sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Equipe Memorial domina rankings nacionais


(26/12/ - 07:33

A equipe de ciclismo masculina da Memorial/Prefeitura de Santos/Giant/Nossa Caixa teve um 2008 beirando a perfeição. Comandada pelo técnico Cláudio Diegues, o time da cidade de Santos fechou a temporada dominando os quatro rankings nacionais em disputa. Armando Camargo, o Piá, conseguiu o feito de encerrar o ano como líder individual tanto no ranking de estrada como no de pista, mesmo feito obtido pela equipe.

Desta forma, a Memorial retoma uma hegemonia que há quatro anos estava nas mãos da Scott/Marcondes César/Fadenp, de São José dos Campos. “Foi a temporada do desempate”, festejou Diegues, explicando que as duas equipes tinham quatro vitórias cada. “A Memorial dominou os rankings de 2000 a 2003 e o time de São José comandou de 2004 a 2007. Este foi de novo o nosso ano, e com 100% de aproveitamento no masculino”, comemorou.

No ranking de pista, Piá fechou 2008 com 221 pontos. O segundo colocado foi Davi Romeu (Suzano/Fly Horses/Caloi), com 155. A equipe santista ainda colocou Robson Dias, o Grandão, em quarto (147) e Emerson Silva em sexto (132).

No ranking feminino, a Memorial obteve em Mychelle Mont Serrat a melhor colocada, com um terceiro lugar e 136 pontos. Na categoria júnior, mais um bom desempenho, com Rafael Bongermino em quarto lugar e 156 pontos.

ESTRADA

No ranking de estrada, a Confederação Brasileira de Ciclismo ainda não computou os pontos das provas do último final de semana. De qualquer forma, não existe a possibilidade de Piá ser ultrapassado no individual e o mesmo acontecendo com a Memorial/Prefeitura de Santos/Giant/Nossa Caixa na classificação por equipes.

O time de Santos, inclusive, fecha o ano com chave de ouro. Apesar dos resultados apenas discretos obtidos na Copa da República, no Rio de Janeiro, Patrick Oyakaua obteve mais um título para a Memorial, vencendo o GP de São Luiz, no Maranhão.

EXPECTATIVA

Com a hegemonia retomada, Diegues espera um 2009 ainda mais vencedor. “A base será mantida e teremos uma equipe feminina reforçada”, contou o técnico. O time perderá Piá e Grandão (que trocarão de cidade), mas, segundo o treinador, não irá sentir os desfalques. “Não estou tirando os méritos individuais, mas o Piá teve um grande ano porque contou com o respaldo de uma equipe forte, que permitiu o seu sucesso”.

Diegues antecipou os reforços para 2009. “Contaremos com Jerry Adriane, que é de São Vicente, mas estava atuando por São Bernardo. Trata-se de um grande sprintista. Teremos, ainda, Diego Martins, nascido em Florianópolis, mas que estava competindo por Suzano. É um velocista de corridas em pista. São atletas com características que faltavam no time”.

O técnico fez questão de elogiar os patrocinadores. “Temos um grupo homogêneo e fechado há algum tempo, que nos dá grande respaldo”. O treinador ainda lembrou da dedicação dos atletas. “Todos mostraram empenho absoluto”.

Um agradecimento especial foi para Pepe Altstut, dono da Memorial Necrópole Ecumênica. “No final da temporada, quando a coisa começou a apertar, ele nos deu toda a infra-estrutura necessária para podermos disputar o maior número de competições. Isso permitiu fechar o ano com estas conquistas”.

Nenhum comentário: