sábado, 6 de dezembro de 2008

CHARGE DO DIA

Brasil é eleito o melhor destino de aventura do mundo

06/12/ - 07:10

Editores de uma das mais conceituadas revistas do mundo, a National Geographic Adventure, elegeram o Brasil como a “melhor aventura de 2009”, consolidando o país como destino para a prática de ecoturismo, esportes radicais e turismo de aventura.

“A credibilidade mundial da National Geographic só reforça e consolida a imagem do Brasil como destino top de turismo de aventura”, disse Karem Basulto, coordenadora-geral de Apoio à Comercialização da Embratur.

A revista com o resultado da eleição chegou nesta semana às bancas dos Estados Unidos e Canadá. Neste ano, o conselho de editores diminuiu de cinco para dois o número de países escolhidos. Além do Brasil, o Nepal recebeu o título.

“O Brasil foi selecionado por suas consistentes melhoras na infra-estrutura, que conta com transporte facilitado para o coração da Amazônia, a vida selvagem do Pantanal e outros incontáveis lugares escondidos entre praias de areia branca”, afirma Brian Kinkade, diretor de viagem e turismo da National Geographic Adventure.

Segundo Basulto, a realização do Adventure Travel World Summit (ATWS), em setembro, “inseriu o Brasil definitivamente na rota mundial de Turismo de Aventura”. O Ministério do Turismo trouxe cerca de 100 profissionais especializados em Turismo de Aventura de todo o mundo, além de jornalistas especializados, para participar de viagens antes do encontro.

Faturamento - Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta), o país recebe quatro milhões de turistas por ano (entre brasileiros e estrangeiros), que geram uma renda de R$ 490 milhões.

De acordo com uma pesquisa da Fipe, 19,5% dos turistas estrangeiros dizem escolher o Brasil pela natureza, ecoturismo ou aventura.

WRC tem última etapa no País de Gales

06/12/ - 07:08

O Campeonato Mundial de Rali de Velocidade, WRC, será encerrado neste final de semana. A 15ª e última etapa da temporada 2008 está sendo disputada desde sexta-feira no País de Gales, na Grã-Bretanha.

Entre os destaques da prova estão o medalhista de ouro nas Olimpíadas de Pequim, o ciclista Geraint Thomas, que nascido na cidade de cidade de Cardiff, palco do evento, deu a largada oficial, e o octacampeão do mundial de motovelocidade, o italiano Valentino Rossi, que corre com um Ford Focus RS WRC 07 da equipe Stobart VK Ford World Rally Team. Até o momento, Rossi ocupa a 33ª colocação na classificação geral.

Após três especiais, a primeira colocação na classificação geral é de Sebastien Ogier, seguido por Mats Otsberg em segundo e Jari-Matt Latvala em terceiro. A primeira especial foi cancelada em função do excesso de gelo no percurso.

O campeonato mundial já está decidido em favor do francês Sebastien Loeb, da Citroen – equipe que também já garantiu o título de construtores. O segundo colocado na classificação geral é o finlandês Mikko Hirvonenn, seguido pelo espanhol Daniel Sordo.

Equipe francesa vence o Portugal XPD Race

06/12/08 - 07:06

Os franceses da Outdoor Experiences conquistaram o título do Estoril Portugal XPD Race 2008, uma das maiores provas de corrida de aventura do mundo. Foram cinco dias de disputas, cerca de 700 quilômetros ao redor de Lisboa e desafios como orientação, trekking, mountain biking, canoagem (mar, lagos e rios), patins-inline, trikke, bike’n run e técnicas verticais.

A equipe polonesa Suunto Navigator ficou em segundo, seguida pelos finlandeses da Team Finland, em terceiro, que lideraram boa parte da prova, mas perderam o horário de saída no Estágio 3.

“Nós acabamos perdendo o horário de saída do estágio 3 e perdemos a primeira colocação por apenas 20 minutos”, disse Maciej Mierzwa, capitão da Navigator, que também esteve no Brasil participando do Ecomotion Pro/AR World Championship. “Este ano ficamos em segundo lugar, mas no ano que vem queremos conseguir melhorar nosso resultado”, completou durante a premiação.

