sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Nos quadriciclos, Carlos Avendano vence e faz seu melhor resultado no penúltimo dia de Dakar

16/01/09 - 17:10

Avendano vence sua primeira etapa no Dakar

O espanhol Carlos Avendano quebra a seqüência de vitórias entre os principais competidores dos quadriciclos e vence o 13º dia de competição no Dakar. O espanhol tomo a liderança na terceira parcial do dia e abriu vantagem para os demais competidores, concluindo a prova em 2h53min12.

Mesmo com a vitória, Avendano manteve o 6º lugar na classificação geral, com o tempo acumulado de 82h49min41, longe do primeiro colocado no geral, Josef Machacek. O checo cruzou a linha de chegada com o segundo melhor tempo, 2h55min24.

Com a distância que abriu de Patronelli, Machacek mantém a liderança absoluta do Dakar com 66h07min35 acumuladas. A terceira colocação da etapa ficou com o francês Hubert Deltrieu, com 2h56min01, 2min49 atrás do vencedor.

O argentino Marcos Patronelli, que venceu a etapa de quinta-feira e largou na primeira colocação, caiu de posições logo na primeira parcial do dia. O piloto cruzou a linha de chegada em Córdoba com 3h21min06 e mantém a segunda colocação no geral, a 2h20min20 de Machacek.

Primeiro representante do Brasil nos quadris, Carlo Collet planeja título no Dakar 2010

16/01/09 - 17:00

Carlo Collet fez história no Dakar 2009

Foram cinco etapas, e Carlo Collet marcou a história brasileira no Rally Dakar, o maior do planeta. Ele foi o primeiro representante das cores verde e amarela na prova, que pela primeira vez saiu da África em 30 anos de existência e foi para a América do Sul. O piloto, pentacampeão do Rally dos Sertões, se acidentou na quinta especial e não sabe dizer o que houve, já que desmaiou e acordou no helicóptero de resgate da prova, mas se diz contente com a experiência e já planeja o retorno à prova em 2010, com uma equipe 100% tupiniquim.

“Para mim foi bárbaro ir e ver como é. Talvez com a experiência de ter ido uma vez, dá para ir ano que vem com mais tranqüilidade e saber como se anda no Dakar. O Sertões você tem que andar rápido o tempo todo,o Dakar é mais lento, acho que até por durabilidade”, contou o piloto ao Webventure sobre a prova que tem mais de nove mil quilômetros.

Para ele o segredo do Dakar é poupar o equipamento, já que até mesmo o apoio que os pilotos recebem de suas equipes é muito restrito. As equipes de apoio encontram com os competidores apenas nos parques fechados após todo o deslocamento. “Só tem apoio no acampamento. No Sertões a gente está acostumado a ter apoio logo que chega da especial, na entrada da especial. No Dakar você sabe que vai andar 700, 800 quilômetros para você ter seu apoio, então tem que poupar muito”, explicou.

Collet foi confiante para o rali. Disse que estava seguro de seu quadriciclo e de seu preparo físico e teve que abandonar a prova graças a uma infelicidade em seu caminho, que ele pondera que deve ter sido uma pedra. As quase 120 horas de competição que ele pode completar o deixaram mais seguro ainda para uma prova seja na América do Sul, seja na África. E ele afirma que vai para buscar o título de campeão do maior rali do mundo.

“Agora eu já sei como anda e o que eu preciso para ir lá, andar, terminar e ganhar. Com o equipamento que eu tenho e o quanto eu ando, tenho condições de ganhar a prova. A não ser que eu tenha uma quebra, um acidente, coisas de rali, de competição, mas nesse aspecto eu estou tranqüilo. E com relação aos ralis daqui (Brasil), é sossegado. Depois que você faz um Dakar, tudo aqui vira brincadeira”, afirmou Collet.

