quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Felipe Massa é contra a redução dos salários do pilotos


25/12/ - 08:30
F-1

O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, é contra a adoção de corte de salários dos pilotos na F-1. Idéia que foi ventilada no paddock, nos últimos dias, na estreira da crise econômica mundial. Massa entende que os custos podem ser reduzidos em outras áreas.

"Não estou inclinado a apoiar isso", declarou Felipe durante entrevista coletiva nesta 2ª-feira, dia 22, onde o piloto promoveu um leilão beneficente em prol do UNICEF.

"Em um esporte competitivo como a Fórmula 1, o piloto tem um papel fundamental", falou. "O custo dos pilotos é pequeno comparado ao orçamento total das equipes", explicou.

Massa, também, se posicionou contra a adoção de um motor-padrão na categoria. "Não considero essa idéia interessante. A luta para diminuir os custos é importante, mas um motor padronizado se distancia de tudo o que é importante para a F-1. não pode acontecer", disse.

"Uma Ferrari andando com outro motor não é uma Ferrari. O mesmo acontece com Mercedes, Toyota ou Renault".

Ferrari discutirá futuro de Michael Schumacher


25/12/ - 08:26

SÃO PAULO - A Ferrari informou que pretende discutir e avaliar a renovação ou não do contrato do alemão Michael Schumacher. Heptacampeão mundial de Fórmula 1, o ex-piloto trabalha no momento como consultor da escuderia e participa de atividades ao redor do mundo com a marca.

O atual acordo expira no final do próximo ano. "Durante a temporada iremos discutir para analisar se a colaboração dele irá continuar", disse Stefano Domenicalli, diretor esportivo da Ferrari, à revista italiana Autosprint.

Bicampeão com a Benetton, em 1994 e 95, Schumacher se transferiu para a Ferrari no ano seguinte e conquistou cinco títulos mundiais de forma consecutiva de 2000 a 04.

No final de 2006, o piloto alemão, maior campeão e vencedor de GPs da história da categoria, decidiu deixar as pistas e atuar apenas nos bastidores.

Equipe de Pindamonhagaba com técnico novo para 2009.

25/12/ - 08:22

DEPOIS DE 16 ANOS NO ESPORTE FABÃO DEIXA AS PISTAS PARA ATUAR DO LADO DE FORA, AGORA COMO TECNICO DA SUA ATUAL EQUIPE A TEM VALE/FAPI/FEIJÃO TARUMÃ/O GRAMADO/JKS/SCATT/PINDAMONHANGADA. A EXPERIENCIA DE TANTOS ANOS ALIADA A SUA FORMAÇÃO JÁ QUE O ATLETA É FORMADO EM EDUCAÇÃO FISICA, COM PÓS GRADUAÇÃO EM TREINAMENTO DESPORTIVO SERÃO FUNDAMENTAIS NA CONDUTA DA EQUIPE 2009, QUE TAMBEM SERÁ REFORMULADA.

PERGUNTADO A ELE COMO SERIA PARAR ELE RESPONDEU..."FOI UMA DECISÃO DIFICIL, AFINAL SÃO 16 ANOS, MAS O CONVITE DE SER TÉCNICO VEIO A CALHAR, FOI PARA ISSO QUE ME FORMEI, E JÁ ESTOU FOCANDO NOVAS METAS DE TRABALHO,MAS NÃO VOU DEIXAR DE CORRER TÃO FACIL ASSIM..,QUERO ME DIVERTIR NO ESPORTE VOU COMPETIR EM CATEGORIAS POR IDADE, SEM COBRANÇA DE RESULTADOS OU DE PERFORMANCE ELEVADAS" O ATLETA DEIXA O ESPORTE COM UM CURRÍCULO INVEJÁVEL, DOIS TÍTULOS PAULISTAS, UM BRASILEIRO, UM INÉDITO E ÚNICO TRI CAMPEONATO METROPOLITANO 2001 2002 2003 , UM BI CAMPEONATO NA PROVA MAIS DIFÍCIL DOS JOGOS , "A CRITÉRIUM POR PONTOS" EM 2005 E 2006, ALEM DE UM RECENTE BI CAMPEONATO VALEPARAIBANO CONQUISTADO DIA SETE DESTE MÊS COM UM TERCEIRO LUGAR NO CONTRA RELÓGIO INDIVIDUAL, O QUAL LHE GARANTIU O TITULO.

SOBRE A NOVA EQUIPE ELE DESCONVERSA UM POUCO, MAS DEPOIS ABRE O JOGO."VAMOS MANTER A BASE COM O FLAVIO CARDOSO" BAIANO", ROBERTO PINHEIRO "BETINHO", RAFAEL SERPA, ALEX DINIZ E SALOMÃO FERREIRA, ALEM DE REFORÇOS COMO KLEBER RAMOS E ANDRIO LIMA, E CONTAMOS COM A ENTRADA DE MAIS DOIS PATROCÍNIOS DE PESO QUE SERÃO DIVULGADOS EM BREVE.

A EQUIPE VAI CONTINUAR COM KID SUPERVISIONANDO OS TRABALHOS, AGORA COMO DIRETOR ESPORTIVO DO TIME. "FAREMOS UMA BELA FESTA DE DESPEDIDA PARA O FABÃO, COM A VITÓRIA CONQUISTADA NA COPA DA REPÚBLICA FECHAMOS O ANO COM CHAVE DE OURO". O FABÃO É UM LÍDER NATURAL NA EQUIPE E NÃO VEJO OUTRA PESSOA PARA ASSUMIR DE VEZ ESSE CARGO.

