domingo, 11 de janeiro de 2009

Equipe britânica com time para a UCI World Cup

11/01/ - 16:10

O Ciclismo britânico anunciou nesta sexta-feira uma equipe de cinco ciclistas para a próxima Copa do Mundo UCI de Ciclismo que acontecerá em Pequim, entre os dias 16 e 18 de janeiro.

Chris Newton vai retornar a Pequim, onde ele ganhou medalha de bronze na recente realização dos Jogos Olímpicos. Newton será companheiro de equipe de Rob Hayles e Peter Kennaugh, os quais vão para representar a Grã-Bretanha. Dois outros jovens pilotos britânicos - Luke Rowe e Mark Christian – também farão parte do grupo.

A etapa de Pequim será a quarta rodada da Copa do Mundo UCI de Ciclismo da temporada 2008-2009.

CHARGE DO DIA

Memorial compete em casa no 1º Mundialito de Ciclismo

11/01/ - 15:45

Bike - Competindo em casa, a equipe de ciclismo de Santos (Memorial/Prefeitura de Santos/Giant) está confiante para o 1º Mundialito de Ciclismo, válido como 4ª Copa Hilário Diegues. A disputa acontece neste domingo, 11 de janeiro, em circuito montado na Avenida dos Portuários, na cidade do litoral paulista.

A equipe vai com o objetivo de subir ao pódio. "Temos uma responsabilidade maior por correr em casa, mas estamos confiantes em uma boa participação", disse o treinador Cláudio Diegues. "Sempre almejamos a vitória, mas não dá para vencer sempre. O objetivo é conquistar, pelo menos, um pódio", acrescentou Diegues, filho de Hilário Diegues, um dos mais importantes dirigentes do ciclismo nacional.

O técnico santista acredita que o destaque da equipe será Rodrigo de Melo Brito, o Morcegão, que já venceu a Copa, em 2006. "Ele está muito bem preparado e tem condições de vencer", afirmou. Em 2007, a equipe também venceu a competição, mas dessa vez com André Luiz Pulini.

Outro integrante da Memorial que sonha com a vitória é Antonio do Nascimento, o Tonho. "O circuito plano não me favorece, mas espero surpreender e conquistar um lugar no pódio", afirmou o ciclista. Vale lembrar que a prova vale pontos para o ranking nacional de estrada.

Presença de Armstrong gera novo interesse em ciclismo na Austrália

11/01/ - 15:40

Milhares de ciclistas australianos se inscreveram para competir a etapa do país do tour mundial de ciclismo após a confirmação do retorno de Lance Armstrong ao circuito. Funcionários do governo australiano divulgaram nesta segunda-feira que mais de seis mil atletas comuns irão participar da prova.

Armstrong anunciou o seu retorno às competições em alto nível em setembro. O seu primeiro desafio será em Adelaide, no estado de South Australia, entre os dias 18 e 25 de janeiro. Nos últimos anos, os organizadores permitem que torcedores possam experimentar os mesmos desafios e condições de um ciclista.

Este ano, os atletas comuns poderão participar da quarta fase do circuito de Adelaide, entre Burnside e Angaston, região popular pelo potencial turístico e pelos vinhos produzidos. Mike Rann, membro da organização da prova, disse que a decisão de Armstrong em correr gerou maior interesse das pessoas na prova.

"Até esta data, recebemos 6.310 inscrições para participar na etapa. Mais de 1.500 deles estão vindo para o evento de outros estados ou países. Já recebemos inscrições da Nova Zelândia, Alemanha, Cingapura, Finlândia, Reino Unido e dos EUA", conta Rann.

Armstrong afirmou que o seu regresso às competições tem como objetivo principal aumentar a consciência das pessoas sobre a luta contra o câncer. Diagnosticado em 1996, os médicos deram menos de 50% de chances de sobrevivência para o atleta, que se livrou do câncer nos testículos com cirurgia e quimioterapia

Machacek vence mais uma e se distancia na liderança do Dakar

11/01/ - 15:38

Tcheco abre diferença de 2h30 no Dakar

Macos Patronelli não conseguiu sagrar-se campeão da 8ª especial do Dakar após liderar parte da etapa dos quadriciclos, que neste domingo (11) teve 294 quilômetros entre Valparaíso e La Serena, no Chile. Josef Machacek superou o argentino na reta final da prova e garantiu o melhor tempo, finalizando em 4h49min24.

Patronelli cruzou a linha de chegada 2min51 atrás, seguido por Hubert Deltrieu, que abriu uma diferença de sete minutos para o campeão. Já Jose Maria Pena foi o quarto colocado no dia, seguido por Rafal Sonik, Eric Carlini e Carlos Avendano.

Machacek se mantém na liderança, com uma diferença de 2h30 min para Patronelli, o segundo colocado. Sonik é o terceiro, com Carlos Avendano, Deltrieu, Carlini e Pena nas posições seguintes.

Classificação do 8º dia

1º) Josef Machacek (Yamaha) – 4h49min24
2º) Marcos Patronelli (CAN-AM) – 4h52min15
3º) Hubert Deltrieu (Polaris) – 4h54min24
4º) Jose Maria Pena (Yamaha) – 4h59min26
5º) Rafal Sonik (Yamaha) – 5h06min27
6º) Eric Carlini (Polaris) – 5h13min46
7º) Carlos Avendano (Suzuki) – 5h16min36

Classificação geral extra-oficial

1º) Josef Machacek (Yamaha) – 41h11min25
2º) Marcos Patronelli (CAN-AM) – 43h41min48
3º) Rafal Sonik (Yamaha) – 45h59min55
4º) Hubert Deltrieu (Polaris) – 51h12min55
5º) Eric Carlini (Polaris) – 55h33min36
6º) Jose Maria Pena (Yamaha) – 56h30min47

Cyril Despres vence 8ª especial; Zé Hélio tem problemas

| 11/01/09 - 15:33

Zé Hélio não tem boa colocação no dia

O começo da segunda metade de Rally Dakar, na 8ª especial que aconteceu entre Valparaíso e La Serena, no Chile, e teve 294 quilômetros de trecho cronometrado com a vitória do francês Cyril Despres, que finalizou o percurso em 4h07min39. Marc Coma encostou no vencedor da etapa e ficou com o 2º tempo, distante 1min49 de Despres.

