sábado, 21 de março de 2009

CHARGE DO DIA

Lance Armstrong promete plena forma na Volta da França 2009


21/03/ - 08:12

Lance Armstrong, que retornou neste ano às competições, depois de interromper sua aposentadoria que já durava três anos e meio, afirmou que pretende estar em plena forma para a disputa da Volta da França, de 4 a 27 de julho, competição que venceu por sete anos consecutivos, entre 1999 e 2005. Para isso, anunciou que na Volta da Itália, que disputará em maio, estará com 90% de sua capacidade física. "Quero chegar forte à Itália, mas não no auge. O objetivo é fazer uma boa prova e estar entre os cinco ou dez primeiros colocados", afirmou o americano, em entrevista ao jornal francês L'Equipe.

Neste sábado, Lance disputa a corrida de Milão a San Remo, sua primeira prova na Europa desde a volta às competições. A partir de segunda-feira, participa da Volta de Castilla e León, competição de cinco dias na Espanha. Até agora, ele disputou duas provas: o Tour Down Under, na Austrália, e a Volta da Califórnia, nos Estados Unidos, onde teve uma bicicleta roubada e foi afetado por dores nas costas.

"Ainda preciso perder peso, ganhar forças e me recuperar de vez desse problemas nas costas. Será bom fazer provas longa para isso", afirmou o americano. Entre a Volta da Itália e a da França, no entanto, terá seus treinos interrompidos para ser pai pela quarta vez. Será o primeiro filho com sua atual mulher, Anna Hansen. "Estarei com ela em Aspen, no Colorado, para esperar o bebê. O clima lá é ótimo", afirmou, sobre a cidade em que vive.

Ultra Maratona de MTB 2009: Informações e calendário.


21/03/ - 08:07

A organização da Ultra Maratona de Mountain Bike do Caminho da Fé após algumas alterações na programação dos eventos de 2009, finaliza seu calendário com uma grande adesão ao percurso.

A prova acontece desde 2006 e tinha apenas 317 km em toda a sua extensão. A largada era realizada na cidade de Tambaú e eram 3 etapas consecutivas. Hoje totalizam 461 km e é dividida em 8 etapas durante o ano e o grande desafio em 4 dias consecutivos no mês de novembro chegando a 125 km em uma só etapa.

A prova tinha seu “start” na cidade de Descalvado desde o ano de 2007, quando o trecho foi inserido na rota de peregrinação, mas este ano o evento ganhou mais 144 km.

O Ramal Noroeste como é chamado o trecho que liga a cidade de Cravinhos à cidade de Tambaú soma 96 km a mais no percurso desde o mês de outubro de 2008 e a organização da rota pretende chegar a Ribeirão Preto em breve. A ligação deste ramal que não deve ir além da metrópole não deve passar deste ano. O município de Ribeirão Preto, ainda não foi inserido na rota do Caminho da Fé, mas já faz parte da Ultra Maratona de Mountain Bike 2009.

A Associação dos Amigos do Caminho da Fé em assembléia realizada no ultimo dia 13, cedeu um espaço a organização para a apresentação do evento a todos os municípios e após o encontro, os municípios que ainda não estão dentro do evento mostraram bastante interesse na participação. A cidade de Aparecida, município que finda a rota será o próximo passo a ser conquistado. “Alguns trechos ainda estão com muito asfalto, mas isso pode ser facilmente resolvido” comentário feito pelo organizador do evento, Marcelo Coelho com o Secretário de Turismo do município. Diego Samaita reforça a idéia e diz que o município deve estar preparado para todos os tipos de turismo, “O município estará ampliando e qualificando todas as formas de recepção a turistas”. “O Caminho da Fé é um excelente equipamento turístico, deve ser tratado com profissionalismo”, finaliza o secretário.

A Ultra Maratona de Mountain Bike do Caminho da Fé este ano terá sua 1ª etapa no dia 10 de abril, saindo de Ribeirão Preto e demais conforme calendário abaixo.

