segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

André Azevedo confirma bons resultados e se mantém entre os dez primeiros


05/01/09 - 18:50

André Azevedo é o quinto na classificação geral

Após a terceira etapa do Dakar 2009, o trio da equipe Petrobras Lubrax André Azevedo, Maykel Justo e Mira Martinec conquistou nesta segunda-feira a nona colocação após os 551 quilômetros de prova. O vencedor do terceiro dia foi o time russo Vladimir Chagin/ Sergey Savostin/ Eduard Nikolaev com o tempo de 5h15min59.

Na primeira longa especial da competição, a equipe brasileira completou o trecho em 5h38min30. André, experiente na competição e também conhecedor da região, previu que este terceiro dia de provas seria um dos mais complicados. “É o começo da grande surpresa para muitos pilotos e equipes européias, a aproximação dos Andes, que é bem diferente da cadeia de montanhas do Atlas, que enfrentávamos no norte do Marrocos, na divisa com a Argélia”, declarou o piloto.

O trio, que largou na décima primeira colocação, chegou a estar entre a sexta e sétima colocação entre os quilômetros 196 e 434. Na classificação geral, o piloto está na quinta colocação.

Classificação - Confira os resultados gerais e os tempos acumulados dos cinco primeiros colocados:

1) Gerard de Rooy/ Tom Colsoul/ Marcel Van Melis – 10h56min14
2) Firdaus Kabirov/ Aydar Belyaev/ Andrey Mokeev – 11h04min
3) Vladimid Chagin/ Sergey Savostin/ Eduard Nikolaev – 11h05min42
4) Ilgizar Mardeev/ Viatcheslav Mizyukaev/ Ayrat Mardeev – 11h34min20
5) André Azevedo/ Maykel Justo/ Jaromir Martinec – 11h51min46

Carlo Collet vai bem na terceira etapa e marca o 7º tempo

05/01/ - 18:45

Machaceck vence a especial

Após uma estréia com vários problemas, o brasileiro Carlo Collet, único representante do país nos quadriciclos, completou a especial de hoje com o 7º tempo.

Após duas vitórias consecutivas do francês Christophe Declerck, hoje foi a vez de Josef Machacek, da República Tcheca, garantir a vitória com o tempo de 6h41min59. Declerck veio logo atrás, com uma diferença de apenas 1min47. Collet marcou o tempo de 7h30min23.

Mesmo com o segundo lugar, Declerck continua na primeira colocação dos quadriciclos na classificação geral, com uma diferença de 30min47 para Machacek, o segundo colocação. Mesmo com o bom resultado de hoje, Collet está na penúltima colocação, a 5h57min25 do líder.

Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo terminam em 13º, Al-Attiyah vence novamente

05/01/ - 18:37

Nasser vence sua segunda etapa consecutiva

Mesmo largando em nono, Nasser Al-Attiyah/ Tina Thoner cruzaram a linha de chegada na liderança, repetindo o resultado do primeiro dia da competição. No trecho de 551 quilômetros, os pilotos da BMW fizeram o tempo de 4h29min27. Com o resultado, seguem na segunda colocação na classificação geral.

Os brasileiros Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo mantiveram a regularidade e concluíram o terceiro dia na 13ª colocação, com 4h56min50. A dupla chegou cerca de 27 minutos atrás dos líderes e ocupa a 11ª colocação na classificação geral da prova.

O piloto do Qatar afirmou que a estratégia para esta prova foi atacar a acelerar ao máximo e abrir vantagem para os outros competidores. "Ainda passei uma moto que vinha pela esquerda junto comigo e para evitar o choque acabei furando um pneu. Perdemos cerca de três minutos para trocá-lo, mas dirigimos muito rápido. Agora sei que Carlos e eu vamos jogar. Amanhã ele começará atrás de mim e tenho certeza que colocará pressão logo no começo”, declarou o vencedor.

A equipe Volkswagen segue mostrando sua força na competição. Carlos Sainz/ Michel Perin foram os segundos colocados da prova, seguidos por Dieter Depping/ Timo Gottschalk e Giniel De Villiers/ Dirk Von Zitzewitz. A outra dupla da equipe, Mark Miller/ Ralph Pitchford ficou com a sexta colocação.

Stephane Peterhansel/ Jean-Paul Cottret, dupla da Mitsubishi, seguem entre os primeiros colocados, mas não conseguiram manter a segunda posição que obtiveram no dia anterior e cairam para quinto. "Foi uma etapa rápida. Perdemos tempo pouco a pouco. A partir de então, só havia poeira e foi difícil acompanhar. Espero que encontremos mais rotas técnicas pois isso poderá realmente fazer a diferença”, afirmou Peterhansel.

