terça-feira, 16 de dezembro de 2008

CHARGE DO DIA

Disputa acirrada no Brasileiro de Canoagem Oceânica


16/12/08 - 15:12




Prova teve 18 quilômetros am áreas costeiras


A última prova do ano do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica marcou as fortes disputas nas categorias pelo título. A prova foi disputada no último domingo, dia 14 de dezembro, na Praia Grande, em Angra dos Reis (RJ) e encerou o calendário de 2008 da modalidade.

Com percurso de 18 quilômetros, a competição largou da Praia Grande e passou por Ponta do Adolfo, Tanguá, Tanguazinho, Eco Resort, Igrejinha da Ribeira, contornando a Ilha do Arroz, retornando ao local da largada. Cerca de 70 canoístas participaram da prova.

A equipe Arcoar, com 248 pontos, conquistou o título por equipe na classificação final, seguida pela Turma do Remo de Praia Grande, com 95 pontos e Ascoc de Caraguatatuba, com 79 pontos.

Primeiros colocados - A dupla Pedro Paulo Gonçalves e José Antônio da Silva (Classe I Duplo Sênior) foram os primeiros competidores a completar o percurso com o tempo de 1h21min08. Os segundos, da categoria Máster, foram Edneder Soares e Edmar Soares, com 1h23min53. O primeiro competidor solo, da categoria Máster, foi o experiente Sebastian Cuattrin, que completou os 18 quilômetros em 1h23min57.

Peugeot e Citroën interessadas em comprar a equipe Honda

16/12/ - 07:35

F-1
O grupo PSA, que reúne duas grandes montadoras de carros francesas, Peugeot e Citroën, ao que parece, estaria interessado em comprar a 'ex-equipe Honda' de Fórmula 1. Pelo menos, esses são os rumores que circulam pela imprensa européia.

De acordo com o jornal belga Autosportnieuws, o grupo PSA teria solicitado informações sobre a escuderia nos últimos dias. O último envolvimento da empresa com a Fórmula 1 se resumiu ao fornecimento de motores para a extinta equipe Prost.

Atualmente, a marca Citroën faz sucesso no automobilismo com o modelo C4 e o francês Sébastien Loeb - pentacampeão mundial de rali. Já a Peugeot retornou para o cenário das provas de longa duração, como as 24 Horas de Le Mans, com o protótipo 908.

O grupo PSA, segundo as especulações, pretenderia fazer o investimento na F-1 porque não teria sido tão atingido pela crise mundial como outras empresas foram. Além disso, a França subsidiará o setor automobilístico nos próximos meses.

Até rumores sobre pilotos circulam pelo velho continente. O grupo PSA estaria interessada em manter Jenson Button como um dos titulares. Ao seu lado estaria o francês Sébastien Loeb, hoje na Toro Rosso, ainda sem contrato definido para 2009.

ASSOCIAÇÃO DOS ESPORTISTAS DE ILHABELA DÁ O EXEMPLO

16/12/ - 07:35

A Associação dos Esportistas de Ilhabela, entidade que congrega mais de 200 esportistas em diversas modalidades, realizará o evento “Ações Solidárias para o Esporte e Saúde” .
Seguindo uma antiga idéia da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, onde a cada final de ano eram homenageados os destaques esportivos do município de Ilhabela, a Associação resolveu criar um evento com um escopo diferente.
Ao invés de homenagear os Atletas de destaque, serão homenageados os idealizadores e incentivadores de trabalhos sociais ligados ao esporte e saúde no município.
São mais de vinte ações, contemplando quase 1000 beneficiados entre crianças, jovens e adultos.
O evento acontecerá no Esporte Clube Ilhabela, Centro de Ilhabela, na próxima terça-feira dia 16/12/2008, as 20:30 horas. É esperado a presença de todas as autoridades locais. O objetivo é incentivar novas ações, e demonstrar à sociedade em geral que é possivel inserir principalmente jovens e crianças à prática de esportes, propiciando uma qualidade de vida saudável.
A Associação foi criada para atuar em 3 manifestações destintas:
- esporte educacional e social com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania;
- esporte de participação, com a finalidade de contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida social, na promoção da saúde e educação e na preservação do meio ambiente;
- esporte de rendimento, que visa apoiar atletas locais, bem como fomentar a realização eventos esportivo, incrementando assim o turismo esportivo como uma nova alternativa do turismo local.
Se voce quer saber mais contate: ass_esportistas_ilhabela@yahoo.com.br