O brasileiro Zé Hélio chegou a fazer o primeiro tempo no quilômetro 49. Manteve-se na ponta até a aferição no quilômetro 180 e 68 quilômetros depois já era o 25º. O satélite da prova o mostra na classificação final extra-oficial entre o 25º e o 27º tempo do dia, variando de acordo com a chegada dos outros pilotos.

Francisco López manteve o bom desempenho e garantiu o terceiro tempo da 8ª especial, com 4h10min35 de prova. Alain Duclos, Jordi Viladoms, David Fratigne, Gerard Guell Farres, David Casteau e Pal Andres Ullevalseter chegaram na seqüência.

Os resultados do dia mantém Marc Coma na liderança do Dakar, já que ele acumula uma vantagem de 1h06min38 para o segundo colocado, David Fratigne, que lidera a categoria 450. Cyril Despres é o terceiro na classificação geral, com 1h33min34 de diferença para o líder. Street, Ullevalseter, Viladoms, López, Rodrigues e Casteau são os pilotos que ocupam as classificações seguintes.

Confira a classificação da 8ª etapa

1º) Cyril Despres (KTM) – 4h07min39
2º) Marc Coma (KTM) – 4h09min28
3º) Francisco Lopez (KTM) – 4h10min35
4º) Alain Duclos (KTM) – 4h20min18
5º) Jordi Viladoms (KTM) – 4h20min51
6º) David Fretigne (Yamaha) – 4h23min25
7º) Gerard Guell Farres (KTM) – 4h23min55
8º) David Casteau (KTM) – 4h25min18

Classificação Geral Extra-Oficial -

1º) Marc Coma (KTM) – 30h33min15
2º) David Fretigne (Yamaha) – 31h39min43
3º) Cyril Despres (KTM) – 32h06min49
4º) Jonah Street (KTM) – 32h12min22
5º) Pal Anders Ullevalseter (KTM) – 32h15min39
6º) Jordi Viladoms (KTM) – 32h28min57
7º) Francisco López (KTM) – 32h33min53
8º) Helder Rodrigues (KTM) – 32h37min12
9º) David Casteau (KTM) – 32h40min11
10º) Frans Verhoeven (KTM) – 32h55min32

Youssef Haddad conta com novidades na navegação do Dakar


11/01/ - 15:30

Youssef Haddad fala sobre estréia e experiência na navegação

Navegador tem novidade de GPS no Dakar

Os estreantes no Rally Dakar sempre têm a expectativa de ultrapassar os obstáculos da prova, sejam eles pedras, dunas ou até mesmo a exaustão física e as novidades do modo de competição que o maior rali do mundo trouxe para a América do Sul, o que facilitou a ida de muitos brasileiros para a prova. Youssef Haddad faz sua estréia ao lado de Jean Azevedo, que de estreante não tem nada. Com dez ralis no currículo, contando com a edição que acontece neste mês, Azevedo é levado por Youssef para os caminhos que o navegador “canta” para ele, sem dificuldades, entre Argentina e Chile.

“Está mais ou menos o que eu esperava mesmo. Nos primeiros dias eu até esperava um pouco mais (de dificuldade), principalmente nos rios secos. A expectativa minha era que seria até mais complicado do que foi. Tinha também a ansiedade para as primeiras dunas. Mas está sendo muito difícil, é uma prova fisicamente complicada, com dias muito longos. Mas já quebrou a ansiedade, quebrou a primeira impressão e agora já dá para encarar o rali de uma forma diferente”, contou o navegador após a primeira metade do rali.

Um piloto, dois navegadores - Mas Haddad faz seu trabalho de uma maneira diferente do que está acostumado em provas off-road brasileiras. A novidade fica por conta do uso de GPS para a navegação. “A parte de planilha, eu acho que no Brasil é até mais complicado do que aqui, porque tem referências mais próximas. Aqui tem uma característica de referências mais distantes, então dá tempo de você estudar a próxima antes de cantá-la para o piloto. Agora, a navegação por GPS e por dunas é uma novidade, apesar de termos feitos alguns treinos para isso. Mas somando a experiência do Jean, que navegava a moto, está ajudando muito. O navegador que me ensinou foi ele, então fica mais fácil esse entrosamento”, explicou Youssef comemorando o bom desempenho na primeira metade de Dakar.

E além de contar com a experiência de Jean Azevedo tanto na pilotagem quanto na navegação, a dupla conta com a experiência de Youssef em mecânica, o que facilita a estratégia deles na hora de poupar ou não o veículo.

“Estamos tendo a felicidade, por enquanto, dos sete dias eu não abrir a caixa de ferramentas do carro, mas se for preciso, estamos preparados para isso. Estou usando essa experiência de forma diferente, que é a gente decidir a hora de poupar ou não”, declarou.

O navegador conta que na sétima especial ele já sabia que as peças do carro estavam no fim da vida útil e todas seriam trocadas no sábado (10), dia de descanso dos pilotos, e que por isso optou por fazer uma especial num ritmo mais baixo, para não haver quebra e prejuízos para a dupla brasileira. “Uma prova como essa, qualquer detalhe é fundamental”, finalizou.