A Saída - O adeus de Carlo Collet ao Rally Dakar não tem muito como ser explicado. O piloto simplesmente não lembra de nada a não ser uma forte pancada em seu quadriciclo, que deve ter sido uma pedra em seu caminho, que o arremessou e ele acordou já no resgate.

Nada aconteceu com ele, a não ser um pequeno corte no queixo, no qual tomou um ponto, mas ao ser acionado o resgate da prova, automaticamente ele estava desclassificado.

“Sei que eu bati a frente do quadriciclo em uma pedra. Não lembro nada do meu acidente, incrível! O problema foi que como eu fiquei mais de uma hora desmaiado, então me penalizaram em ficar um dia em observação e não pude retornar à prova”, relembrou Collet.

E mesmo sem saber quem foi que acionou seu resgate, ele elogia bastante a estrutura do Dakar com relação à segurança e socorro médico. “Quando você aperta um botão vermelho que tem no equipamento, eles já sabem que você precisa

Zé Hélio tem o melhor resultado no Dakar; Despres vence mais uma etapa

| 16/01/09 - 16:44

Despres vence a quarta etapa no Dakar 2009

Em uma das provas mais acirradas e rápidas do Dakar, pela quarta vez, o francês Cyril Despres conquista a vitória de ponta a ponta após os 220 quilômetros de especial entre La Rioja e Córdoba, na Argentina.

O piloto da categoria motos completou a etapa com o tempo de 2h33min35. Mesmo com a vitória, o francês permanece na segunda colocação geral da categoria. Outro destaque da prova foi o brasileiro Zé Hélio, que teve o seu melhor resultado na competição até o momento.

Com apenas 1min45 de diferença, Marc Coma completou o dia na segunda colocação, com 2h35min20. O espanhol segue na liderança isolada com 50h26min50, cerca de uma hora e meia à frente de Despres.

O também francês David Fretigne fez o terceiro melhor tempo do dia, 2h36min12, 2min47 do primeiro colocado. Com o resultado, o francês segue na terceira colocação geral da prova, mas tem a posição ameaçada por Jordi Viladoms, que encerrou o dia na nona colocação.

Melhor resultado - Zé Hélio figurou entre os primeiros cinco colocados por toda a especial desta sexta-feira, mas encerrou a etapa na sétima posição, com o tempo de 2h38min03. O resultado leva Zé Hélio da 12ª para a 10ª colocação na classificação geral da prova, somando 55h14min57.

Este é o melhor resultado do brasileiro na competição. Zé Hélio tinha conquistado o oitavo lugar na sétima etapa da competição. Na classificação geral, o piloto conseguiu uma boa recuperação, após se manter entre 11º e 12º durante seis dias de prova.

Brasileiro Paulo Pichini diz que a organização do Dakar o impediu de continuar na prova de ontem

16/01/09 - 13:50

Pichini e Lourival terminaram etapa antes do previsto

O piloto brasileiro Paulo Pichini, que corre ao lado do navegador Lourival Roldan, teve que terminar a etapa de ontem bem antes do previsto, e não foi por problemas no carro. “Enquanto as motos e carros ponteiros fizeram a especial inteira, nós fomos parados pela organização no km 178 e informados que nossa prova acabava ali. Insistimos para continuar, mas a organização foi irredutível", disse o brasileiro, que consta na lista de chegada na 64ª colocação, com 12h17min42 de prova.

A prova seguia de Fiambala até La Rioja, em um percurso inicial de 253 quilômetros, mas que foi cortado para 223 km. O Rally Dakar tem tido muitos cortes e cancelamentos de etapa nesta segunda metade.

"O senso comum que paira aqui é que a organização, na tentativa de fazer uma edição dura e marcante, e isso tem haver com a troca de continentes, acabou criando um rali intransponível por não dominarem bem as variáveis da região. Os terrenos daqui podem lembrar muito certos trechos africanos, mas as características climáticas são outras, por exemplo”, disse Pichini.

