quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Vídeo: Resumo da 10ª etapa do Rally Dakar

15/01/09 - 18:00

A etapa que seria a mais longa do rali acabou sendo encurtada para 476 quilômetros. As imagens nas dunas do Deserto do Atacama são impressionates e belíssimas. Nas motos, Jordi Viladoms se beneficiou do erro de navegação de Coma e Despres e venceu a especial. Nos carros, Sainz vence e se isola na liderança.CLICK TV BIKE E AVENTURA

Vladimir Chagin vence etapa dos caminhões e assume a liderança da classificação geral no Rally Dakar

15/01/09 - 17:58

Russos assumem a liderança na classificação geral

Após 4h39min49, os russos Vladimir Chagin/ Sergey Savostin/ Eduard Nikolaev completaram o trecho cronometrado do 12º dia de Rally Dakar na primeira colocação. Esta foi a quarta vitória do trio nos caminhões.

Os vencedores largaram em primeiro, mas perderam posições durante a etapa. A recuperação foi apenas nos últimos quilômetros da prova. O resultado garantiu a liderança na classificação geral, com 44h41min26.

Firdaus Kabirov/ Aydar Belyaev/ Andrey Mokeev foram os segundos colocados na etapa e a diferença para os vencedores foi de apenas 1min47. Kabirov, líder do ranking geral da competição na categoria desde a sexta etapa, perdeu a posição para Chagin. Assim como no décimo segundo dia, a diferença no geral é pequena: 1min33, totalizando 44h42min59.

Na terceira colocação aparece Gerard De Rooy/ Tom Colsoul/ Marcel Van Melis, com o tempo de 5h04min29. O trio chegou a liderar a etapa nos primeiros quilômetros e perdeu a liderança provisória para Chagin.

De Rooy foi líder no geral da segunda até a quinta etapa.No 12º daí de prova, o piloto ocupa a terceira colocação, com 45h38min24, aproximadamente cinqüenta minutos atrás do líder.

Vídeo: Veja o acidente de Carlos Sainz no Rally Dakar

15/01/09 - 17:38

O espanhol Carlos Sainz, que liderava o Dakar ao lado do seu navegador Michel Perin, após seis vitórias, abandonou o rali no quilômetro 79 da especial desta quinta-feira (15). A dupla do carro 301 da Volkswagen caiu em um barranco e o navegador sofreu uma lesão.

O espanhol ainda tentou continuar na prova, mas a lesão de seu navegador impediu que a dupla seguisse na disputa do título. Veja o vídeo feito minutos depois do acidente.
CLICK TV BIKE E AVENTURA

Volkswagen faz dobradinha com Giniel De Villiers na frente no 12º dia de Dakar

15/01/ - 15:29

Giniel e Dirk assumem a liderança do rali

Giniel De Villiers/ DirkVon Zitzewitz, da Volkswagen, venceu a etapa de Fiambalá a La Rioja com o tempo de 4h06min43. Esta foi a terceira vitória da dupla no Dakar 2009, que assumiu a liderança na classificação geral da competição.

Os segundos colocados na etapa foram Mark Miller e Ralph Pitchford, com 16min17 atrás do vencedor. A dupla, também da escuderia alemã, ocupa a segunda posição no ranking geral da prova, 2min35 atrás do primeiro colocado, que acumula 43h46min58.

Os norte-americanos Robby Gordon e Andry Grider, a bordo do Hummer, fizeram o terceiro tempo da etapa, 4h32min10 e ocupam a mesma posição na classificação geral. A dupla, pela terceira vez consecutiva, mantém as posições na etapa e no geral.

Abandono - Mesmo com a vitória na etapa, a equipe Volkswagen teve uma baixa importante durante a especial desta quinta-feira. Carlos Sainz/ Michel Perin, líder com folga na classificação geral do Dakar, abandonou a prova.

A dupla caiu em um desnível por volta do quilômetro 79 da especial. O navegador sofreu uma lesão no ombro e, com o resgate de helicóptero, Sainz e Perin foram automaticamente desclassificados da competição.

Até o momento, 94 carros já abandonaram a competição, entre eles, os brasileiros Guilherme Spinelli/ Marcelo Vívolo e Reinaldo Varela/ Marcos Macedo.