:: 1ª etapa - 10 de abril de 2009 – Ribeirão Preto (Bonfim Paulista)/ Tambaú - 108 km

:: 2ª etapa - 11 de abril de 2009 – Tambaú/ Vargem Grande do Sul – 64 km

:: 3ª etapa - 02 de maio de 2009 – Mococa/ São Sebastião da Grama - 49 km

:: 4ª etapa - 03 de maio de 2009 – São Sebastião da Grama/ Águas da Prata - 43 km

:: 5ª etapa - 12 Julho de 2009 – Paraisópolis/ Campos do Jordão – 60 km (Ranking Muncial - UCI)

:: 6ª etapa - 02 de agosto de 2009 – Águas da Prata/ Ouro Fino - 77 km

:: 7ª etapa - 06 de setembro de 2009 – Descalvado/ Santa Rita do Passa Quatro - 40 km

:: 8ª etapa - 11 de outubro de 2009 – Tocos do Moji/ Paraisópolis – 63 km


:: Desafio Ultra Man MTB 2009

Dia 29/10:
Entrega de kits e congresso técnico – a definir
18h00 – Início da Entrega dos kits aos competidores
20h00 – Congresso técnico – a definir

30/10 - 1ª etapa – Ribeirão Preto (Bonfim Paulista)/ Tambaú - 108 km
07h00 – concentração (Praça da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim)
08h00 – largada

31/10 - 2ª etapa – Tambaú/ Águas da Prata - 107 Km
06h30 – concentração na Praça do Santuário de Nossa Senhora Aparecida
08h00 – largada

01/11 - 3ª etapa – Águas da Prata/ Tocos do Moji - 125km
07h00 – concentração na Praça da Bandeira
08h00 – largada

02/11 - 4ª etapa – Tocos do Moji/ Campos do Jordão - 125 km
06h30 – concentração na Praça Central.
08h00 – largada


A 5ª etapa que larga de Paraisópolis e chega a Campos do Jordão será válida para o Ranking Mundial de Ponto a Ponto (provas em linha, pontuação válida também para o ranking mundial de Cross Country – modalidade olímpica)

Nova entidade do ciclismo nacional: Confederação Brasileira de Mountain Bike

A novidade em 2009 será a Confederação Brasileira de Mountain Bike – CBMTB. Uma entidade que irá administrar o esporte a partir do dia 03 de abril.

A CBMTB nasceu no dia 02 de março e foi criada por pessoas ligadas à especialidade do ciclismo, MTB. “As especialidades do ciclismo precisam ser separadas. Cada especialidade tem suas características próprias e não podem ser regidas por um único grupo de pessoas. As idéias são diferentes, as pessoas são diferentes, os ciclistas são diferentes, as bicicletas são diferentes, como ter uma administração única?” comenta o idealizador da entidade, Marcelo Coelho.

O BMX teve sua maior perda após a junção dentro da entidade nacional que rege o ciclismo. Antes desta, havia uma administração dirigida ao BMX, que cuidava e monitorava de perto suas atividades. Hoje englobada dentro de uma única veste, perdeu a referência, a força e seus melhores atletas. O mundo está se dividindo e o Brasil não pode ser diferente.

A entidade máxima do ciclismo no mundo, a União Ciclística Internacional já reconheceu a perda na qualidade dos atletas e eventos realizados no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Em 3 anos de realizações brasileiras perdemos 1 campeonato mundial de BMX e uma etapa da Copa do Mundo de MTB. “Criamos a entidade para somar, para valorizar os nossos talentos, fazer brilhar o que está apagado. O mountain Bike é muito mais do que nos é apresentado” comenta o idealizador.

A entidade organizará um ranking nacional a partir do dia 03 de abril. Regulamento e normas da entidade serão apresentados no mesmo dia em assembléia da entidade.

Informações pelo telefone:
13 3301 7215
Falar com Ana Paula.

TriboQPira vence pela 5ª vez Volta a Ilha de Santo Amaro

21/03/ - 08:01

Equipe teve problemas e conseguiu se recuperar

Volta a Ilha de Santo Amaro foi vencida pelo 5º ano consecutivo pela equipe TriboQPira, composta por Celso Filletti, Felipe Neumann, Cadu Zaidan, Marquinhos, Luis Gustavo, Alex Levorin, Jefferson Libório, Alessandro Matero e Cauê Santos. Os canoístas finalizaram os 75 quilômetros de percurso em 6h11min49s, apenas 1min09 a frente dos segundo colocados.

