segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

CHARGE DO DIA

WRC: Loeb vence a última etapa

Valentino Rossi


08/12/ - 16:36




Sébastien Loeb encerrou a temporada do Campeonato Mundial de Rali de Velocidade, WRC, com chave de ouro. No último final de semana, no País de Gales, na Grã-Bretanha, o pentacampeão conquistou mais uma vitória. O segundo colocado foi Jari-Matti Latvala, da Ford, e Daniel Sordo, também da Citroen, foi o terceiro.

“Foi fantástico. Tive uma bela disputa com o Latvala e ainda garanti um excelente resultado para a Citroen, que era o nosso objetivo nesta etapa”, disse Loeb, que já tinha assegurado o título entre os pilotos e construtores de 2008.

Outro destaque da prova foi o italiano Valentino Rossi. Octacampeão mundial de motovelocidade, ele participou da etapa na Grã-Bretanha e ficou com a 11ª colocação na classificação geral com um Ford Focus da equipe Stobart.

“Fiquei muito feliz por terminar a corrida e por conseguir bons tempos nas últimas especiais de domingo. O carro estava fantástico, mas só demorei um pouco para me adaptar. Minha idéia é aprender passo por passo, para não cometer nenhum grande erro”, disse Valentino Rossi.

A temporada 2009 do Campeonato Mundial de Rali de Velocidade começa em janeiro, na Irlanda.

Com cinco ouros, Brasil é bicampeão sul-americano de Canoagem Maratona

08/12/08 - 16:32

Com cerca de 50 competidores do Brasil, Chile, Equador e Uruguai, o Campeonato Sul-Americano de Canoagem Maratona aconteceu neste fim de semana em São Vicente e Cubatão, em São Paulo. O destaque ficou com os canoístas brasileiros, que faturaram 14 medalhas no geral.

Dentre as conquistas, o Brasil faturou cinco primeiros lugares na competição, nas categorias K2 Sênior, C2 Sênior, K1 Cadete, K1 Sênior e C1 Sênior. O destaque da prova ficou com Sebastian Cuattrin, vencedor da prova K1 Sênior.

Além dos cinco ouros, os canoístas do Brasil conquistaram seis pratas e três bronzes. Em 2007, os brasileiros também sagraram-se campeões da competição com quatorze medalhas, sendo treze de ouro.

Para disse Christina Lentino Vanícek, membro do Comitê Organizador da prova, a competição ocorreu dentro do previsto. “O campeonato esteve ótimo. Com ótimas condições de vento e muito sol. E tudo transcorreu sem problemas”, afirmou.

Na segunda colocação do Sul-Americano deste ano, ficou a equipe do Equador, com cinco ouros, duas pratas e cinco bronzes; em terceiro, o Uruguai, com dois ouros, três pratas e dois bronzes

Possível comprador da Honda poderia ser anunciado esta semana

08/12/ - 08:10

F-1

Depois de anunciar que deixaria a F-1 a montadora japonesa Honda deu um prazo para que os diretores do time, Nick Fry e Ross Brawn, encontrassem um novo proprietário e parece que essa confirmação deve acontecer ainda esta semana.

O fato é que a equipe possui uma boa infra-estrutura e está com o desenvolvimento do carro para 2009 praticamente completo, o que torna a escuderia uma ótimo potencial de compra a curto prazo.

"O nosso carro de 2009 é o primeiro desenvolvido sob a liderança de Ross Brawn e com os recursos que poderemos adquirir tenho certeza que estaremos no grid de largada para a etapa da Austrália. Além do mais acredito que podemos ser muito competitivos no ano que vem," disse o diretor Fry.

Especula-se que o ex-chefe da equipe BAR, David Richards, e atualmente dono da empresa ProDriver seria o novo proprietário da Honda, sendo que a negociação seria anunciada em breve.

