sábado, 14 de fevereiro de 2009

CHARGE DO DIA

Bruno Tabanez vence 2ª etapa do Torneio de Verão de Ciclismo

14/02/ - 08:17

Bike - Nessa quinta-feira chuvosa, 12 de fevereiro, a 23ª edição do Torneio de Verão de Ciclismo realizou a 2ª etapa da competição no mesmo local da primeira prova, a Via Expressa Sul, em Praia Grande, litoral paulista. Na Elite Masculina, a briga foi bem acirrada com Bruno Tabanez, da UAC/São Lucas/Americana, no lugar mais alto do pódio.

O vice ficou com Nilceu Santos, da Scott/Marcondes Cesar/São José dos Campos, vencedor da 1ª etapa. Em 2008, essa dupla foi protagonista do Torneio de Verão por quatro etapas, tendo cada um ganhado duas provas. Mas na final, quem acabou se dando bem foi Daniel Rogelim, também na Scott.

Mas até o momento, Nilceu saiu na frente e ocupa a liderança na classificação geral, com 22 pontos. Bruno soma 19, já que foi o 4º colocado na etapa de quarta-feira. "Ainda tem três provas e a equipe vai fazer tudo para sempre me deixar bem na chegada e farei o meu melhor", avisou Bruno.

Nilceu, que levou o título em 2007, conhece a responsabilidade. "Todos nós já sabíamos do potencial do Bruno e agora, com esta vitória o cuidado tem de ser dobrado", avisou o atleta, que luta para manter a hegemonia da equipe Scott na competição.

Nessa 2ª etapa, o 3º lugar ficou com Fabiele Mota, seguido por Ricardo Andrey, da equipe de ciclismo de Sorocaba. O 5º lugar é de Roberto Pinheiro, de Pindamonhangaba. Nessa sexta-feira, dia 13, o Torneio de Verão chega a 3ª etapa, em circuito montado na Avenida Dom Pedro, no Guarujá. Amanhã, dia 14, será a vez de Cubatão, na Avenida Nove de Abril. A grande final será na Avenida Mário Covas, em Santos.

Downhill Urbano 2009 terá 100 competidores de seis países

Texto de: 14/02/ - 08:12

Cedric Garcia é uma das atrações do Downhill Urbano.

Bike - Começa nesse sábado, 14 de fevereiro, a 7ª edição da Descida das Escadas de Santos, o Donwhill Urbano, no Monte Serrat, em Santos, litoral paulista. A prova contará com a participação de 100 atletas, representando seis países: Brasil, Estados Unidos, Portugal, França, Equador e Chile. A prova, considerada a mais importante da modalidade no país, vale pontos para o ranking da ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Essas feras terão pela frente 417 degraus, em 650 metros de pura velocidade. "Considerada a principal prova da modalidade do calendário nacional e uma das maiores do mundo, a Descida das Escadas de Santos está, sem dúvida, tornando-se ainda mais forte e atrativa para atletas e patrocinadores. E neste ano deveremos ter a melhor prova da história da competição", destaca Marcelo Coelho, diretor da MKT Eventos, organizadora do evento.

Na disputa masculina, o Brasil tem quatro vitórias na história da competição. Em 2003, Markolf Berchtold levou a melhor e promete buscar o bicampeonato esse ano. O país só voltou a vencer em 2005, com Leandro Campovilla .Djone Fornari levou o título em 2006. E no ano passado, Wallace Miranda foi o campeão. Entre as mulheres, o país tem dois títulos: Patrícia Loureiro, em 2005, e Luana Oliveira, em 2008.

Já entre os estrangeiros, o francês Cedric Gracia foi o primeiro a garantir o título, em 2004. Não contente, ele ainda é o único piloto com dois títulos do Downhill Urbano, tendo vencido também 2007. E as estrangeiras inauguraram o pódio no feminino, com a equatoriana Diana Margraff. Depois dela, em 2006, a francesa Anne Caroline Chausson garantiu o título, seguida pela norte-americana Melissa Buhll, em 2007.

Dobradinha feminina da Scott na 2ª etapa do Torneio de Verão

14/02/ - 08:10

Bike - Quinta-feira, dia 12 de fevereiro de 2009. O dia marcava o aniversário de 24 anos da ciclista Luciene Ferreira, que levou como presente a vitória na 2ª etapa da 23ª edição do Torneio de Verão de Ciclismo. A prova aconteceu na Via Expressa Sul, Praia Grande, circuito que favoreceu a atleta da Scott/Marcondes Cesar/São José dos Campos, que também venceu a 1ª etapa, disputada na véspera.

