terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Coloca e Hendi garantem bi no Paulista de Resistência


02/12/ - 17:30

Bike - O domingo foi de festa para o ciclismo de São Bernardo do Campo (Metodista/São Bernardo do Campo/Sundown/Nossa Caixa/Kuruma). Ontem, 30 de novembro, os ciclistas Jean Coloca e Maira Hendi conquistaram o bicampeonato do Campeonato Paulista de Resistência. A 5ª e última etapa da competição foi disputada em Ribeirão Preto, interior paulista.

Coloca chegou a etapa como um dos favoritos, tendo vencido as duas últimas provas. O ciclista ocupa a liderança com 32 pontos, contra 22 de Bruno Tabanez, de Americana. Coloca só precisou de um 3º lugar para faturar o título, somando mais 18 pontos. O vencedor da etapa foi Murilo Antonio, atleta da equipe da casa, Ribeirão Preto, (São Francisco Clínicas/Nossa Caixa/Kenda/DKS Bike). O 2º lugar ficou com José Jailson Diniz, também de Ribeirão Preto.

"Estava querendo muito conquistar esse título novamente. É muito importante ser bicampeão paulista já que as melhores equipes estão no Estado de São Paulo", disse Coloca. "Como a pontuação era dobrada, corremos com o regulamento debaixo do braço. Por isso, a equipe foi essencial para eu ter conquistado esse título", acrescentou.

A equipe de São Bernardo competiu ainda com Alexandre Mantovani, Adriano Martins, Wagner Pereira e Reinoldo Marques. "A equipe foi perfeita já que conseguiu controlar a prova. Todos os ciclistas tiveram um excelente desempenho", afirmou Danilo Terra, treinador da equipe.

Na Elite Feminina, Maira Hendi garantiu o título após a vitória na etapa. Com o resultado, a ciclista somou mais 32 pontos, totalizando 70 pontos no ranking final do Paulista. O 2º lugar ficou com Cristiane Pereira, de Araraquara, vice-campeão, com 42 pontos.

"Não esperava vencer já que o circuito tinha uma subida muito longa e não me favorecia. Minha tática era ficar entre as dez primeiras para conquistar o título, mas felizmente eu consegui vencer", contou a atleta, que arrancou para a vitória logo na segunda volta. "A Maira andou muito bem. Ela conseguiu se superar e conseguiu vencer com facilidade", elogiou o treinador Danilo Terra.

Brasileiro busca o tetracampeonato na Rio Va´a 2008


02/12/08 - 17:25



Filetti competirá em quatro categorias na Rio Va´a

Nos dias 6 e 7 de dezembro no Rio de Janeiro acontece a Rio Va´a, competição de canoa havaiana válida como etapa sul-americana do Mundial da categoria. Celso Filetti busca o quarto título da competição na categoria Máster. A prova reunirá atletas de países com tradição na competição, como Taiti e França.

Na competição de 2008, Filetti competirá nas categorias OC1 e OC6, tanto na Open quanto na Máster. “Minha preferência é pela OC1, mas vou me dedicar muito na OC6, porque sei que este é um trabalho em equipe e todos têm de estar em sintonia e bem preparados. A briga vai ser incansável do começo ao fim, mas estarei ao lado de grandes amigos, como o Fábio Paiva e o Alex Reis, e essa energia ajuda muito”, contou o atleta.

As dificuldades da categoria OC1 exigem muito mais concentração e determinação durante a prova, contou Celso. Sua preparação para a Rio Va´a vai além dos treinos: o atleta gosta de cuidar de sua alimentação e procura repousar ao máximo.

Outras edições - Celso Filetti estreou na competição internacional há três anos e garantiu na estréia o título da OC1 Máster. Em 2006 repetiu o feito, conquistou o primeiro lugar na prova de velocidade e foi vice na OC2 ao lado de Felipe Neumann.

Na última edição da prova, Filetti venceu na OC6 e no individual assegurou a vitória sobre o favorito Bill Barf, do Taiti. “Foi uma emoção a mais. Era um remador muito forte, com técnica, e que veio ao Brasil para vencer”, revelou.


