quinta-feira, 5 de março de 2009

SRAM XX - Crítica sobre o novo grupo para MTB.

Será que pode ser uma crítica?
O novo grupo SRAM-XX, anunciado nesta semana, deixou os bikers loucos. Com isso, várias dúvidas, questionamentos e perguntas surgiram ao longo desses dois dias de publicação.

Como o tal teve grande repercussão, decidi o que acho, baseado nas fotos e informações oferecidas pela própria SRAM.

Podemos dizer que ele “nasce” com a mesma idéia e semelhança do grupo de estrada (RED), mas para o MTB XC; atingindo o público profissional ou até mesmo aquele biker que sempre busca algo superior como produtos altamente qualificados.

O seu peso de 300 gramas a menos do que o XTR (sem os cubos) impressiona. Analisando os fatos de que a gigante americana nem pensa em fabricar cubos, isso reforça uma possível vinda de rodas montadas (cubos, raios e aros), já que a mesma comprou recentemente a ZIPP. Podem esperar que não vai demorar para “belas rodinhas” surgirem.

Pelo lado dos freios, o rotor de disco aparece com o centro de alumínio, seguindo a tendência de outros freios top. É a primeira vez que a SRAM faz um rotor assim. O cassete promete ser uma peça e tanto também. O espaçamento das catracas será diminuído, similar aos das catracas de speed de 10 velocidades, para encaixar no núcleo de 9 velocidades.

Agora vamos cair na real. A relação de 2x10 não é para qualquer um. Com certeza vai ter bikers que vão preferir 3x10. Então, isso significa mais uma novidade - o primeiro grupo de 30 marchas para MTB. Será?

De qualquer forma, pode usar sem nenhum problema essa quantidade de marchas. O único problema talvez seja a compatibilidade do câmbio dianteiro em relação ao curso da coroa tripla. Já que não temos informações concretas de todo o sistema que a XX apresenta. Mas creio que não tenha problema realmente.

Pode relaxar e esperar. Pois teremos mais notícias e muitas fotos concretas em breve, em um dos maiores eventos ciclísticos que existe, o Sea Otter Classic. Que por sinal, a própria SRAM é o patrocinador master. Enfim, a dona da festa.

Jacqueline Mourão ganha medalha de prata no esqui

05/03/ - 11:35
Jacqueline Mourão

Jacqueline Mourão fez história mais uma vez. A estrela do Mountain Bike conquistou uma inédita medalha para o Brasil numa prova da Federação Internacional de Esqui. A atleta ganhou a prata na prova de 10km do Cross Country na Copa Continental de Mavrovo, na Macedônia, nesta quarta-feira

As boas notícias não param por aí. Com o resultado, Jacqueline também obteve índice para participar de etapas da copa do mundo, outro feito que jamais havia sido alcançado por um atleta do cross country. A segunda colocação na Copa Continental de Mavrovo rendeu 116,84 pontos no ranking FIS. Jacque está dentro do critério de classificação olímpico para os Jogos de Vancouver 2010 e deve figurar na liderança do ranking sul-americano quando a próxima edição da lista for divulgada.

“Dedico estes resultados para minha amiga Sueli Rumi, que faleceu na última segunda-feira vítima de um câncer no estomago. Tenho certeza de que onde quer que ela esteja estará vibrando comigo. A Confederação Brasileira de Desportos na Neve tem me dado muito apoio nesta fase de transição para esta nova carreira esportiva. O time brasileiro é realmente muito unido”, diz Jacqueline Mourão. que ficou em 12º lugar nas classificatórias dos 5km clássico no Campeonato Mundial de Cross Country em LIberec/República Tcheca, na semana passada.

Nesta última terça-feira, Jacqueline Mourão ficou na quarta colocação na prova de 5km e faturou 125,24 pontos. Outros brasileiros competiram na Macedônia: Mirlene Picin ficou na 16ª colocação na prova de 5km e se tornou a segunda brasileira a pontuar abaixo dos 300 pontos. Já Leandro Ribela terminou em 38º e garantiu 313,10 pontos (289,96). Leandro competiu a prova com uma forte gripe. No esqui cross country, quanto melhor o resultado menor é a quantidade de pontos.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve, Stefano Arnhold, o dia foi histórico para o Brasil.“Foi sem dúvida um grande dia para o cross country brasileiro. Os atletas estão de parabéns pelos resultados inéditos para os esportes de neve do Brasil”.

Pioneira, Jacqueline já tinha sido a primeira brasileira a participar das olimpíadas de verão (Atenas 2004 e Pequim 2008) e inverno (Turim 2006).

