segunda-feira, 6 de abril de 2009

Stijn Devolder vence 1ª etapa de Tou des Flandes


Depois da magnifica vitória em 2008, Stijn Devolder (Quick Step) voltou a arrasar ao vencer o Tour des Flandres, tornando-se o sexto ciclista a vencer em anos consecutivos a prova belga, que já conta com 93 edições. Com mais 59 segundos, Heirich Haussler (Cervélo TestTeam) e Philippe Gilbert (Silence-Lotto) fecharam o pódio.

Como já é tradição, Flandres foi a capital mundial do ciclismo no primeiro domingo de Abril, com os maiores especialistas em clássicas de pavé a disputarem o Tour des Flandres (ou Ronde van Vlaanderen).

Stijn Devolder (vencedor em 2008) e Tom Boonen (vencedor em 2005 e 2006) faziam da Quick Step uma das equipes mais perigosas, a dupla da Silence-Lotto de Philippe Gilbert e Leif Hoste, da Rabobank de Juan Antonio Flecha, Nick Nuyens Sebastian Langeveld, da Team Columbia de Marcus Burghardt e George Hincapie, da Saxo Bank de Matti Breschel e Fabian Cancellara e da Cervélo TestTeam de Thor Hushovd, Heinrich Haussler e Roger Hammond.

Havia tinham que ter a atenção com homens como Martijn Maaskant (Garmin-Slipstream) e Filippo Pozzato (Katusha), enquanto que pelo lado das ausências o destaque ia para Alessandro Ballan (Lampre), vencedor em 2007 e quarto em 2008.
A corrida teve muitos grupos de fuga, até que Stijn Devolder atacou no Eikenmolen, a 25 quilómetros do final, e foi alcançar o seu colega Sylvain Chavanel, Manuel Quinziato (Liquigas) e Preben Van Hecke (Topsport Vlaanderen), já há algum tempo escapados. O vencedor de 2008 atacou novamente, pouco depois, e seguiu sozinho, com Quinziato a tentar fechar o espaço mas sem sucesso, enquanto Chavanel seguia na roda e Van Hecke perdia o contacto.

Devolder não foi mais alcançado e começou a fazer a festa na entrada do último quilômetro, quando tinha mais de um minuto de vantagem para o grande grupo dos favoritos. Haussler não esperou pela reta final, atacou e foi segundo, tal como havia sido do Milan-San Remo, sendo Philippe Gilbert (Silence-Lotto) terceiro.

Nenhum comentário: