segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

CHARGE DO DIA

Barcos da VOR largam de Cochin rumo a Cingapura

15/12/08 - 12:28

No último sábado, as embarcações da Volvo Ocean Race largaram da cidade indiana de Cochin para mais uma perna da volta ao mundo. A próxima parada dos competidores acontece a cerca de 3.611 quilômetros (1950 milhas náuticas), no porto de Cingapura.

Esta é uma das pernas mais curtas da competição e possui mais um portão de pontuação, no Estreito de Málaca, entre a Indonésia e a Malásia.

A região em que a flotilha se encontra, ao sul do Sri Lanka, possui ventos fracos, entre 10 e 15 nós – cerca de 18 a 28 km/h – e os competidores seguem muito próximos uns dos outros. Na liderança está a embarcação comandada por Torben Grael, o Ericsson 4, seguida por apenas uma milha náutica (1,85 quilômetros) de distância do Puma. O Telefonica Blue, terceiro colocado, está a duas milhas náuticas dos líderes.

O brasileiro Torben, há mais de 30 horas velejando na terceira perna da competição, afirma que as condições climáticas da região estão ótimas. “A temperatura no exterior do barco é ótima para velejar. Precisamos apenas uma camisa para nos proteger do sol. Dentro do barco é outra história, o calor nos faz suar continuamente e não é agradável até mesmo para descansar tranqüilamente”, contou.

Na última colocação, distante 63 milhas náuticas – aproximadamente 116.68 quilômetros – dos líderes, está o barco de Roberto Bérmudez, o Delta Loyd. “Se tivermos sorte, vamos estar em Cingapura no Natal. Tudo o que eu quero para o fim deste ano é um pódio no final”, contou o navegador Matt Gregory.

A previsão de chegada dos barcos está entre os dias 20 e 25 de dezembro, em Cingapura.

Dakar de novas experiências para Jean Azevedo e Youssef Haddad

15/12/08 - 12:23

As experiências são contrárias, mas a estréia será a mesma para os pilotos da equipe Petrobras Lubrax Jean Azevedo e Youssef Haddad. A edição de 2009 do Dakar terá a presença da dupla entre os competidores dos carros, ambos pela primeira vez, apesar de que Jean já soma nove participações no rali sobre duas rodas, experiência considerada extremamente valiosa.

O carro, a Pajero Full, será o mesmo que a dupla competiu no Rally dos Sertões deste ano, e já passou por revisões aqui no Brasil e de algumas peças na Europa. “Não treinamos com o carro para a competição, vamos fazer o shakedown no início da semana que vem para enviar o carro para Buenos Aires, na Argentina. Os nossos treinos foram todas as etapas do Campeonato Brasileiro, com a L200 Evolution, esperamos não ter problemas com a Pajero”, explicou Jean, que disse que particularidades do carro só vão ser conhecidas durante a prova mesmo.

A troca de experiência entre Azevedo e Youssef foi constante durante toda a temporada de 2008 e para o Dakar não será diferente. O objetivo da dupla é realizar a prova com tranqüilidade para que em 2010 busquem resultados.

“No meu primeiro Dakar, em 1996, fui com o objetivo de aprender tudo para depois voltar e tentar ganhar. Em 97 ganhei a categoria Production. E nos carros não será diferente: voltaremos com mais conhecimento e para disputar posições mais à frente”, contou o piloto.

Para Youssef, o ano de 2008 contou com muito aprendizado durante os treinos e também nas provas. “Em relação ao Dakar, o Jean tem experiência na prova e, como corria de moto, ele navegava também. Muito do que eu vou encontrar ele já vivenciou e vou aproveitar o que ele pode passar”, explicou Haddad.

América do Sul - Com a mudança do Dakar para o Chile e Argentina, Jean acredita que a prova permanecerá com seus moldes de “complicação”. O piloto, em suas participações na competição, treinou com a moto nos desertos do Chile e pode dizer, com propriedade, que a região promete grandes desafios, mas que os novatos no rali serão beneficiados.

As diferenças dos ralis brasileiros para o Dakar, em relação aos terrenos, serão as passagens por rios secos e por dunas, em menores quantidades, no deserto do Atacama e pela Argentina. Outra grande diferença destacada pelo experiente Jean foi a presença de cidades pelo caminho. “Psicologicamente é mais confortável para os pilotos por saberem que estão em locais seguros e que se andar 300 quilômetros vão achar uma cidade”.

