quinta-feira, 27 de novembro de 2008

CHARGE DO DIA

Piloto de 18 anos impressiona Ferrari em testes














27/11/ -9:h36

ROMA - A Ferrari recebeu os três finalistas da edição deste ano da F-3 italiana para uma bateria de testes na Fórmula 1, no circuito de Fiorano. O destaque das atividades ficou por conta do jovem Mirko Bortolotti, 18 anos, que impressionou os dirigentes da equipe de Maranello.

Em uma iniciativa conjunta entre a Ferrari e o órgão italiano ACI-CSAI, Mirko Bortolotti, Edoardo Piscopo e Salvatore Cicatelli tiveram a oportunidade de guiar um carro de F-1, no caso o campeão do Mundial de Construtores desta temporada, o F2008, na última quarta-feira.

Campeão da F-3 italiana, Bortolotti superou as expectativas da Ferrari no teste e disse, ao final da atividade, que se sentiu - confortável, pois o carro mostrou-se seguro - de acordo com o jornal italiano Gazetta dello Sport.

Renault já prepara estrutura para evento no Ibirapuera















27/11/ - 07:h25

A cidade de São Paulo recebe neste final de semana O 'Renault Roadshow' no Parque do Ibirapuera. Um trecho de 1.120 metros ao redor da avenida Pedro Àlvares Cabral se transformará em uma verdadeira pista de F-1.

O evento traz pela primeira vez ao Brasil, a emoção e a velocidade de um carro da categoria nas ruas da cidade. O evento automobilístico criado em 2003 já passou por várias cidades do mundo e contou com quase dois milhões de espectadores.

Milhares de pessoas são esperadas para acompanhar de perto o ronco de um carro de F-1, pilotado por Nelsinho Piquet. Para poder colocar o F-1 na rua e, ainda, extrair o máximo de performance do carro, a Prefeitura de São Paulo recapeou a avenida Pedro Álvares Cabral, melhoria que ficará para os paulistanos após o evento.

EVENTO ADIADO - 22° TOUR DE SANTA CATARINA

27/11/ - 07:h22


EVENTO SUSPENSO - 22º Tour de Santa Catarina

EM VIRTUDE DO ESTADO DE CALAMIDADE DECRETADO EM TODO TERRITÓRIO CATARINENSE, A 22a EDIÇÃO DO TOUR DE SANTA CATARINA ESTÁ SUSPENSA. A FCC, EM CONJUNTO COM O GOVERNO DO ESTADO, SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO E ESPORTE, FESPORTE, POLÍCIAS MILITAR, MILITAR RODOVIÁRIA E RODOVIÁRIA FEDERAL, CBC E UCI, DEFINIRÃO NOVA DATA.

João Carlos de Andrade - Diretor Geral.

Ribeirão Preto recebe final do Pta de Resistência

27/11/ - 07:h18

Menos de um mês após receber o I GP São Francisco Clínicas de Ciclismo, a cidade de Ribeirão Preto será palco de outro grande evento do ciclismo brasileiro. Neste domingo, acontece a quinta e última etapa do Campeonato Paulista de Resistência. A competição, que será disputada em dezenove categorias, será disputada no Parque Municipal Dr. Luís Carlos Raia, a partir das 8 horas. As inscrições custam R$ 10,00 e deverão ser pagas no local do evento. As categorias Juvenil, Infanto-Juvenil e Infantil estão isentas da taxa de pagamento.

A última etapa do Campeonato Paulista de Resistência terá pontuação dobrada. Assim, o vencedor conquista 32 pontos, enquanto o vice-campeão soma 24 pontos. O terceiro colocado obtém 18 pontos e o quarto fatura 14 pontos. Ainda somam pontos o quinto (12), o sexto (10), o sétimo (8), o oitavo (6), o nono (4) e o décimo (2).

