quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Santos recebe 1ª competição de Dragon Boat da América Latina


11/02/ - 18:20

No próximo domingo, dia 15 de fevereiro, a Ponta da Praia em Santos (SP) receberá pela primeira vez um Dragon Boat, embarcação típica da China e vem ganhando espaço em vários países do Mundo, que mede 12,4 metros (com 1,16m de largura), pesa 250 quilos e alcança velocidade média de 22 km/h. Cada uma leva 22 atletas, 20 remando (10 de cada lado), um no leme e outro no tambor, dando o ritmo das remadas. Esta será a primeira competição da modalidade na América Latina.

O responsável pelo evento é Fabio Paiva, um dos responsáveis pelo crescimento e divulgação de diversos tipos de canoagem no país. "A Dragon Boat faz parte de uma seqüência de um trabalho de massificação da cultura náutica", destacou o canoísta.

Celso Filetti e Felipe Neumann, ambos com diversos títulos no esporte e praticantes assíduos das competiçõe já confirmaram presença. “A minha equipe já está preparada para fazer bonito na água. Estamos intensificando nosso treinamento nas últimas semanas. Será uma experiência maravilhosa", garantiu Felipe. "No Dragon Boat você tem a ajuda de mais 21 remadores. Quem estiver melhor preparado fisicamente e trabalhar melhor em grupo vai levar vantagem", afirmou Filleti.

O Dragon Boat surgiu há mais de 2 mil anos na China e hoje conta com 60 países afiliados à sua federação, em Hong Kong. O positivo da embarcação é que qualquer pessoa, seja mais nova ou mais velha, com mais ou menos desenvoltura na canoagem se adapta rapidamente a ele.

"Estudo a Dragon Boat desde 2002, sempre buscando o momento certo para trazer ao Brasil. Vejo a Dragon como festa dos esportes, da família, dos amigos, das empresas. Enfim, mudar o conceito de irmos em busca do mais forte. Queremos integração, festejar e brindar aos grandes amigos. Queremos formar equipes com a maior somatória de idades, a mais animada, o melhor grito de guerra”, disse Paiva.

O evento terá início às 10h e os interessados devem procurar a Canoa Brasil, na Rua Afonso Celso de Paula Lima, 16 (em frente ao deck do pescador) ou pelo telefone (13) 3261-2229 .

"A sociabilização, o respeito pelos parceiros, o compartilhar, se exercitar, o brindar, contato com a natureza, são requisitos básicos para este esporte. Não tenho dúvida de que será um sucesso, não só entre os remadores já existentes, mas quanto aos novos que se formarão”, finalizou Fábio Paiva.

Nenhum comentário: