quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Vice-presidente do COI pede ações contra o doping no ciclismo

22/10/ 09:h15
O vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, pediu, nesta terça-feira, que seja convocada uma reunião de alto nível com os responsáveis pelo ciclismo mundial para, que assim, seja possível criar um programa efetivo de luta contra o doping.
Segundo o vice-presidente do COI, o problema atual não é a falta de programas contra o doping, mas, sim, que eles não são colocados em prática. "A situação chegou a um momento em que as organizações ciclísticas precisam se reunir junto com a Agência Mundial Antidoping (Wada)", afirmou Bach.

Em meio aos recentes casos de doping de ciclistas de seu país e suspensão da Volta da Alemanha na semana passada, o alemão acredita que se deve encontrar uma forma de os programas antidoping serem efetivos '365 dias por ano e 24 horas por dia'.

Além da suspensão da Volta da Alemanha, a situação piorou no país depois que a televisão publica nacional anunciou que deixaria de transmitir a Volta da França no próximo ano. A atitude foi criticada, nessa segunda-feira pela Associação de Ciclistas Profissionais.

Por querer emagrecer, ciclista é suspensa por 1 ano

22/10/ 09:h13
A ciclista Marta Bastianelli, campeã mundial de 2007, foi suspensa por um ano de competições internacionais devido a doping. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo Comitê Olímpico Italiano (Coni).
A decisão foi tomada depois de a atleta ter sido flagrada com a substância fefluramida em um exame antidoping, realizado durante o Campeonato Europeu, em 5 de julho deste ano. Na ocasião, Bastianelli conquistou a medalha de prata.

Por sua vez, a ciclista explicou que seu objetivo era emagrecer antes das Olimpíadas de Pequim, mas não sabia que seria pega em testes antidoping, por tomou medicamentos inibidores de apetite que continhas substâncias proibidas. Elas garantiu, ainda, que não tinha intenção de se dopar para melhorar seu desempenhos esportivo.