Na principal categoria do ciclismo brasileiro, a Elite Masculina, o líder é Jean Coloca, da equipe de ciclismo de São Bernardo do Campo (Metodista/São Bernardo do Campo/Sundown/Nossa Caixa/Kuruma). Atual campeão da competição, ele soma 32 pontos, contra 22 de Bruno Tabanez, de Americana. Na terceira colocação, está o atleta da casa, o cubano Michel Fernandez, que tem 19 pontos. Na Sub-23, a liderança pertence a Lauro Chaman, de Araraquara, com 28 pontos – um a mais que Diego Portugal, de São Caetano do Sul (Cesc/Sundown/Nossa Caixa/Calipso/Maxxis)

Clemilda e Rubinho vencem prêmio do COB

27/11/ - 07:h16

Desde 1999, anualmente, o Comitê Olímpico Brasileiro premia o melhor atleta de cada modalidade segundo a escolha feita por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes esportivos, atletas, ex-atletas e personalidades do esporte. No próximo dia 16 de dezembro serão entregues esse prêmios, além dos de melhor atleta masculino e feminino, que está tendo votação no site oficial do COB.

No ciclismo, quem levou o prêmio da categoria estrada foi Clemilda Fernandez. A brasileira participou dos Jogos Olímpicos de Pequim depois de na olimpíada passada, em Atenas, a irmã Janildes ter sido escolhida para preencher a vaga brasileira. Em uma prova marcada por muita chuva na capital chinesa, a ciclista terminou o percurso em 51ª lugar, cravando 3h41min01, pedalando quase todo o tempo entre o pelotão da frente.

Na categoria Montain Bike, Rubens Donizete Valeriano levou o prêmio do COB. Neste ano, além de brilhantes resultados nacionais, o atleta chegou na 21ª posição nos Jogos Olímpicos e em 25º no campeonato mundial, melhores resultados da história masculina do Brasil nestas competições.

Outras duas modalidades do ciclismo receberão prêmios: Pista e BMX. Na pista, o Brasil teve mais um ano conturbado, em que o país ficou mais uma vez fora das olimpíadas e o campeonato nacional, que não foi disputado em 2007, foi adiado neste fim de ano. Quem levou o prêmio foi Maira Hendi de Moraes Barbosa, campeã dos Jogos Abertos do Interior semana passada.

No BMX, mais uma vez o prêmio foi para Ana Flavia Scobin, que foi quadrifinalista no mundial da modalidade esse ano e ficou muito perto da classificação olímpica.

Em sua décima edição - a primeira ocorreu em 1999, em São Paulo - o Prêmio Brasil Olímpico já se consolidou como a maior festa do esporte brasileiro. Este ano, devido à realização dos Jogos Olímpicos, todos os atletas que alcançaram as finais em Pequim receberão diplomas. Além dos prêmios para os melhores atletas do ano e os melhores por modalidade, o Prêmio Brasil Olímpico 2008 homenageará também o melhor técnico do ano (individual e coletivo), o melhor atleta paraolímpico do ano masculino e feminino, o melhor técnico paraolímpico, o melhor atleta das Olimpíadas Escolares e das Universitárias, além de conceder o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, oferecido a ex-atletas que simbolizem os legados de Adhemar, o primeiro bicampeão olímpico do Brasil.

Morre atropelado treinador de equipe colombiana

27/11/ - 07:h14

Wilmar Hanao, treinador da equipe de ciclismo colombiana Indeportes Antioquia-GW Shimano, morreu ontem (26) depois de ser atropelado na Costa Rica, onde sua equipe participa da Volta Internacional a Higuito.

O diretor da prova, Glauco Pinto, explicou que Henao foi atropelado na manhã de ontem quando saiu para praticar atletismo na localidade de San Miguel de Desamparados, localizado no setor sul de San José.

A Cruz Vermelha indica que o colombiano, quem neste momento não portava documentos de identidade, foi atropelado por um veículo que fugiu às 5:20 da hora local.

Pinto afirmou que se trata de uma situação “muito difícil” que nunca havia sucedido nos 26 anos de historia da Volta a Higuito, uma competição que recorre várias zonas do centro da Costa Rica e que serve como treinamento prévio para a Vuelta a Costa Rica que será disputada em dezembro.

O diretor da Volta a Higuito afirmou que no inicio da etapa de hoje Henano não estava presente, o que supuseram que “algo havia ocorrido” e começou as buscas nas áreas da redondeza ao invés de hospitais.