Mais brasileiros - Jean Azevedo/ Youssef Haddad, da equipe Petrobras Lubrax, conquistaram o 18º lugar no terceiro dia de provas entre Puerto Madryn e Jacobacci. Com o tempo de 5h08min17, a dupla segue parcialmente na 22ª colocação.

Confira a classificação da etapa para os carros:

1) Nasser Al-Attyah/ Tina Thorner (BMW) – 4h29min27
2) Carlos Sainz/ Michel Perin (Volkswagen) – 4h30min02
3) Dieter Depping/ Timo Gottschalk (Volkswagen) – 4h31min07
4) Giniel de Villiers/ Dirk Von Zitzewitz (Volkswagen) – 4h33min28
5) Stephane Peterhansel/ Jean-Paul Cottret (Mitsubishi) – 4h34min58

No 1º domingo de 2009, ingleses participam de corrida na lama


Corrida acontece desde 1973 na cidade de Maldon, na Inglaterra.

Mais de 200 competidores participaram no domingo (4) de corrida na lama, que acontece desde 1973 na cidade de Maldon (Inglaterra). Alguns participantes da corrida na lama de Maldon, na Inglaterra, usaram perucas.

João Tagino sofre acidente e está fora do Rally Dakar


05/01/09 - 14:42

Tagino, de Rondônia, fez apenas uma especial completa

O piloto rondoniense João Tagino, um dos representantes do Brasil nas motos do Rally Dakar, está fora da disputa após apenas dois dias de competições na Argentina. Ele sofreu um acidente durante a especial deste domingo (4).

Internado em um hospital argentino, o piloto afirma que não viu o que aconteceu e que acordou na sala de Raio-X do local. Uma das vilãs do percurso, a areia fina que empoeirou todos os competidores causando até mesmo quebras nos equipamentos, chamada Fesh Fesh, foi uma das responsáveis pelo acidente.

“Uma poeira interminável, como nunca havia visto na vida. Uma loucura, um vôo cego num trecho de alta e mortal. Eu vinha colado em duas KTM 690cc, fiz a manobra para ultrapassá-las e não vi mais nada. Acordei no hospital, na sala do Raio X”, disse Tagino para o site rondoniaovivo.com.br.

O competidor teve uma lesão na bacia, deslocamento do ombro e fracionamento do rim devido à queda. “Peço desculpa aos amigos, familiares, patrocinadores e muitas pessoas que estavam torcendo por nós. Não foi desta vez, aliás foi muito cedo. Meu sonho era não só participar do Dakar, mas sim completá-lo. Deus sabe o que faz”, finalizou ele, que voltará ao Brasil assim que tiver alta.

Paulo Pichini e Lourival Roldan em teste de resistência no Dakar


05/01/09 - 09:44

Pichini continua otimista no Dakar

O sonho da maioria dos pilotos de off-road é correr o Rally Dakar, o maior do mundo, que neste ano acontece na Argentina e no Chile com 9.574 quilômetros. Paulo Pichini realiza este sonho este ano, ao lado do experiente navegador Lourival Roldan, porém nem toda a experiência em ralis longos e exaustivos como esse tem sido suficiente para eles. A dupla contou com um “teste de resistência” na segunda especial da competição, neste domingo (4), que não estava em seu road book.

O percurso do dia começava em um terreno lotado de uma areia muito fina chamada fesh fesh que impregnou no carro de Pichini e Roldan. A partir do quinto quilômetro da trilha eles começaram a ficar sem embreagem graças à areia e no quilômetro 30 ela esgotou-se.

“Ficamos parados esperando ajuda. Eram meio dia e nosso caminhão de apoio rápido nos alcançou. Mas a troca da embreagem não foi simples, complicou-se e foram necessárias 7 horas para deixarmos o carro pronto para voltar à prova" contou Lourival.

"A partir daí achamos que nossos problemas estavam resolvidos, mas apenas 3 quilômetros depois lá se foi nossa embreagem novamente. Graças a Deus, desta vez, o carro conseguiu rodar e assim, fiz os 800 quilômetros que ainda faltavam para a chegada trocando marcha no tempo", conclui Pichini

Para que um competidor não seja desclassificado do Dakar, ele precisa obrigatoriamente largar todos os dias e finalizar todas as especiais, da maneira que for possível. Além disso, há uma média de 30 check points em todos os percursos das 14 especiais e só podem ser descartados, no máximo, dois check points pelos pilotos. Caso contrário, há desclassificação.

