sexta-feira, 21 de novembro de 2008

CHARGE DO DIA

Beto Pandiani e Igor Bely chegam à Austrália e concluem Travessia

21/11/ - 17:h33
Com um total de 17.400 quilômetros, Beto Pandiani e Igor Bely completaram a Travessia do Pacífico após um ano e dois meses. A bordo do catamarã Bye Bye Brasil, os velejadores chegaram na noite de quinta-feira em Bundaberg, na Austrália.

Beto afirma estar feliz com a conclusão da aventura. “Foi a viagem mais difícil que fiz, com várias quebras do barco e momentos de tensão, em que achei que não iríamos concluir o projeto. Foi sensacional fecharmos a expedição ao fazer mais de 17 mil quilômetros, um terço da volta ao mundo, em um barco sem cabine”, comentou Pandiani.

A expedição teve quatro etapas, divididas em nove pernas. Beto e Igor enfrentaram problemas: nove quebras no leme e duas na barra transversal. Na última, ficaram parados por cerca de três meses para ajustes e para esperar melhoras nas condições climáticas. “Quando começamos mexer nas travessas, o Igor percebeu um início de trinca, quase imperceptível a olho nu. Ficava exatamente no lado oposto ao que quebrou quando chegávamos em Mangareva”, contou Beto.

Parte final - Após o retorno, de Nova Caledônia até a Austrália, o trecho foi percorrido com tranqüilidade pela dupla. Com a falta de ventos, os velejadores tiveram que controlar a ansiedade de chegar. “As últimas 700 milhas, entre Nova Caledônia e Bundaberg, foram de sol fortíssimo, calmaria e muita ansiedade. A gente ficava olhando para o GPS o tempo inteiro”, declarou.

O barco partiu de Viña Del Mar, no Chile e a primeira parada estava programada para a Ilha de Páscoa. ”Tivemos muito mar ruim na primeira perna antes de chegar à Ilha de Páscoa. Em uma noite enfrentamos o mau tempo e foi um pouco assustador. Tivemos mais de uma hora com ventos de 45 nós, que depois baixaram para 30 nós. Mesmo assim foi uma situação extrema e bastante complicada. Lidar com o clima foi uma grande lição”, disse Pandiani, que chegou na Ilha em 17 dias.

Beto e Igor passaram 71 dias em alto mar e durante toda a expedição, consumiram 420 litros de água e 210 pacotes de comida liofilizada. Agora, o catamarã Bye Bye Brasil passará por uma grande manutenção na Austrália para ser vendido. Beto retorna para o Brasil em duas semanas e Igor parte diretamente para a França.

Brasileiros participam do aberto de boulder esse final de semana no Chile

21/11/08 - 14:h22
Equipe brasileira possui grande chance de vencer

O Open de boulder de SP, evento realizado pela Femesp a semana passada no Parque do Ibirapuera, garantiu passagens e ajuda de custo para que os primeiros colocados participassem do “7mo Abierto Sudamericano Lippi” , Open de Boulder no Chile, que ocorre de 21 a 23 de novembro.

No open nacional, o atleta Cesar Grosso foi o primeiro lugar na categoria master masculino, e é convidado especial para participar do Open chileno. O atleta Andre Berezoski, segundo lugar no Open em SP, também integra a equipe brasileira.

Entre as mulheres, a atleta paulista Thais Makino destacou-se mais uma vez nos boulders brasileiros e é uma forte representante nacional esse final de semana no Chile.

A equipe brasileira possui grandes chances de podium neste evento internacional da escalada, que conta ainda com escaladores da Argentina, Colombia, Venezuela e Chile.

Maizena supera o frio no Paulistreking

21/11/08 - 14:h19
O frio não foi suficiente para afastar os competidores da décima etapa do Paulistrekking. No último final de semana, em Monte Verde, na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, as equipes disputaram a prova noturna, realizada em uma noite de baixas temperaturas, mas com céu limpo e estrelado.
No Paulistrekking, as equipes são distribuídas nas categorias graduados A , B e iniciantes (trekkers), de acordo com o regulamento da competição. Os times são compostos por dois ou até seis integrantes.
A vitória na Graduados A ficou com a Maizena, com 601 pontos perdidos, seguida pela Sedentários, com 1053 e a Nura, com 1722. Na Graduados B, o equilíbrio predominou e Tomba & Rala ganhou com 909 pontos perdidos, com Pão de Queijo (984) em segundo e Marmotas (1643) em terceiro. Já na Trekkers, a Equisobro levou a melhor com 2737 pontos perdidos. Os Incríveis, com 3663 pontos perdidos, ficaram em segundo e Ervas Danhinhas (5470) foram em terceiro.
No total, a prova contou com pouco mais de 80 participantes, que iluminaram a noite com suas lanternas. Foram quase quatro horas de disputa a 2.000 metros de altitude em difíceis trilhas da região, que garantiram a emoção. A próxima etapa será no dia 7 de dezembro.

