quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

CHARGE DO DIA

Contador Comenta sobre a Volta ao Algarve

19/02/ - 8:00

Quilômetro zero para Alberto Contador. Depois de uma temporada gloriosa, para 2009 o ciclista espanhol aspira à corrida francesa: “Estou totalmente concentrado no Tour. É um objetivo prioritário”, disse assim que chegou a Portugal, onde deste ontem e até domingo, irá disputar a Volta ao Algarve.

Contador vem da Califórnia, onde esteve vários dias concentrado com seus companheiros da Astana. Sua preparação vai caminhando com um pouco de atraso devido a uma operação de nariz que passou a princípios de dezembro.

Ainda está com dois quilos e meio a mais do peso ideal que tinha na Vuelta a España. Também se mostra cauteloso quando comenta a respeito de suas possibilidades nesta corrida do sul de Portugal. “Ainda é muito cedo para disputar. A Volta ao Algarve será só para ter o primeiro contato com a competição”.

Não obstante, voltou da Califórnia “com melhores sensações” do que esperava e confia em estar o quanto antes “lutando pelas vitórias nas próximas corridas” de seu calendário, que são as Vueltas a Castilla y León (23 – 27 de março) e ao País Basco (6 – 11 de abril).

Raid Bike Cup realiza 3ª etapa em Piracicaba


19/02/ - o7:57

Bike - O Raid Bike Cup iniciou a temporada em 2008, com a disputa de duas etapas. Agora, em 2009, o campeonato dá seguimento e realiza a 3ª etapa no dia 1º de março, domingo, no Horto Florestal de Tupi, em Piracicaba, interior paulista. As inscrições seguem abertas, com encerramento no dia 25 de fevereiro.

As categorias em disputa são: Elite, Duplas Pró, Solo Light, Over 40, Feminina, Mista, Dupla Light e Equipes. Vale lembrar que o uso de capacete é obrigatório para todos os competidores, assim como o reabastecimento de água durante o percurso, que irá variar entre 20 km e 50 km.

As planilhas estarão disponíveis na véspera do evento via Internet, ou no local da etapa. Os cinco primeiros colocados de cada categoria serão premiados. Outras informações e inscrições no site www.ativo.com.

Equipe Zyon/Tripp fecha apoio com clínica de saúde esportiva

19/02/ - 07:55

Os 6 atletas da Equipe Zyon/Tripp de MTB (Uirá de Castro, Glaidiany de Cássia, Hugo de Faria, Pedro Gontijo, Mozar Prado e Silas Evangelista) contarão na temporada 2009 com um importante apoio na área de saúde do esporte da Clínica Dinâmica - Soluções em Saúde.

Durante o mês de fevereiro os atletas farão consultas e exames cardiológicos, avaliações funcionais, psicológicas, ortopédicas e nutricionais com os profissionais da Dinâmica Soluções em Saúde com o objetivo de prevenir e/ou tratar problemas que podem ser enfrentados por ciclistas. A atleta Glaidiany de Cássia se diz muito satisfeita com a inédita parceria entre uma equipe de MTB e uma clínica especializada em saúde esportiva, pois esse acompanhamento poderá refletir na qualidade de sua preparação para as provas, bem como nos resultados de toda a equipe.

Para o fisioterapeuta Jorge Gavaia essa parceria entre a Dinâmica - Soluções em Saúde e a Equipe Zyon/Tripp de MTB poderá ser muito importante “pois nos aproximará de um esporte no qual Minas Gerais é, referência e acreditamos que os atletas da modalidade não podem ficar sem o acompanhamento de profissionais especializados. Para a Dinâmica, que tem uma relação tão próxima do esporte, é importante tentar contribuir, com uma parcela mínima que seja, com a melhor visibilidade do ciclismo no Brasil. Evitando ou minimizando problemas como lesões, déficits ou erros nutricionais, disfunções metabólicas, problemas psicológicos e doenças cardiovasculares, podemos fazer com que os atletas possam atingir o máximo de seu rendimento”.

