quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Comandante diz que Telefonica Blue tem dia de glamour no mar



28/01/09 - 14:55


Barco passou ileso pelas tormentas do Mar da China

Bouwe Bekking é experiente no comando de barcos na Volvo Ocean Race. Em sua sexta participação da maior regata de volta do mundo do planeta, ele leva sua embarcação, aparentemente sem avarias, na liderança da mais difícil entre as quatro pernas que ocorreram até então, de Cingapura para a China. Em e-mail, o velejador conta que teve “um dia de glamour na velejada, com céu azul e mar calmo”.

“Navegamos a maior parte do tempo com a nossa vela Code 0 e com a genoa, mas agora estamos com a buja içada e continuamos fazendo uma boa quilometragem. Nós não perdemos muito com relação aos dois barcos atrás de nós, mas ainda não nos sentimos muito confortáveis”, disse o comandante sobre o Puma e o Ericsson 4, que estão empatados na mesma distância do líder, 31 milhas náuticas.

Ele considera a distância ainda pequena e afirma que ambos os comandantes, Ken Read e Torben Grael, podem o alcançar a qualquer momento. “Trinta milhas parece muito, mas isso pode ser ultrapassado a qualquer minuto partindo-se do princípio que mais para cima será um estacionamento”, opina ele sobre a diminuição dos ventos na aproximação à Qingdao. “Lembre-se da última perna quando o Ericsson 4 tinha uma grande vantagem na liderança e fizeram uma escolha errada e acabaram sem vento. Aí nós nos aproximamos como tubarões sem misericórdia”.

Bekking afirma que o frio já é grande na região onde eles estão, à costa de Shangai. A temperatura da água é de 5ºC e que essas condições trarão dificuldades desconhecidas para muitos de sua tripulação. O holandês conta ainda que há um gerador na parte inferior do barco, onde os velejadores dormem, que aquece o local, tornando o ambiente mais confortável para o descanso deles.

Com danos estruturais, Delta Lloyd abandona 4ª perna da Volvo Ocean Race



28/01/ - 14:55


Delta Lloyd é o 3º barco a suspender a regata


Barco retorna para Taiwan onde fará os reparos

Mais um barco entrou para a lista de abandonos da 4ª perna da Volvo Ocean Race. O Delta Lloyd, último a entrar para a regata, não pode continuar seu caminho de Cingapura para Qingdao graças a quebra de uma antepara de proa com delaminação. A tripulação bombeou a água para fora do barco para evitar maiores danos e retornam para o porto de Keelung, em Taiwan.

Momentos antes de anunciarem a suspensão da regata, o comandante Roberto Bermudez e sua tripulação, que conta com a recém-chegada do brasileiro André Fonseca, o Bochecha, ouviram a quebra da antepara, que arrancou a vela mestra e assim foi inevitável a atitude de recuar à Taiwan. “Estamos muito desapontados porque queríamos muito ir bem nesta perna, mas o Chunny (comandante) não toma nenhuma atitude que coloque em risco a sua tripulação”, contou o tripulante de mídia, Sander Pluijm.

“No momento que ouvimos a quebra estávamos velejando com a genoa. Com o frio da China se aproximando, seria irresponsável continuar na regata. Avisamos a guarda costeira e começamos o procedimento de segurança. Devido à laminação, o casco começa a absorver água, o que amolece a proa, o que torna sua quebra muito fácil caso bata em uma onda. Por isso, a equipe fechou a antepara estanque da proa”, disse Pluijm.

Com a saída do Delta Lloyd, somente Telefonica Blue, na liderança, Puma e Ericsson 4, empatados à 31 milhas do barco espanhol, e o Green Dragon prosseguem na disputa, porém o último colocado se distancia 542 milhas náuticas de Qingdao, na China, enquanto os três primeiros têm 215 e 246 milhas náuticas, respectivamente, para o fim da etapa.

Barro surpreende na Transparaná


28/01/09 - 14:42


Carro da Niterói Rally Team

O segundo dia foi de muitas surpresas no 15º Transparaná. Em trecho de puro barro, as duplas que não estavam com pneus adequados para piso liso tiveram dificuldades para controlar o veículo, atrasaram o tempo de prova e perderam pontos importantes. Na etapa, os pilotos largaram de Cianorte com destino a Apucarana. No total, os competidores percorreram 233 quilômetros num piso que surpreendeu a maioria dos competidores.

“Devido às características típicas do lugar, esperávamos percorrer um caminho seco. Mas num determinado momento, fomos surpreendidos por muito barro, e exatamente neste ponto, havia alguns balaios no meio de plantação de cana-de-açúcar que testaram nossa inteligência e perícia”, disse o piloto Ricardo Barra, da Niterói Rally Team.