As mudanças começaram a acontecer na sexta etapa e se seguiram por todos os dias. "Ouvi falarem que a especial de ontem foi a mais dura desta edição. Eu particularmente não acho, penso que graus diferentes de dificuldades marcaram algumas etapas. Eu creio que ontem, ao ser impedido de continuar na especial, o objetivo da organização era evitar mais problemas”, comentou o brasileiro.

“Sabíamos que muitos competidores estavam parados nos quilômetros para trás e, com certeza, outros tantos também estavam à frente. Sem essa redução, boa parte deles ficaria por lá e não largaria hoje. A organização sabe que errou a mão e tenta agora dar um jeito na situação. Mas por outro lado é como se não nos deixassem provar que somos capazes de fazer o percurso inteiro. Sinto que eles se preocupam com o grande número de baixas e claro, com a nossa segurança, mas a verdade é que estão loucos pra ver esta edição acabar", conclui Pichini.

Vídeo: Resumo da 12ª etapa do Rally Dakar

16/01/09 - 10:20

Depois de um dia de descanso forçado por causa do cancelamento da 11ª etapa, os pilotos enfrentaram um dos dias mais difíceis desta edição do Rally Dakar. Foi também o dia de uma inesperada mudança na classificação, com o acidente de Carlos Sainz/ Michel Perin. Giniel De Villiers/ Dirk Von Zitzeeitz ficaram com a vitória nos carros e subiram para primeiro no geral. Nas motos, Marc Coma segue na liderança, mas a vitória do dia ficou com Cyril Despres, que chega à segunda colocação. CLICK TV BIKE E AVENTURA

Circuito Chauás começam em fevereiro


16/01/ - 10:12



Circuito terá prova de 300km

Os organizadores divulgaram nesta semana a programação da Expedição Chauás 2009. O circuito de corrida de aventura será formado por quatro etapas de aproximadamente 80 quilômetros e uma prova de 300 quilômetros, com percursos organizados em locais seguros, pouco explorados e de fácil acesso dentro do Parque Estadual da Serra do Mar. A idéia é colocar os atletas em situações reais de uma corrida de aventura.

Como grande novidade surge a prova Expedição Trans Serra do Mar Litoral de 300 km. O percurso desta etapa será por antigas trilhas que sobem e descem a Serra do Mar, passando por muitas trilhas e caminhos desconhecidos e que até pouco tempo eram proibidas e agora estão sendo abertos para o ecoturismo sustentado. A prova passará também por antigas trilhas usadas nas provas da EMA e Ecomotion Short onde poucos atletas conhecem.

A abertura do circuito será nos dias 7 e 8 de fevereiro na Ilha do Cardoso, litoral sul de São Paulo, já com as inscrições abertas no site oficial do evento.

Na seqüência serão disputadas as etapas dos dias 4 e 5 de abril, na cidade de Botucatu; nos dias 11 e 12 de julho no Parque Estadual Jacupiranga, no Vale do Ribeira; entre os dias 4 e 7 de setembro o grande desafio do ano, a prova Trans Serra do Mar – Litoral 300 quilômetros e o encerramento da temporada nos dias 12 e 13 de dezembro, em Bertioga.

Circuito Sul Brasileiro de Corrida de Aventura será lançado sábado


16/01/ - 10:06




Provas terão etapas definidas em março e agosto

O ano de 2009 reunirá os principais organizadores de corridas de aventura da região Sul, Extremaventura, Desafio de Verão e Sul Brasilis, para o lançamento do Circuito Sul Brasileiro de Corridas de Aventura. A união será anunciada no dia 17 de janeiro, sábado, durante o congresso técnico da primeira etapa do campeonato catarinense da modalidade.

O evento apresentará o modelo de estrutura da prova, e uma idéia de como era o regulamento. “As normas gerais do regulamento serão baseadas no texto da Naturesporte, que regulamenta o esporte em Santa Catarina. As condições gerais serão baseadas no regulamento da Extremaventura. Este regulamento será bem justo em relação às competições”, afirmou Anderson Roos, organizador do circuito.