Anúncios Google

Sebastian Cuattrin participa do Sul-Americano de Canoagem Maratona

02/12/ - 17:20

Sebastian Cuattrin, canoísta com mais de 20 anos de experiência no esporte, especialista em canoagem de velocidade, com quatro participações em Olimpíadas, e que coleciona mais de 114 títulos nacionais, confirmou sua presença no Sul-Americano de Canoagem Maratona, nos dias 6 e 7 de dezembro, nas cidades paulistas de Cubatão e São Vicente.
Ele garantiu a vaga na competição após vencer a prova do K1 Sênior no Campeonato Brasileiro de Maratona, no Lago Paranoá, Brasília (DF), em julho.
“As provas de Maratona são bem difíceis, pois o ritmo é muito forte, um pouco abaixo das provas de Canoagem Velocidade. Mas é uma ótima forma de aperfeiçoamento da resistência e condicionamento físico do atleta”, disse Cuattrin.
No sábado serão disputadas provas de 22 quilômetros nas categorias K2, C2 e K2 feminino, todos na Sênior; K1, C1 K1 feminino, na Junior; e K1 Cadete, além do C1 e K2 feminino, disputados na categoria Cadete e com percurso de 11 quilômetros.
Já no domingo estão marcadas as provas de 22 quilômetros de K1, C1, K1 feminino – Sênior; K2, C2 e K2 feminino – Junior; além do K2 Cadete. Nas provas de 11 quilômetros remarão os atletas do C2 e K1 feminino, ambos na categoria Cadete.
O percurso será o mesmo nos dois dias. Sábado a largada e chegada ocorrerão na Raia Olímpica em Cubatão e, no domingo acontecem no Centro Náutico de São Vicente. “O local da realização da prova é um rio aberto e se houver ocorrência de ventos é indicada a utilização de saia contra respingos nas embarcações. Também recomendamos a utilização de elementos flutuadores em todos os barcos”, orientou Christina Lentino Vanícek, membro do Comitê Organizador da prova.

Clínica MTB Soul comemora sucesso em Minas Gerais

02/12/ - 13:26

Mario Roma, Odair Pereira e Adriana Nascimento proporcionaram aos atletas iniciantes do mountain bike mais um fim de semana repleto de aulas e informações sobre o esporte na Clínica MTB Soul, que aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de novembro no Hotel Pedra do Sino, em Minas Gerais. Os participantes entre 12 e 55 anos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram recebidos na noite de sexta-feira (28) pelos três atletas.

A Clínica começou na manhã de sábado com o dia chuvoso, que não atrapalhou as primeiras aulas dadas com técnicas de pilotagem, subidas, descidas e transposição de obstáculos. Após o almoço, os participantes tiveram aula sobre noções básicas de mecânica, ajustes e como sair da trilha após um furo ou uma corrente quebrada. Várias competições foram realizadas entre os participantes como trocar o pneu mais rápido e reparar a corrente quebrada sendo todos premiados com brindes oferecidos pelos patrocinadores.

O sábado a tarde foi de trilhas com treinos técnicos e aulas sobre a preparação física de Mario, Adriana e Odair para grandes provas, como o La Ruta de los Conquistadores, que aconteceu no último mês, na Costa Rica, e Roma ficou na 15ª colocação. A prova é considerada uma das mais difíceis do mundo.

Trilha com os atletas - Para colocar em prática todas as técnicas e teorias aprendidas no sábado, os participantes da Clínica MTB Soul saíram para uma trilha de 35 quilômetros pela Estrada Real e pela antiga Linha Ferroviária de Dom Pedro I ao lado dos atletas.

Adriana, Mario e Odair estiveram perto dos participantes em todos os momentos, corrigindo os movimentos e acompanhando o desenvolvimento deles. O dia finalizou com um almoço e sorteio de prêmios e entrega de medalhas de finisher.

"Esse tipo de interatividade nos deixa muito satisfeitos. Poder dividir nossas experiências com outras pessoas das mais diversas idades e o prazer de somar para o nosso esporte favorito é o mesmo de cruzar a linha de chegada após 900 quilômetros de uma ultramaratona" comentou Mário Roma.

Equipes enfrentam 617 km de especiais no Piocerá

02/12/08 - 13:21

Os competidores não terão moleza no Rally Piocerá 2009. De acordo com o previsto para a programação da prova, os inscritos terão de percorrer 1.198 quilômetros durante o rali, sendo 617 quilômetros de especiais. O evento será entre os dias 26 e 31 de janeiro, com largada em Teresina, no Piauí, e chegada em Fortaleza, no Ceará.

A idéia dos organizadores é chamar a atenção dos dirigentes e incluir a prova no calendário nacional de cross country em 2010. De acordo com as informações extra-oficiais obtidas junto aos promotores, as atividades começam com as vistorias no dia 26 de janeiro, em Teresina.