E novamente a equipe garantiu a dobradinha no pódio, com Janildes Fernandes em 2º lugar. Mas dessa vez só a dobradinha se repetiu. Enquanto a 1ª etapa foi disputada embaixo de um sol forte e calor intenso, nessa 2ª prova, a chuva e o vento foram os companheiros das ciclistas.

Com o resultado, Luciene larga na frente pela conquista do título desse ano, que poderá ser o sexto consecutivo da sua equipe. ."Espero continuar assim, bem até o final do Torneio. Estou bem preparada e com o apoio da minha equipe. Sem dúvida, esse foi um grande presente de aniversário", declarou Luciene.

O 3º lugar ficou com Maira Hendi, da equipe Memorial/Prefeitura de Santos/Giant, seguida por Valquíria Pardial, de São Caetano do Sul, e Sumaia Ribeiro, de Pindamonhangaba. Na classificação geral, Luciene lidera com 24 pontos, enquanto Janildes tem 20 e Valquíria ocupa o 3º lugar, com 15. A 3ª etapa acontece hoje, 13 de fevereiro, no Guarujá. A grande final será no domingo, dia 15, na Avenida Mário Covas, em Santos.

Confira o histórico da Patagônia Expedition Race

14/02/ - 00:12

Nove equipes iniciaram a prova no Chile

Agora, dia 13 de fevereiro de 2009, 32 atletas de oito países continuam na Patagônia Expedition Race, na busca pelo lugar mais alto do pódio, desta prova que tem 600 quilômetros de percurso. Participando pela primeira vez da corrida de aventura, a equipe QuasarLontra Máster percorreu parte da prova, tendo abandonado a disputa por problemas com alimentação e com as adversidades climáticas.

A primeira versão aconteceu em 2004 recebendo 10 equipes. Quarenta atletas de oito países tentaram conquistar o primeiro lugar atravessando 520 quilômetros controlados por 17 PCs. Naquele ano, 50% das 10 equipes eram latino-americanos, e a Argentina e Espanha participaram com duas equipes cada país. O primeiro lugar foi dividido pelas equipes uruguaia e espanhola.

No ano seguinte, em 2005, a organização optou por um percurso mais longo e pela diminuição de PCs. Foram apenas 10 PCs para os 660 quilômetros de percurso. Naquela edição, os franceses que nem haviam competido no ano anterior chegaram na frente das outras três equipes que terminaram a prova. Seis delas abandonaram ou foram cortadas pelo cronômetro.

A disputa de 2006 recebeu duas versões da mesma prova. Uma invernal, no mês de junho, e outra de verão.Um clima subantártico cobriu as montanhas da Patagônia com neve, congelou as trilhas de bike e brindou a todos com imagens de inverno espetaculares.

Apenas oito equipes arriscaram-se numa aventura tão gelada sendo que todas estas eram sul-americanas - seis equipes chilenas, uma chilena-argentina e outra chilena-uruguaia. Apesar da beleza única das paisagens de inverno a pouca quantidade de inscrições pode ter sido a causa de esta versão invernal não ter se repetido.

No verão de 2006 foi a vez de 11 equipes participarem da Patagônia Expedition Race. Quatro destas equipes foram formadas por duas nacionalidades, sendo esta condição aceita pela organização da prova. Em 9 dias, apenas as equipes espanhola e canadense concluíram o percurso de 700 quilômetros da prova. O terceiro lugar foi conquistado pelos norte-americanos em mais dois de prova, ou seja, num total de 11 dias, a equipe também completou o longo percurso sem cortes.

Em 2007, a prova recebeu pela primeira vez os brasileiros, que logo de início participaram com três equipes, 12 atletas. Coincidentemente, foi a prova mais longa já realizada na Patagônia com 1.100 quilômetros. A equipe francesa foi outra vez a melhor e a única a completar o percurso em 12 dias de prova.

Com menos da metade do percurso, a prova de 2008 teve pouco mais de 500 quilômetros de prova. Das 11 equipes inscritas, apenas quatro concluíram o percurso.

Nelson Baretta esteve com os brasileiros por quatro dias em Punta Arenas, no Chile, de onde partiu para a Antártica, e lá ficará até abril transitando entre a Estação Brasileira e alguns icebergs no mar de Weddell