Mais Sustos - Como se não bastasse todos os apuros que a dupla passou para conseguir finalizar a etapa do dia, um pneu estourou no deslocamento de 600 quilômetros, mesmo o terreno sendo de asfalto.

"Fui um susto! O pneu estorou de repente, controlei o carro e pensei: caramba, hoje deve ser o nosso dia de teste de resistência. Mas, tudo bem, não vamos desistir. Estou no Dakar, nada aqui é fácil, vim para superar tudo isso, não vou me deixar abater", desabafou Paulo Pichini, que só conseguiu chegar ao parque de apoio

André Azevedo: a aproximação dos Andes e as surpresas para os pilotos estrangeiros

05/01/ - 09:35

André Azevedo comenta 3º dia de Dakar

Etapa 3 (segunda-feira, 5 de janeiro) - Puerto Madryn / Jacobacci
Deslocamento: 70 km
Especial: 616 km
Deslocamento: 8 km
Total do dia: 694 km

Hoje serão 616 quilômetros de especial. Aqui o panorama irá mudar um pouco: das grandes planícies começaremos a entrar na Patagônia. Um pouco mais de pedra e cenário de montanhas e colinas, além de alguns lagos para atravessarmos durante o dia.

É o começo da grande surpresa para muitos pilotos e equipes européias, a aproximação dos Andes, que é bem diferente da cadeia de montanhas do Atlas, que enfrentávamos no norte do Marrocos, na divisa com a Argélia.

VEJA OS VIDEOS DA 1 ETAPA DO RALLY DAKAR NA AMÉRICA DO SUL - CLICK TV BIKE E AVENTURA

Para dirigente, África pode voltar a receber o Dakar

05/01/ - 08:05

Rally Dakar

O diretor do Rally Dakar 2009, Etienne Lavigne, comentou que existe a possibilidade do evento retornar à África nos próximos anos. A edição de 2008 foi cancelada devido a falta de segurança na Mauritânia e por isso a competição deste ano está sendo disputada na Argentina e no Chile.

Segundo Lavigne a ideia é fazer uma vistoria no trajeto que receberia o evento na África para verificar se há condições dos países receberem novamente o evento que aconteceu em solo africano entre 1979 e 2007.

A América do Sul foi escolhida para receber as provas, pois tem um cenário similar ao encontrado no continente africano com terrenos áridos e tempetura próxima aos 45ºC.

Francisco Chamorro e Janildes Fernandes vencem a IX Copa América de Ciclismo


05/01/ - 07:20

O argentino da equipe Scott/Marcondes César garantiu seu primeiro título, enquanto Janildes Fernandes foi bicampeã e manteve a hegemonia da família na disputa

São Paulo, 04/01/09 – Novo campeão no masculino e a manutenção da hegemonia no feminino. Assim foi a nona edição da Copa América de Ciclismo, uma das mais importantes competições do calendário continental e que abriu a temporada 2009 da modalidade neste domingo, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. O argentino Francisco Chamorro, da equipe Scott/Marcondes César, de São José dos Campos (SP), venceu no sprint, completando as 16 voltas (62,464 km) no circuito com o tempo de 1h39min20seg976, menos de meia roda à frente de seu companheiro de equipe e tetracampeão Nilceu Aparecido dos Santos, 1h39min21seg001. O cubano Michel Garcia, da equipe CESC/São Caetano/Sundown/ Nossa Caixa, terminou em terceiro lugar, 1h39min21seg162.

Já no feminino, a família Fernandes não deu chance às adversárias e garantiu o sétimo título seguido da competição (as mulheres começaram em 2003). Janildes, que havia vencido da primeira edição, voltou ao topo do pódio e garantiu o bicampeonato com bastante facilidade. Ela, que defende o Clube Fernandes, de Goiânia (GO), completou as sete voltas (27,3 km) com o tempo de 52min23seg050, 48 segundos à frente da segunda colocada, Natália Lima, da Scott/Marcondes César, de São José dos Campos (SP), 52min11seg621. Luciene da Silva, também da equipe de São José dos Campos, terminou em terceiro lugar, 52min11seg873.

Em seu retorno a São Paulo, após uma experiência no Rio de Janeiro no ano passado, a Copa América de Ciclismo fez sua nona edição em dia tipicamente paulistano, com uma garoa fina e temperatura baixa, por volta dos 19 graus, situação bastante inusitada para esta época do ano. Mas o frio foi compensado por uma bela prova e que esquentou o bom público e foi definida no sprint. A marcação aos principais destaques foi a tônica da prova, especialmente sobre o paranaense Nilceu Aparecido Santos, que vinha de quatro títulos seguidos na prova.