Várias equipes entraram para a disputa com pneu próprio para piso seco. “O carro escorregava demais, foi difícil manter a média que a planilha exigia. Sem contar, que conforme o veículo patina é preciso acertar o hodômetro, então tive que simultaneamente cantar as referências ao piloto e também corrigir as variações falsas que ele apresentava”, contou o navegador Ronald Leis. “Neste trecho atrasamos nosso tempo de prova em dois minutos aproximadamente”, completou.

Até o período da manhã, o percurso era bastante semelhante ao que os participantes vivenciaram durante a segunda-feira passada, com estradas de longas retas e terra batida. À tarde, depois do almoço em Jandaia do Sul, a situação mudou um pouco, com a aparição de cascalhos e trilhas.

Está foi a segunda vez que Apucarana recepcionou o evento, a primeira foi em 1995. As duplas começaram a chegar ao local por volta das 15 horas, e foram recebidos com uma grande festa. Nesta quarta-feira, a cidade comemora 65 anos, e por este motivo, preparou um delicioso jantar para os competidores que teve como prato principal Costelada de boi – prato típico do município.

De Apucarana, os off-roaders seguem para Telêmaco Borba, passando por Mauá da Serra nesta quarta-feira.

Copa Rio de Janeiro de Trekking apresenta novidades


28/01/09 - 13:24


A organização apresentou as novidades para a temporada do trekking carioca. A primeira mudança foi no nome, o Trilha a Pé passa agora a se chamar Copa Rio de Janeiro de Trekking.

A primeira etapa será no dia 15 de fevereiro, na Nature Eventos (antiga Fazenda Alegria), localizada em Vargem Pequena, no Rio de Janeiro. De acordo com a organização, o local é bem próximo do centro da cidade.

Antes da prova, será realizado um curso gratuito para iniciantes no dia 7 de fevereiro, no Parque Lage. A aula é destinada às novas equipes ou participantes que queiram participar das etapas da Trilha a Pé, e têm como objetivo ensinar, orientar e tirar todas as dúvidas sobre o esporte Enduro a Pé.

As inscrições para a abertura do campeonato estão abertas e podem ser feitas no site www.trilhaape.com.br. Os participantes são divididos nas categorias Elite, Graduados e Trekkers (iniciantes). O preço é de R$ 49,00 até a véspera da prova. No dia da competição o valor é de R$ 55,00 por pessoa.

CHARGE DO DIA

Ciclismo de Rio Claro busca patrocínio para 2009

28/01/ 08:25

O ciclismo de Rio Claro, assim como outras modalidades, começou o ano enfrentando algumas dificuldades que variam desde a obtenção de atletas até quesitos de infra-estrutura básica. Afetada pela crise global, de maneira indireta, em sua captação de recursos, também está sentindo o reflexo da mudança na administração municipal. Agora sem o patrocínio da EEA – Empresa de Engenharia Ambiental e da ABCD Bandeirantes devido ao veto da Lei Municipal nº3767 pela Câmara dos Vereadores, a equipe de Rio Claro luta para se manter na elite do ciclismo nacional.

Este ano, a equipe retomou suas atividades dia 14 de Janeiro, com os treinos táticos as quartas, treinos coletivos e, até, já participou de uma competição dia 18/01 em Poços de Caldas – MG, na qual a equipe deixou de assinar como ABCD/SEME Rio Claro de Ciclismo e passou a assinar somente como SEME/Rio Claro de Ciclismo para 2009. Questionado sobre o fato, o Dirigente Clayton Palomares explica que isso faz parte do contrato anual de parceria com a equipe e que estão buscando patrocinadores para 2009 e comenta: “A parceria com a ABCD Bandeirantes ainda está sendo negociada para 2009, assim como outras, porém como ainda não fechamos nada, inscrevemos a equipe na temporada 2009 com o nome de nosso único patrocinador atualmente, a SEME (Secretaria Municipal de Esportes)”.

“Estamos aguardando passar este período de transição na administração municipal para podermos voltar a contar com toda infra-estrutura que Rio Claro possuí e brigar por resultados. Porém algumas indefinições acabam comprometendo nosso planejamento, como no caso de contratações de atletas, os quais querem as garantias agora, pois dia 02/02 se encerra o período de contratação e registro de atletas na Confederação Brasileira de Ciclismo para a temporada 2009, o que já nos fez, inclusive, perder atletas.” – acrescentou o Chefe de Equipe Walter Hohne Jr.

A equipe vem realizando um ótimo trabalho junto a elite do ciclismo nacional e conquistou alguns títulos ao longo de seu primeiro ano de atuação (2008), como a 2ª colocação nos Jogos Regionais, 9º lugar nos Jogos Abertos e outros títulos no Sul do país. No momento ela tem apoio da Academia Boa Forma, Sport Bike e MTB Racers que fornecem insumos para a equipe, porém, não contam com outros patrocínios além da SEME, que supram os altos custos da modalidade e não sabem até quando poderão continuar com o trabalho se isto não for solucionado.