Na canoa havaiana, seis pessoas remam enquanto três descansam e há troca de canoístas a cada 20 minutos. A equipe campeã sofreu com esse esquema após 1h30 de prova, quando o barco de apoio que transporta os que estão descansando quebrou. O incidente fez com que eles ficassem 1h20 sem substituições.

Ficamos mais de uma hora remando direto, sem substituições, com pouca água e muito calor. Mas depois que a nossa equipe de apoio arrumou outra embarcação fomos diminuindo a diferença e alcançando”, contou Celso Filetti sobre a recuperação da TriboQPira, já que o ocorrido fez com que eles fossem ultrapassados pela equipe comandada por Sebastian Cuattrin, graças ao cansaço dos canoístas.

A recuperação veio no Canal de Bertioga. “Nossos lemes conhecem muito bem o local e isso foi essencial. Mas no Porto de Santos eles emparelharam e demos um sprint final. Foi emocionante, uma vitória com gosto de superação e confiança”, ressaltou Filetti. “Se não tivéssemos os problemas, poderíamos baixar essa marca”, completou.

A Praia Vermelha ficou em segundo, com 6h12min58s, seguida da Brucutus

Cape Epic começa neste sábado com recorde de 31 atletas brasileiros

21/03/ - 08:00

Brasil terá recorde de atletas nesta edição

A Cape Epic, uma das mais desafiadoras provas do mountain bike mundial, irá começar no próximo domingo (22) na Cidade do Cabo, África do Sul, em uma prova de sete estágios, totalizando 683 quilômetros de percurso e 14.623 metros de ascensão.

Dos 1200 atletas divididos nas 600 duplas participantes, 31 são brasileiros, um recorde de presença do país, contando com os experientes Mario Roma, que faz sua 3ª participação, e Daniel Alipierti. E o primeiro desafio dos guerreiros brasileiros e de outras 45 nacionalidades será o prólogo da prova, neste sábado (21), com um trecho de 17 quilômetros em 650 metros de ascensão para ser feito em até duas horas e meia.

A prova começará já no primeiro estágio com um percurso extremamente exigente. Serão 112 quilômetros em 2.729 metros de ascensão, com largada em Gordon´s Bay e chegada em Villiersdorp.

Na segunda-feira (23), os atletas sairão e chegarão em Villiersdorp, completando 110 quilômetros em 1.527 metros de ascensão. A organização dá a dica para atenção nos últimos dois quilômetros de subida.

A terceira etapa será na terça-feira (24), com um percurso menor. Serão 73 quilômetros em 1.976 metros de ascensão entre Viliersdorp e Greyston. O trecho exigirá que os atletas carreguem suas bikes por boa parte do percurso, e a organização alerta para “usarem seus tênis de bike mais confotáveis”.

Na quarta-feira (25), a organização da Cape Epic classifica como “um dos estágios mais fáceis”, em que os valentes bikers que ainda estiverem na disputa terão que transpor 114 quilômetros em 2.202 metros de ascensão, com começo e fim em Greyston.

Reta Final - Nos últimos três dias de prova, os atletas farão um estágio maior e dois menores. O de quinta-feira (26) será entre Greyton até Oak Valley, em 111 quilômetros com 2233 metros de ascensão. O alerta do dia é para as subidas, que serão para os “mais fortes”.

No penúltimo dia, o percurso não sairá de Oak Valley e terá 86 quilômetros com 1.546 metros de ascensão. Desta vez a atenção será voltada para a descida do Wolfkloof, com muitas pedras e muito técnica. “Talvez essa seja a parte mais difícil da prova”, alerta a organização da Cape Epic.

E para finalizar esse desafio enorme de uma semana, quem chegar ao último dia terá que pedalar por 60 quilômetros em 1.760 metros de ascensão. Um percurso menor, mas não menos difícil que os anteriores. A promessa é que os que chegarem ao fim, serão recepcionados como heróis.