Marcos Patronelli se recupera e leva mais uma vitória nos quadriciclos

15/01/ - 15:00

Patronelli conquista sua terceira vitória no Dakar

O argentino Marcos Patronelli vence sua terceira vitória consecutiva na categoria quadriciclos e deixa mais acirrada a disputa com Josef Machacek. O vencedor da etapa completou o décimo segundo dia de Dakar em 4h42min58. O resultado mantém Patronelli na segunda colocação geral, com 65h06min49 acumuladas.

Machacek, que largou em segundo, chegou a perder posições, mas conseguiu a recuperação e terminou na mesma segunda posição, cerca de 35 minutos atrás do vencedor. Mesmo alcançando o segundo melhor tempo da etapa, o checo mantém a liderança isolada no ranking geral da categoria, com 63h12min13.

Em número de vitórias em etapas, Patronelli igualou-se a Machacek, três para cada. A disputa entre os dois competidores ficou mais acirrada após a sexta etapa. Desde então, os competidores iniciaram uma troca de liderança a cada etapa.

A terceira colocação ficou, novamente, para Hubert Deltrieu, da França, com o tempo de 5h19min; seguido pelo também francês Eric Carlini, com 5h21min12.

Cyril Despres vence 12ª especial e Marc Coma mantém liderança no Dakar

15/01/ - 14:48

Despres vence mais uma e é 2º no Dakar

Em mais uma etapa cortada, com 30 quilômetros a menos, os pilotos retomaram as disputas no Rally Dakar nesta quinta-feira (15) após o cancelamento da etapa anterior. O percurso entre Fiambalá e La Rioja, na Argentina, teve 223 quilômetros graças ao pedido de autoridades locais que descobriram há um mês achados arqueológicos na região onde os competidores passariam. Cyril Despres foi o vencedor da 12ª especial, com o tempo de 3h57min37.

O brasileiro Zé Hélio largou na 14ª posição e finalizou o percurso em 4h36min26, distante 41min49 do líder. O piloto se mantém na 12ª colocação na classificação geral.

Com a vitória, o piloto francês assume a segunda colocação na classificação geral, atrás do líder e segundo colocado na etapa desta quinta-feira, Marc Coma, que terminou o percurso em 3h29min. Gerard Guell Farres foi o 3º piloto a finalizar o percurso, 9min47 atrás de Despres. David Casteu chegou após quatro segundos.

Fracisco López ficou com a quinta colocação no dia, seguido por David Frétigné, Henk Knuiman, Pal Anders Ullevalseter, Jakub Przygonski, Helder Rodrigues e Frans Verhoeven.

Confira a classificação da 12ª etapa

1º) Cyril Despres (KTM) – 3h57min37
2º) Marc Coma (KTM) – 3h59min
3º) Gerard Guell Farres (KTM) – 4h07min24
4º) David Casteau (KTM) – 4h07min28
5º) Fracisco López (KTM) – 4h07min53
6º) David Fretigne (Yamaha) – 4h08min05
7º) Henk Knuiman (KTM) – 4h09min24
8º) Pal Anders Ullevalseter (KTM) – 4h11min25
9º) Jakub Przygonski (KTM) – 4h12min52
10º)Helder Rodrigues (KTM) – 4h17min26
11º) Frans Verhieven (KTM) – 4h18min40
15º) Zé Hélio (Honda) – 4h39min26

Classificação Geral Extra-Oficial -

1º) Marc Coma (KTM) – 47h51min30
2º) Cyril Despres (KTM) – 49h21min18
3º) David Fretigne (Yamaha) – 49h25min25
4º) David Casteau (KTM) – 50h07min43
5º) Helder Rodrigues (KTM) – 50h15min34
6º) Pal Anders Ullevalseter (KTM) – 50h15min37
7º) Jordi Viladoms (KTM) – 50h19min27
8º) Frans Verhoeven (KTM) – 50h36min44
12º) Zé Hélio (Honda) – 52h36min54

Aberta a votação para Os Melhores de 2008


15/01/ - 11:20

Mais uma vez apresentamos o Prêmio Bike Action – Os Melhores do Ano 2008 –, que chega em sua quarta edição. O Prêmio Bike Action é mais do que uma simples premiação para eleger os melhores ciclistas, bicicletas e eventos da temporada: é uma forma de você, leitor, manifestar sua opinião e escolher quais são os legítimos premiados.