A Dinâmica - Soluções em Saúde é uma Clínica situada em Belo Horizonte, que conta com cerca de 25 profissionais da área de saúde, incluindo fisioterapeutas (ortopédicos/esportivos, hidroterapia, dermato-funcional), nutricionista, psicólogos, médicos (ortopedista, endocrinologista, cardiologistas e medicina estética), massoterapeuta e professores de educação física. Seus profissionais têm, em seus currículos, passagens pelo Minas Tênis Clube, pelo Centro de Excelência Esportiva da UFMG e atendem atletas renomados como Nalbert e Samuel (da seleção brasileira de vôlei), Mariana Balbi (que disputa motocross nos EUA), Diana Junqueira (triatleta), Ana Flávia do vôlei, Flávio Viana (atleta de corrida de aventura) entre vários outros atletas de modalidades como voleibol, tênis, corrida, triatlo, corrida de aventura, wakeboard, skate, etc. Maiores informações podem ser obtidas pelo site www.saudedinamica.com.br.

A Equipe Zyon/Tripp de MTB tem patrocínios de Nascentes das Gerais, ProShock e VZAN, Co-Patrocínios de Bell, Easton, DaMatta, HT-Herby Tubelles e Unimed Divinópolis, conta com apoio de saúde esportiva de Dinâmica – Soluções em Saúde e apoio de mída do site Pedal.com.br.

Fabiano Kenzo faz balanço da corrida de aventura; Lei de Incentivo ao Esporte deve ajudar categoria em 2009

19/02/ - 07:52

Kenzo podena renovação como processo natural do esporte

Com a promessa de novos nomes no esporte, a corrida de aventura inicia o ano de 2009 com uma boa fase no quesito provas e circuitos, de acordo com o presidente da Associação Paulista de Corrida de Aventura, Fabiano Kenzo.

“Em 2008 tivemos uma fase meio nebulosa, uma época ‘das trevas’. Entre o começo de 2008 e o meio do ano foi uma época muito ruim, muitos organizadores pensavam em parar. Começou com o EMA Remake um movimento de melhoria, em agosto, e o ano terminou muito bom, com muitas provas. Este ano estamos melhor ainda, com organizadores novos, como o Zé Pupo”, avaliou Kenzo após a premiação da APCA aos melhores do esporte no ano de 2008, que aconteceu na última terça-feira (17), em São Paulo (SP).

Com relação à saída de alguns atletas e a mudança de foco de outros, que deixam a elite da corrida de aventura, ele pondera que é algo natural no esporte. “Com relação aos atletas é natural, é um ciclo. Começa, tem um apse, termina e recomeça o ciclo de novo. O Zé Pupo está saindo, sua equipe também, mas está entrando equipes novas, como a Camamu e outras que estão surgindo fortes. E eu vejo, de fato, que a corrida de aventura está numa fase de ascensão não muito agressiva mas está se sedimentando, com organizadores novos se estabelecendo, outros se consolidando, como é o caso do Professor Léo, do Haka Race”, considerou o presidente.

Fabiano contou que a APCA espera até o fim desta semana a resposta de um Projeto de Trabalho baseado na Lei de Incentivo ao Esporte. “Isso vai ser um marco. A partir daí vamos aceitar vários projetos e teremos o que não tivemos até hoje, que é o incentivo financeiro”, revelou.

Kenzo conta ainda que caso seja aprovado o projeto pela Lei do Incentivo, a APCA irá organizar um dos circuitos mais esperados, o Circuito Paulista de Corrida de Aventura.

Mudanças para 2009 - João Castro, vice-presidente da APCA, considerou a premiação de 2008 como um marco no esporte, porque as anteriores, segundo ele, não eram tão criteriosas e deixavam de premiar os verdadeiros merecedores na corrida de aventura.

“Buscaremos no próximo ano premiar não só os atletas, mas a imprensa, fotógrafos, jornalistas, videomakers, o pessoal que faz toda a estrutura do esporte, as empresas que mais patrocinam a corrida de aventura. Tentaremos fazer uma divisão mais justa na premiação das provas por quilometragem, e começaremos a acompanhar tudo isso desde já para ver a evolução de todos e quem sabe não precisaremos nem de votação. Faremos a premiação pelo histórico de evolução de todos”, prometeu João.