Às dezesseis horas do horário local foi que localizaram a Henao no necrotério judicial, explicou Pinto, quem assegurou que entrarão em contato com a embaixada colombiana para repatriar o corpo.
Depois da quinta etapa, a Volta a Higuito é liderada por Jhon Darwin Atapuma, uns dos dirigidos de Henao, e o segundo está seu companheiro de equipe Francisco Colorado.

A equipe colombiana ainda não decidiu se vai se retirar ou continuar na prova, que será concluída no próximo dia 30 na qual participam oito equipes da Costa Rica, uma da Colômbia e uma da Guatemala.

Contador recebe o prêmio “Bicicleta de Ouro”

27/11/ - 07:H11

O espanhol Alberto Contador ganhou pelo segundo ano consecutivo a “Bicicleta de Ouro” que entrega a revista “Velo Magazine”, por diante do suíço Fabian Cancellara e de seus compatriotas Carlos Sastre e Alejandro Valverde.
O vencedor do Giro de Itália e da Vuelta a España, de 25 anos, obteve 72 pontos do jurado internacional que entrega o prêmio, uma espécie de “Bola de Ouro” do ciclismo.

Cancellara teve 47 pontos, Sastre 36 e Valverde 34.
Contador assegurou à revista que este prêmio é “a maior consagração mundial” porque “é atribuído a toda imprensa especializada”.

O ciclista destacou a fortaleza do esporte espanhol nestes últimos anos e afirmou que o ciclismo contribui bastante:
“A Espanha é uma referencia mundial em matéria de esporte. O ciclismo é um esporte forte na Espanha e nós ciclistas somos bem recebidos lá fora (...)”.

Contador se reunirá no próximo dia 30 com o estadunidense Lance Armstrong, que voltou com a bicicleta e que correrá em sua mesma equipe.
Para Contador será “um encontro normal” e a “convivência será perfeita, sem nenhum problema”.
“Acho que somos compatíveis. No principio pensava que não seria possível, mais agora acho que sim”, afirmou.

Cearenses dominam a Copa Troller Nordeste

27/11/08 - 107:305

Os cearenses mostraram sua força na Copa Troller Nordeste. Na final da sexta edição do campeonato, cerca de 60 carros 4x4 de todo o Nordeste disputaram a final nas trilhas potiguares, litoral norte do Rio Grande do Norte, sendo a primeira vez que a decisão foi realizada fora de Fortaleza. Após 150 quilômetros de trilhas, muitas mudanças de direção, curvas fechadas, areia e água, pelos municípios de Extremoz e Ceará-Mirim, os cearenses Cesinha Roma/Eduardo Albuquerque, na Graduados, e Alfeu Castro/Bruno Durand, Turismo, garantiram o título.
"Foi um sonho que se realizou. Sou trolleiro e apaixonado pela marca. Apesar de terminarmos a prova em oitavo lugar, valeu pela regularidade da temporada", disse o piloto Alfeu Castro, após receber o troféu de campeão, ao lado do seu irmão e navegador, Bruno.
A largada da última prova aconteceu às 9h01 na concessionária Trilha RN (margens da BR-101, Cidade Satélite - Natal/RN) e a disputa seguiu acirrada pelas regiões de Extremoz, Ceará-Mirim e Barra de Maxaranguape.
Para vencer, foi preciso muita concentração e trabalho árduo de piloto e navegador, enfrentando todo tipo de terreno. Após quase cinco horas de disputa, pilotos, navegadores, jornalistas e familiares participaram do almoço/confraternização, antes da entrega dos resultados, na Cervejaria Via Continental, na Via Costeira (região dos hotéis) da capital norte-rio-grandense.
Os vencedores da etapa foram: Victor Granjo/Flávio França (BA/RN), na Graduados; Agripino Elias/André de Araújo, Turismo; Karlos Kelsen/Ypiranga Júnio (RN), Expedition; e Cláudia Cirne/Cris Cassol, categoria Amigos. "Estávamos há quase seis anos sem competir juntos, mas o entrosamento permaneceu. Vamos correr toda a temporada em 2009 e quem sabe lutar pelo título", disse o piloto baiano Victor Granjo, que competiu ao lado do consagrado navegador, Flávio França.
Além das disputas pelo título nas categorias Graduados e Turismo, a Copa Troller também tem espaço para os curiosos e amadores experimentarem as emoções de um rally, nas categorias Expedição e Amigos. A primeira é direcionada aos competidores iniciantes e a outra é uma nova modalidade destinada aos amigos ou familiares convidados pelos participantes das outras categorias e interessados apenas em acompanhar a aventura. Os Amigos podem participar com carros 4x4 de qualquer marca. (convidados com 4x4 de qualquer marcar). "O importante é a confraternização entre os familiares da marca. Essa turma é uma grande família e os iniciantes aprendem muito e a competição é um tempero a mais", ressaltou Jaqueline Araripe, diretora para projetos especiais da Troller.
Mesmo com o sucesso deste ano, muitas novidades ainda devem ser implantadas no campeonato de 2009 "A cada ano nos profissionalizamos mais e procuramos oferecer melhores condições e uma festa ainda mais estruturada para os participantes. Nesses seis anos, agregamos muitos profissionais que compraram a idéia e contribuíram muito para o sucesso da Copa Troller, que em 2009 será ainda melhor, tenho certeza", explicou Jaqueline.