O Prêmio Bike Action foi idealizado em 2005 pelos editores da publicação, os irmãos André e Fabio Piva. O objetivo do premiação é estimular o uso da bicicleta por meio das discussões e conscientização que cercam a mobilização sustentável sob duas rodas. Além disso, a missão é motivar novatos, entusiastas e profissionais através da criação de ídolos, valorizando nosso esporte como um todo.

O critério para indicação dos atletas/pilotos, produtos e eventos, varia de acordo com cada categoria, que pode ter como base de julgamento, por exemplo, o ranking brasileiro de 2008 das respectivas modalidades (BMX Race, MTB cross country, maratona, downhill, ciclismo estrada etc), como fizemos desde a primeira edição.

Achados arqueológicos causam corte no percurso do Dakar; 51% dos competidores permanecem

15/01/09 - 11:11

Prova tem corte de 30 km

Nesta quinta-feira (15) acontece a 11ª etapa do Rally Dakar, que na verdade seria a 12ª especial pelo cronograma inicial da prova, que não contava com o cancelamento da etapa de quarta-feira (14) graças à forte neblina na cidade chilena de Copiapó, que impediu o sobrevôo do helicóptero de resgate do rali. O percurso de hoje irá de Fiambalá à La Rioja, na Argentina, em um percurso original de 253 quilômetros de especial, 4 de deslocamento inicial e 261 de deslocamento final.

No começo da etapa, logo após o início da especial das motos, a organização anunciou mais um corte na prova. Serão diminuídos 30 quilômetros do trecho cronometrado ainda na cidade de Fiambalá.

O corte foi a pedido das autoridades da Argentina que anunciaram achados arqueológicos há um mês na região por onde os competidores iriam passar. A medida visa a preservação dos fósseis.

Baixa - Dos 542 competidores que iniciaram o Rally Dakar no dia 3 de janeiro, apenas 277 permanecem na prova, número que representa 51% do total. Competem ainda 118 motos, 14 quadriciclos, 89 carros e 51 caminhões.

Cerca de 600 competidores vão encarar as trilhas do Piocerá

14501/ - 08:35



Parnaíba volta a ser cenário do Piocerá

Com tudo programado para a 22ª edição do Rally Piocerá 2009, que inicia sua programação no dia 26 de janeiro, em Teresina (PI), cerca de 600 competidores, de todos os estados brasileiros, Portugal e Japão; participarão de uma dos maiores enduro-rali de regularidade da América Latina. Dentre os 1.144 quilômetros de prova, uma cidade retorna à programação da competição: Parnaíba.

A cidade, considerada a maior do litoral do Piauí, não fazia parte do roteiro do Piocerá desde 2004. Este ano conta com o apoio da prefeitura para abrigar pilotos, navegadores, equipes de apoio e organização.

A competição chegará a Parnaíba no dia 29 de janeiro, correspondente à segunda etapa. Os competidores de todas as modalidades (carros 4x4,caminhões, jipes, motos, quadriciclos e bikes) passarão a noite na cidade para a largada no dia seguinte, rumo a Sobral (CE).

Ceará em peso - Na categoria quadriciclos, com aproximadamente 30 participantes, cinco são da mesma equipe, a Dakariri, da cidade de Cariri (CE). Os competidores embarcam dia 25 para participar da prova e contam com três carros de apoio para encarar com tranqüilidade os 1.144 quilômetros de Teresina até a Praia do Cumbuco (CE).

A cidade cearense de Juazeiro do Norte contará com duas duplas entre os carros. Moisés Alcântara e Wanderton Vasconcelos, que competirá na categoria de regularidadee Sérgio Rebouças e Eduardo Rebouças, no Velopiocerá.

CHARGE DO DIA

Marcos Veloso entre os melhores de 2008

15/01/ 08:05

O varginhense Marcos Roberto Veloso, 9 anos, foi convidado pela Federação Mineira de Ciclismo (FMC) para a Festa Melhores 2008, que será realizada no próximo sábado, dia 17, em Belo Horizonte.

O evento tem como objetivo reunir os atletas, promover uma interação entre as modalidades, dar início às atividades de 2009 e diplomar os campeões mineiros de ciclismo 2008 de todas as modalidades. Marcos receberá o diploma de Campeão Mineiro de Speed, modalidade Circuito, categoria Infantil A.