Atual campeão, Nilceu é destaque de Copa América de Ciclismo


16/12/ - 07:29

Nilceu busca o bicampeonato

Bike - No próximo dia 21 de dezembro, o Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, recebe a Copa da República de Ciclismo, que terá como destaque o paranaense Nilceu Aparecido Santos, atual campeão da disputa. O atleta defende a equipe Scott/Marcondes Cesar/Fadenp, de São José dos Campos, 2ª colocada no ranking nacional.

A Copa da República é uma das mais importantes provas do calendário nacional, valendo pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Somente as 13 primeiras equipes do ranking, e mais duas convidadas competem na prova.

"O Nilceu é nosso carro chefe. E ele não poderia estar em um melhor momento para tentar o bicampeonato no evento. Fizemos uma preparação específica para esta disputa e também para a Copa América, em janeiro, e vamos atrás deste resultado", explica José Carlos Monteiro, o Carlinhos, técnico da equipe, que compete com mais cinco ciclistas.

Outro fator que a equipe destaca é o circuito desse ano, semelhante ao usado na 1ª edição da prova, também no Aterro do Flamengo. "O local é perfeito, pois é plano e o asfalto está em perfeito estado. Apesar de o Nilceu preferir os circuitos com mais dificuldade, ele mostrou que gosta do Aterro ao vencer a Copa América deste ano", destacou Carlinhos.

Além de Nilceu, a equipe da Scott compete com Daniel Rogelin, Soelito Gohr, Breno Sidoti, Renato Seabra e o argentino Edgardo Simon. "Foi um ano muito bom. Apesar do cancelamento de alguns eventos importantes, andamos bem nos demais, vencendo os Jogos Abertos e a Copa América, por exemplo. Mas o mais importante foi que pudemos sentar e discutir o projeto de 2009, que será bem mais forte", completou Carlinhos.

Odair é campeão do Nissan XTerra, em Florianópolis

16/12/ - 07:27

Uma nova experiência, realizada com extremo sucesso. Foi assim o domingo do biker Odair Pereira (Scott/ProShock/Vzan), que conquistou (14) o título do Nissan XTerra, em Florianópolis-SC – uma espécie de triathlon radical.

O atleta paulista participou da disputa do lado do nadador Lamartine Júnior e da maratonista Débora Simas. O trio terminou em primeiro lugar na categoria Revezamento, com 1,5km de natação, 25 km de mountain bike e 8 km de corrida nos morros.

“Tudo correu muito bem! A equipe participou com muita união e comprometimento, com cada um fazendo o seu melhor, o que nos garantiu o lugar mais alto do pódio”, disse Odair.

“O Lamartine se manteve muito bem na natação, eu andei no meu limite durante o trecho de mtb, enquanto a Débora finalizou cmo uma excelente corrida no terreno acidentando e rochoso das trilhas em volta da praia. Gostaria de aproveitar para parabenizar toda a organização da prova pela qualidade do tratamento dado aos participantes”, finalizou.

O vencedor da etapa na categoria Elite foi o triatleta Alexandre Manzan. Na feminino o lugar mais alto do pódio ficou com Carla Prada.

Odair é patrocinado por Scott, ProShock e Vzan e tem apoio de pneus Michelin, óculos Tifosi e do site Amigosdabike.com.br. Odair utiliza a suspensão ProShock One Air. Desenvolvida integralmente no Brasil, pela área de engenharia da ProShock, ela é específica para alto rendimento em cross country – e uma das mais leves do mercado, a partir de 1450g.

Casa de Pedra Chácara Santo Antônio pode continuar funcionando


16/12/08 - 07:25


Local é referência da escalada em SP

Após rumores, confirmações, mudanças e tudo mais, a unidade Chácara Santo Antonio da Casa de Pedra pode continuar funcionando. Isso se a direção do local e os próprios alunos entrarem em acordo.

