quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Em Santos, Monte Serrat recebe 7ª edição da Descida das Escadas



22/01/09 - 16:32





Walace estabeleceu recorde e irá para edição 2009

Nos dias 14 e 15 de fevereiro acontece em Santos (SP) a tradicional prova de downhill, a Descida das Escadas de Santos, que é realizada no Monte Serrat. São 417 degraus totalizando 650 metros. Walace Miranda, segundo colocado no ranking nacional, e Luana Oliveira, líder do país, são os atuais campeões da disputa e se candidatam ao bi confirmando a presença no evento.

“Considerada a principal prova da modalidade do calendário nacional e uma das maiores do mundo, a Descida das Escadas de Santos está, sem dúvida, tornando-se ainda mais forte e atrativa para atletas e patrocinadores. E neste ano deveremos ter a melhor prova da história da competição”, destaca Marcelo Coelho, diretor da MKT Eventos, organizadora do evento. A novidade fica por conta da transmissão ao vivo da competição pela Globo no Projeto Verão Espetacular.

A programação oficial começará no dia 13, com o Congresso Técnico (obrigatório), a partir das 20 horas. No sábado, dia 14, as descidas livres começarão às 10 horas, ficando para o período de 11 a 20 horas as descidas cronometradas (em caso de chuva o término será às 18 horas) de todas as categorias. A partir das 20h30 está programada a premiação oficial de todas as categorias. Para o domingo, dia 15, estarão reunidos os 20 melhores tempos do sábado no masculino e dois convidados e as cinco mais bem colocadas do feminino no dia anterior. As semifinais do masculino começarão às 9 horas. Às 10 horas começarão as finais, com cinco mulheres e dez homens, ficando a grande final com os cinco primeiros homens para as 11 horas. A premiação será logo após a chegada do último atleta.

Em 2008, Walace estabeleceu o novo recorde da prova, com 1min04seg305, enquanto Luana marcou 1min18seg407. Este ano a premiação será para o campeão da categoria Pró masculino R$ 1.500,00, enquanto a vencedora Pró entre as mulheres ficará com R$ 700,00.

Sul Brasilis realiza prova do Circuito Catarinense com muita chuva em Florianópolis



22/01/ - 16:30






Chuva deixou o percurso ainda mais difícil

O Circuito Catarinense de Corrida de Aventura encerrou a temporada 2008 com uma prova no sábado, dia 17 de janeiro, em Florianópolis (SC) que deu muito trabalho para os participantes. A chuva e a logística da prova colocaram dificuldades inesperadas para os atletas.

A começar pelo local pré-estabelecido pela organização para que as equipes deixassem as bikes para a área de transição. Eram gastos, aproximadamente, 40 minutos no percurso, o que fez com que os atletas se apressassem para a largada, às 14h. Ruim para a equipe Life Guard, que perdeu a largada mas acabou entrando na prova depois, mas sem sucesso já que após algumas “idas e vindas”, eles desistiram da prova.

Foram três categorias diferentes, e cada uma delas iniciou a corrida em uma modalidade. Os Estreantes começaram pela bike, os da categoria Aventura, pela canoagem, e os atletas da Expedição começaram com um trekking em uma subida íngreme.

A etapa de técnicas verticais foi cancelada porque com a chuva, a laje onde seria feito o rapel foi coberta pela água. De acordo com os atletas, a pior parte foi o mountain bike, graças a lama que se formou com a chuva, que grudava no quadro das bikes e travava as rodas. A opção foi carregar o equipamento porque era quase impossível pedalar.

Uma equipe de estreantes comunicou a organização antes mesmo de anoitecer que estavam perdidos, em cima de uma pedra, e sem condições de prosseguir na prova. A falta de referência complicou a busca pelos atletas, e após muitas horas de procura, a comunicação via celular se esgotou, possivelmente por ter acabado a bateria do telefone. Eles foram encontrados bem na manhã do dia seguinte.