Brasil confirmado no IRC

21/11/ - 14:h11
O Brasil está confirmado no pré-calendário de uma das principais competições de off-road do mundo. De acordo com as datas divulgadas nesta semana pela Federação Internacional de Automobilismo, a etapa brasileira do IRC (Intercontinental Rally Chalenge) será entre os dias 5 e 7 de março, em Curitiba.

No total, o campeonato conta com 12 etapas em quatro continentes. A abertura será entre os dias 21 e 24 de janeiro em Monte Carlo. Outra novidade será o retorno do Rally Safari Rally do Quênia, uma das vedetes do Mundial de Rali de Velocidade (WRC) nos anos 80.

A Escócia também retorna ao cenário mundial com a prova de encerramento, entre os dias 19 e 21 de novembro. A expectativa é de uma prova dura com trechos repletos de cascalho em uma época de muitas chuvas na região.

O IRC é a segunda categoria entre os Ralis de Velocidade no mundo, ficando atrás apenas do Campeonato Mundial (WRC). Com carros Super 2000, o torneio conta com a participação de equipes da Honda, Citroen, Mitsubishi, Peugeot, Fiat, Volkswagen.

Última etapa do Circuito Ilhabela de Vela promete dificuldades

21/11/08 - 08h54

Nos dias 29 e 30 de novembro e 6 e 7 de dezembro acontecem as últimas regatas decisivas do 8º Circuito Ilhabela Copa Mitsubishi Motors de Vela, no Yacht Clube de Ilhabela. A prova promete disputas acirradas pelo título e mesmo as embarcações com vantagens consideráveis se preocupam com os resultados.

As classes que participam da prova são ORC Internacional, ORC Club, BRA-RGS/SP, HPE25 e Bico de Proa. Na RGS A, a liderança está com o Jambock, comandado por Guilherme Cara. A diferença para o segundo colocado é de apenas 7 pontos. “Os sete pontos de vantagem não é tão confortável assim. A nossa tripulação terá de velejar bem e evitar riscos para manter a posição”, ressaltou Cara.

Outra grande vantagem na prova é do veleiro Fandango, de Ladislau Alfons Deutsch. Na categoria RSG B, a vantagem é de 15 pontos para o segundo colocado, o Cabaret. . “Na vela, o imponderável pode acontecer. Um mastro pode quebrar e você ficar fora da competição”, declarou o comandante líder.

Inscrições - As inscrições para a regata do 8º Circuito podem ser feitas no Yacht Clube de Ilhabela nos dias 28 de novembro, das 18h30 às 22h30 e no dia 29, das 8h30 às 10h30. O valor é de R$ 60,00 por tripulante.

Ericsson 4 garante pontos ao liderar passagem em portão

21/11/08 - 08h23

Ericsson 4 garante pontos ao liderar passagem em portão
Mais um desafio para a flotilha da Volvo Ocean Race que segue para Cochin, na Índia. A direção da prova colocou mais um portão de pontuação para os competidores na segunda perna da volta ao mundo, nas Ilhas Maurício. Nesta quinta-feira, o Ericsson 4, comandado por Torben Grael conquistou mais quatro pontos na classificação ao passar em primeiro lugar pelo portão.

A tripulação internacional foi seguida pelo Ericsson 3 (3.5 pontos), Green Dragon (3 pontos), Team Rússia (2.5 pontos), Telefônica Blue (2 pontos), Telefônica Black (1.5 pontos), Puma (1 ponto) e na última posição, o Delta Lloyd (0.5 ponto).

"Estamos emocionados de obter terceiro lugar e três pontos no portão de pontuação das Ilhas Maurício. Este tem sido o nosso foco exclusivo”, declarou o capitão Ian Walker, do Green Dragon.

