sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

CHARGE DO DIA

Dakar: conhecer o equipamento é fundamental, diz brasileiro

26/12/ - 07:40
Muito mais do que domínio em pilotagem e navegação, o rali Dakar exige pleno conhecimento dos competidores na parte mecânica. Afinal, a corrida mais tradicional do calendário off-road é conhecida por longas distâncias (a edição 2009 inclui 9.500 quilômetros, sendo 5.650 km de especiais), que passam por lugares de difícil acesso.

Isto significa que é muito provável que o piloto tenha de efetuar consertos nos equipamentos, caso não queira ficar pelo caminho. "Já ganhei um título do Rally dos Sertões por conta disso", revelou José Hélio, que estréia no Dakar com uma motocicleta Honda CRF 450X. O evento tem início no dia 3 de janeiro, em Buenos Aires, Argentina – mesmo ponto da chegada, no dia 17 de mesmo mês.

Inscrito na categoria 450cc Extreme do Dakar, José Hélio conhece profundamente a moto Honda. "É semelhante a que eu usei na conquista do tetra do Sertões (em 2008). Sempre tive interesse pela manutenção dos equipamentos e, fora das corridas, vivo montando e desmontando as motocicletas. Isso faz com que eu conheça cada fio, cada ligação. Fico bem à vontade para resolver alguns problemas elétricos, que são bastante comuns, e para trocar suspensão", continuou José Hélio.

José Hélio viaja para Buenos Aires no próximo dia 27. O rali Dakar, cuja primeira edição foi em 1977, contará em 2009 com a participação de 530 competidores, sendo 230 motos, 30 quadriciclos, 188 carros e 82 caminhões de 49 países.

No percurso, os competidores passarão por dunas e montanhas, além de atravessar locais como as planícies da Patagônia, o deserto do Atacama e a Cordilheira dos Andes.

Campeonato Brasileiro de Pista 2008


26/12/ - 07:35

O ciclista Marcos Vinicius, o Mancha, da equipe de ciclismo de São Caetano do Sul (Cesc/Sundown/Nossa Caixa/Calipso/Maxxis), sagrou-se campeão nas provas de velocidade e keirin do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista, que aconteceu na semana passada, no Rio de Janeiro. Com os títulos, o atleta conquistou o pentacampeonato das duas provas. Ele já tinha vencido em 2001, 2004, 2005 e 2008. Em 2007, a competição não foi realizada porque a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) cancelou o evento dias antes do seu início.

“Estou muito contente com os dois títulos conquistados. Sou pentacampeão nas duas provas”, disse o ciclista, de 26 anos. “Estava me preparando para essa competição desde fevereiro. Fiz uma boa preparação, o que resultou nessas duas conquistas”, acrescentou.

Na velocidade, Mancha estabeleceu o seu melhor tempo da carreira ao cravar 11s30. A medalha de prata na competição ficou com Davi Romeo, de Suzano, seguido por Robson Dias, de Santos. “Foi o meu melhor tempo na velocidade. Nos Jogos Pan-Americanos, eu tinha cravado 11s47”, relembrou ele, que ficou em 13º no Pan.

Já na keirin, o ciclista de São Caetano do Sul conquistou novamente o título. Na segunda posição, ficou David Romeo, de Suzano, seguido por seu companheiro de equipe, Diego Martins.

Neste ano, Mancha já tinha sido campeão da velocidade no Campeonato Interestadual de Pista e nos Jogos Abertos do Interior, além de ter sido vice-campeão nos Jogos Regionais. Ele também obteve uma medalha de bronze no keirin no Interestadual.

Brasileiro de Pista – O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista não contou com a participação de todas as equipes do País devido à confusão criada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), que tinha cancelado a competição cinco dias antes do início. No entanto, com a pressão da imprensa, treinadores e atletas, o presidente da CBC, José Luiz Vasconcellos, voltou atrás e remarcou uma nova data para o evento. No ano passado, o campeonato também tinha sido cancelado, mas não foi realizado em nova data.

Equipe Memorial domina rankings nacionais


(26/12/ - 07:33

A equipe de ciclismo masculina da Memorial/Prefeitura de Santos/Giant/Nossa Caixa teve um 2008 beirando a perfeição. Comandada pelo técnico Cláudio Diegues, o time da cidade de Santos fechou a temporada dominando os quatro rankings nacionais em disputa. Armando Camargo, o Piá, conseguiu o feito de encerrar o ano como líder individual tanto no ranking de estrada como no de pista, mesmo feito obtido pela equipe.

Desta forma, a Memorial retoma uma hegemonia que há quatro anos estava nas mãos da Scott/Marcondes César/Fadenp, de São José dos Campos. “Foi a temporada do desempate”, festejou Diegues, explicando que as duas equipes tinham quatro vitórias cada. “A Memorial dominou os rankings de 2000 a 2003 e o time de São José comandou de 2004 a 2007. Este foi de novo o nosso ano, e com 100% de aproveitamento no masculino”, comemorou.

No ranking de pista, Piá fechou 2008 com 221 pontos. O segundo colocado foi Davi Romeu (Suzano/Fly Horses/Caloi), com 155. A equipe santista ainda colocou Robson Dias, o Grandão, em quarto (147) e Emerson Silva em sexto (132).

No ranking feminino, a Memorial obteve em Mychelle Mont Serrat a melhor colocada, com um terceiro lugar e 136 pontos. Na categoria júnior, mais um bom desempenho, com Rafael Bongermino em quarto lugar e 156 pontos.

ESTRADA

No ranking de estrada, a Confederação Brasileira de Ciclismo ainda não computou os pontos das provas do último final de semana. De qualquer forma, não existe a possibilidade de Piá ser ultrapassado no individual e o mesmo acontecendo com a Memorial/Prefeitura de Santos/Giant/Nossa Caixa na classificação por equipes.

O time de Santos, inclusive, fecha o ano com chave de ouro. Apesar dos resultados apenas discretos obtidos na Copa da República, no Rio de Janeiro, Patrick Oyakaua obteve mais um título para a Memorial, vencendo o GP de São Luiz, no Maranhão.

EXPECTATIVA

Com a hegemonia retomada, Diegues espera um 2009 ainda mais vencedor. “A base será mantida e teremos uma equipe feminina reforçada”, contou o técnico. O time perderá Piá e Grandão (que trocarão de cidade), mas, segundo o treinador, não irá sentir os desfalques. “Não estou tirando os méritos individuais, mas o Piá teve um grande ano porque contou com o respaldo de uma equipe forte, que permitiu o seu sucesso”.

Diegues antecipou os reforços para 2009. “Contaremos com Jerry Adriane, que é de São Vicente, mas estava atuando por São Bernardo. Trata-se de um grande sprintista. Teremos, ainda, Diego Martins, nascido em Florianópolis, mas que estava competindo por Suzano. É um velocista de corridas em pista. São atletas com características que faltavam no time”.

O técnico fez questão de elogiar os patrocinadores. “Temos um grupo homogêneo e fechado há algum tempo, que nos dá grande respaldo”. O treinador ainda lembrou da dedicação dos atletas. “Todos mostraram empenho absoluto”.

Um agradecimento especial foi para Pepe Altstut, dono da Memorial Necrópole Ecumênica. “No final da temporada, quando a coisa começou a apertar, ele nos deu toda a infra-estrutura necessária para podermos disputar o maior número de competições. Isso permitiu fechar o ano com estas conquistas”.