Segundo especulações, mais uma equipe pode deixar a F-1

08/12/ - 08:06

F-1

Segundo informações veiculadas pelo site especializado f1live.com à medida que a notícia da saída da Honda da F-1 ganha proporções, aumenta-se o receio de que outra equipe não alinhe no grid de largada em 2009.

Disseram que a rival da Honda, a Toyota poderia ser a equipe que deixaria a categoria devido à crise econômica mundial, no entanto as últimas declarações da empresa austríaca de bebidas energéticas Red Bull - dona de duas equipes - deixaram os investidores apreensivos.

Dietrich Mateschitz afirmou que não estava surpreso com a saída da Honda e que algumas equipes estavam pensando em fazer o mesmo, sem citar os nomes. Ele disse que é fundamental continuar com a redução de custos para que as equipes pequenas possam se manter.

Outras equipes também se manifestaram sobre a crise econômica. Hoje o diretor da McLaren Ron Dennis anunciou que espera uma redução de cerca de 100 milhões de libras de seus patrocínios.

A Prefeitura de Curitiba multa ciclo-ativistas pela pintura da “Primeira Ciclofaixa de Curitiba”


08/12/ - 08:03

Curitiba, a “Capital Ecológica”! Hum, Capital Ecológica com 100% de seus rios poluídos e com o velho Iguaçu tão poluído quanto o Tiete?

É, não cola. Ok, que tal “Capital Social” então? Capital Social que não estimula a inclusão de todos seus cidadãos? É, acho o ideal seria “Capital da Gente”. Mas Capital da Gente, multa um grupo de cidadãos por fazerem um bem social (diga-se de passagem, fazendo o trabalho que a incompetente gestão deveria por lei estar executando)? É, acho que ta na hora de mudar o slogan da cidade outra vez...

Bem, a história começa no dia 22 de setembro de 2007, quando dentro da celebração do Dia Mundial Sem Carro, ciclo-ativistas independentes juntos aos moradores da região do Alto da Glória, cansados com a falta de infra-estrutura oferecida aos que escolhem a bicicleta como meio de transporte (e não o automóvel particular ou o esgotado transporte público) e levando em consideração a falta da existência de uma política pública séria em prol da mobilidade limpa e sustentável, decidiram pintar eles mesmos uma ciclofaixa simbólica.

Antes da pintura, os meios de comunicação e autoridades foram avisados e uma carta aberta circulou entre os moradores e comerciantes da região, que apoiaram a idéia.

Sendo assim, ao fim da manifestação (pública, pacífica e sem líderes que ocorre todo último sábado do mês na forma da Bicicletada) a “Primeira Ciclofaixa de Curitiba” foi pintada por um grupo de cerca de 50 pessoas, à luz do dia e de cara limpa.

Ao final deste protesto pacífico (por volta do meio-dia, após termos nos encontrado casualmente com o Prefeito no Passeio Público), de forma comunitária e com o apoio total dos moradores da região da Rua Augusto Stresser, pintamos uma “ciclofaixa” de cerca de 1m de largura no bordo direito da via. A preocupação com a pintura foi total e esta foi feita com tinta asfáltica, padronizada e visando, além de sinalizar a via e garantir a segurança de ciclistas e motoristas que circulam pela região, MOSTRAR AOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS QUE DE FORMA SIMPLES, BARATA E ACIMA DE TUDO PREVISTA EM NOSSO CÓDIGO DE TRÂNSITO, podemos incentivar a circulação de bicicletas com segurança no TODO DE NOSSA CIDADE.

Como todos sabem a despreparada Guarda Municipal apareceu no final da festa, e, como é de praxe, agiu com truculência, arrogância, estupidez e ilegalmente (Sim, um dos oficiais retirou sua insígnia de identificação do uniforme conforme mostrado na foto anexa). Das 50 pessoas envolvidas diretamente com a pintura, 3 foram aleatoriamente escolhidas e escoltadas ao som de sirenes e cantadas de pneu até a delegacia do meio ambiente. A acusação: crime ambiental - pixação.