O Circuito Sul Brasilis reunirá os três campeonatos da região sob apenas um regulamento, o que, na visão da organização, beneficia os atletas. A idéia da união surgiu em 2004 após o incentivo de Wladimir Togumo, promotor do Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura. “O Anderson (Sul Brasilis) tem bastante contato com os gaúchos e sempre tocava no assunto. Eu tinha vontade de fazer. Ai apareceu o Togumi com uma pesquisa que apontava o sucesso da competição. Acredito que será um passo muito importante para o esporte”, disse Julio Camargo, da Extremaventura.

As duas primeiras etapas estão definidas para os dias 7 e 8 de março, em Nova Petrópolis (RS) e dias 8 e 9 de agosto, no Paraná. A terceira etapa ainda está sem data e local definido por conta da divulgação das datas da etapa brasileira do Mundial da modalidade, que acontece entre outubro e novembro.

Chuva causa corte de 325 quilômetros no Dakar; Largadas atrasam 5 horas

16/01/09 - 09:50

Chuva deixou percurso intransitável

Os cortes nos percursos das especiais do Dakar estão acontecendo desde a 5ª etapa do maior rali do mundo, porém nesta sexta-feira (16), quando acontece a penúltima especial da prova, entre La Rioja e Córdoba, na Argentina, aconteceu o maior deles: 325 quilômetros.

Uma chuva torrencial caiu na região nesta quinta-feira (15) o que tornou a maior parte do percurso de hoje, e principalmente o início dele, intransitável, o que fez a organização da prova anunciar o corte. Com isso, os competidores terão um deslocamento inicial de mais de 360 quilômetros até o check point 4, que ficaria no quilômetro 324 da especial, e de lá partem para o trecho cronometrado, que terá 220 quilômetros. Ao fim da especial, mais 47 quilômetros de deslocamento.

O percurso inicial era de 161 quilômetros de deslocamento inicial, 545 de trecho cronometrado e 47 de final, totalizando 753 quilômetros no dia.

Assim, as motos partirão apenas às 12h35, horário de Brasília, para a largada, com Cyril Despres na frente. Quadriciclos largam a partir das 12h57, carros às 14h54 e caminhões às 16h59.

Nova equipe da Merida estréia no GP Ravelli

16/01/ 08:10

No Brasil, costumam dizer por aí que "o ano só começa depois do carnaval", porém para os ciclistas profissionais da equipe Merida, os treinamentos da pré-temporada já estão a pleno "vapor" e o primeiro compromisso de 2009 será no próximo dia 8 de fevereiro, em Itu, na etapa de abertura do GP Ravelli de Maratona de MTB.

Neste ano, o time Merida foi totalmente renovado, com a chegada dos reforços: Rubens Donizete, atleta olímpico e atual campeão do Copa Internacional de MTB e, Manuela Vilaseca, campeã do MTB 12 Horas 2008, ambos da categoria Elite, que ao lado do jovem talento Daniel Carneiro, atual campeão brasileiro de maratona (categoria sub-23), deverão despontar nas principais provas do calendário nacional.

Além de priorizar os grandes eventos no Brasil, tais como: Copa Internacional de MTB, Iron Biker, MTB 12 Horas e os Campeonatos Brasileiros de Cross Country e Maratona, o "trio" da Merida também estará presente em competições internacionais. A carioca Manuela Vilaseca, por exemplo, foi convidada para disputar a Transportugal de Mountain Bike, entre os dias 31 de Maio a 7 de Junho, já Rubens Donizete, visando sua preparação olímpica rumo à Londres 2012, irá disputar algumas etapas da UCI Copa do Mundo de MTB, como as prestigiadas provas em Offenburg, na Alemanha, e Houffalize, Bélgica.