Um dos principais fatores que estão contribuindo para que a equipe ainda não tenha conseguido patrocínio em 2009, é a paralisação das leis de incentivo fiscal municipais pela Câmara Municipal. Desta maneira, a equipe não está conseguindo fechar parcerias com a indústria e o comércio local, os quais estão cortando investimentos devido à crise global que se instaurou e, caso não possuam atrativos como benefícios fiscais em projetos desportivos, continuarão a não fornecer apoio para o esporte municipal em 2009. Maiores informações e contato através do ciclismorc@hotmail.com ou (19) 9656-6456 com o Dirigente Clayton Palomares.

Julien Absalon e atletas franceses recebem premiações

28/01/ - 08:20

Esta semana Julien Absalon recebeu um dos maiores prêmios que um cidadão francês pode receber.
Em um ato celebrado no Instituto de Esporte e Educação Física, ele foi condecorado com o título de Oficial da Orden Nacional ao Mérito – a segunda maior graduação e mais importante na França – pela sua medalha de Ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Outros dois atletas também ganharam premiações, não do mesmo nível, porém honrosas: Jean Christoph Peraud (Medalha de prata no MTB) e Anna Caroline Chaunsson (Ouro no BMX).
Para quem não sabe, o ciclismo na França é o esporte número um. E nesta cerimônia, nada mais do que o presidente do país para entrega da preamiação: Nicolas Sarkozy.

E nós aquí gritamos: “Viva o futebol brasileiro!”

No grid de largada, Riamburgo é o primeiro no VeloPiocerá



28/01/ - 08:15


Disputas foram acirradas no prólogo

Direto de Teresina (PI) - Ao lado do Teresina Shopping, os pilotos que competirão o VeloPiocerá puderam acelerar seus carros para fazer o melhor tempo e garantir uma vaga no grid de largada. Riamburgo Ximenes/ Stanger Eller fizeram o menor tempo do prólogo, com 1min43s4, e largam primeiro, rumo a cidade de Piripiri (PI).

Na segunda colocação largará Roberto Reijers/ Rogério Almeida, com 1min44s4. A disputa entre os três primeiros colocados foi acirrada e, um segundo após Reijers, passou a dupla Maurício e Gustavo Bortolanza (1min45s1) e em quarto, Ademir Ruella/ Ademir Ruella Junior.

“Pela primeira vez que andamos no carro, o prólogo foi bom. O carro foi muito rápido. Ninguém quer largar em último, nossa estratégia é andar forte, fazer o próprio tempo, sem se preocupar. Foi um resultado importante, mas o prólogo é um detalhe, o Piocerá será definido nos últimos quilômetros”, contou Stanger.

Disputa - Pilotos de todo o Brasil se encontram no Piocerá para muita diversão e disputas. Uma das mais esperadas, que aconteceu no prólogo, na tarde desta terça-feira, foi entre os experientes Riaburgo Ximenes e Roberto Reijers.

Nos 1.200 metros de prova que definiu o grid de largada do primeiro dia, Riamburgo conseguiu uma diferença de menos de um segundo para Reijers, e essa “briga” irá durar os quatro dias de rali.

“Na disputa do título, tem o Roberto Reijers, com o protótipo da Ford, tem o Gustavo e o Maurício Bortolanza, Reinaldo Iglesias, enfim, muitos pilotos bons. O fato de estar me adaptando ao carro dá uma equilibrada na disputa, e garanto que vai ser uma briga boa”, concluiu Ximenes.

A partir das 21h (horário de Brasília), todos os competidores darão uma volta no circuito montado para apresentação ao público. A largada promocional terá entrada gratuita.

Marido e mulher disputam sua segunda edição do Piocerá

28/01/ - 08:10

Casal parte para a segunda participação na prova

Direto de Teresina (PI) - Disputando provas off-road há três anos, Regis Braga e Ana Carolina, a Kaká, participam da segunda prova do Piocerá na carreira. A primeira prova foi em 2007 na disputa de Regularidade, conquistando o título. Este ano, o casal fará o percurso da prova no VeloPiocerá.

“É a primeira prova em linha que participaremos, a expectativa é boa, será uma prova bem interessante e nosso objetivo é completar a prova”, contou a navegadora Ana Carolina. A estratégia dos competidores é realizar a quilometragem do rali com tranqüilidade, sem abusar demais do veículo.

Mesmo com a nova prova, a navegadora espera não encontrar problemas durante o caminho. “Não somos experientes em provas muito longas, mas estamos confiantes”, afirmou Kaká.

