quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Com bike full, Edivando chega em terceiro lugar no GP Ravelli


Competindo com uma bike Full Suspension Edivando de Souza Cruz, o Vando ( Astro/Vzan/Nossa Caixa/Giro/Shimano), garantiu a terceira colocação na abertura da temporada.

O GP Ravelli neste ultimo Domingo dia 8 na cidade de Itu recebeu mais de 850 atletas de várias partes do país, se firmado com um das provas mais importantes do calendário, principalmente por ser na abertura da temporada. O evento reuniu grandes nomes do mountain bike nacional e foi o palco de uma grande disputa.

“ Foi uma grande prova, o nível foi alto para um primeira prova do ano, tivemos um circuito mais técnico e mais seletivo, foram 44 km de muitas subidas e trilhas. A disputa foi grande e andamos num grande pelotão uma boa parte do percurso, mas nas subidas mais fortes formamos um grupo de cinco atletas: Ricardo Pscheidt, Rubens Donizete, Henrique Avancin, Daniel Carneiro e eu. Viemos nos revezando até a ultima subida da prova já dentro da cidade onde Pscheidt partiu partiu para um ataque levando Rubens Donizete que contra-atacou na sequência”. Diz Vando.

:: Chegada emocionante!

“A chegada foi a parte mais marcante desta prova, cheguei junto com o Henrique que por anos consecutivos venceu a etapa no sprint,a disputa pela terceira posição ficou entre nós dois e tive que ser muito estratégico, pois sabia que se levasse ele na roda poderia perder a chegada, então vim com ele na roda como na Prova de Velocidade do ciclismo de estrada,e só parti faltando 100 metros para chegada, fiz uma arrancada no limite e entrei no funil em primeiro”.

:: Desempenho da bike:

“ A bike foi ótima, fui o único atleta da Elite a encarar a prova numa bike Full Suspension, durante a prova pude fazer uma boa avaliação da bike e aproveitar as vantagens do equipamento, principalmente nas descidas, pois você pode descer mais tempo sentado e também pedalar em trechos mais técnicos e atingir mais velocidade, a bike também rendeu bem nas subidas, consegui andar sempre no pelotão principal e estar presente nas principais fugas que rolaram durante a prova, posso afirmar que a Nimble Carbon é uma bike que pode encarar grandes desafios e voltarei a competir com ela em outras provas ao longo do ano”. Relata Vando.

:: Desempenho físico:

“ Estou feliz com meu desempenho nesta primeira prova do ano, até mesmo em relação aos outros anos na mesma prova pude perceber que andei com mais facilidade, também pude fazer uma avaliação dos outros atletas e perceber que o nível esta bem equilibrado, e agora sigo focado nos treinos para o Cross Country com minha outra bike Centurium Carbon, visando o Pan-americano que será em Santiago no Chile dia 22 de Março”. Comenta Vando.

A próxima competição do atleta lider do Ranking Nacional de Cross Country 2008 será 1º de Março na primeira etapa da Copa Sul Minas em Varginha-MG, prova válida pelo Ranking Nacional de Cross Country.

Edivando conta com os seguintes patrocinadores: Astro/Vzan/Nossa Caixa/Giro/Shimano, e apoiadores: Maxxis/Joe´s No Flats/SDG/Easton/HE Treinamento Esportivo/Manitou/661/Fisk de Ilhabela

Frio, chuva e barro na terceira etapa do Transandeschallenge


11/02/ - 18:30

A terceira etapa dessa espetacular corrida levou os atletas a desafiar a natureza e a eles mesmos. O clima do sul do Chile os mostrou seu lado mais cruel: baixas temperaturas, ventos, chuva e muito barro.

A largada se deu um pouco depois do meio dia, partindo de Termas de Menetué, onde os pilotos começaram um duro caminho por trilhas de maravilhosa beleza. Cruzaram pelo "Estero Pantanoso" e por Maichin e Trancura.