Largada promocional do Rally Rota Sol acontece em Fortaleza

25/12/ - 08:18

No próximo dia 10 de janeiro, a cidade de Fortaleza (CE) recebe a largada promocional da mais nova prova off-road brasileira, o Rally do Sol.

Durante o evento, serão feitas as vistorias técnicas e administrativas dos carros dos pilotos de cidade. A partir das 17h30, a caravana do rali segue até o restaurante Sal e Brasa, onde será feita uma confraternização entre os presentes. "É uma maneira de chamar a atenção do próprio evento e do esporte. Teremos também tendas de parceiros e revendedores locais de carros 4x4", disse Roberto Santos, organizador da disputa.

Além dos pilotos e navegadores, já está confirmada a presença do Secretário do Esporte do Governo de Estado do Ceará, Ferruccio Feitosa, e o Presidente da Federação Cearense de Automobilismo, Haroldo Scipião.

A prova - A largada da disputa acontece no dia 16 de janeiro, em Natal (RN). O percurso se encerra no dia seguinte em Fortaleza, com cerca de 400 quilômetros percorridos.

As inscrições estão abertas pelo e-mail rallyrotasol@gmail.com ou pelo telefone (85)8773-0115 , com Eliatan Machado.

Serviço
Evento: Largada promocional do Rally Rota Sol
Data: 10 de janeiro de 2009
Horario: a partir das 15h

Local: Parque verde do Shopping Iguatemi (área externa de eventos)

Paulo Pichini e Lourival Roldan contam com experiência extra para o Rally Dakar

25/12/ -08:13

O piloto estréia, enquanto o navegador já completou quatro edições de Dakar na carreira. A união de Paulo Pichini e Lourival Roldan, que mescla experiência com comprometimento, se deu por indicação de outro experiente piloto. Juntos, preparam-se para o maior rali cross-country do mundo, realizado na Argentina e Chile.

A decisão de participar da prova aconteceu há mais de um ano. Paulo se planejou para correr com sua equipe e chamou Klever Kolberg para ser seu coach, que o instruiu a competir com uma equipe experiente. “Chegamos à conclusão de que seria mais eficiente e de menor custo já participar de uma equipe experiente. Vou correr pela Red Line, de Portugal. Dei sorte de fechar com o Lourival, que não tinha compromisso nenhum na época do rali”, explicou Pichini.

Com experiência na competição internacional, Roldan considera-se uma pessoa pé quente. “Andei com o Klever nos Dakar e os resultados vieram muito em função dele. Tivemos sorte também em acertar alguns caminhos e passar alguns competidores. Soubemos fazer as coisas certas, sem forçar e dando o máximo de nós e da máquina”, disse Lourival.

O Dakar será a segunda competição da dupla, que estreou no Rally dos Amigos, no dia 6 de dezembro em Itatinga (SP). “Foi a primeira prova que corri com o Lorival e foi super tranqüilo. Também foi a primeira prova que eu concluí esse ano, tive uma temporada ruim e não corri muitas provas. Era um conjunto de novidades: o carro foi refeito e o navegador novo. Tivemos uma sinergia muito boa dentro do carro, o Lorival tem experiência e noção dos limites, e foi o que ele passou. Tive momentos de desconcentração por conta do carro novo”, contou o piloto, que tem cinco participações no Rally dos Sertões.

A dupla estreante realizou preparações distintas por conta da experiência na modalidade. Lourival manteve a mesma rotina e aproveitou para cuidar da saúde realizando um check-up. “Não se pode estar no meio do Dakar e, de repente, sentir uma dor de dente. Tem que estar bem fisicamente e psicologicamente, pois é um esforço que dura dias”, revelou Roldan.

Pichini aproveitou o ano para ter um comprometimento maior com a modalidade e ‘mergulhou’ nos treinos. “Meu treinamento é de amadurecimento, de controle psicológico e equilíbrio emocional, mais do que de pilotagem. Fui com o meu carro cerca de oito vezes para Fortaleza, com um instrutor muito bom. Com o carro que eu vou correr no Dakar, eu também quis testá-lo na areia, então embarquei para o Marrocos. Passei cinco dias lá e foi espetacular, a leitura das dunas é impossível, mas andando nelas você consegue entender melhor. As dicas são valiosas”, explicou o piloto.

Troca de papéis - Assim como para todos os competidores desta edição do Dakar, a prova será novidade. Lourival troca de papel e será a experiência da equipe na prova. “A primeira vez é muito estressante, pois não se tem idéia do que vai enfrentar. Eu tive sorte de ter essa primeira vez com um piloto experiente. Isso me trouxe tranqüilidade”, relembra.

A ansiedade de Paulo fez com que o ano passasse mais rápido. Agora, a situação de experiência e novidade se inverte na dupla. “Ansiedade já dura um ano, desde que eu tomei a decisão de participar do Dakar. Foi um ano de muito trabalho na minha empresa de informática e também tive que realizar a preparação para a prova: parte física, nutricional e tive que me desdobrar para cumprir”, declarou Pichini, que confia na tranqüilidade de seu navegador para realizar uma boa prova.

Com o objetivo de completar o Dakar, a estratégia da dupla é saber o limite do carro e poupar também a equipe de apoio. “Tem que ter constância, pois se detonar o carro, acaba não chegando. Quebra até os mecânicos. Se forçar onde não é possível, nem um trator agüenta, quanto mais o nosso carro”, revelou o navegador.