupla paranaense levantou o troféu mais desejado do campeonato. “A Copa Troller era um título que nos faltava, estou muito feliz por essa conquista”, disse o piloto Veviurka. Já o navegador ressalta a importância desse título por ser uma disputa de alto nível. “A Copa Troller conta com um nível técnico muito elevado, é um dos melhores. As provas são exigentes e as duplas estão equilibradas, por isso esse resultado é muito importante para mim”, vibrou o navegador Minski.

Brasil é campeão Sul-americano de Canoagem Velocidade

01/12/08 - 16:29

A raia olímpica da USP, em São Paulo (SP), sediou no último fim de semana (30) o Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade. O Brasil fez bonito, e terminou o torneio na primeira colocação no quadro geral de medalhas, seguido por Argentina e Chile.

“Participaram da competição 184 atletas dos sete (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Equador e Venezuela) mais importantes países sul-americanos da Canoagem Velocidade. O nível técnico do evento esteve muito bom, pois reuniu a elite do esporte e consagrou os melhores canoístas”, disse Christina Letino Vanicek, supervisora de Canoagem Velocidade da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

O Brasil conquistou 27 medalhas de ouro, 23 de prata e duas de bronze. A Argentina volta para casa com 20 medalhas de ouro, nove de prata e 15 de bronze. Em terceiro ficou Chile, com dez medalhas de ouro, 15 de prata e oito de bronze.

“A realização de competições internacionais no Brasil é muito importante para qualquer esporte, pois traz ao país um nível técnico de competição muito maior do que geralmente encontramos em competições nacionais. Todos os canoístas brasileiros estão de parabéns pelos resultados e por levar a bandeira brasileira para o primeiro lugar no pódio”, comemorou João Tomasini Schwertner, presidente da CBCa.

Evolução do esporte - O Brasil vem se destacando no cenário internacional da modalidade. No Sul-americano realizado em 2005, na Colômbia, o país conquistou apenas uma medalha (ouro no C1 1000m com Nivalter Santos) das 14 provas oficiais da categoria que participou. Em 2006, em Mar Del Plata, na Argentina, o Brasil trouxe para casa cinco ouros.

Na edição deste ano, o destaque fica também para Nivalter, que levou cinco medalhas de ouro. “A evolução da canoa brasileira é nítida e mostra os resultados do nosso trabalho nesses últimos anos”, comemorou Pedro Sena, técnico da seleção brasileira de canoa.

Brasil é bicampeão Pan-americano de rafting

01/12/ - 16:27

Atuais campeões Mundiais de rafting, os brasileiros da equipe Alaya Bozo d´Água confirmaram todo o favorismo e venceram o torneio Pan-americano realizado em Mendoza, na Argentina, no último fim de semana (30). O feito foi ainda maior, pois a equipe conquistou 1000 pontos na competição, o máximo que se pode conquistar em um torneio desse tipo.

A equipe usou a estratégia e a experiência para liderar toda a prova. Com uma largada forte, abriu distância dos adversários e terminou a disputa com 40 segundos de vantagem sobre a Costa Rica, a segunda colocada. A descida teve cerca de 18 quilômetros e os brasileiros completaram a prova em 45 minutos.

No feminino, o Brasil também conquistou uma excelente e inédita colocação, terminando a prova em segundo lugar, atrás apenas do Canadá. A Eslováquia, que também participou do torneio e ficou em segundo, não conta pontos no Pan-americano.

Em maio do próximo ano, os atletas da Alaya Bozo d´Água embarcam para a Bósnia para defender o título Mundial de Rafting.

Queniano morre após disputar maratona em Goiânia













01/12/ - 08:00

SÃO PAULO - O atleta Barnabas Kipkoech, do Quênia, morreu na manhã deste domingo depois de sofrer uma parada cardiorespiratória durante a Corrida dos Carteiros, disputada em Goiânia. O corredor, de 28 anos, morava no Brasil há três meses e começou a se sentir quando estava na Marginal Botafogo.

Segundo informações da Rádio CBN Goiânia, o queniano foi internado no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) após sofrer pelo menos oito paradas cardíacas, de acordo com a médica Rosângela Matias, que ainda tentou reanimar o atleta.

Barnabas foi atendido rapidamente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e foi encaminhado ao hospital logo em seguida, mas não resistiu. A Corrida dos Carteiros possui um trajeto de dez quilômetros de extensão.