Em rotas diferentes, barcos passam pela estagnação do vento na Volvo Ocean Race

27/11/ -07:h00

Completando o 11º dia de regata da segunda perna da Volvo Ocean Race, o Ericsson 4, de Torben Grael, segue na liderança no caminho para Cochin, na Índia. Faltando cerca de 800 milhas náuticas, cerca de 1.480 quilômetros, para o fim da etapa, os barcos começam a seguir diferentes rotas até o destino final.
Torben lidera os barcos que seguem entre os primeiros em uma rota central do oceano. Ele é acompanhado por Ericsson 3, na segunda posição, Green Dragon, na 3ª, Puma, na 4ª colocação, e Delta Lloyd, que se recupera sob o comando de Roberto Bermudéz, na 5ª posição.
À oeste deles, seguem os dois barcos espanhóis, comandandos por Bouwe Bekking e Fernando Echavárri. O primeiro, o Blue, é o sexto colocado, e o Black é o último barco na regata.
Sétimo colocado, o Kosatka, do Team Russia, se afasta da flotilha à leste, e dista 105 milhas náuticas, aproximadamente 194 quilômetros, do Ericsson 4. Os primeiros barcos devem terminar esta etapa até o próximo fim de semana.
Mais uma Estagnação - Pela segunda vez na regata, os barcos passarão pela Linha do Equador, onde ocorre o fenômeno chamado de Doldrums, que é a estagnação dos ventos graças ao achatamento do planeta na região.
E alguns barcos escaparam desta estagnação na primeira perna, optando por diferentes rotas, mas nesta etapa, algumas equipes já começam a sofrer com as baixas velocidades do ventos.

“As coisas certamente diminuíram de ritmo aqui no ‘Il Monstro’ com pouco mais de 800 milhas para terminar. Enquanto reentramos no Doldrums, o barco passa a velejar com velocidade de apenas um dígito – coisa muito rara para essas máquinas poderosas”, disse o tripulante de mídia do Puma Racing Team, Rick Deppe.

Final do Campeonato Caipira acontece neste sábado

27/11/08 - 06:h58

Escaladores da região de Campinas e São Carlos disputarão no sábado, dia 29 de novembro, a segunda e última etapa da primeira edição do Campeonato Caipira de Escalada.

A prova acontece no campus da Universidade Federal de São Carlos – UFScar e é organizada pelo CUME (Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo) e o GEEU (Grupo de Escalada Esportiva e Montanhismo da Unicamp).

A primeira etapa da competição foi realizada na cidade de Campinas, no dia 8 de novembro, no muro do GEEU. As categorias que participam da prova no CUME, neste sábado serão Masculino Máster, Masculino Intermediário, Masculino Iniciante e Feminino Geral.

As inscrições para o Campeonato Caipira de Escalada podem ser feitas pelo site www.geeu.wsystem.com.br. Para os que já participaram da primeira etapa, não é necessário realizar uma nova inscrição. O valor é de R$ 15,00 que dá direito a uma camiseta