sexta-feira, 12 de junho de 2009

O início de uma incrível jornada

Há cerca de um ano, em uma conversa com Jaime Vilaseca, empresário e corredor de aventura, surgiu a idéia de percorrermos o Caminho de Santiago de Compostela de bicicleta. Ele, de família espanhola e devoto de São Tiago, sabia que viajar e descobrir as culturas e as curiosidades dos mais variados cantos do mundo não eram apenas um ponto que tínhamos em comum, mas algo que eu já vinha fazendo há algum tempo e que tinha estabelecido profissionalmente como jornalista. Nascia ali “Nos pedais de Santiago 2009”, uma expedição que visa retratar as mais variadas nuances do trajeto místico e milenar sob a nossa experiência particular. Para completar o time, convidamos o também atleta e corredor de aventura Pedro Arraes, especialista em bicicletas, que nos auxilia com seu conhecimento técnico avançado e experiência em competições de mountain bike.

A partir de hoje, vamos contar através deste blog como foi e está sendo este período preparatório para a expedição, assim como o dia-a-dia da nossa aventura na Europa. Vamos falar sobre nossos treinamentos físicos, o planejamento da viagem, as mudanças na alimentação, nossos desafios e dificuldades, experiências pessoais, informações culturais, históricas, curiosidades e depoimentos de peregrinos. Viajantes estes que vem de toda parte do mundo pelos mais variados motivos, entre eles a obtenção de uma graça e o perdão de um pecado.


No dia 04 de julho embarcaremos para Pamplona, na Espanha, onde iremos nos adaptar ao verão Europeu e ao fuso-horário. Das rotas existentes, optamos por fazer o “Caminho Francês”, o mais tradicional dos traçados que levam à cidade de Santiago de Compostela, onde estão guardados, no interior de sua famosa basílica, os restos mortais do apóstolo São Tiago Maior. No dia 09 de julho iniciaremos oficialmente a jornada, partindo de uma cidadezinha chamada Saint Jean Pied de Port, na França, aos pés dos Pirineus.

Nosso plano é chegar a Santiago de Compostela no dia 25 de julho, dia de São Tiago. Serão 800km divididos por 15 dias pedalando por diversas cidades, por trilhas e estradas, com apenas dois dias extras para descanso. Seja de bicicleta, a pé ou a cavalo, o que leva cada peregrino a fazer o caminho? As respostas para esta pergunta também serão contadas neste blog. Além disso, vamos fornecer as mais variadas dicas sobre como se fazer o Caminho de Santiago de mountain bike, com orientações técnicas, esportivas, nutricionais, físicas, logísticas e operacionais.

Não deixe de nos acompanhar por aqui e de comentar. Aproveite e adicione este blog à sua lista de favoritos. Boa leitura e embarque com a gente nesta viagem a partir de agora.