domingo, 8 de fevereiro de 2009

Argentino Ramiro Marino voa na pista e vence Desafio Internacional de Bicicross


08/02/ - 20:05

Hermano supera o brasileiro Renato Rezende, de apenas 17 anos

No aguardado duelo Brasil x Argentina na pista ondulada de Paulínia, em São Paulo, o hermano imbatível levou a melhor. Líder do ranking mundial, o argentino Ramiro Marino confirmou o favoritismo e venceu com facilidade o Desafio Internacional de Bicicross na manhã deste domingo. O evento está no calendário do Verão Espetacular, que volta no dia 15, com o Desafio das Escadas de ciclismo downhill.

Logo na primeira bateria eliminatória em Paulínia, Marino mostrou que não estava para brincadeira. Ele atingiu 47km/h, velocidade máxima da prova. Depois, passou tranquilo pelas semifinais, deixando Edson de Carvalho para trás. Nem na final houve sufoco. Marino venceu com facilidade, superando o brasileiro Renato Rezende, de apenas 17 anos. Em terceiro, chegou o colombiano Carlos Oquendo.

- É uma alegria muito grande. Essa cidade sempre me trata muito bem. Espero que no próximo ano eu seja convidado novamente - disse o bicampeão Marino, em entrevista ao SporTV.

No feminino, com menos atletas competindo, a brasileira Ana Flavia Sgobin venceu a primeira bateria das semifinais, com Bianca Quinalha em seguida. Na segunda, quem se deu bem foi Mayara Perez. As três chegaram à final com favoritismo. E Mayara largou bem para garantir a vitória, seguida por Ana Flávia, Squel Stein e Bianca. Aos 16 anos, Mayara não escondeu o segredo da vitória:

- Muito treino, muita dedicação, muita concentração - afirmou a vencedora logo após a prova.

Mario Roma e Adriana Nascimento em 4º na TransAndes


08/02/ - 20:00



Dupla brasileira segue bem na disputa

Os atletas brasileiros que disputam a ultramaratona de mountain bike TransAndes, Mario Roma e Adriana Nascimento, terminaram o quarto dia de disputas na quarta colocação.

O percurso teve 80 quilômetros e começou em Quimeyco Therma Baths. Na International Road, que liga o Chile com a Argentina, um longo trecho de asfalto, que rendeu minutos preciosos para os atletas bem preparados.

O trecho final foi em estradas e trilhas de terra batida, onde os competidores voltaram para Quimeyco Therma Baths. A quinta etapa terá 70 quilômetros até Colico Yand Caburgua.

"Durante esta etapa, o cansaço dos atletas foi evidente, bem como a determinação e vontade para concluir as etapas restantes. Há ainda dois dias onde eles poderão desfrutar de paisagens do Chile", disse Juan Pablo Santiagos, diretor da prova.

Satélite - Em parceria da Spot, o Webventure disponibiliza o acompanhamento ao vivo via satélite dos atletas da Brasil Soul MTB Team na TransAndes. Clique no link “Acompanhe por Satélite” e siga os competidores na ultramaratona

Os diferentes tipos de bike

08/02/ - 11:24

Escolher uma bike para fazer seu treino exige, primeiramente, se atentar para a necessidade da modalidade a ser praticada. Os atuais equipamentos vendidos pelos principais fabricantes são de última geração e oferecem sempre o maior conforto com um ótimo desempenho.

É o caso das bikes de estrada, as chamadas estradeiras ou speed, que têm uma distância entre os eixos grande, o que faz com ela seja menos ágil, ideal para treinos em longas retas que não sejam necessárias manobras. Os pneus são super finos, lisos e calibrados com alta pressão e o aro geralmente é o 700. Essas bikes alcançam altas velocidades em asfalto liso e para melhorar a aerodinâmica, algumas têm o guidão rebaixado em curva. A grande parte é feita por fibra de carbono ou alumínio.

Já as bikes para provas de triatlon e provas de contra relógio tem um design diferente das estradeiras. Apesar de terem como objetivo altas velocidades, elas têm um desempenho melhor do que as de speed e alcançam velocidades ainda maiores. Elas têm um eixo menor, um quadro estreito, promovendo melhor condição de mobilidade e manobras. A geometria na maioria das marcas é mais agressiva e tem baixo peso, sendo alguns modelos de 6 ou 7kg. Essas bikes tendem a ser mais desconfortáveis para o atleta porque são feitas para extrair o máximo de performance deles.

Para os passeios na cidade ou em praia existem as bikes do modelo urbano, que na maioria têm aros 700, pneus finos e lisos, porém não tão finos quando os pneus de speed e contra relógio. O guidão dessas é mais alto, permitindo ao ciclista uma posição mais ereta e confortável. Essas bicicletas são preparadas para terem pára-lama, lanterna, bagageiro e tem um desempenho comprometido em longos trechos de terra ou subidas muito íngremes.

Há também as pequenas bikes de BMX, usadas para manobras, elas utilizam o aro 20 ou 24, que são menores. A principal característica delas é a resistência, mas não são indicadas para qualquer prática que não seja em parques ou pistas próprias para a prática, já que o banco baixo causa um grande desconforto em pedaladas longas.