O circuito de 55km se caracterizou por caminhos técnicos, com descidas rápidas e com muito barro. Somando isso com o frio e chuva, a dificuldade aumentou bastante. As primeiras equipes cruzaram a linha de chegada depois de mais de duas horas de pedal duro debaixo de chuva.

"Estamos na metade da competição e já dá para se ter uma idéia de quais equipes tem chance de vitória. Mas com ainda três etapas, tudo pode acontecer." - disse o diretor da prova.

:: Resultados

O primeiro lugar ficou com a equipe "Scott que Pacho" do Chile, com o tempo de 2hs 38min e 26 seg.

Logo depois veio a equipe "Cikla-Specialized" do Equador formado por Galo Tamayo e Daniel Espinoza, com o tempo de 2hs 38min y 31seg.

Em terceiro ficou a equipe "Fratelli" da Argentina formado por Francisco Pérez e Federico Mallo com o tempo de 2hs 38min 41seg.

A primeira equipe mista foi "Wild Bike Vitalife" do Chile formada por Daniela Bunzli e Francisco Corvalán com o tempo de 2hs 43min e 22seg.

Barcos iniciam XX Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina

11/02/ - 18:30

Começa nesta quarta-feira (11) o XX Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina – Mitsubishi Motors Sailing Week, que contará com cerca de 400 velejadores nas 60 embarcações nas categorias ORC Internacional, ORC-CLUB, RGS A, RGS B, RGS C, Bico-de-proa e Multicasco e terminará no dia 14 de fevereiro.

A primeira regata foi a longa onde os barcos da classe ORC Internacional navegam de Jurerê Internacional para a Ilha do Xavier, os da ORC-CLUB, RGS A e RGS B seguem até as ilhas das Aranhas e os barcos menores, das classes RGS C, Bico-de-proa e Multicasco, vão em direção à Ilha do Mata Fome. A previsão inicial era de ventos fracos, entre 3 e 5 nós e chuva.

As regatas de quinta-feira, sexta-feira e sábado largarão ao meio dia. A quinta-feira está reservada para a regata média e os demais dias (sexta-feira e sábado), para as de barla-sota, quando os veleiros largam contra o vento, só que tudo vai depender das condições da raia de Jurerê.

Participações - Campeão do Circuito Ilhabela Copa Mitsubishi Motors 2008, o Loyal Red Nose, de Marcelo Massa, é presença confirmada na competição com os reforços do atleta olímpico e integrante do holandês Delta Lloyd na Volvo Ocean Race, André Fonseca, o Bochecha, e de Alexandre Paradeda. A disputa com o Touché Super, de Ernerto Breda, vice-campeão da Semana de Vela de Ilhabela e do Circuito de 2008, e com o uruguaio Negra, de Nicolas Gonzalez, fita-azul da 10ª Regata Olivos – Florianópolis serão um dos grandes desafios da tripulação de Massa.

Na ORC-Club 600, o destaque fica por conta de Zeus, de Inácio Vandresen, vencedor da Olivos – Florianópolis, e de Catuana Kim, de Paulo Cocchi Fernandes, campeão brasileiro da categoria. Na ORC-CLUB 670, o campeão brasileiro geral da classe, o Katana 2 de Fábio Filippon, tenta o bicampeonato no Circuito.

Mini Expedição Carcará acontece neste fim de semana

11/02/ - 18:25

Nos dias 13 e 14 de fevereiro, a Mini Expedição Carcará dá início ao Circuito Potiguar de Corridas de Aventura em 2009. Para a competição, que terá cinco etapas ao longo do ano, são aguardadas cerca de 25 equipes divididas em duas categorias. O resultado valerá para o Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura.

A prova sai da cidade de São Paulo do Potengi (RN), cerca de 75 quilômetros da capital Natal. O trajeto que os competidores passarão conta com terrenos acidentados, montanhas e um dos desafios será o forte calor da região. “A temperatura média das cidades por onde os competidores vão passar é de 38 graus, mas debaixo do sol e sem proteção é fácil o termômetro cruzar os 40", explicou Antônio Carlos Souto, organizador da prova.

