quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Frans Verhoeven diz que dunas podem assustar alguns pilotos


08/01/ - 09:25

Holandês foi o 2º no dia

O holandês Frans Verhoeven, segundo colocado na 5ª etapa do Rally Dakar, finalizou o percurso desta quarta-feira (7) satisfeito com o resultado. “Hoje (quarta-feira) foi um dia muito bom. Ontem (terça-feira) foi um dia bom também, mas hoje foi soberbo”, disse após o término do percurso.

Para ele o mais difícil foi chegar no topo das dunas e avaliou que isso poderia causar medo em alguns pilotos. “Muitas vezes você não consegue chegar no topo da duna. Então precisa descer e ir de novo e isso pode causar medo para alguns. Mas mesmo assim foi uma especial muito boa e estou satisfeito”, contou.

Verhoeven mantém uma boa campanha na 31ª edição do Rally Dakar. Com a segunda posição na especial de quarta-feira, ele garantiu a nona colocação na classificação geral após uma penalização de 38 minutos por ultrapassar o limite de velocidade em uma zona de radar da prova. “No primeiro dia fui o quarto colocado e no segundo dia ganhei a etapa, o que me deixou na segunda posição na classificação geral. Depois fui penalizado e cai para a 8º posição e depois para a 9ª, mas estou muito feliz”, finalizou o piloto

CHARGE DO DIA

Edivando de Souza Cruz renova contrato com a Astro para 2009


08/01/0 - 09:18

Pelo quinto ano consecutivo o atleta de Ilhabela-SP competirá com as bicicletas da Astro.

Em 2008 Edivando pedalou com uma Centurion Carbon, bike que rendeu ótimos resultados em provas de peso como o de Campeão da Copa ALE Inconfidentes, Campeão do Desafio da Mantiqueira, Campeão Paulista de XCO e XCM, Vice-campeonato da Copa Internacional, Inox Bike e Interestadual de MTB, 3º colocado no Iron Biker, 4º colocado o Campeonato Pan-americano na Venezuela e 35º no Mundial de MTB na Itália, e consequentemente a liderança do Ranking Nacional.

Temporada 2009
Após uma temporada cheia de frutos e o descanso das férias o líder do Ranking Nacional de Cross Country de 2008 segue firme em seu treinamento de base para a temporada de 2009.
Edivando tem como os principais objetivos desta temporada participar das principais provas do calendário nacional, além do Panamericano no Chile em Março e outras provas do ranking Internacional. Vando já competiu em sete Mundias, oito Pan-americanos além de dois Jogos Sul-americanos, Jogos Pan-americanos, Jogos Olímpicos, quatro etapas da Copa do Mundo, Suisse Cup, Copa da França e outras provas do Ranking Internacional.

"Tenho um perfil mais voltado para o Cross Country

Olímpico, mas também não abro mão da Maratona, onde conquiatei resultados expressivos como o de Bi-campeão Brasileiro, Bi-campeão do Iron Biker, Tetra-Campeão do Desafio da Mantiqueira e Campeão do Desafio Estrada Real. Meu preparador físico Helio de Souza já eleborou todo programa de treinamento em cima das princípais provas do calendário, e os treinos de resistência, força e técnica, são feitos no período mais apropriado para ter um melhor aproveitamento. Além das competições também continuo um trabalho de desenvolvimento de produtos junto a Astro com a linha de quadros de competição e as rodas da marca Vzan, e a participação em clinicas e eventos como feiras de produtos.

Bikes: Full-suspension, Hard Tail e Speed

Além de pedalar a Centurion Carbon, Edivando já esta treinando com uma Nimble Carbon, uma bike Full Suspension com traseira de Carbono com 3' de curso, e também uma G7 Road Extrolite, uma bike leve e rápida para treinos na estrada. As usadas pelo atleta usam componentes de alta qualidade como os Grupos Shimano, Suspensões Manitou, rodas Vzan, componetes Easton, Pneus Maxxis, selim SDG

“ Atualmente estou andando de Full-suspension, pois em 2009 pretendo competir com o modelo Nimble Carbon em algumas provas, quero fazer uma boa adaptação nesta fase de base, em 2005 competi com uma Nimble e conquistei importantes resultados com a bike como o de Vice-Campeão da Copa Internacional e Campeão paulista de XCO, hoje a bike evoluiu, atualmente ela tem a traseira de carbono o que ajuda a absorver pequenas vibrações, e ficou algumas gramas mais leve, também continuarei a competir com a Centurion Carbon nas principais provas de Cross Country e Maratona
a Centurion Carbon é uma bike rápida e ideal para várias pistas do circuito nacional”. Comenta Vando.

A primeira competição de Edivando em 2009 será o GP Ravelli no dia 8 de Fevereiro em Itu no interior de São Paulo, segundo o atleta o objetivo é ir entrando no ritmo de competição e avaliar o nível dos outros atletas neste ínicio de temporada.