Marcos é uma das maiores revelações do ciclismo nos últimos anos e tem sido destaque na imprensa nacional especializada pelos seus títulos. Em 2008, além do título mineiro, o garoto conquistou outros onze títulos:

-Bicampeão Copa Hilário Diegues 2007/2008 – Santos/SP
-Campeão 2ª Volta TV Tribuna – Santos/SP
-Campeão GP Gama de Ciclismo – Santos/SP
-Campeão GP Paterlinni Bike / Sundown – Santos/SP
-Campeão 3º Giro de Ciclismo Memorial / A Tribuna – Praia Grande/SP
-Campeão GP São Francisco Clinicas de Ciclismo – Ribeirão Preto/SP
-Bicampeão Virada Esportiva 2007/2008 – São Paulo
-Campeão Regional de Ciclismo – MG – 8 etapas
-Bicampeão Valeparaibano de Ciclismo 2006/2008 – SP – 7 etapas
-Bicampeão Metropolitano Colegial de Ciclismo 2007/2008 – SP – 7 etapas
-Campeão Copa Sundown de Ciclismo Amador – SP – 4 etapas

No último sábado, dia 10, sagrou-se campeão do 1º Mundialito de Ciclismo, categoria Infantil (10 a 12 anos), em Santos.

Equipe Merida fará sua estréia no GP Ravelli de Maratona

15/01/ - 08:00

Atletas da equipe Merida abrem a temporada 2009 no GP Ravelli de Maratona de mountain bike, no próximo dia 8 de fevereiro, em Itu (SP).

No Brasil, costumam dizer por aí que "o ano só começa depois do carnaval", porém para os ciclistas profissionais da equipe Merida, os treinamentos da pré-temporada já estão a pleno "vapor" e o primeiro compromisso de 2009 será no próximo dia 8 de fevereiro, em Itu, na etapa de abertura do GP Ravelli de Maratona de MTB.

Neste ano, o time Merida foi totalmente renovado, com a chegada dos reforços: Rubens Donizete, atleta olímpico e atual campeão do Copa Internacional de MTB e, Manuela Vilaseca, campeã do MTB 12 Horas 2008, ambos da categoria Elite, que ao lado do jovem talento Daniel Carneiro, atual campeão brasileiro de maratona (categoria sub-23), deverão despontar nas principais provas do calendário nacional.

Além de priorizar os grandes eventos no Brasil, tais como: Copa Internacional de MTB, Iron Biker, MTB 12 Horas e os Campeonatos Brasileiros de Cross Country e Maratona, o "trio" da Merida também estará presente em competições internacionais. A carioca Manuela Vilaseca, por exemplo, foi convidada para disputar a Transportugal de Mountain Bike, entre os dias 31 de Maio a 7 de Junho, já Rubens Donizete, visando sua preparação olímpica rumo à Londres 2012, irá disputar algumas etapas da UCI Copa do Mundo de MTB, como as prestigiadas provas em Offenburg, na Alemanha, e Houffalize, Bélgica.

"As minhas expectativas para 2009 são grandes, sobretudo, pelo fato de participar de duas etapas da UCI Copa do Mundo inéditas para mim (Bélgica e Alemanha), participar do Pan, no Chile, além de cumprir o calendário nacional. Pretendo realizar um bom trabalho, como venho fazendo nesses anos. Para tanto, devo ressaltar que a nova equipe será de suma importância não só por estar me dando estrutura para estar participando dessas provas, mas também por todo o incentivo e dedicação", falou Rubens Donizete.

"O início da temporada está se aproximando e a expectativa aumenta. A equipe está focada e treinando forte no Bike Park São Silvano o que tem ajudado a melhorar a técnica dos atletas. O Rubinho está se adaptando bem a sua nova equipe, que defenderá pelos próximos quatro anos. Vamos incentivá-lo para atingir um nível internacional bastante competitivo. Já o Daniel Carneiro está muito dedicado e preparado para seu primeiro ano na categoria Elite. A ciclista Manuela Vilaseca vem melhorando a cada prova e, mesmo tendo a corrida Transportugal como objetivo principal da temporada, acreditamos muito em seu potencial e seu desenvolvimento como atleta de mountain bike," disse Roberto Nogueira, responsável pelo Bike Park São Silvano.

"Eu estou muito animada com a temporada de 2009. Apesar de eu andar de mountain bike nas provas de aventura, o mountain bike em si nunca foi o meu esporte. Esse ano será diferente porque minha dedicação será maior e o calendário de provas será mais extenso também. Eu vou sempre fazer o meu melhor e espero que, com isso, os resultados apareçam. O meu maior desafio será a Supertravessia Transportugal, em junho, e acredito que os treinos para essa prova me favoreçam nas competições ao longo do ano. Também tenho a vantagem de estar na Merida, uma equipe super profissional que me dará todo o apoio para que eu cresça dentro do esporte. Agora é treinar e fazer o meu melhor!" - explicou Manuela Vilaseca.