Programação da Graciosa começa nesta quinta-feira


05/03/ - 11:30

Peugeot em ação

A expectativa é grande para o início do Rally Internacional de Curitiba, antigo Rally da Graciosa. A programação oficial começa nesta quinta-feira, na capital paranaense. O público poderá conferir alguns dos principais carros e pilotos do mundo, na prova, que pela primeira vez, valerá pontos para o Intercontinental Rally Challenge (IRC), para o Sul-Americano e para o Brasileiro da modalidade.

Os carros do IRC fazem a sua estréia em solo brasileiro a partir desta quinta com o shakedown – a única chance para os pilotos testarem os equipamentos antes do início das especiais. A atividade está agendada das 7h até 11h. Será o início de um dia longo.

Logo após o shakedown, os carros partem para a Boca Maldita, no centro de Curitiba, para a largada promocional, marcada para 15h30. De lá, vão até o Parque das Pedreiras, para uma apresentação oficial seguida de encontro com a imprensa para entrevistas, com início previsto para 18h30. Com uma agenda tão apertada, não vai dar nem tempo de mexer nos carros. Mas eles nem poderiam, mesmo. A vistoria técnica oficial foi feita nesta quarta-feira e, de agora até o início das especiais, os carros ficam como estão.

De acordo com o regulamento, a direção de prova autoriza apenas pequenas mudanças, como uma troca de pneus, por exemplo. E será exatamente no shakedown que os pilotos decidirão os detalhes que pretendem mudar nos carros. Eles vão percorrer um trecho de quatro quilômetros próximo de Bocaiúva do Sul. Cada piloto deve passar três ou quatro vezes pelo ponto – que não faz parte dos trechos escolhidos para o rali. Um deles, aliás, terá um passageiro bem especial. É o atual campeão Nicolas Vouilloz.

Por alguns instantes, ele pilotará ao lado do vencedor da temporada passada do WTCC, o francês Yvan Muller. O encontro entre eles será no Parque de Apoio do rali, no Autódromo Internacional de Curitiba, às 9h30. De lá, partem para o ponto do shakedown. Os pilotos farão o teste já com uma boa idéia do que precisam para as treze especiais previstas no Rally Internacional de Curitiba: nesta quarta-feira, eles completaram a fase de reconhecimento dos trechos, que levou dois dias.

Rallye da Independência prepara novidades para 20ª edição


05/03/ - 11:24

1 O público pode se preparar para muita emoção na 20ª edição do Rallye da Independência. A direção da prova já trabalha em ritmo acelerado para trazer novidades e aumentar ainda mais a disputa entre os pilotos. A largada está confirmada para o dia 5 de setembro de 2009, a partir das 8 horas, no Centro Regional de Eventos, em São José do Rio Preto. Serão dois dias de prova com cerca de 550 quilômetros de percurso pelas estradas rurais e trilhas da região.

Na segunda quinzena de fevereiro, a comissão organizadora do evento se reuniu para acertar os cargos e as alterações em provas. Foram definidos os responsáveis pelos cinco principais cargos de coordenação, além de alterações no regulamento da prova e regulamento de postos de controle, visando principalmente, proporcionar ainda mais segurança aos participantes. A comissão também reformulou os critérios para as inscrições.

“As mudanças no formato do evento foram necessárias. No modelo antigo contávamos com um trajeto apenas, o que fazia com que os competidores iniciantes participassem junto a competidores com alto nível técnico. Agora, com a diferenciação entre as categorias e trilhas, o competidor poderá optar pelo nível de dificuldade que deseja ter”, explicou o diretor de prova Jorge Sobradiel.

Entre as novidades, destaque para a redução nas categorias da prova, com o objetivo de torná-la ainda mais competitiva. Na edição 2009 do Rallye da Independência foram inseridas as categorias: Carro Graduado e Carro Especial – ambos irão percorrer trilhas com nível médio a difícil; e Carro Turismo – que irá percorrer um trajeto com nível de dificuldade leve/moderado. Na categoria Motos não houve alterações.

“O Rallye da Independência é tradicionalmente conhecido por possibilitar a participação de competidores comuns, que podem fazer o trajeto com seus carros de passeio. Todos os anos, contamos com várias famílias, que tratam o evento como um programa de final de semana, tendo o gostinho de enfrentar lama e poeira, além de fazer paradas para bater fotos e curtir o passeio. Isso realmente é muito emocionante”, explica Antônio Molina, idealizador do evento que acontece há 20 anos e considera a categoria Turismo ideal para amantes de provas off-road.

Parcerias

Segundo o Coordenador de Marketing e Comunicação do evento, Wander F. Neto, o Rallye da Independência já faz parte do calendário oficial dos maiores sites off-road do Brasil. “Com certeza colhemos os frutos de uma boa divulgação feita no final do ano de 2008. Agora com todos estes parceiros a expectativa só aumenta”, completa Wander. Sendo que no mês de fevereiro a organização acertou parceria com o Webventure e com as revistas Planeta Off-Road e PROMoto.