Com isso, alguns ciclistas desconhecidos puderam aparecer ao longo das 16 voltas, como foi o caso de José Eriberto Rodrigues Filho, da União/Assis (SP). Ele ficou na frente até a última volta (foram sete no total) e isso acabou resultando na maior premiação do evento: com o objetivo de motivar a disputa, a organização estipulou um premio extra de mil reais para os ciclistas que cruzassem a linha de chegada na frente entre a 11ª e a 15ª voltas, o que foi o caso de José Eriberto. Ao todo, ele levou para casa 5,7 mil reais, e os vencedores, tanto no masculino quanto no feminino, ficaram com 3,5 mil cada.

Mas foi justamente na última volta o pelotão finalmente alcançou o líder e a decisão ficou para o sprint. Encarregado de trabalhar para Nilceu, Francisco Chamorro chegou aos metros finais da prova em melhor condição e acabou levando a melhor por menos de uma roda em relação ao companheiro, colocando seu nome no quadros dos grandes campeões da Copa América. “A chuva dificultou um pouco as coisas, mas no final deu tudo bem. A meta era trabalhar para o Nilceu vencer, mas ele se enroscou em uma queda e eu pude chegar mais inteiro”, explicou o ciclista argentino, de 27 anos, e que este ano se transferiu de são Caetano para a Scott/Marcondes César. “Foi um boa estréia e um excelente começo de ano”, finalizou.

Nilceu, por sua vez, não escondeu que queria mais um título. Mas também fez questão de parabenizar o companheiro. “Nossa equipe fez um grande trabalho, pois controlou bem a prova e conseguiu chegar bem para a decisão. Perdi tempo com a queda de alguns ciclistas, mas me recuperei e garanti o segundo lugar. Quando um atleta da equipe ganha, todos ganham. Ainda mais para o Chamorro, que está reforçando a equipe e já é mais brasileiro que argentino”, brincou o tetracampeão.

Hernandes Quadri Jr., do Clube DataRo de Ciclismo, de Ponta Grossa (PR), encerrou sua vitoriosa carreira, com participação em dois Jogos Olímpicos, na IX Copa América de Ciclismo. Aos 41 anos, natural de Londrina, ele terminou a disputa na 52ª posição com o tempo de 1h40min40seg. “Agora, vou deixar de me preocupar somente comigo para pensar em um grupo de dez ciclistas”, afirmou o atleta, um dos grandes nomes do ciclismo nacional e que fará parte da comissão técnica da equipe paranaense

CHARGE DO DIA

Quadriciclos: Declerck mantém a liderança


05/01/ - 07:12

Christophe Declerck segue dominando o Rally Dakar nos quadriciclos. O francês da Yamaha faturou neste domingo a segunda etapa, com o tempo de 2h55min58s nos 237 quilômetros entre as cidades de Santa Rosa e Puerto Madryn. Declerck também tinha vencido a etapa de abertura e agora abriu vantagem na liderança da classificação geral.

Hubert Deltrieu, também da França, foi o segundo colocado do dia, seguido pelo polonês Rafal Sonik e Joan Manoel Gonzalez. No tempo somado, as posições são invertidas, com o polonês Sonik como vice-líder e o francês Hubert Deltrieu em terceiro.

Depois de enfrentar diversos problemas no primeiro dia, o único brasileiro na categoria, Carlo Collet, terminou o domingo na 16ª posição, com 1h32min22s de diferença para o primeiro colocado. Com o resultado, ele passou a ocupar o 18º posto na classificação geral.

A principal competição de off-road do mundo segue nesta segunda-feira com mais 551 quilômetros entre Puerto Madryn e Jacobacci. O Rally Dakar termina no dia 18 de janeiro, em Buenos Aires, sendo esta a primeira vez que a prova é disputada na América do Sul.

Cinco primeiros nos quadriciclos:

1) Christophe Declerck (França/Yamaha), 2h55min58s
2) Hubert Deltrieu (França/Polaris), a 2min40s
3) Rafal Sonik (Polônia/Yamaha), a 3min23s
4) Joan Manoel Gonzalez (Espanha/Yamaha), a 15min01s
5) Luis Henderson (Uruguai/Suzuki), a 19min

Cinco primeiros na classificação geral nos quadriciclos:

1) Christophe Declerck (França/Yamaha)
2) Rafal Sonik (Polônia/Yamaha)
3) Hubert Deltrieu (França/Polaris)
4) Josef Machacek (República Tcheca/Yamaha)
5) Luis Henderson (Uruguai/Suzuki)

Gerard de Rooy conquista etapa e abre vantagem na liderança

05/01/ - 07:05

O trio formado pelos holandeses Gerard de Rooy e Marcel Van Malis com o belga Tom Colsoul garantiu a vitória na segunda etapa do Rally Dakar depois de completar os 237 quilômetros entre as cidades de Santa Rosa e Puerto Madryn em 2h21min42s. Após a prova deste domingo, o conjunto que utiliza o caminhão da marca Ginaf assumiu a liderança na classificação geral.