“O Dakar será mais parecido com o que temos de rali, em pistas marcadas, com menos região de dunas. Se a primeira vez fosse no rali africano, com certeza seria mais difícil. A prova será tão dura quanto lá, mas os caminhos serão mais previsíveis. Para se adaptar à prova, os novatos vão se sair bem, vão se adaptar fácil a condição da prova”, explicou o piloto.

Sobre a navegação na área, Youssef garante que não tem como treinar, mas está tentando pegar as informações que Azevedo tem para conseguir tornar a prova menos dura. “Eu tento de passar conhecimento dos carros para ele e ele está sendo meu professor de navegação para o Dakar, por conta de algumas coisas diferentes do que encontramos aqui, principalmente nas áreas de dunas, na navegação por GPS”, contou o navegador.

Mesmo com nove anos competindo no Dakar, Jean admite que a prova será dura e bastante competitiva. “A prova será tão dura quanto se fosse disputada na África, a expectativa é grande, a novidade será para todos”, disse o piloto. Youssef não esconde a ansiedade. “Há muitos anos acompanho o Dakar e sempre com o sonho de correr, e agora isso é muito certo de acontecer; o frio na barriga virá quando chegarmos na Argentina”, concluiu o navegador.

Itatiba encerra temporada do Paulista de Trekking

15/12/ - 12:21

Os favoritos confirmaram a boa fase e conquistaram o título do Campeonato Paulista de Trekking 2009. A 12ª e última etapa da temporada foi realizada no domingo, em Itatiba, no interior do estado. A equipe Anta, de Itu, foi a campeã do ano na Graduados A, enquanto a Zé Senha Northbrasil, de Valinhos, levou a taça na Graduados B e a Vírus da Terra, de São Paulo, foi a líder na classificação geral da Trekkers.

O percurso foi composto por estradas, ruas, trilhas planas, subidas, descidas de dificuldade média com obstáculos naturais. Assim como as demais provas do ano, a etapa foi marcada pela alegria e a descontração. Durante toda a prova, o calor forte e as subidas ditaram o ritmo.

Os vencedores da etapa foram Os caçadores de PC na categoria Graduados A. Já na Graduados B, a Associação Sabesp foi a primeira colocada e a Vírus da Terra ganhou a prova entre os Trekkers. A disputa foi realizada na sede da entidade "Irmãos de Rua Nossos Irmãos" e o valor arrecadado nas refeições foi revertido para a entidade beneficente.

A abertura da próxima temporada será no dia 25 de Janeiro em Itu no Camping Casarão.


Resultados da etapa de Itatiba

Graduados A

1) Caçadores de PC – 1898 pontos perdidos
2) Big Blue Adv. Team / Fonte- 3615
3) Grillus e Trilhas - 3858

Graduados B

1) Associação Sabesp – 4382 pontos perdidos
2) Oniguiris - 4858
3) Ozzurtimos - 5350

Trekkers

1) Vírus da Terra – 502 pontos perdidos
2) Lontra Adventure - 664
3) Arrepia - 766

Nitro, Nivoloni e Junior são campeões no Paulista

15/12/ - 12:18

A quinta e última etapa decidiu os campeões do Paulista de Rally de Velocidade e do Trofeo Fiat de Rally. No final de semana, a prova foi realizada na região de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, e contou com a participação dos principais pilotos do estado.

Na primeira especial, com trechos estreitos e piso irregular, as equipes foram bastante exigidas. Já à tarde, os competidores encararam um percurso extenso, porém mais veloz, ao redor de sítios e fazendas, que compuseram o visual da prova.

No sábado, três rápidas especiais noturnas testaram a habilidade e entrosamento entre as duplas. No total foram oito especiais, totalizando aproximadamente 70 quilômetros de trechos cronometrados. Na soma dos resultados, João Nitro e Joaquim Filho ficaram com a primeira colocação na N4 (carros com motores 2.0, com preparação limitada e tração 4x4) desta etapa. Com a liderança, o piloto garantiu mais 16,5 pontos e o título na categoria. “Esse é meu primeiro ano em um rali de velocidade e ganhar de cara o campeonato é muito gratificante. Acho que é o resultado de coragem, persistência e um pouquinho de sorte também”, conta João.

Entre os inscritos da A6 (motores 1.6, com preparação livre e tração 4x2), Moíses Nivoloni e Bruno Borgonovi mantiveram a boa campanha e confirmaram mais uma vitória e o troféu de campeões de 2008. “Estamos muito satisfeitos com este título, que é o primeiro da dupla. Agora já vamos pensar nos planos para 2009 e, com certeza, estaremos de novo na competição”, diz Moisés.