As modalidades envolvidas na prova serão trekking, mountain bike e bike run (dois integrantes nas bicicletas e os outros dois a pé). Para os competidores da categoria Aventura, com 50 quilômetros de percurso, a disputa começa antes da prova. A equipe Iguana, que chegou a empatar com a Kayapó em 2008, perdeu no critério desempate (número de vitórias).

Para este ano, o time conta com novos reforços e promete dar trabalho.“Estamos mais unido, esta nova formação é bem mais forte que a anterior e queremos isso, ir para a briga logo no comecinho do ano", revelou Xicão Freitas, capitão do time.

Mais disputas - Com 80 quilômetros de prova, a categoria Expedição também conta com disputas acirradas. A Tapuia, vencedora do Circuito de 2008 querem a vitória da primeira competição do ano. “Treinamos muito, uma preparação visando resultados mesmo, vamos entrar na prova com todo o gás para começar bem o ano", desse Fernando Fregnir, líder do grupo.

Santos recebe 1ª competição de Dragon Boat da América Latina


11/02/ - 18:20

No próximo domingo, dia 15 de fevereiro, a Ponta da Praia em Santos (SP) receberá pela primeira vez um Dragon Boat, embarcação típica da China e vem ganhando espaço em vários países do Mundo, que mede 12,4 metros (com 1,16m de largura), pesa 250 quilos e alcança velocidade média de 22 km/h. Cada uma leva 22 atletas, 20 remando (10 de cada lado), um no leme e outro no tambor, dando o ritmo das remadas. Esta será a primeira competição da modalidade na América Latina.

O responsável pelo evento é Fabio Paiva, um dos responsáveis pelo crescimento e divulgação de diversos tipos de canoagem no país. "A Dragon Boat faz parte de uma seqüência de um trabalho de massificação da cultura náutica", destacou o canoísta.

Celso Filetti e Felipe Neumann, ambos com diversos títulos no esporte e praticantes assíduos das competiçõe já confirmaram presença. “A minha equipe já está preparada para fazer bonito na água. Estamos intensificando nosso treinamento nas últimas semanas. Será uma experiência maravilhosa", garantiu Felipe. "No Dragon Boat você tem a ajuda de mais 21 remadores. Quem estiver melhor preparado fisicamente e trabalhar melhor em grupo vai levar vantagem", afirmou Filleti.

O Dragon Boat surgiu há mais de 2 mil anos na China e hoje conta com 60 países afiliados à sua federação, em Hong Kong. O positivo da embarcação é que qualquer pessoa, seja mais nova ou mais velha, com mais ou menos desenvoltura na canoagem se adapta rapidamente a ele.

"Estudo a Dragon Boat desde 2002, sempre buscando o momento certo para trazer ao Brasil. Vejo a Dragon como festa dos esportes, da família, dos amigos, das empresas. Enfim, mudar o conceito de irmos em busca do mais forte. Queremos integração, festejar e brindar aos grandes amigos. Queremos formar equipes com a maior somatória de idades, a mais animada, o melhor grito de guerra”, disse Paiva.

O evento terá início às 10h e os interessados devem procurar a Canoa Brasil, na Rua Afonso Celso de Paula Lima, 16 (em frente ao deck do pescador) ou pelo telefone (13) 3261-2229 .

"A sociabilização, o respeito pelos parceiros, o compartilhar, se exercitar, o brindar, contato com a natureza, são requisitos básicos para este esporte. Não tenho dúvida de que será um sucesso, não só entre os remadores já existentes, mas quanto aos novos que se formarão”, finalizou Fábio Paiva.