Penalizações e Premiações - Duas equipes foram penalizadas na premiação que aconteceu no domingo (18). A Lagartixa foi desclassificada por não tem passado em um posto de controle, mas Andréa Koetz, atleta da equipe, afirmou que o responsável pelo PC anterior informou que eles poderiam ir direto para a chegada, sem passar pelo local. Mesmo com a justificativa, eles sofreram a penalização e ainda assim foram os campeões catarinenses.

Já a equipe Sundown Audax foi penalizada por não usar a camisa da prova por cima do colete salva-vidas durante a etapa de canoagem. A decisão da organização deixou a equipe na segunda colocação, em vez da primeira.

Bicampeão Brasileiro de Enduro está confirmado no Rally Piocerá


22/01/09 - 16:25



A disputa pelo título entre as motos promete ser emocionante no Rally Piocerá. Depois do hexacampeão Sandro Hoffmann, agora é Dário Júlio Lopes de Souza que confirma a sua participação na prova na categoria Máster, que será entre os dias 26 e 31 de janeiro, em trilhas do Piauí e Ceará.

“Estou confiante e quero conquistar mais um título na competição. A apuração esse ano será diferente, não vai ter mais o PC e isso é algo totalmente diferente, inovador. Estou ansioso para participar de mais uma edição do evento”, disse Dário, que participa do Piocerá desde 2005.

A paixão de Dário pelas motos começou cedo, aos 11 anos. O mineiro despontou em 1999, quando competiu em provas regionais obtendo títulos importantes, em Minas e em São Paulo. A partir de 2000, sua trajetória tem sido marcada por constantes vitórias em competições de peso, como o Enduro da Independência/2007, Rally Piocerá/2007, além de ter sido também campeão mineiro de 2007 e primeiro colocado em provas da região mineira, como o Ibitipoca Off Road 2007, Enduro Diamante ao Ouro 2006, Copa TCMG 2006 e Sul-Mineiro 2000.

No ano passado, Dário conquistou torneios importantes, sendo bicampeão Brasileiro, bicampeão Mineiro, bicampeão do Enduro da Independência, bicampeão Ibitipoca Off Road e bicampeão Copa TCMG.

Volta de Castilla e León com várias estrelas


22/01/ - 08:00

Os ciclistas Carlos Sastre, o último vencedor do Tour de France, Samuel Sanchez, Alberto Contador e Dennis Menchov, entre outros, irão participar da Volta de Castilla e León.

Segundo confirmou hoje à Efe o presidente da Cadalso Sport-empresa organizadora da corrida, José Luis López Cerrón, os ciclistas confirmaram sua participação, juntamente com suas respectivas equipes nest competição que acontecerá á partir do dia 23 de março.

"Nós não podemos nos queixar do nível de nossos participantes", disse Lopez Cerrón, dando razões para que a competição seja importante para o ciclismo.

"Estas são datas que muitas equipes estão bem preparadas para os grandes retornos. Além disso, os percursos não são excessivamente duros", acrescentou sobre a importância da competição para os atletas.

O vencedor das últimas duas edições foi o atleta da Astana Alberto Contador, mas para Cerrón Lopez, Carlos Sastre é o favorito, por estar se preparando para o Giro d’Itália

CHARGE DO DIA

Equipe do ABC garante vitória na 50ª Prova Ciclística da Comarca

22/01/ - 07:55

Bike - No último domingo, 18 de janeiro, foi disputada a 50ª edição da Prova Ciclística da Comarca de Poços de Caldas, Minas Gerais. E no pódio dois atletas da equipe de ciclismo de São Caetano do Sul (Cesc/Sundown/Nossa Caixa/Calypso/Maxxis), com destaque para Thiago Nardin, de apenas 20 anos, e campeão da prova.

O outro integrante da equipe no pódio foi o experiente Raul Cançado, 3º colocado. O 2º lugar ficou com Andrey Ortiz, que compete pelo time de Sorocaba. "Estou muito feliz com essa vitória. Estou começando o ano com o pé direito", declarou Thiago, que estreou na equipe nessa temporada.