A segunda colocação no dia e na tabela geral ficou com os russos Firdaus Kabirov/Aydar Belyaev/Andrey Mokeev, que chegaram dois minutos atrás do líder. Vencedores na prova de abertura, os holandeses Marcel van Vliet/ Herman Vaanholt/ Gerard van Veenendaal ficaram no terceiro posto.

Os brasileiros André Azevedo e Maykel Justo, que competem com checo Mira Martinec, não conseguiram ficar entre os dez primeiros e terminaram o dia no 11º lugar, mais de 32 minutos depois dos líderes. O Tatra de André, no entanto, aparece na sexta colocação na classificação geral.

Cinco primeiros nos caminhões:
1) Gerard de Rooy/Tom Colsoul/Marcel van Melis (Holanda/Bélgica/Holanda) 2h21min42s
2) Firdaus Kabirov/Aydar Belyaev/Andrey Mokeev (Rússia) a 2min.
3) Marcel van Vliet/Herman Vaanholt/Gerard van Veenendaal (Holanda) a 8min38s
4) Vladimir Chagin/Sergei Savostin/Eduard Nikolaev (Rússia), a 9min22s
5) Ilgizar Mardeev/Viatcheslav Mizyukaev/Ayrat Mardeev (Rússia) a 19s46

Classificação geral nos caminhões:
1) Gerard de Rooy/Tom Colsoul/Marcel van Melis (Holanda/Bélgica/Holanda)
2) Firdaus Kabirov/Aydar Belyaev/Andrey Mokeev (Rússia)
3) Marcel van Vliet/Herman Vaanholt/Gerard van Veenendaal (Holanda)
4) Vladimir Chagin/Sergei Savostin/Eduard Nikolaev (Rússia), a 9min22s
5) Ilgizar Mardeev/Viatcheslav Mizyukaev/Ayrat Mardeev (Rússia) a 19s46
6) André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec (Brasil/Brasil/República Tcheca)

André Azevedo se mantém como melhor brasileiro no Rally Dakar

05/01/ - 07:00

André é o melhor brasileiro após dois dias

A ansiedade da estréia já passou e agora é correr contra o resultado. Alguns pilotos brasileiros sofreram com problemas mecânicos e agora lutam para chegar ao fim do rali.

Após duas etapas do Dakar 2009, o brasileiro que mais vezes participou da prova – 20 no total – desponta com o melhor tupiniquim na disputa. O caminhão de André Azevedo, Maykel Justo e Mira Martinec está na sexta colocação na classificação geral entre os caminhões, com 6h13min16 acumulados, e com uma diferença de 36min25 para o holandês Gerard de Rooy, que lidera a disputa.

Nas motos, Zé Hélio, tetracampeão do Rally dos Sertões, é o melhor brasileiro, na 13ª, com 5h44min22 acumulados e 30min50 do líder, o espanhol Marc Coma. Os outros brasileiros nas motos não estão tão bem como Zé Hélio. Na 47ª colocação está o jovem Rodolpho Mattheis, com 6h38min28, e 1h24min26 atrás de Coma. Dimas Mattos, João Tagino e Carlos Ambrósio não haviam completado o trecho cronometrado até às 21h40 deste domingo.

Nos carros, Guilherme Spinelli/ Marcelo Vívolo, que correm com o mesmo Mitsubishi que Stephane Peterhansel venceu o Dakar em 2007, estão na 11ª colocação, com 4h57min25 acumulados e 22min39 atrás de Carlos Sainz/ Michel Perin (VW), que lideram a disputa.

Na 28ª colocação está Jean Azevedo/ Youssef Haddad, com 5h59min08 acumulados. Após problemas no primeiro dia, Reinaldo Varela/ Marcos Macedo completaram a especial de hoje em 88º e estão na 112ª posição na classificação geral. Paulo Pichini/ Lourival Roldan também não completaram a especial até o momento.

Único representante brasileiros nos quadriciclos, Carlo Collet está em 18º no geral, com 12h07min02 acumulados, a 5h10min48 do líder, o francês Christophe Declerdk. Collet teve problemas mecânicos no primeiro dia e agora luta contra o tempo.