"As minhas expectativas para 2009 são grandes, sobretudo, pelo fato de participar de duas etapas da UCI Copa do Mundo inéditas para mim (Bélgica e Alemanha), participar do Pan, no Chile, além de cumprir o calendário nacional. Pretendo realizar um bom trabalho, como venho fazendo nesses anos. Para tanto, devo ressaltar que a nova equipe será de suma importância não só por estar me dando estrutura para estar participando dessas provas, mas também por todo o incentivo e dedicação", falou Rubens Donizete.

"O início da temporada está se aproximando e a expectativa aumenta. A equipe está focada e treinando forte no Bike Park São Silvano o que tem ajudado a melhorar a técnica dos atletas. O Rubinho está se adaptando bem a sua nova equipe, que defenderá pelos próximos quatro anos. Vamos incentivá-lo para atingir um nível internacional bastante competitivo. Já o Daniel Carneiro está muito dedicado e preparado para seu primeiro ano na categoria Elite. A ciclista Manuela Vilaseca vem melhorando a cada prova e, mesmo tendo a corrida Transportugal como objetivo principal da temporada, acreditamos muito em seu potencial e seu desenvolvimento como atleta de mountain bike," disse Roberto Nogueira, responsável pelo Bike Park São Silvano.

"Eu estou muito animada com a temporada de 2009. Apesar de eu andar de mountain bike nas provas de aventura, o mountain bike em si nunca foi o meu esporte. Esse ano será diferente porque minha dedicação será maior e o calendário de provas será mais extenso também. Eu vou sempre fazer o meu melhor e espero que, com isso, os resultados apareçam. O meu maior desafio será a Supertravessia Transportugal, em junho, e acredito que os treinos para essa prova me favoreçam nas competições ao longo do ano. Também tenho a vantagem de estar na Merida, uma equipe super profissional que me dará todo o apoio para que eu cresça dentro do esporte. Agora é treinar e fazer o meu melhor!" - explicou Manuela Vilaseca.

Para colocar a equipe Merida no lugar mais alto do pódio, os atletas terão a disposição as melhores bicicletas e equipamentos. Cada um terá um bicicleta de treino e outra de competição, nas pistas, o destaque será o modelo Merida Carbon FLX, com o sofisticado quadro em fibra de carbono "Ultralite Nano", o mesmo equipamento utilizado pelo time internacional Multivan Merida, composto por: José Hermida, Ralph Naf, Moritz Milatz e a bicampeã olímpica, Gunn-Rita Dalhe Flesja. Os ciclistas brasileiros também desfrutarão dos melhores acessórios fornecidos pela Cateye e Maxxis, assim como da segurança dos capacetes Lazer Genesis, desenvolvido com 19 ventilações para garantir alto rendimento e total conforto.

Etapa de hoje do Rally Dakar percorrerá trechos do Mundial de Rali de Velocidade, o WRC

16/01/ -08:00

por André Azevedo, especial para o Webventure
Etapa 13 (sexta-feira, 16 de janeiro) - La Rioja / Cordoba
Deslocamento: 161 km
Especial: 545 km
Deslocamento: 47 km
Total do dia: 753 km

Depois de vários milhares de quilômetros percorridos, passaremos por um grande desafio físico nessa etapa. Os erros serão fatais para o navegador, pois essa é uma região muito típica das grandes provas de rali de velocidade (WRC), do mundial que vem até a Argentina.

Será uma etapa muito rápida, por estradas, com alguma pedra, mas sem grandes problemas de navegação. Salvo se a organização quiser fazer alguma surpresa e nos tirar desse caminho tradicional. Mas aqui já é a reta final até Buenos Aires para comemorar o final desse rali.

CHARGE DO DIA

Provas na Argentina e no Chile aquecem pilotos do Bicicross América's

16/01/ - 06:46

Bike - A 4ª edição do Bicicross América's acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro no Conjunto Monte Verde, em Paulínia, interior de São Paulo. A prova promete reunir os melhores pilotos do país, e também contará com destaques vindos do exterior, tanto na categoria masculina como no feminino. Mas antes disso, os atletas se aquecem em provas que também valem para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI), na Argentina e Chile.