Após o briefing, no dia 27, às 19 horas, será feito o deslocamento inicial de Teresina a Sete Cidades, no dia 28. Já a primeira especial terá 99 quilômetros cronometrados No segundo dia de competições (29 de janeiro), a prova segue até a cidade de Parnaíba, com mais 178 quilômetros de especiais.

De Parnaíba, os pilotos irão até Sobral, no terceiro dia de prova que terá mais 192 quilômetros de especiais, sendo a etapa mais longa de toda a corrida. Por fim, no último dia, a competição segue de Sobral até Fortaleza, com 148 quilômetros de especial.

As inscrições para o Piocerá ainda estão abertas pelo valor de R$ 2.300,00. As cidades possuem boa rede hoteleira e as estradas para apoio e deslocamento são de qualidade.

Clima inconstante marca segundo dia do Portugal XPD Race

02/12/ 13:15

Na tarde da última segunda-feira (1), a equipe Team Finland abriu o trekking de 14 quilômetros na região da cidade de Sampaio. Eram dois percursos em looping, e as equipes deveriam começar pelo mais longo.

Completado esse estágio, as equipes seguiram em direção à Praia de Anicha, passando pela falésia mais alta da Europa Ocidental, localizada a 200 metros acima do nível do mar, onde ocorreram as técnicas verticais, com rapel e ascensão. Com a disputa acirrada, uma pequena fila com as equipes Alpine Pro, Bike Point Jena, Castilla y León es Vida/Sole e 'uge.cyanosis se formou antes da descida.

O principal fator que tem atrapalhado as equipes é o clima inconstante. "Se você me perguntar qual a melhor parte da corrida até agora, diria... quando o sol está brilhando", brincou o atleta Nicholas Mulder.

"Decidimos não fazer a seção de orientação em MTB para chegar cedo no Porto de Palafita da Carrasqueira e evitar a maré baixa", disse Pedro Roque, da equipe portuguesa Team Greenland/ATV. Quando a maré está baixa na região, forma-se um grande lamaçal na região do mangue, impossibilitando até de empurrar os ducks.

Para se chegar nessa região, as equipes enfrentaram uma canoagem de 41 quilômetros em embarcações sit-on-top a partir da Praia de Anicha e cruzando o rio Sado até chegar em Tróia, onde aconteceram o Arco e Flecha e o Skimming, atividades extras colocadas pela organização.

No alvo - Dois atletas de cada equipe tiveram oito flechas para completar, pelo menos, 20 pontos, com o alvo localizado a 20 metros. Quem não conseguisse completar o desafio deveria buscar o PC25, no alto de uma colina.

Seguindo de Tróia, as equipes se dirigiram rumo à Carrasqueira, um pequeno porto de pescadores. Já era noite quando a Team Finland e a Issy Adventure - Grany chegaram ao local, e com muito frio. Por não ser área de apoio, eles apenas puderam trocar de roupa e se aquecer um pouco antes de continuar, mas não puderam receber assistência de suas equipes.

De lá seguiram para um trekking de 50 quilômetros até Alcácer do Sal ascensão total de 708 metros e desnível de 580 metros. Para finalizar o dia, mais 80 quilômetros de bike até a cidade de Vendas Novas, onde encontraram as equipes de apoio.

* Com informações de Wladimir Togumi, direto de Portugal

Rally Universitário quebra recorde em Belo Horizonte

02/12/08 - 10:30

O encerramento da temporada do Rally Universitário Fiat surpreendeu positivamente os organizadores. No ano em que esteve nas regiões Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, o evento bateu o recorde de inscritos na última prova, neste final de semana, em Belo Horizonte. Apesar do grid da prova de Belo Horizonte ter sido ampliado para 160 carros, 10 mais que o inicialmente previsto, 244 equipes foram inscritas, gerando uma fila de espera com 84 carros. “Fechamos o ano com chave de ouro”, resumiu o diretor do evento, Eduardo Regal.

A vitória da categoria Universitário foi da equipe Felipe Santos / Eduardo Santos / Maria Emília Oliveira. Na Turismo, de Marcelo Vieira / Gustavo Moraes / Hugo Cardinot. Na Tour Adventure, o lugar mais alto do pódio foi ocupado por Paulo Giudice / Victor Salviano.

