quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Tudo pronto para a 16ª edição do Iron Biker


16/10/08 -

Prova reúne principais atletas da elite do MTB

Prova terá cerca de 125 quilômetros no total



Com cerca de 1.000 inscritos, a edição de 2008 do Iron Biker chega a Minas Gerais com status da prova mais disputada. A competição acontece no fim de semana de 18 e 19 de outubro, nas trilhas das cidades de Mariana e Ouro Preto, com um total de 125 quilômetros, divididos nos dois dias.

A prova é considerada a maior da modalidade cross-country da América Latina e uma das mais importantes do calendário nacional do mountain bike. Com esse cartel, o Iron reúne atletas da elite brasileira, estrangeira e muitos amadores. “Estamos preparando tudo para receber cerca de mil competidores, e tudo indica que chegaremos a esse número”, declarou Gilberto Canaã, organizador do Iron Biker.

Com muitos recordes e títulos, os grandes nomes nacionais da competição ficam com Jaqueline Mourão e Adriana Nascimento, cada uma com cinco títulos na prova. Adriana pode conquistar o hexa e tornar-se a única competidora com o número de conquistas.

Entre os homens, Marcio Ravelli possui três vitórias, e tem como principais oponentes Edivando Souza Cruz e o italiano Marzio Doho, com dois títulos cada.

A presença de estrangeiros no Iron Biker é muito forte a cada ano. Marzio Deho foi o primeiro estrangeiro a vencer a competição há dez anos, e sagrou-se bicampeão no ano seguinte, em 1999.

“Foi uma surpresa muito grande, muitos estrangeiros estão vindo para o Brasil. Ter o Marzio de volta ao Brasil é importante. Ele é um marco para o mountain bike brasileiro, pois foi a primeira oportunidade que os brasileiros tiveram de competirem com um estrangeiro”, relembrou Gilberto.

Número 1 em maratona, Julyana Machado segue confiante para o Iron Biker


16/10/08 - 08h28

Atleta venceu a Volta de Santa Catarina

Biker diz que irá estudar adversárias




A atleta Julyana Machado, da equipe Sundown, está tranqüila para a prova do Iron Biker, que acontece nos dias 18 e 19 de outubro, em Mariana e Ouro Preto. Confiante, ela vai para a prova após a vitória da Volta de Santa Catarina na última semana. Ela garantiu o título após dois primeiros lugares e dois segundos lugares nas quatro etapas da prova, que teve ao todo 220 quilômetros de percurso.

Aos 31 anos, a atleta completou oito anos no mountain bike e a rotina de treinos é intensa. “Treino todos os dias de manhã, trabalho a tarde e estudo a noite”, contou a futura advogada, moradora de Brasília (DF). “Tem muita dedicação nisso também. Deixo de fazer muita coisa pelo mountain bike e claro que tenho o apoio da minha família”, explicou ela.

Para fechar o ano, Julyana busca a vitória no Iron Biker, porém já é a número 1 no ranking nacional de maratona. “Eu fui pra Santa Catarina buscando ser a número um, e agora mesmo que eu não ganhe o Iron Biker, qualquer outra mulher que vencer não me alcança, então eu fico no primeiro lugar”, explicou.

O sucesso do Iron Biker, para Julyana, é graças às belezas da região de Mariana e Ouro Preto, e confessa que no início de sua carreira, em 2000, se empolgou com a competição e passou a treinar para corre-La. “Comecei a pedalar mais velha, aos 23 anos, influenciada pelo meu irmão que é atleta. Conheci o Iron Biker e treinei para ir correr esta prova”, relembra.

Sobre a prova, ela alerta os participantes para a hidratação, já que a região onde serão disputados os percursos é muito quente. “Cuidado também na largada, para quem for largar no pelotão da frente. Em Mariana é muito perigosa a saída e tem risco de acidente”, alerta a experiente biker.

Campeã Brasileira de Maratona, em 2005, e campeã pan-americana por equipe, com Ricardo Pscheidt, Henrique Avancini e Daniel Carneiro, na equipe Sundown, em uma disputa feita na Patagônia, os títulos mais importantes para Julyana Machado, a atleta se surpreendeu com o número de atletas estrangeiras inscritas no Iron Biker.

As concorrentes - Para conhecer melhor as concorrentes de fora do país, Julyana diz que irá buscar os resultados delas na internet, para saber como estão preparadas, porém já tem um desafio declarado. “A ‘carta marcada’ é a italiana Sandra Klomp, porque nunca consegui vence-La. Mas vou estudar todas as minhas adversárias”, declara.

Julyana promete marcação nas outras atletas desde a largada, inclusive nas suas oponentes brasileiras. “Na largada é que veremos quem está bem. Mas não é porque elas largarão lá na frente que elas vão vencer. A vitória vem com a cabeça, ao longo do percurso”, avisa

Equipe Oskalunga se prepara para Ecomotion Pro 2008


Equipe Oskalunga é uma das mais importantes do Brasil.


A equipe de corrida de aventura, Oskalunga Multisport está se preparando para enfrentar o Ecomotion Pro, campeonato mundial de corrida de aventura, que acontece entre os dias 29 de outubro a 9 de novembro passando pelas mais belas paisagens do nordeste brasileiro.

"Nossa meta é ser a primeira equipe Brasileira, mas quem sabe querer mais", disse um dos atletas da equipe, Frederico Augusto Gall. O nome "Oskalunga" surgiu de uma homenagem a um povo quilombola da região norte de Goiás, os Kalunga. A equipe é formada por Bárbara Bomfim, Mirela Albretch, Camila Araújo, Guilherme Pahl, Monclair Cammarota, Kenny Sousa, Alexandre Carrijo e Frederico Gall.

Segundo Frederico, a origem da equipe aconteceu com a união dos atletas de três equipes diferentes de corrida de aventura. Coincidentemente, todos os atletas têm como esporte base, o mountain bike. Com experiência em provas individuais de mountain bike, triatlhon, corrida de rua, escalada, canoagem entre outras, a equipe se completou com os treinamentos específicos e toda a bagagem adquirida ao longo desses anos.

"Ser autêntico, sair do comum, ser competente, ter vontade de ser sempre melhor e ter um conhecimento mínimo das modalidades básicas (canoagem, mountain bike e corrida cross country), são as principais dicas para quem quiser fazer parte de uma equipe", disse Gall.

"É importante estar com pessoas de confiança e capacitadas para tudo, nunca entrar em pânico e ter o mínimo de conhecimento em auto-resgates e primeiros socorros", completa o atleta da equipe Oskalunga. Outras informações sobre a equipe, são encontradas no site www.oskalunga.com.br.