Por fim, na categoria N2 (motores 1.6, com preparação limitada e tração 4x2) e pelo Trofeo Fiat de Rally, a disputa foi mais apertada. Na etapa de Pindamonhangaba, quem levou a melhor foram os mineiros Fabiano Altomar e Cacá Lapertosa, com o tempo de 33min11s70. Mesmo assim, a dupla não conseguiu alcançar a pontuação dos conterrâneos Militon Junior e Zeca Fonseca, que ficaram com o título do campeonato. “A experiência de correr o Paulista foi muito boa. O piso é diferente, o clima com o pessoal é muito bacana, realmente, uma temporada incrível”, lembra Junior, que também ressaltou a importância do incentivo da Fiat, através da premiação em dinheiro.

Para a organização, o ano foi de bastante crescimento e evolução da competição. “A cada temporada, o campeonato se transforma. Acredito que conseguimos cumprir nossos objetivos em 2008. Estamos sempre buscando novas cidades e novas especiais”, resume Ivan Bertagna, diretor de prova. “A parceria com a Fiat foi um sucesso. Tivemos um aumento no grid e a perspectiva e crescer ainda mais, trazer mais gente de outros estados”, comenta Cacá Clauset, diretor comercial do Paulista de Rally de Velocidade.

Definidos os campeões do Supercross 2008

15/12/08 - 12:15

O final de semana foi de definição dos campeões do Dunas Supercross 2008. Da mesma maneira que as primeiras etapas da temporada, o encerramento do campeonato foi recheado de emoção. A quinta e última etapa foi no sábado, no Parque do Peão, em Barretos, interior paulista. Jorge Balbi e Jean Ramos confirmaram favoritismo e conquistaram os títulos nacionais da modalidade.

Balbi venceu pela quarta vez no ano enquanto que Jean mostrou maturidade para usar o regulamento e, com o terceiro lugar assegurou a taça na corrida vencida por seu adversário direto, Swian Zanoni. A arena da Festa do Peão Boiadeiro recebeu 4.500 pessoas para ver as decisões.

A SX1 começou empolgante, pois logo na primeira volta Leandro Silva, o único adversário que poderia tirar o título dele, assumiu a ponta com Balbi em terceiro. No entanto, Leandro sofreu duas quedas, teve problemas na moto e ainda assim acabou na sétima posição, o que lhe assegurou o vice-campeonato.

“Vencer esta prova não foi tão tranqüilo na parte psicológica quanto dentro da pista. Tenho de admitir que foi bem difícil segurar a ansiedade e colocar na cabeça que não precisava ganhar, o que é complicado, pois todo piloto quer ganhar. A minha derrota em Curitiba (segunda etapa vencida por Leandro Silva) foi fundamental para eu chegar ao título. Dali em diante mudei minha preparação e me concentrei mais ainda. Mas chegar ao título não foi fácil, tanto que somente ficou decidido na última etapa”, completou Balbi, que além do ponto extra pela melhor volta na classificação, ainda conquistou outro de bônus pelo hole shot (cruzar na frente a primeira curva da corrida).

Leandro, com dores no ombro esquerdo, mostrava mescla de desapontamento com alegria pelo vice-campeonato conquistado. “Claro que eu não queria o vice, mas liderei todas as etapas e tenho de reconhecer que o Balbi tem mais experiência e conseguiu andar muito forte. Perdi por detalhes em cada prova”, completou Leandro.

Na SX2 Swian Zanoni ganhou, mas não levou o título. Nesta categoria a disputa também teve muita emoção desde a largada. Jean assumiu a liderança logo nas primeiras voltas, mas foi atacado por Swian, que o ultrapassou. Claramente, Jean passou a administrar sua posição e correr somente pensando na sua conquista. No final, evitou disputar o segundo lugar com Rodrigo Selhorst e deu sinal para o adversário assumir o segundo lugar. Ele permaneceu em terceiro e assegurou o título.

“Quando assumi a liderança imprimi um ritmo forte, mas o Swian se aproximou. Mantive o segundo lugar de olho nele e no final, quando o Selhorst encostou, preferi não arriscar. Corri pelo campeonato e não pela vitória nesta etapa”, disse Jean.