"Considero esse resultado importantíssimo, já que a prova foi muito disputada e as principais equipes do Brasil estiveram presentes", completou o campeão, que em 2009 já disputou a Copa América de Ciclismo, na qual ficou com o 12º lugar, e a 1ª edição do Mundialito de Ciclismo, disputado em Santos no dia 11 desse mês.

Um dos mais satisfeitos com o resultado é o técnico da equipe, Paulo Márcio Ferreira, o Melão. "Nossa expectativa era que o Thiago terminasse entre os dez primeiros colocados já que o circuito não lhe era favorável. No entanto, ele fez uma excelente estratégia e conseguiu uma vitória muito importante", afirmou. "Ele é um ciclista jovem e promete bastante para esse ano", acrescentou o técnico.

Estreante quer a vitória no MTB do Piocerá 2009



22/01/ - 07:47







Hugo quer o título em sua primeira edição do Piocerá

Pela primeira vez participando do Rally Piocerá, o mineiro Hugo Prado Neto tem um objetivo traçado para a prova que larga no dia 28 de janeiro, nas trilhas entre o Piauí e Ceará. O atleta também é professor e junto com seus dez alunos, irá encarar os quatro dias de prova de moutain bike da competição.

Hugo tem em seu currículo participações em provas nacionais e internacionais de MTB, e garantiu alguns títulos importantes na carreira, como os títulos da 3ª etapa do Big Biker Cup 2007, do 12hrs de MTB 2007 e da Copa Internacional Maratona 2005. Um dos mais importantes para o competidor é o terceiro lugar no Iron Biker Itália, sendo o único latino-americano a subir no pódio em 14 edições da prova.

Para o Piocerá, a preparação foi intensa e o objetivo do mineiro é vencer a competição. “Quero vencer e, se Deus permitir, ajudar dois atletas meus a fazer a dobradinha comigo no pódio. Outro objetivo importante, é que existem poucas provas de mais de um dia de MTB no Brasil e essa será uma ótima preparação para o Iron Bike da Itália, no final de Julho. Além disso, quero também para dar um alô para o pessoal do Nordeste em especial conhecer meus atletas da região”, disse Hugo.

Programação MTB - A largada para os bikers na 22ª edição do Piocerá acontece em Campo Maior (PI), com destino a Piripiri (PI), totalizando 91 quilômetros. A segunda etapa da prova, ainda no Piauí, sai de Piripiri e chega em Piracuruca, cerca de 5 horas de prova; o penúltimo dia, no Ceará, larga de Barra Grande rumo a Camocim, no trecho mais longo da competição, 118 quilômetros e o último dia, 31 de janeiro, de Itapajé a São Gonçalo do Amarante.

Mônaco abre temporada do IRC nesta semana



22/01/09 - 07:45


Disputa em Monte Carlo

Pela primeira vez na história, o Rally de Monte Carlo, um dos mais tradicionais do mundo, não vai integrar a temporada do Mundial de Rali de Velocidade, o WRC. Neste ano, a 77ª edição da prova disputada no Principado de Mônaco contará pontos para IRC, o Intercontinental Rally Championship.

A competição começou nesta quarta-feira e segue até o próximo final de semana. Com a intenção de acertar os últimos detalhes da etapa brasileiro do IRC, o promotor do Rally Internacional de Curitiba, Marcos Marcola, embarcou para Monte Carlo, em Mônaco. A disputa da corrida no Brasil será entre os dias 5 e 7 de março na capital paranaense.

"É uma ótima oportunidade para definir os preparativos da etapa brasileira e trazer um pouco do know-how dos promotores locais. É um dos ralis mais importantes do mundo e ter essa referência antes de recebermos o IRC pela primeira vez será muito bom para nós", afirma Marcos Marcola.

O Rally de Monte Carlo, disputado desde 1911, é promovido pelo Automobile Club de Monaco. O mesmo clube é responsável pela promoção do GP de Mônaco de Fórmula 1. Além de servir de exemplo na parte de organização, a primeira etapa do IRC colocará em ação os carros e pilotos que em março estarão no Brasil.