APCA premia melhores de 2008 na corrida de aventura; Ano promete renovação do esporte

19/02/ - 07:30

A Associação Paulista de Corrida de Aventura – APCA –, presidida por Fabiano Kenzo, premiou na noite desta terça-feira (17) os melhores atletas e provas de 2008 no esporte. A premiação mostrou que este ano será de renovação para o esporte. Alguns atletas e equipes premiados não estarão mais no circuito nacional ou então seguem sem foco em resultados após quase dez anos de dedicação à corrida de aventura, o que dará aos atletas que se mantiveram até então no pelotão intermediário a chance de subirem e lutarem pelos primeiros lugares das provas e rankings nacionais e estaduais, promovendo uma reformulação do cenário.

A equipe Motorola SOS Mata Atlântica foi eleita como melhor quarteto do ano, e durante a premiação, o capitão Zé Pupo anunciou que a equipe não irá competir em 2009. “Este ano a equipe não irá correr, eu me aposentei do esporte e meus pupilos estão à disposição do mercado, podemos negociar um valor”, brincou ele falando dos atletas Mateus Ferraz e Fábio Batista. O motivo da pausa foi a falta de patrocínio, que inviabiliza a participação dos atletas nos circuitos. “Vamos nos reestruturar financeiramente para voltarmos em 2010”, completou.

O grande vencedor da noite foi Julio Pieroni, que recebeu três prêmios por suas provas Brasil Wild 24H e Brasil Wild Extreme. A prova curta foi premiada como a melhor competição nas categorias Melhor Prova em Dupla e Melhor Prova de Quartetos entre 130 e 230km. Já a edição Extreme, foi considerada a melhor prova acima de 230km, onde concorreu com o Ecomotion/ Pro, que foi o Mundial de Corrida de Aventura de 2008.

A competição campeã na categoria Melhor Prova Até 130km surpreendeu muitas pessoas. Com dois anos de existência, o Haka Race foi considerado o melhor circuito do ano, desbancando Chauás e Adventure Camp. Já a melhor prova na categoria Solo foi o Chauás de Ilha Comprida.

Dentre os atletas, foram premiados Fernanda Maciel, Melhor Atleta Feminino, Caco Fonseca, da equipe Selva, como Melhor Atleta Masculino de 2008, José Luís Reginato Lopes, Melhor Atleta Solo, Paulo Jorge Fernandes da Hora, Atleta Revelação 2008.

Já a Camamu Webike recebeu o prêmio de Melhor Dupla Mista no Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura e de Dupla Revelação, enquanto a ARS São Francisco foi premiada como Melhor Dupla Masculina no RBCA. A Dupla Mista Revelação foi a Bain Feito e o quarteto Life Guard – Fast/ Bike Shop recebeu o mesmo prêmio, deixando para trás a consagrada equipe brasiliense Oskalunga. “Gostaríamos de dizer que esse ano pretendemos incomodar muito os atletas da ponta! Vamos treinar mais e chegar cada vez mais perto deles. Cuidado com a gente”, alertou em tom de brincadeira o capitão.

Além dos principais personagens do esporte, a Associação Paulista premiou os fotógrafos Ale Socci com o título de Melhor Fotografia Livre, com sua imagem do Brasil Wild Extreme, e Alexandre Cappi, com o prêmio de Melhor Fotografia Ação, por sua foto tirada nos verticais do Ecomotion/ Pro.

Prêmio Surpresa - Com prêmio surpresa, para encerrar a premiação, João Castro, vice-presidente da APCA homenageou Zé Pupo, que se aposenta do esporte e inicia uma nova fase de sua carreira organizando provas. “Agradeço aos que me elogiaram e sempre gostaram de mim e aos que me criticaram nessa carreira”, falou Zé, ao receber o troféu.

Já o videomaker Marcelo Machado foi homenageado por seu envolvimento com o esporte, atleta e organizadores. “É muito bom ser reconhecido, porque as pessoas esquecem do trabalho da mídia. Ralamos tanto quanto os atletas nas provas para eles poderem ter um DVD com as imagens das provas que fazem”, comemorou emocionado.