Entidade realiza palestra sobre rios brasileiros


11/02/ - 18:15

A Outward Bound Brasil irá promover na terça-feira, dia 17 de fevereiro, às 20h, uma apresentação intitulada “Remando nos rios brasileiros”, com Rodrigo Bastos e Flávio Kunreuther. A palestra acontece na loja Pé na Trilha, em São Paulo, e a entrada é gratuita.

Os instrutores mostrarão como explorar os rios do país com embarcações a remo e a partir daí, mostrar como explorar as regiões de forma sustentável e sem agredir o meio-ambiente. Rodrigo e Flávio, durante 15 anos de experiência, já realizaram o trabalho em alguns estados brasileiros, dentre eles Minas Gerais, Mato Grosso e Roraima.

Outros temas abordados durante a palestra serão técnicas, estilos e tipos de equipamentos utilizados para este tipo de expedição nos rios brasileiros. Os palestrantes explicarão sobre remadas de longa duração e sobre como navegar em regiões remotas.

Aos interessados em participar da palestra “Remando nos rios brasileiros” devem reservar sua vaga pelo telefone (11) 3562-1800 . A loja Pé na Trilha fica na Rua Apeninos, 803, no Paraíso (SP).

Bike Tour 2009 será realizado em meio á belas arquiteturas coloniais

:
11/02/ - 07:55

Sua primeira edição foi um sucesso, sendo comentado por muitos ciclistas como o melhor evento do estado.

Nesse ano a Via Pedal leva você á Vassouras- RJ para participar do Bike Tour 2009.

O evento acontecerá no dia 22 de Março. A largada será as 10hs e terá um percurso de 50km.

Em meio á belas paissagens, a cidade de Vassouras fica localizada a 110Km de distância do Rio de Janeiro.

Uma cidade história da época do Ciclo do Café, ficou muito conhecida pelas belas fazendas, e arquitetura colonial.

Ao redor de casarões antigos e uma das praças mais belas do Brasil é dada a Largada do Bike Tour 2009, uma corrida de mountain bike que percorre trilhas e estradas da região.

O evento será dividido em categorias, sendo elas, elite, juvenil, dub-23, sub-30, máster A, máster B, feminino, especial (deficientes fisícos), estreante, estreante local e cicloturismo. Porém as premiações em dinheiro serão só para 5 dessas categorias.

Para informação: Site: www.viapedal.com

CHARGE DO DIA

Esporte em Ação organiza duas Copas em 2009

11/02/ - 07:35

A Esporte em Ação organiza no ano de 2009 dois grandes eventos do ciclismo nacional: A II Copa Ouro Preto de Mountain Bike, com três etapas espalhadas pelo ano, e o Circuito Down Hill Estrada Real, também em três etapas nas Cidades Histórias mineiras.

A Copa Ouro Preto de Montain Bike ocorrerá em três etapas. A primeira em Cachoeira das Andorinhas, dia 22 de março, seguida de pouco mais de dois meses da segunda etapa, 24 de maio, em Lavras Novas. A terceira e última etapa acontecerá em Cachoeira do Campo, dia 27 de setembro.

O Circuito de Down Hill tem início dia 9 de maio em Ouro Preto, seguido de 12 de setembro, em Mariana. A terceira e derradeira etapa será em Congonhas do Campo, dia 21 de novembro.

Para se inscrever, entrar no site http://www.webventure.com.br/ ou no telefone 31- 32643232

Valquíria Pardial é a nova aposta da equipe de São Caetano do Sul

11/02/ - 07:30

Bike - A temporada já começou, a equipe de ciclismo de São Caetano do Sul (Cesc/Sundown/Nossa Caixa/Calypso/Maxxis) continua contratando os reforços pra temporada. Na última sexta-feira, 6 de fevereiro, o time anunciou a contratação de Valquíria Bento Pardial, que aos 23 anos, é líder do ranking nacional, além de diversos títulos.

Valquíria já fez sua estréia ontem, 8 de fevereiro, na 1ª etapa do Paulista de Resistência, em São José dos Campos. "Estou muito contente com essa oportunidade. É uma nova fase que se inicia na minha carreira", disse a ciclista, que competia desde 2006 pela equipe santista A Tribuna Unilus.