Na última parte da competição, as equipes saíram de Quinta das Pratas, em Cartaxo, em direção à Magoito, na região da Serra de Sintra, em uma longa subida. Do alto, um downhill de trikke até a área de transição para pegar as bikes e seguir rumo ao litoral e ao pórtico de chegada.

Mundial - Em 2009, o Portugal XPD Race será sede do Mundial de Corrida de Aventura (ARWC), que neste ano aconteceu no Brasil.

Classificação Final
1) Outdoor Experiences
2) Navigator Suunto
3) Team Finland
4) Castilla y León es vida – SOLE
5) uge.cyanosis

Volta a Ilha finaliza 5ª etapa do Circuito Ilhabela de Vela

06/12/ - 07:05

O 8º Circuito Ilhabela de Vela de Oceano/ Copa Mitsubishi Motors finaliza o ano neste fim de semana, com a 8ª Regata Volta à Ilha Sir Peter Blake, que acontece a partir das 10h deste sábado (6) em Ilhabela (SP), com sede no Yatch Club.

A regata, que leva o nome do famoso velejador que esteve presente na primeira edição do evento, há 8 anos, com seu veleiro Seamaster, terá cerca de 53 milhas náuticas, cerca de 98 quilômetros, com largada e chegada a serem definidas pela Comissão de Regata somente no sábado, em função da análise dos ventos.

Na classe mais rápida, a ORC Internacional, Loyal/ Red Nose, que conta com o velejador olímpico André Fonseca, o Bochecha, e o Handycam, do comandante Marcos Ferrari, lutam pela conquista do campeonato. Líder, Marcelo Massa sob o comando do Loyal, tem a vantagem de 3 pontos sobre Ferrari nesta 5ª etapa e 4 pontos na classificação geral. “Numa regata longa como esta tudo pode acontecer. Acho que uma verdadeira loteria por causa da instabilidade de ventos”, comentou Massa.

Marcos Ferrari irá buscar a vitória, porém tem consciência das dificuldades que terá para vencer o adversário. “Eles estão velejando excepcionalmente bem. O barco está bem atualizado em função das novas regras e muito rápido. Mesmo assim, o objetivo é fazer uma boa prova. Só lamento a ausência da nossa estrela da sorte, a Júlia Pessini, de 14 anos, que está disputando um campeonato de Optimist”, lembrou Ferrari, atual campeão da Volta a Ilhabela e do Circuito.

Inscrições - A regata tem inscrições abertas nas classes ORC Internacional, ORC Club 600, BRA-RGS A e Bico de Proa A. Como esta regata complementa a quinta e última etapa do Circuito, iniciada na semana passada, a organização está cobrando apenas 50% do valor da inscrição, que deve ser feita nesta sexta-feira à noite na Secretaria do YCI, que realiza, organiza e é sede do evento.

Os demais veleiros inscritos nas classes ORC Club 700, HPE25, BRA-RGS B e Bico de Proa B farão outra prova, de percurso médio, a ser definido pela Comissão de Regata também neste sábado pela manhã.

Litoral paulista recebe Sul-americano de Canoagem Maratona neste fim de semana

06/12/- 07:00

As cidades de Cubatão e São Vicente (SP) recebem neste fim de semana dezenas de atletas do Brasil, Uruguai e Equador para a disputa do Sul-americano de Canoagem Maratona. O destaque brasileiro fica para Sebastián Cuattrin, que vai em busca de mais um título para o Brasil.

O percurso será o mesmo nos dois dias de provas, porém no sábado, a largada e chegada serão na Raia Olímpica em Cubatão e, no domingo, acontecem no Centro Náutico de São Vicente.

“O local da realização da prova é um rio aberto e se houver ocorrência de ventos é indicada a utilização de saia contra respingos nas embarcações. Também recomendamos a utilização de elementos flutuadores em todos os barcos”, alerta Christina Lentino Vanícek, membro do Comitê Organizador da prova.

Dificuldade - "As provas de Maratona são bem difíceis, pois o ritmo é muito forte, um pouco abaixo das provas de Canoagem Velocidade", disse Cuattrin, que tem quatro Olimpíadas na carreira. "Será uma ótima forma de aperfeiçoamento da resistência e condicionamento físico", ,