As dificuldades seguem no Oceano Pacífico e com ventos em média de 18 nós (33 km/h, aproximadamente), a liderança da prova está com o Ericsson 3, que dista 47 milhas náuticas, cerca de 87 quilômetros do Ericsson 4, de Torben. O Green Dragon está na terceira colocação, mesmo enfrentando problemas na tripulação e no barco. A previsão é de que os ventos diminuam a potência e as embarcações entrarão em zonas de baixa pressão.

Recorde e pontuação atual - O recorde de singradura quebrado pela tripulação de Torben Grael, que atingiu a marca de 600 milhas náuticas, foi registrado. Mas somente a marca de 596,4 milhas náuticas (1.104,53 quilômetros) foi confirmado pela Isaf.

Até poderia ser um piloto de F-1," brinca Rossi

21/11/ - 08:h14

O campeão mundial de MotoGP, Valentino Rossi, acreditou que poderia ser um piloto de F-1 após os testes que realizou para a equipe Ferrari nesta quinta-feira, em Mugello na Itália. Depois de muitas especulações sobre uma possível transferência para a categoria, o italiano provou que é rápido também com quatro rodas.

Pela manhã o piloto havia marcado o tempo de 1min23s930 e à tarde melhorou ainda mais a marca fechando o dia com surpreendentes 1min22s550. Por essa razão ele acredita que poderia ser um bom piloto da categoria mais famosa do automobilismo mundial.

"Depois desse trabalho árduo e difícil acredito que poderia ser um bom piloto de F-1. É difícil dizer se eu venceria, mas acredito que tem potencial para isso," brincou o italiano que amanhã volta a pista para o segundo dia de testes em Mugello.

Para grau de comparação, Rossi ficou apenas cerca de um segundo e meio atrás dos titulares da equipe Felipe Massa e Kimi Räikkönen que marcaram tempos recentemente. Para o recorde da pista, marcado por Rubens Barrichello em 2004 faltou cerca de quatro segundos.

Jorge Balbi e Leandro Silva na briga pelo título do Supercross















21/11/ - 07:h50

Off-Road - As vésperas da disputa da 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Supercross, os pilotos Jorge Balbi e Leandro Silva são os nomes mais cotados ao título. A dupla fará um emocionante duelo nesse sábado, 22 de novembro, em Canoas, no Rio Grande do Sul, no Parque Municipal Eduardo Gomes.

Atualmente, a liderança está com Balbi, que venceu a 1ª e a 3ª etapa da temporada, deixando Leandro Silva com a vice-liderança, com apenas quatro pontos de diferença entre eles. Mas tudo isso pode mudar na etapa gaúcha.

"Este ano fiquei muito feliz quando vi que as datas do Dunas Supercross não coincidiriam com o AMA (competição nos Estados Unidos) e que eu poderia lutar por mais um título nacional. Cheguei aqui como o único brasileiro correndo no exterior e vi que a expectativa em relação a mim era muito grande", disse Balbi.

O companheiro de equipe e rival na disputa pelo título, Leandro sabe das dificuldades mas não pretende sair da temporada sem o campeonato. "São somente quatro pontos de diferença e temos duas provas pela frente. Assim, garanto que vou brigar até o final do campeonato pela conquista do Dunas Supercross, a mais importante competição da modalidade", disse Leandro.

Sastre correrá o Giro ao invés da Vuelta a España

21/11/ -07:h49

O ciclista espanhol Carlos Sastre assegurou ontem que há uma “porcentagem muito alta” de possibilidades de que no próximo ano renuncie a Vuelta a España para disputar o Giro de Itália e tratar de completar sua presença no podium das três grandes, algo que lhe da grande motivação.

“O Giro é algo que vem passando pela minha cabeça há bastante tempo e que me alucina”, afirmou o corredor em declarações a Efe depois de participar no Parlamento Europeu em um ato para apoiar às crianças que sofrem de diabetes.

Sastre, que militará na próxima temporada na nova equipe Cervélo, explicou que definirá definitivamente seu calendário durante a primeira semana de dezembro, mais deixou clara sua aspiração para a corrida italiana.

“Se vou ao Giro será para tentar estar por cima”, assegurou o ciclista, que recordou que nunca conseguiu resultados importantes na corrida italiana. “Quando você vai abonando objetivos em sua vida esportiva, vão surgindo outros novos. Eu cobri uma série de objetivos tanto no Tour como na Vuelta a España e uma nova motivação pode ser o Giro”, acrescentou.