Após a constatação da morte, o corpo do maratonista queniano foi encaminhado para o Instituto Médico Legal, onde deve começar os procedimentos para o translado, que pode ser feito para Brasília, cidade em que morava, ou até para o seu país de origem, que já foi acionado por meio da embaixada.

Cem mil pessoas acompanham a F-1 no Ibirapuera, em SP












01/12/ - 07:55

F-1
A avenida Pedro Álvares Cabral, em frente ao Parque do Ibirapuera, parou, neste domingo, para assistir a um verdadeiro espetáculo de automobilismo nunca visto no Brasil, o Renault Roadshow. Cerca de 100 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, acompanharam de perto as emoções da Fórmula 1.

O ponto máximo do Renault Roadshow foi a performance de Nelsinho Piquet, piloto da escuderia francesa Renault, que prendeu a atenção do público fazendo várias manobras ao longo dos 1.200 metros da avenida Pedro Álvares Cabral.

A programação automobilística do Renault Roadshow começou logo de manhã com exibições de arrancada, desfile de carros antigos, performances de outros modelos de competição da Renault e apresentações de manobras especiais. O evento terminou com a apresentação da escola de samba Mocidade Alegre.

Inédito na América do Sul antes de chegar a São Paulo, o Renault Roadshow já havia sido visto por milhares de pessoas em várias cidades do mundo como Madri, Sevilha, Moscou, Lion, Kiev, Istambul, Roma, Varsóvia, Joanesburgo, Roterdã, Cidade do México, Lisboa, Nova Deli, entre outras.

Ericsson 4, do brasileiro Torben Grael, vence a segunda etapa da Volvo Ocean Race

01/12/ - 07:50

O veleiro Ericsson 4, comandado pelo brasileiro Torben Grael, desponta como favorito da Volvo Ocean Race. Neste domingo (30), a tripulação foi a primeira a chegar em Cochin, na Índia, após 14 dias, 11h32m30 e cerca de 4.500 milhas náuticas. Torben também havia vencido a primeira parte da disputa, entre Alicanti, na Espanha, e Cidade do Cabo, na África do Sul.

Além dos oito pontos conquistados pela vitória, a tripulação também comemora a passagem, em primeiro, pelo portão de pontuação, que rendeu ao time mais quatro pontos. No geral, o Ericsson 4 acumula 26 pontos, isolado na liderança.

Apesar de estar a frente dos adversários, Grael disse em entrevista coletiva na chegada em Cochin que este é apenas o começo da disputa e que muita coisa ainda pode acontecer.

A segunda colocação nesta etapa ficou com Telefônica Blue, comandado pelo experiente Bouwe Bekking. As outras embarcações devem chegar nos próximos dias.

Cesinha e Janine vencem final do circuito brasileiro e consagram-se campeões de 2008

01/12/ - 07:47

Os paulistas César "Cesinha" Grosso e Janine Cardoso venceram na manhã deste domingo (30), a etapa final do circuito brasileiro de escalada de dificuldade, realizada na Casa de Pedra Perdizes.

Ambos lideravam com vantagem o circuito com a somatória das etapas anteriores, e confirmaram o favoristismo consagrando-se campeões de 2008.

Com esse resultado, Cesinha conquista seu tetra-campeonato brasileiro de escalada (máster masculino) e Janine torna-se hexa-campeã brasileira (máster feminino).

Segundo os participantes, as vias finais desta última etapa estavam muito fortes, com movimentos extremamente dinâmicos que percorreram o negativo e teto da Casa de Pedra.

No masculino, Cesinha chegou bem próximo ao final da via, sendo o único a realizar todos os movimentos do teto. Muitos deles foram realizados em montée, levantando o público presente e mostrando como tornou-se campeão sulamericano este ano.

O atleta André 'Belê' Berezóski foi o que chegou mais próximo de Cesinha, caindo em um movimento no meio do teto, conquistando o 2º lugar na etapa. O terceiro colocado foi Stefano Mastrocola, o Ligeirinho. A via final masculina foi graduada pelo route-setter Gabriel de Jesus como um 9c.

Entre as mulheres, Janine chegou a tocar a última agarra da via final, cotada como um 8b. A segunda colocada da etapa, Thais Makino, chegou até a agarra de entrada no teto, caindo 4 movimentos abaixo da campeã. A 3ª colocação ficou com a atleta Anna Shaw. Segundo as atletas, a via feminina estava bem dinâmica, com movimentos bem explosivos.