segunda-feira, 6 de abril de 2009

Stijn Devolder vence 1ª etapa de Tou des Flandes


Depois da magnifica vitória em 2008, Stijn Devolder (Quick Step) voltou a arrasar ao vencer o Tour des Flandres, tornando-se o sexto ciclista a vencer em anos consecutivos a prova belga, que já conta com 93 edições. Com mais 59 segundos, Heirich Haussler (Cervélo TestTeam) e Philippe Gilbert (Silence-Lotto) fecharam o pódio.

Como já é tradição, Flandres foi a capital mundial do ciclismo no primeiro domingo de Abril, com os maiores especialistas em clássicas de pavé a disputarem o Tour des Flandres (ou Ronde van Vlaanderen).

Stijn Devolder (vencedor em 2008) e Tom Boonen (vencedor em 2005 e 2006) faziam da Quick Step uma das equipes mais perigosas, a dupla da Silence-Lotto de Philippe Gilbert e Leif Hoste, da Rabobank de Juan Antonio Flecha, Nick Nuyens Sebastian Langeveld, da Team Columbia de Marcus Burghardt e George Hincapie, da Saxo Bank de Matti Breschel e Fabian Cancellara e da Cervélo TestTeam de Thor Hushovd, Heinrich Haussler e Roger Hammond.

Havia tinham que ter a atenção com homens como Martijn Maaskant (Garmin-Slipstream) e Filippo Pozzato (Katusha), enquanto que pelo lado das ausências o destaque ia para Alessandro Ballan (Lampre), vencedor em 2007 e quarto em 2008.
A corrida teve muitos grupos de fuga, até que Stijn Devolder atacou no Eikenmolen, a 25 quilómetros do final, e foi alcançar o seu colega Sylvain Chavanel, Manuel Quinziato (Liquigas) e Preben Van Hecke (Topsport Vlaanderen), já há algum tempo escapados. O vencedor de 2008 atacou novamente, pouco depois, e seguiu sozinho, com Quinziato a tentar fechar o espaço mas sem sucesso, enquanto Chavanel seguia na roda e Van Hecke perdia o contacto.

Devolder não foi mais alcançado e começou a fazer a festa na entrada do último quilômetro, quando tinha mais de um minuto de vantagem para o grande grupo dos favoritos. Haussler não esperou pela reta final, atacou e foi segundo, tal como havia sido do Milan-San Remo, sendo Philippe Gilbert (Silence-Lotto) terceiro.

Érica Gramiscelli garante título da Copa Internacional de MTB


Direto de Araxá (MG) - De ponta a ponta, Erica Gramiscelli garantiu a primeira colocação na categoria Elite feminina com o tempo de 2h03min53. Pela sexta vez competindo em Araxá, a atleta perdeu as contas das vitórias na cidade mineira.

A prova foi dura e, ao lado de Érica, Roberta Stopa fez o segundo tempo, com 2h04min05. Roberta chegou a liderar um trecho da prova por conta de um problema no pneu da vencedora. “O pneu torceu e tive que parar para trocar, a Roberta (Stopa) abriu cerca de 500 metros, mas ainda consegui alcançá-la”, lembrou Gramiscelli.

“As outras competidoras foram bem, estamos aqui para mostrar que temos muita raça e determinação. Foram cinco voltas e o pior momento foi a largada, pois sempre fica aquela expectativa”, contou Érica.

A vencedora afirma que sua preparação será voltada para as provas de Maratona. “Quero o título do Iron Biker, que ainda não tenho”, revelou. Érica ficou feliz com o resultado, pois não havia feito nenhum treino específico para provas em circuito. “Tenho uma técnica muito boa e na quarta volta resolvi atacar e pensei ‘seja o que Deus quiser’”.

A terceira colocação ficou com Julyana Machado, que completou as cinco voltas da prova exausta. “Faltou perna mesmo, as meninas estão muito bem preparadas”, explicou a biker.

Resultados - Confira os tempos das quatro primeiras colocadas da Elite Feminina:

1) Érica Gramiscelli – 2h03min53
2) Roberta Stopa – 2h04min05
3) Julyana Machado – 2h08min53
4) Adriana Nascimento – 2h10min16

Pela quarta vez na Copa Internacional, Ricardo Pscheidt vence

Direto de Araxá (MG) - De seis participações, Ricardo Pscheidt na primeira etapa de 2009 garantiu a primeira colocação na prova com o tempo de 2h12min19. Mas a disputa foi acirrada até o fim e teve, na segunda colocação, Edivando Souza Cruz, com 2h12min57.

Um dos favoritos da prova, Rubens Donizte, campeão em 2008, teve um problema no início da prova. “O Rubinho estava forte e tinha tudo para conseguir a vitória. Mas logo na segunda volta, com o problema que ele teve, a disputa ficou apertada entre mim e o Edivando”, lembrou Ricardo, que abriu uma vantagem mínima para garantir a vitória.

A preparação do vencedor veio também da participação do Pan-Americano no Chile, onde conquistou a quinta posição. “Vim focado nesse começo de ano para essas duas provas (Pan e a Copa Internacional). Foi uma preparação excelente. Das quatro vitórias, esta e a de 2006 foram as mais complicadas, a decisão foi mesmo nos últimos metros”.

Edivando forçou algumas passagens, mas não conseguiu a vitória. “Fico feliz pelo nível das provas nacionais, que estão sempre crescendo aqui no Brasil. É muito bom estar aqui em Araxá, pela pista, pela participação do público. É um incentivo muito bom”, disse Souza.

A terceira colocação ficou com Rubens Donizte que, mesmo com problemas, fez a prova em 2h16min08.

Tempos - Confira os resultados dos cinco primeiros colocados da categorua Super Elite:

1) Ricardo Pscheidt – 2h12min19
2) Edivando Souza – 2h12min57
3) Rubens Donizeti – 2h16min08
4) Odair Pereira – 2h16min30
5) Cristobal Mauricio (CHI) – 2h17min08