Lançamento da Equipe Merida Team 2009

08/01/ - 09:14


É com enorme satisfação que o Bike Park São Silvano convida você para o evento de lançamento oficial da equipe profissional de mountain bike Merida/Cateye/TMP.

O evento será realizado no domingo, dia 01 de Fevereiro de 2009, na bela Fazenda São Silvano, que fica localizada nas proximidades da cidade de Morungaba - interior paulista.

A apresentação da equipe Merida 2009 será realizada em grande estilo, com direito ao almoço de pratos típicos da região, passeios de bicicleta, entrevista coletiva com os atletas e divulgação do novo uniforme, além de palestras, vídeos, DJ e brindes.

Os atletas representantes da equipe Merida Brasil 2009 serão:

Rubens Donizete - Campeão Copa Internacional 2008

Manuela Vilaseca - Campeã do MTB 12 Horas 2008

Daniel Carneiro - Campeão Brasileiro de Maratona 2008 (sub-23)

Durante o lançamento da equipe no Bike Park São Silvano você poderá conhecer de perto a maior estrutura criada para o mountain bike no Brasil. O Bike Park possui diversas pistas para a prática do esporte, oficina mecânica completa, bicicletario, museu da bicicleta, chalés e restaurante.

Contamos com sua presença neste evento inédito que marcará o início de um novo conceito de equipe profissional de mountain bike no Brasil.

Informações Gerais:

ata: 01/02/2009
Local: Bike Park São Silvano - (gps: 22 54'548'' S 46 44'720'' W)
Abertura do evento: 10 horas
Apresentação equipe: 12 horas
Almoço: a partir das 13:30
Contato: 0xx11-4014-6639 - Andreia Vaz
Site: www.fazendasaosilvano.com.br

Importante: por favor, confirmar presença através do email: bikeparkss@gmail.com

Santos será sede do 1º Mundialito de Ciclismo / 4ª Copa Hilário Diegues


08/01/ - 09:05

A cidade de Santos será sede do 1º Mundialito de Ciclismo, válido como 4ª Copa Hilário Diegues, que será realizado neste domingo, a partir das 7h30, no circuito de 4,6 quilômetros montado na Avenida Portuários (Mário Covas), em Santos. A competição é válida para o ranking da Confederação Brasileiro de Ciclismo (CBC) nas categorias Elite Masculina e Feminina. A prova ainda será disputada em outras dez categorias: Júnior, Sub-23, Open Speed, Open Máster, Sub-30, Universitários, Sênior A e B, Estreantes e Turismo.

“É uma competição que reunirá as principais equipes do Brasil e que contará também com a presença de atletas estrangeiros”, disse Marcos Mazzaron, proprietário da MZ2 Eventos, organizadora da prova. “Esse evento será incluído no próximo ano no ranking mundial”, revelou.

O 1º Mundialito de Ciclismo terá premiação total de R$ 7.100, além de uma bicicleta Sundown. As inscrições para a prova custam R$ 30 para cada ciclista, e podem ser feitas antecipadamente na Sub-Sede da Federação Paulista de Ciclismo (FPC), localizada na Avenida Senador Vergueiro, 4771, em São Bernardo do Campo. O ciclista também pode se inscrever no local da competição no sábado (10) à tarde ou no dia do evento.

A prova é uma homenagem a Hilário Diegues, um dos mais importantes dirigentes do ciclismo nacional, falecido no dia 13 de março de 2004, aos 80 anos de idade. Mesmo sem nunca ter pedalado na vida, ele foi o fundador da Liga Santista de Ciclismo, a primeira do País, em 21 de junho de 1955, e presidente da Federação Paulista de Ciclismo (FPC) por quatro mandatos seguidos (1967 a 74).

“Foi o esporte que ele ajudou a crescer e essa lembrança é importante”, disse Cláudio Diegues, filho do homenageado e hoje técnico da equipe Memorial/Prefeitura de Santos/Giant.. “Daqui 10, 15 anos, os mais jovens perguntarão quem foi o Hilário Diegues e teremos a história”, acrescentou.

O 1º Mundialito de Ciclismo é organizado pela Federação Paulista de Ciclismo e pela MZ2 Eventos, com apoio da Prefeitura de Santos, da Liga Santista de Ciclismo, da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo e TV Tribuna. Maiores informações pelo site pelo telefone: (11) 4367-3777.

Etapa de hoje do Rally Dakar passará por região semelhante ao Marrocos

André Azevedo comenta 6º dia de Dakar -
Etapa 6 (quinta-feira, 8 de janeiro) - San Rafael / Mendoza
Deslocamento: 76 km
Especial: 395 km
Deslocamento: 154 km
Total do dia: 625 km

Um dia cheio de travessias, com 60 quilômetros iniciais nas dunas, aquelas de ontem, que foram muito difíceis. O trajeto fica ainda mais difícil na segunda parte, pois entraremos nos pré-Andes, uma região de pedras e parecido com o Marrocos.