A preparação para o Piocerá foi exclusiva e a dupla chegou a troca de veículo para a prova. “Treinamos bastante, antes corríamos com uma TR-4, agora estamos com um carro maior. Foram 4 meses de preparação”, contou Regis.

Brasil Wild Extreme 2009 anuncia prova expedicionária no Jalapão


28/01/ - 08:05



Atletas não terão equipe de apoio

A Brasil Wild Extreme anunciou seu próximo desafio, a prova “A Corrida da Sustentabilidade”, que acontecerá no Jalapão, no Tocantins, de 5 a 14 de junho de 2009. A segunda edição da prova promete muito mais desafios aos atletas participantes, que terão de lidar com a auto-suficiência durante todo o percurso, já que, mais uma vez, não terão equipe de apoio e não poderão contar com estrutura local, já que o Jalapão é um dos locais mais inóspitos do país.

Há pouco tempo Les Stroud, apresentador do SURVIVORMAN, da Discovery Channel que usou o local de exemplo para mostrar como sobreviver em lugares tão inadequados.

A organização irá divulgar os detalhes da prova em março, porém adiantam que o rafting já é considerado o mais bonito do Brasil, talvez até mesmo do mundo, o que promete ser uma atração à parte na prova.

“A idéia da sustentabilidade surgiu porque queremos deixar no Tocantins e no Jalapão sementes que ganhem vida própria e tornem-se sustentáveis”, disse Júlio Pieroni, organizador da Brasil Wild 2009. A prova irá resgatar o espírito expedicionário dos atletas e os moradores locais dão o aviso: “aqui o negócio é bruto!”.

Na segunda colocação, Torben Grael segue com avarias no barco




28/01/ - 08:00





Telefonica Blue segue na liderança

Somente cinco barcos permanecem na 4ª perna da Volvo Ocean Race, que terminará no fim desta semana em Qingdao, na China. Na aproximação de Shangai, após a passagem por Taiwan, o Telefonica Blue mantém a liderança, aparentemente sem avarias na embarcação. Torben Grael é o segundo colocado com o Ericsson 4, porém o barco passou por reparos feitos pela tripulação.

Os ventos de até 92km/h (50 nós) e as ondas de dez metros causaram muitos danos aos barcos. Torben ainda passou pelos Dangerous Grounds, formações de recifes à costa da ilha de Talauán. O resultado de tantos “incidentes” foram muitas perdas, que ele mesmo conta em e-mail enviado direto do Ericsson 4.

“Por aqui, como diz o Lars realmente falta Dreher, QUE DUREZA !!! Temos sido super cautelosos com nossa nave, mas mesmo assim o bicho tá pegando... Ontem, após boa recuperação no período de menos vento, quando entrou o vento forte de novo tivemos muitos problemas.

Estávamos preparados e fomos reduzindo as velas de acordo. Quando estávamos de storm jib e 3 rizos, a alça que segura a amura da storm jib no convés, depois de outra das enésimas porradas na onda, foi arrancada levando um pedaço do convés com ela.

Para podermos arriar a dita cuja tivemos de andar de popa um bom tempo. A diferença é que de contravento se vai a 10 nós e de popa a 25. O Horacio colocou todas as esponjas que tínhamos no buraco e seguimos adiante só de grande com 3 forras mas não podíamos ir mais rápido do que 7 nós pois as porradas nas ondas estavam fortes demais.

Mais adiante paramos por mais um bom período e Horacinho colocou duas placas de carbono cortadas de uma chapa grande que levamos a bordo, aparafusadas no lugar, uma por cima e uma por baixo com a ajuda do Blood e do Dave.

Agora estamos sem storm jib, sem radar, sem AIS (aparelho que dá o nome , direção e velocidade dos navios) sem nenhuma informação de vento, vaso que não dá descarga direito, G 1 e G 3 delaminando, e grande com um bom talho e delaminando também.

De bom tem que ainda não ficou gelado, e que graças a Deus continuamos indo para Qingdao. Nosso navegador que, tocando a madeirinha aqui, é das poucas coisas que ainda funciona (não sei como pode um computador funcionar nessas condições) prevê nosso ETA para dia 29 no fim do dia, mas primeiro é preciso chegar, depois ver quando. E falta muito para qualquer tipo de previsão”.

Os barcos remanescentes - O norte-americano Puma segue na regata com a retranca quebrada e a 3ª posição, atrás 16 milhas náuticas do Ericsson 4. Já o Delta Lloyd, do brasileiro André Fonseca, abriu 237 milhas náuticas de diferença do barco espanhol de Bouwe Bekking.

O Green Dragon é o quinto e último barco na disputa desta etapa, com 295 milhas de distância para o primeiro colocado. Os barcos velejam com ventos entre 10 e 15 nós e a previsão é que se mantenha essa velocidade nas próximas 12 horas.