A primeira prova será nos dias 16 e 14 de janeiro, em Mendoza, na Argentina. Depois os atletas partem para Santiago, no Chile, nos dias 23 e 24 do mesmo mês. Até o momento, o brasileiro mais bem colocado no ranking é Daniel Brito, 8º colocado entre os latino-americanos e 28º colocado no mundo. A liderança está com os venezuelanos Jonathan Suarez (Masculino) e Kimmy Rodriguez (Feminino).

Mas outras feras do país estarão nas competições, como Deivilin Baltazar (1º colocado no ranking nacional), Hudson Peixoto (2º colocado no ranking nacional) e Ana Flávia Sgobin (líder do ranking nacional e medalha de prata no Pan-Americano do Rio 2008).

As provas na Argentina e no Chile são uma ótima oportunidade para os atletas brasileiros saberem o que vão enfrentar em Paulínia. No histórico do Bicicross América´s, o país tem duas vitórias: Daniel Jorge, em 2006, e Deivlin Baltazar, em 2007. No ano passado, a vitória ficou com um piloto argentino, Ramiro Marino

Clínica de MTB OCE-treine.net - Bike Park São Silvano

16/01/ - 06:45

No carnaval de 2009 os ciclistas interessados em melhorar suas técnicas de MTB terão uma ótima opção de viagem para o feriado. A clínica de MTB OCE-treine.net – Bike Park São Silvano acontece a partir do dia 21 de fevereiro até o final do feriado no dia 25 com o apoio da Gatorade e Água Mineral Ingá.

A Fazenda São Silvano, localizada em Morungaba – SP, abrirá as portas de seu Bike Park, equipado com duas pistas de cross country e 80 km de estradas, para a prática do esporte com segurança.

Data: 21 a 25 de fevereiro (Carnaval 2009)
Local: Bike Park Fazenda São Silvano –Morungaba- SP(aprox. 40km de Campinas, 100km de SP e 550km de Belo Horizonte)

Profissionais presentes: Hugo Prado Neto, atleta profissional e treinador OCE, Felipe Pais Miranda, atleta de MTB e treinador OCE, Silvia Guedes, fisioterapeuta e atleta OCE, Roberta Stopa, mountain biker profissional e atleta patrocinada da OCE.

Valor da Clínica: R$500- pagamento até o dia 5 de Fevereiro através de depósito
Telefone para contato: (31) 3297-8324
As primeiras 17 confirmações receberão hospedagem grátis no belíssimo Bike Park São Silvano.

A clínica é limitada para 25 inscritos de maneira que os 17 primeiros ganharão gratuitamente a hospedagem na fazenda.

Ao completar a inscrição, os atletas receberão 2 garrafas squeeze da OCE, 1 camisa de bike da OCE 2009 e brindes da DaMatta Design e Keico. A alimentação não está incluída no valor da inscrição.

A cidade de Morungaba, a apenas 10 minutos do Bike Park, é cheia de hotéis e pousadas para aqueles interessados em levarem a família.

:: Objetivo da clínica

A clínica de MTB OCE-treine.net, focada em MTB, seguirá os moldes da clínica de ciclismo OCE na Suíça que foi um verdadeiro sucesso. Todos os aspectos do esporte serão introduzidos aos bikers presentes.