Diversos tipos de dunas são o desafio de hoje no Rally Dakar

15/01/09 - 07:58

Etapa 12 (quinta-feira, 15 de janeiro) -
Fiambala / La Rioja
Deslocamento: 4 km
Especial: 253 km
Deslocamento: 261 km
Total do dia: 518 km


Na etapa de hoje a organização alerta para dunas de diversos tipos. Acredito que é como se fosse um erg, no deserto do Saara, que são dunas menores que ficam muito próximas e não se tem espaço para pegar embalo.

Tem que fazer como as cobras e ir “serpentiando” as dunas para poder vencê-las, já que não se consegue atravessar pela velocidade. Nas dunas não há tração suficiente, então só se consegue subir pela velocidade do veículo.

É uma etapa diferente e já estaremos no caminho de Buenos Aires, nossa chegada. A temperatura está aquecendo também. Em dezembro os termômetros chegaram a marcar 44ºC nessa região. O calor que temos enfrentado aqui é muito maior do que o que enfrentávamos no Deserto do Saara.

Diário de um estreante: Paulo Pichini revela emoções no deserto

15/01/ - 07:55

Pichini encara as dunas da décima etapa do Dakar

Desde a largada em Buenos Aires, muita expectativa pairava sobre o impacto que o Deserto do Atacama teria sobre nós. Ontem descobri que ele é tudo que nos falavam, mas que nós também podemos transformá-lo num lugar de experiência única e positiva. Entenda, o deserto é onde somos testados constantemente. Nele não há alívio. As dificuldades são fixas. Superada uma duna, surge outra a sua frente, como num enorme tobogã. O calor devastador junta com o cansaço, e como num passe de mágica, o rali faz com que tudo isso dê lugar ao prazer em acelerar.

Na manhã de ontem, antes de largarmos para a décima etapa, uma neblina densa pairava sobre o Atacama, e a prova só começa quando as aeronaves médicas, e de direção de prova e imagens, podem subir. Esperamos horas até que a largada fosse liberada.

Na trilha, trechos rápidos se alternavam a sustos e vôos loucos, quando acelerávamos forte, e de repente, valas surgiam pelo caminho e nos faziam literalmente quicar. Posso dizer que ontem foi o dia que mais senti o perigo me cercar, e por vezes quase capotamos! Ao mesmo tempo também me senti vivo, cheio de adrenalina e disposição para mais.

Lição - Ao dar de cara com cada duna do Atacama, lembrei de cada detalhe aprendido nas dunas cearenses, onde ia encontrar meu instrutor de condução nesse piso, Paulo Jorge. Aprendi que a areia pede uma leitura diferente do terreno, nela o tempo de troca de marcha é outro, e a aceleração tem seus macetes. Santas aulas!

A cada subida, era preciso dar conta do nosso desempenho e ainda desviar dos concorrentes que já estavam atolados por lá. Nesses momentos, a potência do carro é nossa maior aliada e com tanto esforço, num terreno sem tração eficiente, a temperatura sobe e nos rouba tempo.

No caminho, encontramos carros capotados, um caminhão tombado, além de carros e motos quebradas. Ao ver tudo isso, passei a agradecer por estarmos bem. O medo de quebrar e ficar naquele lugar eram constantes e ao mesmo tempo, era muito bom estar ali.

A noite nos pegou quando ainda faltavam quatro quilômetros para a chegada. Aí, o bicho pegou! Foi preciso muito cuidado para não fazer bobagem tão perto de mais uma chegada. E foi assim que conseguimos vencer mais um dia de desafios.

Agora posso dizer que me sinto parte do Dakar. Domino melhor o carro, evolui como piloto e paira sobre mim uma enorme saudade de tudo e todos. Hoje a organização cancelou a 11ª etapa da prova em função das condições climáticas, vamos seguir em deslocamento para Fiambalá, já na Argentina. Impossível esperar que venham dias fáceis nesta reta final, por isso não perco o foco de concluir o Dakar superando cada etapa com muita garra, força e determinação.