Mas a equipe do ABC já é velha conhecida da ciclista, já que Valquíria foi integrante do time em 2004. "Sei da minha responsabilidade e estou preparada. Espero conquistar muitos títulos pela equipe de São Caetano do Sul", afirmou a atleta.

O técnico da equipe, Paulo Márcio Ferreira, o Melão, aposta suas fichas na campeã. "É uma ciclista que dispensa comentários. Ela foi campeã brasileira em 2007 e tem muito potencial", disse o técnico. "É uma atleta experiente e que será a capitã da nossa equipe. A Valquiria vem para brilhar em São Caetano do Sul", acrescentou.

Além de Valquíria, a equipe do ABC também contratou Ana Carolina, de 21 anos, que competia pela cidade de Caieiras. "A Ana Carolina é uma velocista. Ela vem surpreendendo e andou muito bem na Volta Ciclística do Futuro", finalizou Melão.

Florianópolis recebe Multisport Brasil em março

10/02/ - 07:22

Prova será dividida em nove estágios

Conhecido como o triathlon das montanhas, o Multisport Brasil acontece pela terceira vez na capital Florianópolis (SC), no dia 14 de março. A prova cruzará a ilha de Santa Catarina em 90 quilômetros de competição, e os participantes podem realizar a prova individual ou em equipes de revezamento, podendo chegar a 10 pessoas.

O circuito da prova será dividido em 9 estágios, nas modalidades corrida, ciclismo e canoagem. A prova inicia com 11 quilômetros de corrida, na praia do Morro das Pedras e a modalidade terá ao todo 26 quilômetros. Canoagem contará com cerca de 20 quilômetros e 47 de bike.

A largada acontece às 6h30 do sábado (14) e a previsão para as primeiras equipes completarem o percurso e é de 8h. O tempo limite para encerrar os 90 quilômetros é até às 20h30.

Inscrição - As inscrições para o Multisport Brasil podem ser feitas pelo site www.multisportbrasil.com.br e tem desconto até o dia 20 de fevereiro. O valor é de R$ 180,00 (Individual), R$ 110,00 (Revezamento Duplas e Trios – por atleta) e R$ 100,00 (Revezamento livre – por atleta). Após a data, até o dia 27 de fevereiro, haverá um acréscimo de R$ 20,00.

Clínica de Mountain Bike é atração no Carnaval

11 /02/ - 07:15

Bike Park São Silvano

Para quem não gosta de samba e prefere adrenalina, uma boa opção para o carnaval é a Clínica de Mountain Bike, que será ministrada na Fazenda São Silvano, localizada em Morungaba, interior de São Paulo. Os participantes terão acesso a várias pistas, desde locais para o desenvolvimento da habilidade técnica, assim como circuitos de cross country.

O local possui a maior estrutura criada para a prática do mountain bike no Brasil, com o Bike Park São Silvano, que conta também com oficina mecânica completa, bicicletário, museu da bicicleta, chalés e segurança privada.

O ponto alto da clínica é o contato direto com o treinador Hugo Prado Neto, com a atleta Roberta Stopa e com a equipe OCE, que estará acompanhando de perto cada biker.

Nas horas vagas, os ciclistas terão a chance de explorar Morungaba. Há apenas seis quilômetros do Bike Park, a charmosa cidade, marcada pelos costumes de imigrantes italianos, proporciona belos passeios em contato com a natureza como os percursos das trilhas do Parque Ecológico ou o passeio pelo Rio Jaguari.

Os inscritos recebem de brinde duas caramanholas e uma camisa de cilclismo/ MTB da OCE e um óleo desenripante Keico além de concorrerem a 10 camisetas e quatro luvas (duas femininas e duas masculinas) da Specialized e cinco kits com boné, caramanhola e adesivos da DaMatta Design. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3297-8324