O grid máximo com 160 carros teve 401 participantes, entre pilotos, navegadores e zequinhas, que permitiram a arrecadação de 1604 latas de leite em pó e 401 brinquedos, doados para três instituições filantrópicas: Conselho de Pais Criança Feliz, Instituto Educacional Tia Dulce e Creche Comunitária Maria Estela Barcelos Gonçalves. A prova, com 179 quilômetros, passou pelos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima e Itabirito, em 4h38min de duração.

Comprovando que o evento conquista uma legião de fãs por onde passa, representantes de diversos municípios participaram do evento. Entre os que vieram de mais longe estavam moradores do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

O grid também contou com 10 equipes da Fiat que venceram um sorteio promovido entre os funcionários da fábrica de Betim, com direito a participar da prova com carros cedidos pela montadora. Entre os participantes também havia um Fiat 147, da equipe Alexander Costa/Jackson de Oliveira. A dupla, que participou pela primeira vez do evento na prova passada, em Juiz de Fora, ficou em 37º na Turismo.

Veja como foi a última etapa da Track&Field Run Series

02/12/ - 07:35

No último domingo (30) aconteceu no Shopping Villa Lobos, em São Paulo, a última etapa do Circuito Track&Field Run Series, prova que teve vitória de José Rodrigues dos Santos e Jaciane Barroso Araújo. O evento reuniu cerca de 2.500 competidores nas imediações do estabelecimento localizado na zona oeste da capital paulista.

A largada aconteceu às 8h com céu nublado, temperatura amena e, logo de cara José Rodrigues assumiu a ponta, deixando para trás um pelotão de aproximadamente 10 atletas. Ele não deu chances aos adversários e imprimiu um forte ritmo durante todo o trajeto de 10 quilômetros, fechando com 30min51. Em seguida apareceram Rafael Santos (30min59), Adriano Bastos (31min08), Edgar José da Silva (31min44) e Carlos Moreira dos Santos (31min47).

Bastos já é um veterano das provas do Circuito Track&Field, tendo vencido oito etapas dentre as 10 disputadas nos últimos quatro anos. "Hoje corri sentindo ainda os efeitos da maratona, as pernas pesadas, panturrilhas doloridas e sem ritmo pelo fato de ter feito apenas trotes leves de recuperação no decorrer desta semana”, relata o atleta que disputou a Maratona de Curitiba semana passada.

Na categoria feminina Jaciane também conseguiu um resultado expressivo em comparação com suas adversárias, já que fechou em primeiro com 37min46, seguida por Vivian de Oliveira com 40min21, Janaina Pinto Fernandes (40min22), Denise Pereira Gomes (41min27) e Liane Schwarz Buchmann (41min35). Todos puderam desfrutar de diversos benefícios, como estacionamento gratuito, espaço para as crianças, camiseta tecnológica e puderam usufruir o espaço interno do shopping.

Uma das novidades desta etapa foi a presença de cães das mais variadas raças vestindo camisetas e números de peito idênticos aos de seus donos, já que foram agraciados com um kit especial dos patrocinadores. O evento contou também com um show de Agility, no qual cães adestrados apresentaram truques como saltos, danças, corrida, entre outros, e fizeram crianças e adultos sorrirem. O agility é um esporte para cães, baseado nas regras do hipismo, que consiste em fazer o cão percorrer um circuito de obstáculos no menor tempo possível e com o menor número de faltas.

Polêmica Piquet x Senna com novo viés na Fórmula 1





















02/12/ - 07:28

SÃO PAULO - Em evento da Renault, sua equipe na Fórmula 1, em São Paulo, o piloto Nelsinho Piquet reconheceu ter cometido erros em sua primeira temporada na principal categoria do automobilismo mundial. O filho de Nelson Piquet ainda trouxe à tona parte da polêmica que o pai vivenciou com Ayrton Senna nos anos 80. Ao comentar sobre a possibilidade de Bruno Senna, sobrinho de Ayrton, ingressar na F 1 no próximo ano, Nelsinho disse que o provável piloto da Honda “começou tarde no automobilismo, mas demonstrou talento”.

Bruno Senna fez testes com a Honda, em novembro, e foi chamado pela escuderia japonesa para novas práticas neste mês.

Nelsinho disse torcer para a presença de mais brasileiro na F 1. Neste ano, além dele, Felipe Massa (Ferrari) e Rubens Barrichello (Honda) competiram. Para 2009, Massa está garantido no time italiano. Barrichello ficou sem lugar na Honda – deve ser substituído justamente por Bruno Senna. Ainda há a chance de Lucas di Grassi, que testou com Senna a Honda, acertar com a Toro Rosso, que não definiu sua dupla.