Conforme informa o blog da atleta Janine Cardoso, uma reunião está marcada para esta terça-feira (16), para ser discutida a possibilidade de deixar o ginásio aberto. “Conforme a movimentação dos próprios clientes, foi marcada essa reunião para discutirmos a possibilidade de manter o ginásio aberto”, comentou Janine.

Em entrevista na última sexta-feira (12), Alê Silva, proprietário da academia, confirmou ao Webventure a intenção de fechar o local (veja a matéria na íntegra).

Para Janine, um fator será determinante para o funcionamento da Casa de Pedra em 2009: “se o número de alunos dispostos a pagar por uma anuidade for suficiente para manter o funcionamento da unidade Morumbi”, completa.

A reunião - Para os interessados, a reunião começa às 20h desta terça-feira (16), na Unidade Morumbi da Casa de Pedra (Rua da Paz, 1823 - Chácara Santo Antônio).

Prova técnica decide o título da Xterra Brazil 2008

16/12/ - 07:23

Realizada pela primeira vez em Florianópolis (SC), a etapa regional do Nissan Xterra Brazil aconteceu no último domingo, dia 14, na Praia da Barra da Lagoa. O título ficou com os atuais campeões da etapa brasileira do Xterra Global Tour, Alexandre Manzan e Carla Prada.

A prova, com 34,5 quilômetros (1,5 de natação, 25 de mountain bike e 8 de corrida), teve um nível de dificuldade alto. “A prova foi muito legal e passou por lugares bem bonitos. Foi um percurso duro, que exigiu força o tempo inteiro. Fiquei feliz com o resultado e em encerrar o ano assim”, declarou Manzan. Cerca de 160 atletas disputaram a etapa.

Com o tempo de 2h10min18 e com a liderança desde o início, Alexandre assegurou o título da prova. A segunda colocação ficou com Rodrigo Altafani, dez minutos após a chegada do líder. Alexandre Ribeiro, tricampeão do Ultraman, completou o pódio na terceira colocação e venceu a Xterra Trail Run, prova de corrida em trilhas realizada uma noite antes da competição.

“Acabei de chegar do Havaí. O Ultraman é uma competição bastante desgastante e vim pra cá sem pressão, só pra curtir o Xterra. O corpo sentiu um pouco, mas o terceiro lugar está ótimo”, afirmou Alexandre Ribeiro.

Disputa feminina - Entre as mulheres, a vencedora foi Carla Prada, com o tempo de 2h59min08. A vencedora contou com o apoio dos filhos e do marido, o velejador Bruno Prada. “Gostei muito do percurso. Foi bem duro. A minha intenção era completar a prova. Chegar em primeiro foi maravilhoso”, revelou.

Na segunda colocação ficou Gisele Bertucci, com 3h00min39. Ela também levou o título da Xterra Trail Run (8 quilômetros). A terceira colocada foi Mariana Borges, com 3h14min45. Na prova de revezamento, a equipe de Lamartine, Odair e Débora completaram o percurso com 2h30min14 e sagraram-se campeões.

Equipe Suzuki abandona o Mundial de Rali

16/12/ - 07:22

Por conta da crise mundial e os prejuízos causados, a montadora japonesa Suzuki anunciou a retirada de sua equipe do Mundial de Rali. De acordo com informações de agências internacionais, a fábrica não tem data para retornar à modalidade.

“A medida foi tomada pela redução das vendas nos automóveis provocada pela recente crise econômica. Agora vamos priorizar investimentos na nossa fábrica, no desenvolvimento de tecnologia e de uma nova geração de caminhões", afirmou a Suzuki.

Em 2008, a Suzuki, com os pilotos Toni Gardemeister e Per-Gunnar Andersson, conquistou a quinta colocação entre as seis participantes, somando 34 pontos. A vitória do Mundial ficou com a equipe Citroen, com 191 pontos.

O investimento da montadora japonesa na competição mundial iniciou este ano. Antes, a Suzuki disputava apenas a categoria Junior. Em 2004 e 2007, a montadora conquistou o título entre as construtoras.