Resolvida a questão, a Ciclofaixa foi apagada (o que mostra como a atual gestão, não pode investir em infra-estrutura básica para os ciclistas, mas pode investir em destruir o pouco que é feito) e algumas semanas depois, repintada com esplendor e glória na realização do Primeiro Desafio Intermodal de Curitiba (outubro de 2007), novamente após comunicação aberta à grande mídia, cidadãos e autoridades.

Através desse texto, a Bicicletada procura divulgar a todos os envolvidos (Prefeitura, ciclo-ativistas, moradores, comerciantes e a Delegacia do Meio Ambiente) de que a “multa por pixação” ainda esta valendo. Os três ciclistas que foram “enquadrados” receberam esta semana uma notificação final com o veredicto de culpa e com um prazo para pagar uma absurda multa de R$750!

Esperamos que as devidas providências sejam tomadas e que a Delegacia do Meio Ambiente e a Prefeitura de Curitiba possam receber os ciclo-ativistas para discutir a questão e lembramos, que ao contrário da multa de 600 mil reais aplicada ao nosso prefeito Beto Richa por propaganda ilegal, ao pintar a ciclofaixa os cidadãos não estavam destruindo o patrimônio público e sim contribuindo com este.

Lembramos também das várias promessas feitas pela prefeitura e das altas cifras gastas em infra-estrutura de binários e com a Linha Verde, (que de “verde/ecológica” não têm nada), que além de não incluírem uma solução para os que utilizam a bicicleta como meio de transporte, incentivam o uso do automóvel particular (comprovadamente a maneira menos eficiente e maior causadora de poluição, mortes e CONGESTIONAMENTOS na cidade).

Algumas informações importantes:

Apesar de a circulação de bicicletas estar prevista no Código Nacional de Trânsito e o Art. 58 do mesmo prever que “Nas vias urbanas, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores”, basta um breve deslocamento utilizando a bicicleta pelas ruas de nossa cidade para notar que a maioria esmagadora (literalmente) de nossos motoristas ou não conhece ou ignora tal artigo e a premissa básica de que “pedestres têm preferência sobre as bicicletas e estas a têm sobre os veículos automotores”.

A ciclofaixa é um “lembrete” para os motoristas (que devido à sensação de poder, privacidade e anonimato propiciado pelo veículo automotor) esquecem de que a bicicleta também esta prevista no Código Nacional de Trânsito e tem o direito de utilização das vias públicas, pelo simples fato de estas serem “públicas”.

Para ser estabelecida, a ciclofaixa exige apenas a pintura no asfalto, à direita da via, de uma faixa pontilhada de um metro de largura e a fixação de sinalização de “faixa preferencial para ciclistas”. Uma forma simples e comprovadamente eficaz de se reduzir os acidentes e aumentar a segurança dos ciclistas ao compartilharem com veículos automotores o espaço que lhes pertence por direito.

Obs: Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, em vias municipais, apenas a prefeitura pode fazer a sinalização. "Só o poder público pode fazer isso", explica o advogado Cyro Vidal, da Comissão de Assuntos e Estudos sobre o Direito de Trânsito da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Segundo ele, não há uma punição estipulada para a infração

Verticais desafiam os atletas no G4 Challenge

08/12/ - 07:58

Direto de São Pedro (SP) - As provas de técnicas verticais foram um desafio a mais na manhã deste domingo no hotel Villa Vitta, sede das provas da seletiva nacional do Land Rover G4 Challenge.

No bosque de eucaliptos, foram montados dois pontos para os verticais, onde os atletas deveriam fazer uma ascensão (jumar), travessia e um rapel. Desde colocar os equipamentos até pisar no chão novamente, os competidores tiveram 25 minutos.

Apesar do percurso ser simples, muitos atletas tiveram dificuldades com a atividade. Ainda na tarde de hoje, acontecem as últimas provas desta seletiva, com desafios de natação e canoagem.