:: Conteúdo da clínica

•Metodologia de treinamento e qualidade de vida da OCE-treine.net;
•Logística para competições, treinos e como equilibrar as responsabilidades diárias com treinos;
•Treinamento e fisiologia;
•Psicologia esportiva;
•Fisioterapia esportiva e atividades suplementares ao treinamento de MTB (pilates, musculação, massagem, fisioterapia esportiva em geral);
• Equipamento de MTB;
•Aulas práticas com pedais em torno do Bike Park São Silvano;
•Filmagens e fotos para análise biomecânica e técnica da pedalada e bike fit com os atletas durante os treinos de bike;
•Oportunidade de treinos para atletas visando o Cape Epic 09 e Iron Bike Itália 09 e outras corridas nacionais de mountain bike com a companhia de profissionais;

E tudo isso intercalado com vários pedais em grupo!
Não perca essa oportunidade!

Links da OCE e do Bike Park São Silvano
http://www.treine.net
http://www.fazendasaosilvano.com

Machacek preocupado com dificuldades

15/01/09 - 06:40

Líder na classificação geral entre os quadricilos, Josef Machacek não conseguiu vencer a etapa desta quinta-feira do Rally Dakar. O piloto, que terminou a prova na segunda posição, viu a vantagem na soma total dos tempos para Marcos Patronelli, primeiro colocado do dia, cair para 1h54min38s. A principal competição de off-road do mundo segue nesta sexta-feira com 545 quilômetros entre La Rioja e Córdoba.

“Não foi um dia fácil para ninguém. Temos de manter a atenção nas próximas etapas. Só pensar em comemorar no domingo, porque acho que teremos mais dias difíceis pela frente”, disse Machacek, que assim como Patronelli, venceu três etapas neste Dakar.

A terceira colocação na etapa desta quinta-feira ficou, novamente, para Hubert Deltrieu, da França, com o tempo de 5h19min; seguido pelo também francês Eric Carlini, com 5h21min12.

Classificação da 12ª etapa
1) Marcos Patronelli (CAN-AM) – 4h42min58s
2) Josef Machacek (Yamaha) – a 35min56s
3) Hubert Deltrieu (Polaris) – a 36min02s
4) Eric Carlini (Polaris) – a 38min14s
5) Carlos Avendano (Suzuki) – a 40min57s

Classificação geral após 12 etapas
1) Josef Machacek (Yamaha) – 63h12min11s
2) Marcos Patronelli (CAN-AM) – a 1h54min38s
3) Rafal Sonik (Yamaha) – a 7h06min17s
4) Hubert Deltrieu (Polaris) – a 11h11min12s
5) Oldrich Braz

Kabirov se perde no deserto

15/01/09 - 06:35

Mesmo com a segunda colocação, Fridaus Kabirov teve dificuldades e quase se perdeu durante a etapa desta quinta-feira. A prova, que teve 223 quilômetros entre Fiambála e La Rioja, na Argentina, deu trabalho para os navegadores, que tiveram de se esforçar para não indicarem as rotas erradas.

“Hoje foi o dia para se perder. Tinha muitas navegações para serem feitas. Foi uma etapa boa para nós, mas quase nos perdemos duas ou três vezes. Alguns pontos de indicação eram muito complicados de serem achados no meio das dunas. Ainda tivemos um pneu furado, que levou 11 minutos para ser trocado”, disse Kabirov, que corre com Aydar Belyaev e Andrey Mokeev.

A vitória foi do trio Vladmir Chagin/ Sergey Savostin/ Eduard Nikolaev, que completou o percurso em 4h39min49s. Os holandeses Gerard De Rooy/ Tom Colsoul/ Marcel Van Melis ficaram em terceiro.

Com o resultado, a prova entre os caminhões ficou ainda mais equilibrada. Vladmir Chagin/ Sergey Savostin/ Eduard Nikolaev seguem na liderança na classificação geral com 44h41min26s, somente 1min33s à frente de Firdaus Kabirov/ Aydar Belyaev/ Andrey Mokeev.

Os brasileiros André Azevedo e Maykel Justo, que correm com o theco Mira Martinec, tiveram um bom rendimento e terminaram o dia na quinta colocação. Na soma total dos tempos eles seguem na sexta posição.