Os modelos utilizados atualmente no IRC, os chamados Super 2000, são considerados uma base do que serão os carros do WRC a partir de 2010, com apenas uma diferença: enquanto o IRC tem motores aspirados, o WRC vai optar por propulsores turbo. Entre os pilotos, um dos destaques desta primeira etapa será Didier Auriol, campeão do WRC em 1994, voltando a disputar o rali que venceu três vezes pelo WRC.

Durante a viagem, Marcos Marcola encontrará com os promotores mundiais do IRC e fará uma série de reuniões com as equipes européias para apresentar o modelo de rali que será adotado no Brasil, buscando o maior número de competidores para a segunda etapa do campeonato.

Será a primeira visita do IRC à América do Sul. Em seus três anos de história, a categoria já passou pela Europa, África e Ásia. Os atuais campeões são os franceses Nicolas Vouilloz e Nicolas Klinger, que competem com o modelo Peugeot 207 S2000. A dupla está confirmada para toda a temporada 2009 do IRC.

Centro Excursionista do Rio de Janeiro comemora 70 anos



22/01/ - 07:40


Centro comemorou 70 anos de existência

No dia 20 de janeiro, o Centro Excursionista do Rio de Janeiro – CERJ –, comemorou 70 anos de existência. Para sua fundação, em 1939, foram necessários 45 dias de discussões, reuniões, criação da ata, regras e estatuto.

O Centro foi um projeto de Oscar Faustino Azambuja, sócio e guia do Centro de Excursionista Brasileiro – CEB –, para fundar uma organização nos moldes do antigo clube e contou com a ajuda de muitos membros do CEB, como os irmãos Trajano, José Bonifácio e Thales Garcia de Paula, Hans Holl, José Guimarães, Jorge Moreira Gomes e outros durante os anos que se seguiram.

No sábado seguinte à fundação, no dia 22 de janeiro, aconteceu a primeira excursão do CBE. Seu destino foi a Pedra da Gávea, montanha escolhida como símbolo do clube. A primeira turma, de sábado, foi colhida por forte temporal, vindo a se encontrar com a segunda turma, de domingo, ainda no Alto da Boa Vista. De lá, pegaram o caminho da Chaminé Elly, chegando ao cume da Gávea às 15h10 de domingo.

Ainda em 1939, o CBE conquistou a Chaminé Moganga, no morro de mesmo nome e funda a primeira escola técnica de guias do Brasil. Em 1945, por conta de um decreto-lei, somente a agremiação máxima do excursionismo, a União Brasileira de Excursionismo, poderia usar a palavra "brasileiro". O CBE, adaptando-se a nova lei, vira então Clube Excursionista Rio de Janeiro. Já em 1973, por conta da compra da nova sede, a palavra "Clube" é trocada por "Centro"

Em rota diferente da flotilha, Torben Grael cai para última posição



22/01/ - 07:33


Torben opta por rota diferente e cai posições

Após três dias de volta ao mar, os barcos da Volvo Ocean Race já navegaram quase mil milhas náuticas, restando ainda cerca de 1600 para o fim da perna, na China, para o primeiro barco, que é o Puma, capitaneado por Ken Read.

Distante apenas duas milhas, e seguindo o mesmo rumo do líder, distanciando-se à leste da ilha de Palauán, o Telefonica Black assume a segunda colocação. Telefonica Blue, Green Dragon, Delta Lloyd estão a 8, 28 e 30 milhas náuticas de distância do líder, respectivamente.

Os últimos colocados são os barcos da Ericsson Racing Team. O de Magnus Olson está na penúltima colocação enquanto Torben Grael é o último barco da flotilha, com 66 milhas náuticas de diferença para o primeiro. Isto porque ambos optaram por navegar bem próximos da ilha de Palauán, o que os leva para Qingdao por uma rota mais curta, porém uma região de recifes que podem causar danos às embarcações. O local recebe o nome de Dangerous Grounds.

Enquanto os cinco primeiros colocados velejam com ventos de dez nós, Torben e Magnus encaram apenas 5 nós, mas mantém velocidade de 11 nós. Em 12 horas, a previsão anuncia que em ambas as regiões, os ventos se manterão na casa dos dez nós.