Já estive na região de Mendoza como chefe de equipe do Jean Azevedo, quando ele disputou de moto, em 1995. Ali é bem parecido com parte das montanhas do Atlas, no Marrocos. Tem-se que ter muito cuidado com os rios secos e as grandes pedras pelo caminho.

Carlo Collet sofre acidente e deixa o Dakar

08/01/ - 09:00

Direto de San Rafael (ARG) - O piloto brasileiro Carlo Collet sofreu um acidente na etapa desta quarta-feira do Dakar 2009. Collet caiu de seu quadriciclo por volta do quilômetro 400 da especial, foi resgatado pela organização e passa bem.

O brasileiro foi liberado às 23 horas de quarta-feira da tenda médica, onde passou a tarde em recuperação. O piloto não sofreu ferimentos, apenas um pequeno corte no queixo, no qual tomou um ponto.

Após a queda o brasileiro ficou desacordado e o resgate da prova foi acionado. “Só acordei no helicóptero, sem lembrar do que tinha acontecido”, contou Collet.

“Por causa do desmaio a organização não me permite continuar na prova. Estou bem, mas vou precisar abandonar”, lamentou o brasileiro. O piloto largou para a quinta etapa do Dakar na décima segunda colocação geral.

Dakar confirma morte do piloto Pascal Terry na Argentina


| 08/01/ - 08:53

Pascal morreu na segunda especial

A organização do Rally Dakar confirmou na manhã desta quarta-feira a morte do piloto francês Pascal Terry, de 49 anos. As autoridades locais ainda não informaram o motivo da morte.

Terry avisou a organização da prova na segunda especial do rali, no dia 4 de janeiro, que estava sem gasolina no trecho entre Santa Rosa de la Pampa e Puerto Madryn, porém um outro piloto passou pelo local e cedeu o combustível para o competidor.

Logo após o episódio foi averiguado que ele não havia voltado para a trilha e a organização tentou acioná-lo pelo sistema de segurança, porém ficou sem resposta de Terry. No dia 5 de janeiro a organização do Dakar na França confirmou que recebeu do piloto um chamado de emergência e foi acionado um chamado de busca nacional. Todas essas primeiras tentativas de localização de Pascal foram sem sucesso.

À meia noite do dia 6 de janeiro foi avisado que Pascal Terry estava no acampamento do Dakar, mas na noite de ontem (6) foi verificado que a pessoa indicada como o piloto no local não era ele e as buscas foram retomadas.

Às 2h10 desta quarta-feira (7) o corpo de Pascal Terry foi encontrado à 15 metros de sua moto, embaixo de uma árvore com comida e água ao redor. O acesso ao local, trecho da segunda especial, entre Santa Rosa de Puerto Madryn, é muito difícil já que trata-se de um terreno acidentado.

Estréia - Pascal Terry fazia o seu primeiro Dakar e foi levado para a América do Sul por seu amigo Pascal Gilbert, que o queria com ele competindo nos carros, porém foi convencido à disputa nas motos. "Sonho em estar no Dakar desde que ele começou", disse o piloto antes de começar a competição.

Ele disse que estava difícil "manter a cabeça fria" enquanto esperava pelo início do Dakar, mas seguia confiante em completar a prova. "Penso que vai ser excepcional. O lugar é fabuloso. Vamos viver um grande momento e vou fazer o que puder para aproveitar ao máximo todas as etapas do rali", declarou Pascal Terry.

Campeão do Rally Sertões vence etapa no Rally Dakar e Volkswagen faz dobradinha

08/01/ - 08:50

De Villiers assume a 2ª colocação na geral

O sul-africano Giniel de Villiers, ao lado do navegador alemão Dirk Von Zitzewitz, venceu a especial de hoje do Rally Dakar, garantindo a terceira vitória para a equipe Volkswagen. É a primeira vitória da dupla nesta edição do Rally Dakar e, com isso, eles sobem para a segunda colocação na classificação geral.

De Villiers e Zitzewitz são velhos conhecidos do público brasileiro, já que venceram a última edição do Rally dos Sertões. Na prova de hoje, eles marcaram o tempo 5h47min43.

Na segunda colocação ficaram os alemães Dieter Depping/ Timo Gottschalk, com apenas 2min18 de diferença. Carlos Sainz/ Michel Perin, que lideravam a disputa nos carros, terminaram a prova na 9ª colocação e caíram para terceiro lugar.

Quem se deu melhor foi a dupla da BMW, Nasser Al Attiyah/ Tina Thorner, que ficaram na 4ª colocação, mas assumiram a classificação geral nos carros. O percurso de hoje teve 506 quilômetros entre as cidades de Neuquen e San Rafael.