Décima etapa e continua o domínio de Sainz/Perin no Dakar

15/01/ - 07:50

Sainz e Perin continuam líderes do Dakar

Deco Muniz, navegador e diretor de prova do RallySP, faz uma análise do desempenho dos competidores após dez etapas do Rally Dakar. Acompanhe.

A décima etapa, prometida pela organização como a mais difícil desta edição do Dakar, trouxe poucas alterações à classificação geral dos carros na prova. As duplas melhores colocadas na soma dos tempos passaram ilesas nas temidas dunas do Atacama, o deserto mais árido do mundo, e mantiveram assim suas classificações.

Carlos Sainz e Michel Perin venceram mais uma, sua quinta especial na prova. Além da competência indiscutível da dupla, a falta de sorte aliadas aos erros dos companheiros de equipe, que lutam diretamente pela vitória, permitiram ao espanhol abrir uma folga de quase 30 minutos na liderança.

O americano Mark Miller ao lado do sul-africano Ralph Pitchford continuam fazendo uma prova muito técnica e também muito constante – sua pior classificação em etapas foi um sétimo lugar. Nesta terça-feira eles ficaram a sete minutos dos líderes e permanecem em segundo lugar na geral, com uma desvantagem de 27 minutos.

Giniel de Villiers e Dirk Von Zitzewitz enfrentaram problemas pelo terceiro dia consecutivo. No domingo foi um pneu furado, na segunda-feira um erro de navegação e na terça-feira caíram numa vala. A dupla, que na primeira metade da prova brigava segundo a segundo com Al-Atthiya/Thorner - até então lideres (foram desclassificados na sexta etapa por corte de roteiro), se atrapalha com os próprios erros, algo inadmissível numa prova deste porte, e amarga agora o terceiro posto na classificação geral, a mais de 40 minutos de Sainz/Perin.

A única disputa anunciada no momento é pela 4ª colocação da prova. Robby Gordon/ Andy Grider vem se recuperando bem, marcando ótimos tempos e já começam a incomodar Nani Roma/ Lucas Cruz Senra. A vantagem do espanhol era de 59 minutos ao final da 8ª etapa, caiu agora para apenas 21 minutos na classificação geral. Foram 38 minutos descontados em dois dias e Gordon/Grider, por pouco, não venceram a etapa de ontem.

O cancelamento da 11ª etapa que aconteceria hoje foi muito bom para Sainz/Perin, pois impossibilitou seus companheiros de tentarem um ataque definitivo aos líderes, além de garantir a eles mais um dia na ponta da tabela, livre de quaisquer problemas que possam atrapalhar o sonho de vitória da dupla.

Nunca é demais falar, em se tratando de Dakar, que as maiores surpresas sempre acontecem no final da prova, quando tudo parece estar definido. Em 2003, Peterhansel/Cottret liderava a prova com folga até quebrarem na penúltima especial e deixar o título para Masuoka/Schulz. Em 2006, foi a vez de Alphand/Picard levarem a taça quando novamente Peterhansel/Cottret, até então líder com uma vantagem de mais de 25 minutos, teve problemas na 11ª especial.

Em 2007 não foi diferente. Giniel de Villiers e Dirk Von Zitzewitz eram líderes com mais de 31 minutos de vantagem sobre Peterhansel/Cottret, mas o francês acabou ganhando o rali após a quebra do sul-africano na 9ª especial realizada naquele ano.

Os brasileiros - Jean Azevedo e Youssef Haddad fazem agora uma prova de chegada. O motor do seu carro apresenta sérios problemas, mas a dupla segue firme em 25º lugar na classificação geral.

Paulo Pichini, ao lado do navegador Lourival Roldan, continua demonstrando uma garra incrível. A dupla passou por sérios problemas mecânicos na primeira metade da prova, chegando quase sempre de madrugada ao acampamento, dormindo pouco e sofrendo bastante. Por muito pouco não abandonaram a disputa. Mas sempre com muita perseverança, determinação e bom humor encararam todos os obstáculos e permanecem vivos na prova, atrás do grande objetivo do piloto que é concluir seu primeiro Dakar. Nesta segunda metade da disputa, enfim, encontraram seu ritmo e mesmo com alguns problemas, têm conseguido andar muito bem, sempre em torno do 70º tempo diário. Neste ritmo tem tudo pra conseguir chegar a Buenos Aires.

Mais quatro etapas para chegada. Como diria um velho ditado: “A sorte só acompanha que tem competência...”