Nelsinho não quis falar sobre uma possível disputa com Bruno Senna nas pistas. Preferiu elogiar o número de brasileiros na categoria. O filho de Piquet também lamentou que Rubens Barrichello não tenha chance de ser contratado.

Nelsinho Piquet foi atração do Renault RoadShow, no domingo passado, no Ibirapuera, na capital paulista. Ele pilotou o R27, carro utilizado no ano passado pela marca francesa. Segundo o piloto, a renovação de contrato foi uma prova de confiança da equipe em seu potencial.

Nelsinho afirmou que as mudanças adotadas para os carros na próxima temporada podem ajudar bastante a equipe.

– Os testes de fim de ano não servem para avaliar o resultado do carro em 2009. São muitas novidades, como a asa menor, pneus slick. No nosso caso, somente a partir do meado de janeiro, quando o carro novo estará pronto teremos uma real noção do desempenho da equipe.

Schumacher rebate acusações de Barrichello


















02/12 - 07:20

O alemão Michael Schumacher participou Domingo, do Desafio Internacional das Estrelas, no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis. O heptacampeão da F-1 foi criticado por Rubens Barrichello, vencedor do desafio.

"Isso aqui é um evento comemorativo. Tem que ser uma coisa na paz. O Schumacher parecia que estava em uma guerra. Ele esqueceu que aqui é o Brasil e tem que vir com calma," disse Barrichello.

Schumacher como não é de medir as palavras não deixou por menos em sua resposta. "O Barrichello é assim mesmo: reclama quando perde e reclama quando ganha", disse Schumacher.

As farpas entre os dois pilotos acontecem desde a saída de Barrichello da equipe Ferrari e tudo indica que este não foi o último capitulo da animosidade entre eles.

VZAN lança rodas tubulares para 2009






















02/12 - 07:05


A empresa brasileira VZAN inova mais uma vez com as rodas Concept Tubular.

Quem esteve no BEXBRA deste ano, pôde apreciá-las no estande da empresa, conforme a nossa publicação no link especial: http://www.pedal.com.br/exibe_texto.asp?id=2567

Mas agora é oficial! A empresa anuncia a fabricação em série e promete surpreender o mercado mais uma vez. Já que as rodas possuem as mesmas características da atual Concept, mantendo seu padrão de qualidade para atender todos os públicos.

As novas rodas Concept Tubular devem chegar no mercado já no início de Janeiro de 2009.

Enquanto não saem, confiram as características:

:: Raios

Inox preto aerodinâmicos;
Niplles de latão cromado.

:: Aros P49

Parede dupla 6061 T6
CNC lateral.
Fresa entre raios (alívio de peso).
Acabamento pintado em preto fosco.

:: Cubos

Dianteiro Concept;
Traseiro Concept com os dois sistemas universais: Shimano 8/9/10 velocidades; e Campagnolo com 9/10 velocidades.

:: Raio X geral

Características: Dianteiro / Traseiro
Número de raios: 20 raios / 24 raios
Números de rolamentos: 02 rolamentos / 04 rolamentos
Peso das rodas: 940 gramas / 1205 gramas
Montagem: Radial: 02 cruzamentos
Medidas de raios: 263mm / 280mm lado catraca - 282mm lado oposto.

ATENÇÃO: Rock Shox anuncia Recall das suspensões Domain

02/12/ - 07:00

Confiram os modelos e os números de série

A SRAM está convocando o recall de algumas unidades das suspensões Rock Shox Domain 302 e 318 que tenham o tubo de direção em aço. O fabricante detectou uma possível falha no material que pode ocasionar a quebra da peça e já está organizando o processo de substituição das peças com defeito.

Consumidores que tenham adquirido estes garfos devem parar de utilizá-los imediatamente e retornar à revenda autorizada onde foi comprado para verificação do número de série. Garfos com o tubo de direção em aço que tenham sido fabricados no período determinado devem ser trocados por um modelo similar pela revenda, que será reembolsada.

Revendedores SRAM devem contatar o respectivo distribuidor para obter informações mais detalhadas sobre o procedimento. Informações sobre distribuidores podem ser encontradas no seguinte link: http://www.sram.com/en/locator/distributors.php

Números de série a serem substituídos:

09T8XXXXXXX a 42T8XXXXXXX.

O número de série se encontra no crown do garfo.