Para descobrir o melhor modelo para o perfil de cada um há o serviço chamado Bike Fit, que é uma avaliação onde é feita medição mais completa possível do ciclista para adequar a bike ao seu tamanho e perfil, ou escolher a bike no tamanho correto pra ele, e que pode ser feito em lojas especializadas e revendas autorizadas.

CHARGE DO DIA

SRAM 50K estréia em março em São Paulo

08/02/ - 07:20

Bike - Um novo conceito de provas de mountain bike estréia em São Paulo no próximo mês: o SRAM 50 K. A prova acontece no dia 8 de março, com largada no Hotel Quality Serrazul, no km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, em Itupeva, a poucos quilômetros da capital paulista.

A competição promete inovar o cenário do Mountain Bike no país. Segundo a organização, o diferencial da prova é que é um torneio ideal para estreantes e experientes, já que são 50 km passando por todo tipo de terreno. Mas vale lembrar que a categoria Sport terá apenas 25 km.

As inscrições estão abertas e a taxa é de R$ 50. Outras informações no site www.sampabikers.com.br.

Wallace Miranda busca o Bi no DH Urbano 2009

08/02/ - 07:15

O paulista Wallace Miranda, atual campeão da Descida das Escadarias de Santos, também está confirmado para a disputa deste ano, marcada para os dias 14 e 15 de fevereiro, no Monte Serrat, em Santos. Ele tentará repetir o feito do ano passado, quando foi o mais rápido após 650 metros de descida e 417 degraus do percurso. Wallace estará ao lado dos principais pilotos de MTB, na modalidade Down Hill, do Brasil e destaques de outros cinco países – Estados Unidos, França, Chile, Equador e Portugal. A sétima edição terá limite de 100 competidores e será transmitida ao vivo para todo o território nacional e dezenas de países pela Rede Globo e Globo Internacional, no dia 15, a partir das 10 horas.

Após a divulgação de Markolf Berchtold, campeão em 2003 e líder do ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), a Time Eventos, organizadora da competição, confirma nada menos que o atual vencedor da prova e vice-líder do ranking nacional. Com 23 anos, 15 deles dedicados ao esporte, Wallace Miranda considera a Descida das Escadarias de Santos uma das principais competições do calendário nacional e um de seus maiores títulos da carreira.

"Acho muito interessante, pois é uma prova única e bem diferente do que estamos acostumados a enfrentar. Ela é bem radical e com muito público, o que acaba motivando os pilotos cada vez mais. O mais complicado é não ter escape e o fundamental é manter a concentração e errar o menos possível”, explica o paulista, natural da cidade de Aparecida, e que terminou a temporada 2008 na 74ª colocação no Ranking Mundial da União Ciclística Internacional (UCI).

Para ele, ter vencido no ano passado, após dois vice-campeonatos, foi a realização de um sonho. "Gosto muito desta prova, pois é bastante técnica e reúne muita gente boa. Por isso, ter vencido a Descida das Escadarias de Santos está entre as minhas maiores conquistas, ao lado do Brasileiro de 2007 e do terceiro lugar no Pan-Americano de 2008, na Venezuela. Vamos para mais uma disputa pensando em fazer o melhor”, ressalta o piloto, que ainda tem em sua lista de resultados expressivos o tetracampeonato paulista em 2007, além do vice no Brasileiro, a liderança do Paulista, vencendo três das quatro etapas realizadas em 2008.

Com relação aos adversários, Wallace destaca que há excelentes pilotos. "Como disse, há muita gente boa, mas ressalto os brasileiros Markolf, o Nataniel Gioacomozzi e Djone Fornari, além dos estrangeiros, que costumam ser forte. De fato, a competição fica mais dura a cada ano, pois todos tentam baixar os tempos em um percurso que já está no seu limite”, completa o campeão.

Roberta Stopa busca vaga na Olimpíada de 2012 e firma parcerias



08/02/ - 07:00





Atleta firma meta de vaga olímpica

Roberta Stopa anunciou que focará seus treinamentos exclusivamente ao mountain bike, visando a participação na Olimpíada de Londres, em 2012. E para se aproximar ainda mais desta chance, a atleta firmou e reafirmou parcerias em diversos setores.

Com vitórias em diversas provas de MTB, como a Inox Bike e a Copa Internacional, ela terá por mais dois anos o apoio da Specialized. “A continuidade nas parcerias já existentes e a inclusão dos novos parceiros vão permitir que a temporada seja saudável. O atleta e treinador Hugo Prado Neto assumi novamente meus treinos, o que gera uma confiança na minha performance, sabendo que tenho o amparo da OCE”, disse Stopa.

Além da bike, a atleta tem parceria já firmada com empresas componentes de bike, roupas esportivas, distribuidora de parafusos de titânio, suplementação, dentre outros. “Vou buscar títulos inéditos na minha carreira. Dessa forma me preparo ao máximo para representar o país, correspondendo todo esse investimento de vocês”.