Swian, que venceu três corridas contra duas de Jean, reclamou de sua falta de concentração, principalmente em duas importantes corridas. “Na terceira (Joinville) e na quarta (Canoas) etapas sofri quedas por falta de concentração. Mas de uma forma ou de outra foi bom fechar o ano com vitória e chave de ouro. Em 2009 quero continuar a brigar pelo título”, disse Zanoni.

Futuro

Marcos Moraes, presidente da Dunas Race, empresa que organizou o Dunas Supercross 2008, está contente com a segunda temporada promovida pela empresa. “Sem dúvida tivemos um bom aprendizado, pois descobrimos os principais mercados de público e vamos aplicar isso em 2009, quando teremos novamente cinco etapas. Vamos correr em Goiás, em Brasília, Minas Gerais, São Paulo e em Santa Catarina ou no Paraná. Neste ano tivemos um bom número de inscritos e, se os pilotos sentirem evolução, a tendência é aumentarmos ainda mais o gate”, disse Moraes.

Os cinco primeiros da SX1 da etapa de Barretos
1) Jorge Balbi (Fox/ASW/Honda/L’acqua di Fiore/ MR Pró/Zoolo/Booster/ LEM/Água Incá), 15min59s117
2) Wellington Garcia (Honda/ASW/Mobil /Oakley/Pirelli/Polisport), a 2s643
3) João Marronzinho Paulino (ProTork/Rinaldi/TBT /Motoshop), a 3s914
4) Roosevelt Assunção (ProTork), a 27s360
5) Pipo Castro (Pauta/Controlflex/Yamaha), a 33s248

Classificação final do Dunas Supercross 2008 – SX1
1) Jorge Balbi, 123 pontos
2) Leandro Silva, 91
3) João Marronzinho Paulino, 85
4) Wellington Garcia, 62
5) Pipo Castro, 59

Os cinco primeiros da SX2 da etapa de Barretos
1) Swian Zanoni ((KTM/), 15min49s024
2- Rodrigo Selhorst (Oásis KTM ), a 7s069
3- Jean Ramos (Honda), a 11s413
4- Thales Vilardi (Honda), a 33s786
5- Cesar Popinhak (KTM), a 38s179

Classificação final do Dunas Supercross 2008 – SX2
1) Jean Ramos, 110 pontos
2) Swian Zanoni, 108
3) Rafael Zenni, 72
4) Rodrigo Selhorst, 67
5) Dudu Lima, 49

Valentino Rossi pede o retorno das motos de 1.000cc


15/12/ 07:00


Valentino Rossi, oito vezes campeão mundial de motovelocidade, com seis títulos na MotoGP/500cc, um nas 250cc, outro nas 125cc, acredita que a categoria pode ficar mais divertida.

Mas, para isso, o piloto da Yamaha propõe que as atuais motos da MotoGP voltem a ter a 1.000cc. Atualmente os protótipos de competição tiveram seu motores reduzidos a 800cc.

Só assim, na compreensão do piloto italiano, o espetáculo estaria assegurado no asfalto no futuro. As declarações de Rossi aconteceram nesse final de semana na premiação do Casco de Oro - que ocorreu no Bolonha Motor Show - na Itália.

A temporada 2009 de motovelocidade começa no mês de abril com a etapa de Losail, no Qatar. Serão doze corridas ao longo do ano. A última será em Valência, na Espanha, em novembro.

Lampre será destaque no pelotão em 2009


15/12/ - 06:57

A equipe vem para a temporada 2009 reforçada nada menos do que com o campeão e o vice-campeão do mundo, respectivamente Alessandro Ballan e Damiano Cunego. A equipe teve algumas alterações, com a entrada de Enrico Gasparatto e Pietro Caucchioli reforçando ainda mais o time principalmente para as competições de um dia.

A Lampre largará em 2009 com a camiseta arco-íris, graças à brilhante vitória de Alessandro Ballan no mundial. O italiano é o líder da equipa juntamente com Damiano Cunego e são fortes candidatos a vencerem alguma das clássicas mais importantes da temporada. O novo contratado Enrico Gasparotto, que fez duas temporadas de grande destaque em 2007 e 2008, poderá ser o mais novo braço direito de Cunego nas principais competições. Completando a equipe ainda reforçou Angelo Furlan, da extinta Crédit Agricole, substituto de Danilo Napolitano.

Além das provas clássicas, Cunego é grande aposta para o Giro D'Italia e Tour de France juntamente com seu companheiro Marzio Bruseghin que por dois segundos conseguiu terminar no pódio do Giro D'Italia 2008.