Classificação nesta quinta entre os caminhões:
1) Vladmir Chagin/ Sergey Savostin/ Eduard Nikolaev – 4h39min49s
2) Fridaus Kabirov/ Aydar Belyaev/ Andrey Mokeev – a 1min47s
3) Gerard De Rooy/ Tom Colsoul/ Marcel Van Melis – a 24min40s
4) Wulfert Van Ginkel/Willen Tijsterman/ Richard De Rooy – a 1h10min40s
5) André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec – a 1h39min09s

Classificação geral após dez etapas entre os caminhões:

1) Vladmir Chagin/ Sergey Savostin/ Eduard Nikolaev – 44h41min26s
2) Firdaus Kabirov/ Aydar Belyaev/ Andrey Mokeev – a 1min33s
3) Gerard De Rooy/ Tom Colsoul/ Marcel Van Melis – a 56min58s
4) Ilgizar Mardeev/ Viatcheslav Mizyukaev/ Ayrat Mardeev – a 6h23min33s
5) Franz Echeter/ Detlef Ruf/ Artur Klein – a 7h17min11s

Acidente de Sainz equilibra o Dakar

16/01/ - 06:30

Com a saída de Carlos Sainz, o Rally Dakar ficou ainda mais equilibrado. Vencedor da etapa desta quinta-feira, Giniel de Villiers/ Dirk Von Zitzewitz assumiu a liderança na classificação geral da prova, apenas 2min35s à frente de Mark Miller/ Ralph Pitchford, que também terminaram o dia no segundo lugar. Robby Gordon e Andy Grider ficaram na terceira colocação, tanto no dia quanto na geral.

“Foi uma etapa muito difícil. Em alguns trechos, andávamos 15 minutos em círculos até achar o caminho correto. Estava bem perigoso e a areia era bem fofa. Nós paramos a primeira vez para acertar os pneus. A segunda parada foi num grande cânion. Meu navegador teve que sair do carro para achar um caminho fora dali. Foi um dia muito complexo”, analisou Giniel de Villiers, da Volkswagen, que também conquistou os Sertões.

Líder na maior parte do tempo neste Dakar, Carlos Sainz teve de abandonar a prova depois de sofrer um acidente, que causou uma fratura no ombro do navegador francês Michel Perin. “Nós cometemos um pequeno erro na primeira parte. Pegamos a direção errada no cruzamento Y, mas não foi ruim porque acabamos na trilha correta. Estávamos colados no Giniel, que começou a etapa cerca de 10 minutos atrás de nós. Ou seja, estava quase tudo certo. Depois, houve outro ponto determinante, onde estava escrito perigo. Mas, na verdade, deveria estar escrito extremamente perigoso. O carro atrás de nós, com Nani Roma, teria caído no mesmo buraco se nós não tivéssemos sofrido o acidente”, contou Michel.

Os brasileiros Jean Azevedo e Youssef Haddad terminaram o dia na 24ª colocação e ocupam o 18º posto na geral.

Classificação da 12ª etapa
1) Giniel de Villiers/ Dirk Von Zitzewitz (Volkswagen) – 4h06min43s
2) Mark Miller/ Ralph Pitchford (Volkswagen) – a 16min17s
3) Robby Gordon/ Andy Grider (Hummer) – a 25min27s
4) Dieter Depping/ Timo Gottschalk (Volkswagen) – a 42min02s
5) Leonid Novitskiy / Oleg Tyupenkin (BMW) – a 55min25s

Classificação geral após 12 etapas
1) Giniel de Villiers/ Dirk Von Zitzewitz (Volkswagen) – a 43h46min58s
2) Mark Miller/ Ralph Pitchford (Volkswagen) – a 2min35s
3) Robby Gordon/ Andy Grider (Hummer) – a 1h18min58s
4) Erick Tollefsen/ Quin Evans (Nissan) – a 5h48min21s
5) Krzysztof Holowczyc/ Jean Marc-Fortin (Nissan) – a 6h44min42s